domingo, 28 de junho de 2009

Depressão na Terceira Idade



A depressão não é apenas uma tristeza passageira perante um fato adverso da vida. Ela apresenta-se de maneira profunda e duradoura e, em geral, dura algumas semanas, podendo estender-se por anos. É errado considerar que, com o avanço da idade, a ocorrência da depressão é natural. O importante é ter consciência que qualquer pessoa pode ser vítima dessa doença e que o melhor a fazer é procurar ajuda logo que os primeiros sinais se manifestem. Estudos epidemiológicos com pessoas acima de 65 anos mostraram que os sintomas depressivos são mais predominantes em indivíduos do sexo feminino, e estão diretamente relacionados com o aumento da idade, limitações físicas, distúrbios cognitivos, sentimento de inutilidade e pouco suporte social.
É importante para o idoso manter o seu contacto social através de atividades interativas. A própria família deve estimular o contacto com outras pessoas, tanto da mesma idade como de faixas etárias diferentes.

Algumas dicas para a prevenção da depressão

• Fazer exercício físico diário - De preferência ao acordar, durante uma hora (por exemplo, caminhada). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de hormônios no nosso corpo, que dão a sensação de bem-estar e de boa disposição.

• Sono ideal - Hora máxima para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23h e às 3h da manhã. Máximo para acordar: 6 horas da manhã. Após este horário aumenta o sono REM, sono durante o qual se sonha, que é desvitalizador e depressivo.


• Evitar atividades excitantes antes de dormir - Deve-se evitar atividades como esportes, ver televisão, telefonemas, discussões. Dar preferência a atividades relaxantes, por exemplo, ouvir música, rezar.

• Passar algum tempo em atividades e relacionamentos familiares e sociais.

• Busca de encontros e reuniões que constituam momentos de prazer - Esses encontros são o combustível da vida. Procurar ambientes abertos como praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, etc.

• Investir em lazer nos finais de semana - Sair da rotina de casa para resgatar a tranqüilidade.


• Investir em hobbies (passatempos; atividades de tempos livres) - Como costura, pintura, jardinagem, pescaria, etc, uma vez que desvia o pensamento de preocupações rotineiras e melhora o relaxamento.

• Uso de vitaminas C após o exercício físico - Se o exercício for de manhã, beber suco de laranja ou de acerola. Se for ao final da tarde, pode-se introduzir no jantar brócolis, espinafres, couve-flor e batata.

• Uso freqüente de folhas verdes - Como couve, alface e outras, pois elas contêm uma substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a serotonina que regula o humor, o pensamento e a ação.

• Beber no mínimo 1,5 litros de água por dia - Evita a desidratação celular que provoca stress ao nível cerebral.

(Fonte Internet/Portal do Avô)

Um comentário:

  1. Textos desse estilo só nos faz bem! Ganhamos o domingo com as orientações recebidas.

    ResponderExcluir