terça-feira, 30 de junho de 2009

Somos aquilo que consumimos



 Nossa Senhora da Luz
Muitas pessoas me dizem: "eu quero ser antes de ter", - mas ter o quê? Outras pessoas dizem: "eu quero ter, depois vou ser", - mas ser o quê?

Todo ser humano se auto-constrói diariamente: com cada pensamento que emite, com cada ação que pratica e com cada emoção que sente. Todas estas coisas nos são impostas pelas circunstâncias da vida ou nós as geramos individualmente, de acordo com o nosso estado de espírito. Estamos, assim, exercendo um processo de consumo e utilização daquilo que faz parte de nosso universo.

Quando damos muita importância para alguma ingratidão, passamos a consumi-la; quando damos muita importância para alguma tristeza, passamos a consumi-la também e o mesmo ocorrerá com todos os fatores que compõem a nossa existência como amor, ódio, certeza, incerteza, gratidão, ingratidão, esperança, desesperança, alegria, tristeza... E nossas emoções e sentimentos são como nosso metabolismo: teremos saúde com uma alimentação sadia ou teremos deficiências com uma alimentação incompleta.

A falta de algum elemento no consumo de certos alimentos normalmente causará danos ao nosso organismo levando-nos, muitas vezes, a ganhar uma nova companheira de viagem: uma doença. Nosso alimento é o que refletirá nosso corpo, e nossas emoções e sentimentos refletirão nossa alma.

Observe bem sua vida e analise o que anda consumindo neste momento:

- Você tem mágoas espalhadas pelo seu coração?

- Tem alguma tristeza guardada a sete chaves no seu pensamento?

- Algo que deveria ter perdoado e não perdoou?

- Tem alguém que gostaria de rever por aí, mas não procurou?

Tudo aquilo que você consumir através de seu metabolismo e de suas emoções um dia se refletirá, da mesma forma, na sua existência. É hora de escolher e vigiar! É hora de conscientizar seu íntimo que você é aquilo que consome, tanto no corpo como na alma.

Dê um basta em tudo que possa poluir sua maneira de ser, seu jeito de felicidade e sua vontade de vencer. Se pretende ser uma pessoa nutritiva, consuma coisas nutritivas.

Você pode, você deve e, principalmente, você merece, tenha absoluta certeza disso!

(Autor: César Romão, professor, palestrante, autor de vários livros, dentre os quais “Superdicas para motivar sua vida e vencer desafios”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário