quinta-feira, 11 de junho de 2009

DESMISTIFICANDO A PALAVRA CÂNCER

Desde a concepção até a morte, nosso organismo pode passar por modificações que denominamos “doença”, ou sofrer um traumatismo que leve a uma doença.

Como nós, as doenças também têm um nome: Insuficiência Renal, Diabetes, Câncer, Esclerose Múltipla, Hanseníase (Lepra), AIDS, Glaucoma, Alzheimer, Hipertensão, AVC (Derrame), Infarto, Paraplegia(Paralisia dos membros inferiores), etc....

Hoje, com o avanço dos métodos para diagnóstico e tratamento, doenças que no passado eram sinônimo de morte têm tratamento, muitas têm cura como por exemplo, um câncer diagnosticado precocemente, a hanseníase, para citar algumas; outras, ainda não têm cura, mas são controladas, como diabetes, a hipertensão, os pacientes HIV positivos, entre outras.

O tratamento também é variável. Por exemplo, no meu caso ( câncer de mama), estou fazendo quimioterapia de 21/21 dias; na insuficiência renal, o paciente faz hemodiálise 1, 2 ou 3 vezes por semana; na hipertensão e diabetes, o paciente toma medicação todos os dias, as vezes,varias vezes ao dia .

Não podemos ter medo ou vergonha de falar sobre nossa doença, temos sim é que procurar fazer os exames de rotina como recomendado e no caso de uma doença ser diagnosticada, correr atrás do tratamento.

No meu caso, vou fazer oito sessões de quimioterapia, depois cirurgia. Como vocês estão vendo, estou trabalhando normalmente. Neste momento, estou atendendo apenas no consultório, pois na Policlínica, estou de férias e vou aposentar em dezembro próximo por tempo de serviço. Inclusive, dar prosseguimento à vida normal (trabalho, lazer, etc...) faz parte do tratamento.

Agradeço às pacientes e amigos pelo apoio e carinho que tenho recebido.
Yedda Mª Gomes Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário