sábado, 13 de junho de 2009

COLETÂNEA DE TEXTOS DIVERSOS



SELECIONADOS DO SITE WWW.PRIMEIROPROGRAMA.COM.BR

1º. DIA – 09/03/2006.

Aqui você encontrará quase 150 textos, sobre os mais variados assuntos, coletados ao longo de mais de 03 anos.

· Manuel é um homem livre?
(texto de Paulo Coelho - publicado no jornal O Globo, 10/abril/05)

Manuel trabalha 30 anos sem parar, educa seus filhos, dá bom exemplo, dedica-se o tempo inteiro ao trabalho e jamais pergunta: “Será que tem sentido o que estou fazendo?” Sua única preocupação é achar que, quanto mais ocupado estiver, mais importante será aos olhos da sociedade.

Seus filhos crescem e saem de casa, é promovido no trabalho, um dia em que ganha um relógio ou uma caneta como recompensa por todos esses anos de dedicação, os amigos vertem algumas lágrimas, e chega o momento tão esperado: está aposentado, livre para fazer o que quiser!

Nos primeiros meses, ele visita uma vez ou outra o escritório onde trabalhou, conversa com os antigos amigos, e dá-se ao prazer de fazer algo que sempre sonhou: acordar mais tarde. Passeia na praia ou na cidade, tem sua casa de campo comprada com muito suor, descobriu a jardinagem, e vai aos poucos penetrando no mistério das plantas e das flores. Manuel tem tempo, todo o tempo do mundo. Viaja usando parte do dinheiro que conseguiu juntar. Visita museus, aprende em duas horas o que pintores e escultores de diferentes épocas levaram séculos para desenvolver, mas pelo menos fica com a sensação de que está aumentando sua cultura. Tira muitas centenas, milhares de fotos, e manda para os amigos — afinal, eles precisam saber o quanto é feliz!

Outros meses se passam. Manuel aprende que o jardim não segue exatamente as mesmas regras que o homem — o que plantou vai demorar a crescer, e não adianta tentar ver se a roseira já tem botões. Em um momento de sincera reflexão, descobre que tudo o que viu em suas viagens foi uma paisagem do lado de fora do ônibus de turismo, monumentos que agora estão guardados em fotos 6x9, mas na verdade não conseguiu sentir nenhuma emoção especial — estava mais preocupado em contar para os amigos do que viver a experiência mágica de estar em um país estrangeiro. Continua assistindo a todos os noticiários de televisão, lê mais jornais (porque tem mais tempo), julga-se uma pessoa extremamente bem informada, capaz de discutir coisas que antes não tinha tempo para estudar.

Procura alguém para dividir suas opiniões — mas todos estão imersos no rio da vida, trabalhando, fazendo alguma coisa, invejando Manuel por sua liberdade, e ao mesmo tempo contentes por serem úteis à sociedade, e estarem “ocupados” com alguma coisa importante.

Manuel busca conforto nos filhos. Estes sempre o tratam com muito carinho — foi um excelente pai, um exemplo de honestidade e dedicação — mas também eles têm outras preocupações, embora considerem um dever participar do almoço de domingo. Manuel é um homem livre, com uma situação financeira razoável, bem informado, um passado impecável, mas e agora? O que fazer desta liberdade tão arduamente conquistada? Todos o cumprimentam, elogiam, mas ninguém tem tempo para ele. Pouco a pouco, Manuel começa a se sentir triste, inútil — apesar dos muitos anos servindo ao mundo e à sua família.

Certa noite, um anjo aparece em seu sonho: “O que você fez da sua vida? Você procurou vivê-la de acordo com seus sonhos?”

Manuel acorda suando frio. Que sonhos? Seu sonho era esse: ter um diploma, casar-se, ter filhos, educá-los, aposentar-se, viajar. Por que o anjo fica perguntando coisas sem sentido?

Um novo e longo dia começa: os jornais, o noticiário na TV, o jardim e o almoço. Dormir um pouco, fazer o que tem vontade e, neste momento, descobre que não tem vontade de fazer nada. Manuel é um homem livre e triste, a um passo da depressão, porque estava ocupado demais para pensar no sentido da sua vida, enquanto os anos corriam por baixo da ponte. Lembra-se dos versos de um poeta: “Passou pela vida/não viveu”. Mas como é tarde demais para aceitar isso, melhor mudar de assunto. A liberdade, tão duramente conseguida, não passa de um exílio disfarçado.


Você dança bem
(colaboração de Márcio Silva - Vila Moraes/São Paulo-SP)

"Só porque você dança bem, não significa que vai ser convidado para o baile." (Michael Leboeuf, PhD)

Você é competente naquilo que faz, mas por alguma razão outras pessoas são escolhidas em seu lugar? Você conhece seu produto melhor do que qualquer outro, mas vendedores aparentemente inexperientes vendem muito mais? Sua empresa, ou departamento, está implantando novas estratégias e táticas administrativas, mas uma concorrente, aparentemente menos organizada e frágil, está tomando o mercado e sendo muito mais bem sucedida?

Talvez seu problema seja o de estar confundindo ficção com realidade. Na ficção que nos contaram, o importante eram as coisas, estratégias, sistemas, produtos, planilhas, crenças. Na realidade, o importante são as pessoas. Não existe nada sem pessoas. Não existem vendas - portanto, não existe economia de mercado - não existem casamentos, não existem famílias e, para ser franco, não existe sequer civilização.

Tudo o que você faz, começa e termina em pessoas. Se você tivesse que passar o resto da sua vida com todas as riquezas do universo... sozinho em uma ilha deserta, de que valeria qualquer sucesso? Você - e eu - precisamos compartilhar o tempo, a vida e as experiências com outras pessoas. Empresas que se esquecem deste fator, se concentrando somente no balanço do trimestre, acabam soterradas por guerrilheiros dos negócios ou sabotadas por inúmeros funcionários descontentes que, na melhor das hipóteses, entram em "operação padrão".

Você pode ser genial, mas as pessoas gostam de trabalhar com você? (Eu não perguntei se elas gostam de passear com você. Isso é fácil. Perguntei se elas gostam de trabalhar com você). Seus chefes, subordinados e colegas confiam em você como profissional e gostam de trabalhar com você? Se apenas uma dessas perguntas tiver como resposta "não", você ficará abaixo de onde pode chegar.

Se não gostam de estar com você, se notam que você as vê somente como um instrumento (para gerar vendas, por exemplo), o primeiro vendedor "amigo" que aparecer vai tomar seu cliente. Para sempre. Seus funcionários vêem você como um líder, ou como um analista, que corta pessoal sem se preocupar com a "moral" das tropas. Alguém em quem não podem confiar?

Agora, deixe-me esclarecer um ponto. Isso não significa que você deva ser "amigo" de todos, ou um bajulador. Seja você mesmo. Sempre. Dá menos trabalho! Faça o que tem que ser feito. Mas, se você não é parte da solução na empresa, na família, no romance, no clube ou na sociedade, então você é parte do problema. E se este é seu caso, cuidado: problemas não são convidados para subir na empresa. Problemas não são bem vindos no casamento. Problemas não são eleitos. Problemas são e-v-i-t-a-d-o-s, mesmo que inconscientemente. Seja a solução, concentrando-se nas pessoas. O que elas realmente buscam? Do que precisam? O que querem?

Você deve buscar a competência técnica, claro. Mas não precisa ser perfeito como um robô, porque somente pessoas avançam. Robôs a gente constrói, ou desliga. E o único modo de pessoas avançarem com lastro duradouro é quando são apoiadas por outras pessoas.
Você é apoiado por outras pessoas?

Em outras palavras, depois da sua competência técnica, seus
relacionamentos são a fonte mais importante para o seu futuro, em todos os níveis. Seja na carreira, na família ou na sociedade. Por isso, lembre-se do que disse Michael Leboeuf: só porque você dança bem, não significa que vai ser convidado para o baile. E o baile da vida é bem curto. Curto demais. Não espere a última música para entender isso. Tudo começa, e termina, nas pessoas.


Não se economize
(de Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D)

O tempo atual é dos comprometidos com aquilo que fazem. E não importa muito o que façam. Vejo, com pesar, pessoas que literalmente se economizam o tempo todo. Parece que não querem gastar-se. Parece que não querem doar-se àquilo que fazem. Essas pessoas jamais terão sucesso algum. Jamais experimentarão o prazer de serem avaliadas positivamente.

Você conhece funcionários que ficam procurando maneiras de fazer as coisas pelo caminho mais fácil e menos comprometido? Você conhece funcionários que ficam o tempo todo olhando no relógio para ver quando terminará o expediente para irem embora para casa o mais rapidamente possível? Você conhece pessoas que sempre dizem que não têm tempo para nada? Você conhece pessoas que não participam de nada em suas comunidades para não se envolverem em coisas que "dão trabalho"? Você conhece pessoas que só criticam os que fazem alguma coisa dizendo que "ele (ou ela) só quer aparecer..."?

Eu conheço muita gente assim. Tenho pena dessa gente.Conheço, igualmente, pessoas que "se economizam" até com relação à família, à esposa, ao marido, aos filhos. Não passeiam, não vão ao cinema, ao teatro, ficam "trancadas" dentro de casa....Quanto mais uma pessoa se economiza, mais os outros a economizarão, não contando nada a elas, não as envolvendo nas decisões, não perdendo, enfim, tempo com elas. E assim elas vão ficando cada vez mais "por fora" ou alheias a tudo o que acontece e, é lógico, serão logo esquecidas nas promoções, nas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Nesta semana, gostaria de sugerir que você fizesse uma auto-análise e visse se você, também, não está incorrendo neste grave erro de querer economizar-se.

“NÃO PODEMOS DIRIGIR OS VENTOS, MAS PODEMOS GUIAR AS VELAS”

Toque Brahma Kumaris

Virtudes
Tudo o que praticamos por um longo período acaba se tornando natural; vira hábito. Por muitos séculos e gerações, os seres humanos vêm experimentando a raiva até o ponto de considerá-la algo normal. Mas a raiva é um vício; e, os vícios surgem quando perdemos nossas virtudes divinas. Assim como escuridão significa ausência de luz, a raiva significa ausência de tolerância e o ódio, ausência de amor. Essas qualidades negativas – adquiridas ao longo do tempo – só vão desaparecer quando, todos, nos tornarmos preenchidos com as virtudes novamente.


Dê valor ao tempo
(colaboração de Luiz F. Magliocca)

Para compreender o valor de uma irmã,
Pergunte a alguém que não tem irmã.
Para compreender o valor de 10 anos,
Pergunte a um casal que acaba de se divorciar.

Para compreender o valor de 4 anos,
Pergunte a um recém-formado.

Para compreender o valor de 1 ano,
Pergunte a um estudante reprovado no exame
final.

Para compreender o valor de 9 meses,
Pergunte a uma mãe que deu à luz um natimorto.

Para compreender o valor de 1 mês,
Pergunte a uma mãe que deu à luz um bebê
prematuro.

Para compreender o valor de 1 semana,
Pergunte ao editor de uma revista semanal.
Para compreender o valor de 1 hora,
Pergunte aos amantes à espera do primeiro
encontro.

Para compreender o valor de 1 minuto,
Pergunte a quem acaba de perder o trem, o
ônibus ou o avião.

Para compreender o valor de 1 segundo,
Pergunte a quem acaba de escapar de um
acidente.
Para compreender o valor de 1 milésimo de
segundo,
Pergunte a quem ganhou a medalha de prata nos
Jogos Olímpicos...

Para compreender o valor de um amigo, perca-o.
O tempo não espera por ninguém. Valorize cada
momento de que dispõe.

Você o valorizará ainda mais quando puder
compartilhá-lo com alguém especial.


Perdas e ganhos

A vida da gente é feita de GANHOS e PERDAS. Os GANHOS geralmente chegam através dos nossos desejos e merecimentos. As PERDAS surgem para que possamos entender o real valor das coisas e muitas vezes, com uma boa dose de reflexão.

Na verdade, as PERDAS em nossas vidas refletem o empréstimo que o universo no faz por um determinado período de tempo. Quanto maior é o tempo, maior é a sua disponibilidade e merecimento. Quando as coisas saem de nossas vidas é porque terminou o seu destino junto a nós.

O mais importante neste tema é entender que na vida tudo são empréstimos. Afinal de contas, na viagem para outras dimensões você não levará nada, pois nada lhe pertence, a não ser o amor das pessoas. Pense nisso hoje!


Palavras de Madre Teresa
(colaboração de André Luis – Spready-Lapa/SP)

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo!

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil assim mesmo!

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo!

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo!

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo!

Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo!

O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem assim mesmo!

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo!

Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus.
Nunca foi entre você e as outras pessoas!

Os quatro princípios
(colaboração de Zemilton A. Feitosa)

SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA
Fale com integridade. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas de outras pessoas. Use o poder da sua palavra no sentido da verdade e do amor.

NÃO LEVE AS COISAS DO LADO PESSOAL
Nada que as outras pessoas fazem é por causa de você. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você fica imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.

NÃO FAÇA PRESSUPOSIÇÕES
Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que realmente você quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas. Somente com esse princípio você poderá transformar completamente a sua vida.

SEMPRE FAÇA O SEU MELHOR
O seu melhor muda de um momento para outro; será diferente quando você está bem de saúde e quando não. Em qualquer momento, faça simplesmente o seu melhor, e assim você evitará auto-julgamento, auto-abuso e arrependimentos.



Só Por Hoje...
(enviado por Lenaide do Carmo)

Só por hoje,
direi que estou de mal com a depressão
e se ela der as caras,
aplicar-lhe-ei vinte bofetões
de alegria.

Só por hoje,
darei alta aos analistas,
psicólogos, psiquiatras,
conselheiros, filósofos
e proclamarei
que se antes eu era
porque era o que eu era,
agora sou o que sou
porque sou tão feliz
quanto penso que sou.
Como penso
que sou feliz,
logo sou.

Só por hoje,
direi que a vida é uma festa,
acreditarei que a vida
é uma festa
e farei da festa
a minha vida.

Só por hoje,
tomarei um porre
de alegria!

Só por hoje,
admitirei que
todo homem nasce feliz,
passa a infância feliz,
depois cresce e
esconde a felicidade
para que não a roubem,
só que daí
esquece onde a colocou.
Mas só por hoje lembrarei
que estás na minha mente.

Só por hoje,
rirei à toa e contar-me-ei
uma piada tão velha
quanto a história
daquele sujeito
que olhava por cima dos óculos
para não gastar as lentes.

Só por hoje,
revelarei ao mundo
que sou feliz
e chamarei de absurda
toda opinião contrária.

Só por hoje,
acreditarei que ri melhor
quem ri por si mesmo.
Já estou rindo.

Só por hoje,
informarei a todos
que sou tão feliz
quanto resolvi ser.

Só por hoje,
guardarei a seriedade no baú
e deixarei que a criança interior
brinque comigo o tempo todo.

Só por hoje,
estarei tão bem-humorado que rirei até daquele
anúncio que diz:
"Vende-se uma mala
por motivo de viagem."

Só por hoje,
admitirei que ser feliz
é tão simples quanto dizer
que sou feliz.

Só por hoje,
estarei tão feliz
que não sentirei falta
de sentir falta da felicidade.

Só por hoje,
expulsarei da minha casa
a tristeza
e hospedarei a alegria,
o sorriso e o bom-humor.

Só por hoje,
abrigarei a felicidade
sob o meu teto,
vesti-la-ei com roupas
do bem-estar,
dar-lhe-ei a comida do sorriso,
a bebida da alegria
e a divertirei com conversas
agradáveis e positivas.

Só por hoje,
me divorciarei do passado,
romperei o namoro indecoroso
com os males do presente
e me casarei indissoluvelmente
com a felicidade.

Só por hoje,
hastearei a bandeira
do bom-humor
sobre meu próprio território.

Só por hoje,
decidirei que sou
definitivamente
FELIZ...

Só por hoje...e o hoje é
cada novo dia em nossas vidas!!!!

Tenha só por hoje
um dia de eterna felicidade!!

LEMBRE-SE DE TUDO ISSO AMANHÃ, DEPOIS E DEPOIS!

(adaptado do texto de Paulo Trevisan

Solidão
(enviado por Delfino Gonçalves Junior)

Solidão não é a falta de gente para conversar,
namorar, passear ou fazer sexo..... isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela
ausência de entes queridos que não podem mais voltar... isto é
saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se
impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino
nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... isto
é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... isto
é circunstância.

Solidão é muito mais do que isto.

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e
procuramos em vão pela nossa alma.

(autor desconhecido)

Ânimo e entusiasmo
Para manter o animo e o entusiasmo lembre-se das coisas boas que acontecem em sua vida. Seja flexível e molde-se às situações, esvazie a mente de pensamentos negativos e reavive o seu espírito de criança. Acredite mais em suas idéias, habilidades e talentos. Cultive o silencio – a mãe o ânimo e do entusiasmo; Observe o padrão de seus pensamentos cinco vezes ao dia e descarte tudo o que não seja positivo. Por fim, fale menos, fale doce e suavemente

· Quando é amor
(enviado por Izabel Nascimento)

Quando é amor
derrete
descarilha
tua alma ao outro promete
sente só o sangue que fervilha
numa loucura que te acomete
até se prender numa doce armadilha

Quando é amor
santifica
emociona
tua luz no escuro intensifica
meu desejo no teu ser se aprisiona
pois meu ser no teu ser se purifica
fazendo de ti a minha dona

Quando é amor
vicia
me joga no chão
une a gente em telepatia
gruda minh’alma no teu coração
faz do peito uma anarquia
queima eterno em ardente paixão

Quando é amor
é para sempre
eternamente sem fim
é o doce aconchego do teu ventre
é tua paz repousando em mim
é o paraíso que me chama para que entre
como num leito de prazer forrado em cetim

Quando
é amor
magnetiza
nunca é de mais
meu corpo do teu corpo se lambuza
em essências adocicadas de florais
e nosso desejo então se eterniza
num prazer que não acaba jamais

Quando é amor
arrepia
teu olhar encharca
teu mundo rodopia
no meu pescoço fica a marca
desse tesão em demasia
que teu corpo em êxtase me abarca

Quando é amor
alimenta
te deixa com fome
é um êxtase que a pele experimenta
é um fogo que a alma consome
é como sorvete de chocolate com pimenta
é uma loucura que não tem nome

Quando é amor
cura
entorpece
e você aos céus conjura
erguendo as mãos numa prece
pelo tanto de candura
que do teu beijo meu coração se aquece

Quando é amor
é infinito
é coisa louca sem remendo
faz o mundo tão bonito
faz eu dizer: me rendo!
e te agradeço bendito
pelo incompreensível que agora entendo

(de Silvio Guerini - Poema inspirado na canção When is Love/ Van Halen)


Carta de Danielle Miterrand
(enviado por Maíra e Marina Cardillo)

Texto de Danielle Miterrand, esposa do ex-presidente François Miterrand, ao povo francês, após ter recebido críticas impiedosas por ter permitido a presença da amante do marido e de sua filha, Mazarine, na cerimônia fúnebre.

"Antes de mais nada devo deixar claro
que não é um pedido de desculpas.
Muito menos um enunciado de justificativas vãs, comum aos covardes ou àqueles que vivem preocupados em excesso com a opinião dos outros.

Aos 71 anos, vivendo a hora do balanço de uma existência que é um sulco bem traçado e profundo, já não mais preciso, e nem devo, correr atrás de possíveis enganos.

Vivo o momento em que as sombras já esclarecem e que as ausências são lindas expressões de perenidade e criação.

Sombras e ausências podem ser tudo, ao passo que luzes e presenças confundem os mais precipitados, os mais jovens.

Vivi com François 51 anos;
estive com ele em muito desse tempo e me coloquei sempre.
Há mulheres que não se colocam,
embora estejam; que não se situam
embora componham o cenário da situação presumível.

Uma vida de altos e baixos.
Na época da Resistência nunca sabíamos
onde iríamos passar a noite -
se na cama, na prisão, nos bosques ou
estendidos por toda a eternidade.

Quando se vive assim em comum, cria-se uma solda e a consciência de que é preciso viver depressa.

Concentrar talvez seja a palavra.
Por isso tentei entendê-lo, relacionar-me com sua complexidade,
com as variações de sua pessoa e não de seu caráter...
Quem entende ou, pelo menos luta
para compreender as variações do outro,
o ama realmente.
E nunca poderá dizer que foi enganada
ou que jamais enganou.
Não nos enganamos, nos confundimos
quando nos perdemos da identidade vital do parceiro, familiar ou irmão.
Ou jamais os conhecemos, o eu também,
não é um engano.
Quem não conhece, não tem enganos.

Nas variações do outro, não cabe o apaziguador que destrói tudo antes do tempo em forma de tranqüilidade.

Uma relação a dois não deve ser apaziguada, mas vibrante,
apaixonada, e não, enfastiada.
Nessa complexidade vi que meu marido era tão meu amante quanto da política.

Vi, também, que como um homem sensível poderia se enamorar, se encantar com outras pessoas, sem deixar de me amar.

Achar que somos feitos para um único e fiel amor é hipocrisia, conformismo. É preciso admitir docemente que um ser humano é capaz de amar apaixonadamente alguém e depois, com o passar dos anos, amar de forma diferente. Não somos o centro amorável do mundo do outro. É preciso aceitar, também, outros amores que passam a fazer parte desse amor como mais uma gota de água que se incorpora ao nosso lago. Simone de Beauvoir dizia bem que temos amores necessários e amores contingentes ao longo da vida.

Aceitei a filha de meu marido e hoje recebo mensagens do mundo inteiro de filhos angustiados que me dizem
"Obrigado por ter aberto um caminho.
Meu pai vai morrer, mas eu não poderia ir ao enterro porque a mulher dele não aceitava".

É preciso viver sem mesquinhez, sem um sentido pequeno, lamacento, comum aos moralistas, aos caluniadores e aos paranóicos azedos que teimam em sujar tudo.
Espero que as pessoas sejam generosas e amplas para compreender e amar seus parceiros em suas dúvidas, fragilidades, divisões e pequenas paixões.

Isso é amar por inteiro e ter confiança em si mesmo".

Riqueza
É preciso um olhar muito refinado para perceber o tesouro que carrega dentro de você; muitas vezes você o deixa esquecido num canto e não o desfruta. Mas, a riqueza existe para ser utilizada, não é mesmo? Como você chamaria alguém que é rico, mas se priva de muitas coisas? E, quantas vezes você não viveu esse tipo de situação? Então, liberte-se desse estado de amnésia, remexa a sua riqueza, desperte os seus tesouros internos e passe a usufruí-la. Use todas as suas virtudes, o tempo todo.

“Maneiras de ser feliz

Viver plenamente não é tão difícil quanto parece
Que a vida é cheia de altos e baixos, todo mundo sabe. E, para provar a felicidade é necessário experimentar também, até certo ponto, outras emoções – inclusive raiva e tristeza – quase todos os dias. O ideal que se deve buscar é aceitar o que se tem e quem se é, aproveitar a vida sempre que possível e sentir-se feliz a maior parte do tempo.

Digo a maior parte do tempo porque ninguém é capaz de ser feliz o tempo inteiro. A vida não funciona assim. A felicidade tem de ser conquistada, cultivada e valorizada.

Eis algumas reflexões para nos lembrar de como é bom viver:

1. Mude sua forma de pensar:
Viva cada dia como se fosse o último. As pessoas que sobreviveram a uma doença terminal ou a um acidente, testemunharam uma tragédia ou perderam um ente querido costumam ter outra visão da vida. Muitas dizem que não deixam mais nada para depois. Viajam agora, aprendem algo novo agora, procuram um amigo agora. Elas sabem – e todos nós deveríamos nos lembrar disso – que o “depois” pode jamais chegar.

2. Mantenha um diário:
Escreva uma lista de tudo de bom que acontece diariamente a você. Qual foi mesmo aquela frase bonita que sua filha lhe disse outro dia? Você vai esquecer, a não ser que a escreva. Os problemas também podem ser resolvidos e os infortúnios apagados da memória se você os colocar no papel. Experimente – funciona!

3. Não supervalorize os fatos:
Pense em como gostaria de ser lembrado e no que contará a seus netos sobre sua vida. É mesmo tão importante assim que os lençóis sejam trocados toda semana? Que o chão esteja impecavelmente limpo? Aquela reunião, no ano passado, que fez com que você perdesse a apresentação do seu filho na escola, parece mesmo importante agora?

4. Não se aborreça por pouco:
Não vale a pena desperdiçar energia irritando-se por qualquer besteira. Perdeu o ônibus? Não adianta se exasperar, ele já se foi mesmo. Saboreie um cafezinho enquanto espera o próximo.

5. Não adie as tarefas:
Resolva logo as desagradáveis ou difíceis. A procrastinação desperdiça energia e sobrecarrega a mente. Se você está preocupado com algo que tem de ser feito, já deveria estar fazendo.

6. Mude a rotina:
A vida pode começar a cair na mesmice se você fizer tudo igual, dia após dia, semana após semana. Crie novos interesses, novas atividades. Se você costuma dormir até mais tarde aos domingos, isso não é mais novidade. Por que não levantar cedo e tomar café no parque? Você vai chegar antes de todos e, quando a multidão começar a aparecer, você já vai estar a caminho de casa. O dia parecerá muito mais longo.

7. Esqueça a competição:
Seu vizinho tem uma piscina? O som mais moderno? Um carro novo? E daí? Olhe bem. Ele trabalha nos fins de semana e parece jamais ver os amigos. Quem tem uma vida de fato melhor?

8. Faça uma limpeza geral:
Livre-se de tudo que for inútil. Roupas que você não usa mais, utensílios que vivem atravancando o armário e não são utilizados, brinquedos, livros, mobília – dê tudo para as instituições de caridade.

9. Aprenda a dizer não:
Você não é obrigado a fazer tudo que lhe pedem. Sua vida já é muito atribulada e você vive correndo de um lado para o outro. Reserve algum tempo e espaço para pensar e fazer algo por você mesmo.

10. Ame seu parceiro pelo que ele é:
Será que ele ou ela mudou tanto assim? Ou será que é a mesma pessoa pela qual você se apaixonou? O relacionamento pode estar necessitando de um ajuste – tudo precisa de conserto ou manutenção após alguns anos de funcionamento -, mas as peças ainda têm de estar em bom estado!

11. Não deixe que a intimidade gere desrespeito:
O parceiro e a família merecem, no mínimo, a mesma consideração que os amigos. E você merece o mesmo deles.

12. Diga “eu te amo” :
Diga esta frase ao seu cônjuge, à família e aos amigos. Diga o que admira em cada um deles. Cumprimente-os quando fizerem algo de bom. Elogios são sempre bem-vindos e, antes que você se dê conta, pode receber um elogio também. Nunca se sabe...

13. Sempre disponível para os amigos aflitos
Pode parecer difícil, mas se os problemas deles estão começando a afetá-lo, você não deveria se colocar à disposição o tempo todo. Eles precisam enfrentar os próprios problemas e seguir em frente.

14. Telefone ou escreva para os amigos:
Vocês perderam o contato, mas não precisa ser para sempre. E há quanto tempo você não fala com aquela sua tia querida? Ela adoraria ter notícias suas.

15. Alegre-se com plantas:
Colha flores do jardim ou levante cedo, vá ao mercado e encha a casa com toneladas de flores, frutas e verduras. Elas enchem a casa de vida e energia.

16. Crie algo:
Pinte, faça escultura, cozinhe, plante – escolha!

17. Faça uma caminhada:
Esse exercício suave vai renová-lo física e mentalmente desde a primeira vez. Caminhe com regularidade e vai se sentir melhor a cada dia.

18. Tenha sempre um objetivo:
Faça reservas para um fim de semana, combine uma noitada, marque uma sessão de massagem.

19. Sorria:
Sorriso é contagiante – experimente e comprove.

20. Torne mais feliz o dia de alguém:
Pode parecer piegas, mas por que não? Comece freando o impulso de buzinar para o motorista à sua frente. Ou pratique uma boa ação, cedendo um pouco do seu tempo para um trabalho voluntário.”

(matéria de Wendy McCready para revista Seleções Rider’s Digest – fev/03)

O coelho e o cachorro
(colaboração de Elisângela de Souza Candido)

Eram dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um bicho para o pai. O homem comprou um pastor alemão. Papo de vizinho:
a.. Mas ele vai comer o meu coelho. b.. De jeito nenhum. Imagina ! O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, pegar amizade. Entendo de bicho. Problema nenhum. E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa.
As crianças, felizes. Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho.

Isso na sexta-feira. No domingo, de tardinha, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche, quando entra o pastor alemão na cozinha.
Pasmo, trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e, é claro, morto. Quase mataram o cachorro.

- O vizinho estava certo. E agora !
- E agora eu é que quero ver !
A primeira providência foi bater no cachorro, escorraçar o animal, para ver se ele aprendia um mínimo de civilidade e boa vizinhança. Claro, só podia dar nisso.

Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora ? Todos se olhavam. O cachorro rosnando lá fora, lambendo as pancadas.

- Já pensaram como vão ficar as crianças?
- Cala a boca! Não se sabe exatamente de quem foi a idéia, mas era infalível.
- Vamos dar um banho no coelho, deixar ele bem limpinho, depois a gente seca com o secador da sua mãe e o colocamos na casinha dele no quintal. Como o coelho não estava muito estraçalhado, assim fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças.

E lá foi colocado, com as perninhas cruzadas, como convém a um coelho cardíaco. Umas três horas depois eles ouvem a vizinhança chegar. Notam o alarido e os gritos das crianças. Descobriram !
Não deram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta.
Branco, lívido, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.
- O que foi ? Que cara é essa ?
- O coelho... O coelho...
- O que tem o coelho ?
- Morreu !
- Morreu – indagam todos. Ainda hoje à tarde parecia tão bem...
- Não... morreu na Sexta-feira!
- Na Sexta?
- Foi. Antes de a gente viajar as crianças enterraram-no no fundo do quintal.

Bem... a história termina aqui. O que aconteceu depois não importa. Mas o personagem que mais cativa nesta história toda, o protagonista da história, é o cachorro.
Imagine o pobre do cachorro que, desde sexta-feira, procurava em vão pelo amigo de infância, o coelho.

Depois de muito farejar descobre o corpo, morto, enterrado. O que faz ele?
Provavelmente com o coração partido, desenterra o pobrezinho e vai mostrar para os seus donos. Provavelmente estivesse até chorando, quando começou a levar pancada de tudo quanto é lado.

O cachorro é o herói. O bandido é o dono do cachorro. O ser humano. Sim, nós mesmos, que não pensamos duas vezes. Para nós o cachorro é o irracional, o assassino confesso.
E o homem continua achando que um banho, um secador de cabelos e um perfume disfarçam a hipocrisia, o animal desconfiado que tem dentro de nós.

Julgamos os outros pela aparência, mesmo que tenhamos que deixar esta aparência como melhor nos convier. Maquiada.
Coitado do cachorro. Coitado do dono do cachorro. Coitado de nós, animais racionais.

Trem da vida
(enviado por João Casarri Neto)

Li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma comparação extremamente interessante, quando bem interpretada.
Interessante, porque nossa vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques e de tristezas com os desembarques...
Quando nascemos, ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos que farão conosco a viagem até o fim: nossos pais.
Não é verdade. Infelizmente, em alguma estação, eles desembarcam, deixando-nos órfãos de seus carinho, proteção, amor e afeto.
Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão ser especiais para nós: nossos irmãos, amigos e amores.

Muitas pessoas tomam esse trem a passeio. Outras fazem a viagem experimentando somente tristezas.
E no trem há, também, outras que passam de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas. Outros tantos viajam no trem de tal forma que, quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe.

Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso. Isso nos obriga a fazer esta viagem separados deles. Mas isso não nos impede de, com grande dificuldade, atravessarmos nosso vagão e chegarmos até eles.

O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado, pois outra pessoa estará ocupando esse lugar.
Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques.
Sabemos que esse trem jamais volta. Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor, lembrando sempre que, em algum momento do trajeto poderão fraquejar, e, provavelmente, precisaremos entender isso.
Nós mesmos fraquejamos algumas vezes. E, certamente, alguém nos entenderá.

O grande mistério é que não sabemos em qual parada desceremos. E fico pensando: quando eu descer desse trem sentirei saudades? Sim. Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste. Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido.
Mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal, e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem, que não tinham quando embarcaram.
E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.

Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem pessoas.
Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade...
Quem entrará? Quem sairá?
Eu gostaria que você pensasse no desembarque do trem, não como o término de uma história, mas o começo de uma história nova.

Fico feliz em perceber que certas pessoas como nós, têm a capacidade de reconstruir para recomeçar.
Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o melhor de "todos os passageiros".
Agradeço muito por vocês fazerem parte da minha viagem, e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza, o vagão é o mesmo.


Estação das Perdas
(enviado por Elisangela de Souza Candido)

Há horas em nossas vidas que somos tomados por uma enorme sensação de inutilidade, de vazio... Questionamos o porquê de nossa existência e nada parece fazer sentido. Concentramos nossa atenção no lado mais cruel da vida, aquele que é implacável e a todos afeta indistintamente: as perdas do ser humano.

Ao nascer, perdemos o aconchego, a segurança e a proteção do útero. Estamos, a partir de então, por nossa conta. Sozinhos. Começamos a vida em perda e nela continuamos. Paradoxalmente, no momento em que perdemos algo, outras possibilidades nos surgem. Ao perdermos o aconchego do útero, ganhamos os braços do mundo. Ele nos acolhe: nos encanta e nos assusta, nos eleva e nos destrói.

E continuamos a perder.. E seguimos a ganhar. Perdemos primeiro a inocência da infância. A confiança absoluta na mão que segura nossa mão, a coragem de andar na bicicleta sem rodinhas porque alguém ao nosso lado nos assegura que não nos deixará cair... E ao perdê-la, adquirimos a capacidade de questionar. Por que? Perguntamos a todos e de tudo... Abrimos portas para um novo mundo e fechamos janelas, irremediavelmente deixadas para trás... Estamos crescendo.

Nascer, crescer, adolescer, amadurecer, envelhecer, morrer, renascer(?)... Vamos perdendo aos poucos alguns direitos e conquistando outros. Perdemos o direito de poder chorar bem alto, aos gritos mesmo, quando algo nos é tomado contra a vontade. Perdemos o direito de dizer absolutamente tudo que nos passa pela cabeça sem medo de causar melindres. Assim: se nossa tia às vezes nos parece gorda tememos dizer-lhe isso. Receamos dar risadas da bermuda ridícula do vizinho ou puxar as pelanquinhas do braço da avó com a maior naturalidade do mundo e, ainda, falar bem alto sobre o assunto.

Estamos crescidos e nos ensinam que não devemos ser tão sinceros. E aprendemos... E vamos adolescendo. Ganhamos peso, ganhamos seios, ganhamos pêlos, ganhamos altura.Ganhamos o mundo. Neste ponto, vivemos em grande conflito. O mundo todo nos parece inadequado aos nossos sonhos... Ah! E os sonhos!!! Ganhamos muitos sonhos Sonhamos dormindo, sonhamos acordados, sonhamos o tempo todo. Aí de repente, caímos na real! Estamos amadurecendo...

Todos nos admiram. Tornamo-nos equilibrados, contidos, ponderados. Perdemos a espontaneidade. Passamos a utilizar o raciocínio, a razão acima de tudo. Mas, não é justamente essa a condição que nos coloca acima dos outros animais? A racionalidade, a capacidade de organizar nossas ações de modo lógico e racionalmente planejado(???).

E continuamos amadurecendo. Ganhamos um carro novo, um companheiro, ganhamos um diploma. E desgraçadamente perdemos o direito de gargalhar, de andar descalço, tomar banho de chuva, lamber os dedos e soltar pum sem querer. Mas, perdemos peso!!! Já não pulamos mais no pescoço de quem amamos e tascamos aquele beijo estalado. Mas, apertamos as mãos de todos, ganhamos novos amigos, ganhamos um bom salário, ganhamos reconhecimento, honrarias, títulos honorários e a chave da cidade. E assim, vamos ganhando tempo. Enquanto envelhecemos.

De repente percebemos que ganhamos algumas rugas, algumas dores nas costas (ou nas pernas), ganhamos celulite, estrias, ganhamos peso... e perdemos cabelos. Nos damos conta que perdemos também o brilho no olhar, esquecemos os nossos sonhos, deixamos de sorrir. Perdemos a esperança. Estamos envelhecendo.

Não podemos deixar pra fazer algo quando estivermos morrendo. Afinal, quem nos garante que haverá mesmo um renascer? Exceto aquele que se faz em vida, pelo perdão a si próprio, pelo compreender que as perdas fazem parte. Mas, que apesar delas, o sol continua brilhando e felizmente chove de vez em quando. Que a primavera sempre chega após o inverno, que necessita do outono que o antecede.

Que a gente cresça e não envelheça simplesmente. Que tenhamos dores nas costas e alguém que as massageie. Que tenhamos rugas e boas lembranças. Que tenhamos juízo mas mantenhamos o bom humor e um pouco de ousadia. Que sejamos racionais. Mas, lutemos por nossos sonhos. E, principalmente, que não digamos apenas eu te amo. Mas, ajamos de modo que aqueles a quem amamos, sintam-se amados mais do que saibam-se amados. Afinal, o que é o tempo.

(texto de Aila Magalhães)

Viva melhor
(enviado por João Casarri Neto)

Faça como os passarinhos. Comece o dia cantando. A música é o alimento para o espírito. Cante qualquer coisa, cante desafinado, mas cante! Cantar dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem por oferecer. Se insistir em não cantar, ao menos ouça muita música e deixe-se absorver por ela.

Ria da vida. Ria dos problemas. Ria de você mesmo. Ria das coisas boas que lhe acontecem. Ria das besteiras que fez. Ria abertamente para que todos possam se contagiar com a sua alegria. Não se deixe abater pelos problemas. Se você se convencer de que está bem, vai acabar acreditando e se sentindo bem. O bom humor, assim como o mau humor, é contagiante. Qual deles você escolhe?

Leia coisas positivas. Leia bons livros, poesias, pois a poesia é a arte de aceitar a alma. Pratique algum esporte. O peso da cabeça é muito grande e tem que ser contrabalanceado com alguma coisa. Você certamente vai se sentir bem disposto, mais animado e mais jovem. Encare suas obrigações com satisfação. É maravilhoso quando se gosta do que faz. Coloque amor em tudo o que estiver ao seu alcance.

Quando for fazer alguma coisa, mergulhe de cabeça. Não viva emoções mornas, próprias de pessoas mornas. Não deixe as oportunidades que a vida oferece. Elas não voltam. Nenhuma barreira é intransponível se você estiver disposto a lutar. Não deixe que os problemas acumulem. Resolva-os logo!

Fale. Converse. Escute. Brigue. O que mata é o silêncio e o rancor. Exteriorize tudo. Deixe que as pessoas saibam que você as estima, as ama e precisa delas, principalmente em família. Amar não é vergonha.

(autor desconhecido)

O sapateiro
(colaboração de Jorge Luiz Garcia Carneiro / Rio de Janeiro)

Nunca me esqueço da lição do meu velho sapateiro, um senhor de idade indefinida que eu conheci quando ia com o meu pai fazer nossos sapatos, depois, apenas para mandar consertar uma ou outra sola, e as vezes, somente para conversar, já que aquele senhor tinha uma alegria de vida tão contagiante e, engraçado como só agora eu me dei conta, ele falava muito pouco.

Um dia, eu cheguei na sapataria com muita raiva, estava até com o rosto vermelho, e ele me perguntou o motivo de tanta raiva. Comentei que meu filho havia mentido sobre determinado fato e eu não conseguia engolir mentiras, pois sempre dei liberdade aos meus filhos para conversar e pedir seja lá o que fosse, sempre ensinei a falar a verdade, evitando assim problemas maiores que a mentira sempre acarreta.

O velho sapateiro ouviu tudo e me pediu para engraxar um sapato. Sem entender nada e desajeitadamente, engraxei um dos sapatos e assim que passei a graxa, peguei a escova usada para dar lustro e tentei de todas as formas dar brilho ao sapato. Enquanto eu esfregava, o sapateiro passava graxa no outro sapato e o levava para o sol para secar. Depois de alguns minutos de tentativa frustrada de dar brilho ao sapato, eu desisti, cansado e com as mãos sujas de graxa. O sapateiro foi lá fora, onde havia deixado o sapato secando ao sol e com algumas escovadas, sem fazer força nenhuma, deixou-o brilhando como novo.

- Vê meu amigo, o brilho que conseguimos obter quando esperamos secar a graxa? Assim também deveríamos fazer com a nossa raiva e frustrações: deveríamos sempre esperar um tempo necessário para que sequem dentro de nós, e depois de esclarecermos todos os fatos, ai sim, tomarmos uma atitude diante dos acontecimentos. A raiva é uma péssima conselheira, além de fazer muito mal para a nossa saúde, pode gerar tragédias e desentendimentos duros de se consertarem.

Fui para casa mais tranqüilo, pensando em outras possibilidades para a mentira do meu filho, afinal de contas, eu o deixara na porta da escola pela manhã e sem querer, ao ligar para a escola para pedir que o liberassem mais cedo, pois eu desejava almoçar com ele de surpresa, descobri que ele nem entrara na escola. Fiquei doido, e ainda não entendia onde ele poderia ter ido e minha vontade naquela hora era de ir para casa, esperá-lo e dar-lhe uma surra daquelas a moda antiga.

Pensando no sapato que secava ao sol, eu deixei a raiva secar e ao chegar em casa, pensei comigo mesmo: eu iria ter uma conversa tranqüila com meu filho, afinal de contas ele nunca havia me dado motivos para desconfiar dele, além de ser um excelente aluno, era muito elogiado pelos professores.

Foi pensando assim que abri a porta de casa, sem notar a luz apagada da sala, e ao clicar no botão para acendê-la, fui recebido com uma turma animada, cantando parabéns e com um enorme bolo no centro da casa. O dia havia sido tão estressante que me esqueci do meu aniversário, e meu filho, junto com seus irmãos e minha esposa saíram todos para preparar aquela festa surpresa, por isso faltara na escola.

Desde esse dia aprendi a esperar a raiva secar, assim como o sapato que engraxei no velho amigo, que era um sábio vestido de sapateiro, que sabia ouvir e era feliz na simplicidade do seu ofício que na verdade era remendar vidas, como a minha que nunca mais foi a mesma depois de conhecê-lo.


Saudade
Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já...
Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida...
Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás, é o gosto de morte na boca dos que continuam...
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades, passar pela vida e não viver. O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Cuide da sua postura e mexa-se!
Muito já foi falado sobre como a atividade física melhora a auto-estima. Entre seus inúmeros benefícios, é ótima para manter a musculatura ativa, controlar o estresse, o peso e melhorar o sono. A meta é ter uma atividade moderada e permanente. O melhor exercício físico é aquele de que você mais gosta – opções não faltam. Comece suavemente e aumente seu ritmo de forma gradual. Lembre: você não está competindo com ninguém, o objetivo é aumentar sua disposição e bem-estar.

(esta nota é baseada em artigo da Revista Vencer! - que está nas bancas de todo Brasil)


A carta do Índio
(colaboração de Daniel Ribeiro Duarte)

Havia um viúvo que morava com suas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não.
Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar.

Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não soubesse responder.
Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
- O que você vai fazer? - perguntou a irmã.
- Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. Assim, qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!

As duas meninas foram ao encontro dele, que estava meditando.
- Tenho aqui, em minhas mãos, uma borboleta azul. Diga-me sábio: ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
- Depende de você... A vida dessa borboleta está em suas mãos.

...

Os acontecimentos de nossa vida, o presente e o futuro, são nossas borboletas azuis. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos, ou não conquistamos.
Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado.

A borboleta azul está em nossas mãos, e pelas leis de causa e efeito, estamos gerando hoje as causas dos efeitos do amanhã.

Tudo está sob seu controle: as relações familiares, as resoluções profissionais, os planos da esfera religiosa e as escolhas íntimas.

Depende de você, se o dia será azul ou cinza no coração.
Depende de você, se irá chover ou fazer sol no olhar.
Depende de você, se haverá mais lágrimas ou sorrisos.
Depende de você se o livro de sua vida terá um final triste ou feliz.
Depende de você... apenas de você.


Sem pressão não há diamantes
(enviado por Marlene Barreto)

A permanência da pressão é capaz de criar grandes maravilhas. Quem suporta grandes dificuldades na vida, e ainda assim consegue não se tornar amargo e cínico, produz em si o efeito do diamante.
Um carvão grosseiro, sem brilho, vai se transformando num cristal de grande valor e beleza, que sabe conter em si muita luz e irradiá-la. O ser humano também é assim. Nossa luz começa a ser especial quando experimentamos a vida e suas vicissitudes e mesmo assim preservamos um senso de paz e de esperança.

Quem consegue fazer isto vai desenvolvendo facetas de luz, pois vai polindo superfícies brutas e lapidando a si mesmo, em algo raro, uma jóia.

(por Mary Case)


Sobre Motivação e Bicicletas
(colaboração de Adilson Matias)

Qual a resposta correta para a pergunta “o que é motivação”? Segundo o Dicionário Escolar Michaelis, significa: “Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo”. Já para alguns engraçadinhos pode ser apenas mais uma oxítona terminada em “ão”.

Tudo poderia ser muito engraçado ou técnico demais, como este primeiro parágrafo, ou mais divertido. Neste caso, que tal ilustrar este artigo com uma bicicleta? Deixe-se levar pela imaginação e veremos o que bicicleta tem a ver com motivação.

Foi no ano de 1790 que o conde francês Sivrac construiu o que alguns historiadores consideram o mais antigo ancestral da bicicleta moderna. O celífero, como se chamava, era apenas um pedaço de madeira ligando duas rodas. Impulsionava-se a engenhoca com os pés.
Vejamos como uma bicicleta funciona. Ela é sempre composta por pares: ela própria e seu condutor, roda dianteira e traseira, guidão e selim, pedal direito e esquerdo. Feita esta “anatomia” de nosso objeto de estudo, voltemos ao significado da motivação. Mas se pesquisarmos mais um pouco, veremos a seguinte composição: MOTIVOS + AÇÃO = Motivos que nos levam à ação. Da mesma forma que usamos nossos pés e movemos a tal engenhoca para nos levar a outros lugares ou situações.

Lembremos sempre que existem horas em que somos levados de forma cômoda e sem esforço algum pelas ladeiras do conformismo. Ficamos sentados em nossas cadeiras recebendo – sem peso algum na consciência – nossos salários, sem ao menos nos questionarmos se desenvolvemos de forma satisfatória ou não nossas tarefas.
No entanto, encontraremos momentos de ladeiras íngremes, em que os pedais não suportarão o peso de nosso corpo – responsabilidade – e teremos de desembarcar de nosso meio de transporte. Ora deveremos carregar todo o peso de nossos colegas e familiares a bordo de nosso grande objeto de estudo, ora teremos de levá-lo aos empurrões nas ladeiras das dificuldades cotidianas.

E o movimento circular dos pedais nos lembra sempre do motivo e da ação. Motivo = Emprego * Ação = Procura; Motivo = Promoção * Ação = Dedicação; Motivo = Salário * Ação = Trabalho; Motivo = Aprendizado * Ação = Disciplina; Motivo = Sucesso * Ação = Garra.

Assim, concluímos este breve apanhado sobre motivação. Pense em movimentos circulares levando sempre em conta os motivos e as ações. Ora estamos em cima, ora estamos em baixo, porém sempre nos impulsionando para o êxito de nossas ações.

· Doçura
Uma pessoa doce está sempre pronta a elogiar as boas atitudes dos outros, quando visíveis na ação. Assim, quanto mais ela ressalta as qualidades das pessoas, mais confiantes e determinados eles se tornam para fortalecer essa tendência. Como retorno, aquele que só vê o bem e o que há de melhor nos outros, acaba sendo muito estimado por todos. Coloque mais doçura na sua vida; você só tem a ganhar.


Toque da Vencer!

A ambição e a persistência são competências fundamentais para alcançar sucesso

Ambição é uma coisa boa. Ela nos desperta desejos, promove o comprometimento, estimula a perseverança. Torna-nos mais fortes e nos faz buscar a superação. O que a estraga é a ganância. Como tudo na vida que desgarra da ponderação do equilíbrio, a ambição desmedida evolui para a ganância. Nesse estágio, o desejo vira cupidez; o comprometimento, obsessão; a perseverança, teimosia. As posses denotam opulência e, o poder, prepotência.

Persistir é manter o foco, a firmeza de propósitos, como a água do rio que contorna todos os acidentes, mantendo sua progressão até desaguar no oceano que a espera. Persistir é perseverar, o que nos lembra o esperançar, este último associado ao substantivo esperança, e não ao verbo esperar.

(esta nota é baseada em artigo da Revista Vencer! - que está nas bancas de todo Brasil)


Oito bons presentes que não custam um centavo – mas valem muito!
(colaboração de Alan Pereira)

O PRESENTE ESCUTAR
Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.

O PRESENTE AFEIÇÃO
Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos.
Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos.

O PRESENTE SORRISO
Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer: "eu adoro rir com você".

O PRESENTE BILHETINHO
Pode ser um simples bilhete de "muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.

O PRESENTE ELOGIO
Um simples e sincero: "você ficou muito bem de vermelho"; "você fez um super trabalho" ou "que comida maravilhosa!" faz o dia de alguém.

O PRESENTE FAVOR
Todo dia, faça algo amável.

O PRESENTE SOLIDÃO
Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos.
Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.

O PRESENTE DISPOSIÇÃO
A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.


Importe-se

Pense na última vez que você conversou com alguém e que teve a impressão de que a pessoas não estava nem um pouco interessada em conversar com você. Sentiu-se irritado com isso? Então, lembre-se de que as outras pessoas também percebem quando não estamos interessados no que elas estão dizendo.

Para atrair as pessoas, temos de nos importar com elas. Quando estamos realmente interessados em alguém, raramente temos problema em manter a conversa fluindo e nos esquecemos de nós mesmos... Importar-se significa se pôr no lugar da outra pessoa... Agora, se você não quiser fazer esse esforço, é melhor ir embora... Se você foi conversar com essa pessoa, porque não oferecer toda sua atenção a ela?

Por falar em atenção, vamos abordar um pouco a escuta. 98 por cento das pessoas estão desesperadas para que alguém as ouça... Assim como precisamos de água e de comida, também precisamos de amigos que realmente nos ouçam...
Você não gosta quando alguém lhe dá toda atenção? Não é uma experiência especial quando outra pessoa se põe no seu lugar para tentar ver os problemas da vida através de seus olhos?... Pense nisso, e retribua. As pessoas lá fora estão ansiosas por alguém que as escute completamente. Se você quiser afetar as pessoas positivamente, tente escutá-las com cem por cento de atenção. Você vai se tornar especial para elas.

Mas, tente escutá-las sem julgar. Converse com qualquer pessoa que esteja em um relacionamento falido e ouvirá comentários do tipo: “nós já não conversamos mais”; “não há comunicação em nosso casamento”; “meu pai não me ouve”... Nesses casos, temos não apenas de ouvir, mas ouvir sem julgar... Muitas vezes, não há necessidade de o ouvinte expressar uma opinião. Apenas ser capaz de compartilhar sentimentos, ser solidário com um ser humano; só isso já é suficiente.

(texto de Andrew Matthews no livro "Faça Amigos" )


Não pode ser de outro jeito!
(enviado por Silvio Guerini)

Seja econômico nos arrependimentos
mas jamais nas emoções!

Seja sempre exagerado nas coisas que faz
nas coisas que sente mesmo que não retornem jamais!

Só assim vale a pena viver e só assim terá valido a pena
no dia em que morrer!

Pague o preço do amor irrestrito
pague sem medo pelas loucuras de uma doce paixão
pois se tiver que sofrer um dia que seja por um amor perdido e não por um sonho que nunca saiu do chão!


Vivência

Encontramos durante nossa existência muitas pessoas. Conhecemos a dor, a alegria, a tristeza, a felicidade... Enfim, inúmeros sentimentos e, na maioria das vezes, relacionados a pessoas e suas atitudes ou comportamentos.

Nossa vida é um constante arco-íris e suas cores simbolizam cada momento que vivemos e passamos.
Nem sempre a amplidão do azul é constante, porém nossos olhos nunca deixam de enxergar o verde da esperança e o amarelo do sol, porque o calor e o brilho partem do interior de pessoas que exalam sua pureza e bondade - onde quer que estejam, onde quer que andem.

Nunca deixe que essa luz se apague, pois ela ainda percorrerá grandes caminhos de muitas alegrias e felicidade.

Oração para começar o dia

Senhor, hoje pela manhã minha cama estava quentinha eu não queria
> acordar, não queria levantar, queria ficar ali, sem ter que me
> preocupar com nada, mas daí lembrei que eu não deveria ficar porque
> existem milhões de pessoas que queriam estar no meu lugar, acordar e
> ter um trabalho, ter pra onde ir sem ficar vagando, sem ter o que
> comer, sem ter o que vestir. Hoje, Senhor, agradeço pela noite
> maravilhosa, pelo cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, por mais um
> dia de trabalho. E principalmente por mais um dia de vida. Abençoa Senhor,
> os meus amigos e inimigos, porque eles também precisam de Ti.
> Abençoa, Senhor, o meu amigo que está lendo esta mensagem Agora.


Felicidade duradoura
Para conquistar a felicidade duradoura, tudo depende do esforço. Não o esforço em ganhar dinheiro, mas o esforço em se tornar uma pessoa melhor, em ser mais espiritual, positivo, paciente e virtuoso. Uns podem se tornar bons esportistas, artistas famosos, outros podem perder peso, adquirir bens materiais. Mas, quantos são capazes de se tornar seres humanos melhores e viver sempre feliz e pacífico? Este é o desafio que você deveria aceitar. Ainda que muitos queiram nadar na frente, correr mais rápido e parecer melhor, aprenda a olhar para dentro se quiser, realmente conquistar a felicidade duradoura.


Combater o Bom Combate
(enviado por Moises Lopez)

”O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. Muitas vezes, em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustrados, mas é preciso continuar sonhando, senão nossa alma morre e o amor ágape não penetra nela (...)".

O bom combate é aquele que é travado porque o nosso coração pede (...).

O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor - na juventude - nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e então já não temos a mesma coragem para combater. Por causa disto, nos voltamos contra nós mesmos, e passamos a ser nosso pior inimigo. Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar, ou fruto de nosso desconhecimento das realidades da vida.
Matamos nossos sonhos porque temos medo de combater o Bom Combate.

O primeiro sintoma que estamos matamos nossos sonhos é falta de tempo (...)

O segundo sintoma da morte de nossos sonhos são nossas certezas. Simplesmente por não vermos a vida como uma grande aventura a ser vivida (...) e passamos a pedir pouco da nossa existência.

Finalmente, o terceiro sintoma da morte de nossos sonhos é a Paz. A vida passa ser uma tarde de domingo eterna, sem nos pedir grandes coisas, e sem exigir mais do que queremos dar.Achamos então que estamos maduros, deixamos de lado as fantasias da infância, e conseguimos nossa realização pessoas e profissional (...).

Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz (...) temos um período de tranqüilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós, e infestar todo ambiente em que vivemos. Começamos a nos tornar cruéis com aqueles que nos cercam, e finalmente passamos a dirigir essa crueldade a nós mesmos. Surgem as doenças e as psicoses.

O que queríamos evitar no combate da vida - a decepção e a derrota - passa a ser o único legado de nossa covardia. E um belo dia, os sonhos mortos e apodrecidos tornam o ar difícil de respirar e passamos a desejar a morte, a morte que nos livrasse de nossas certezas, de nossas ocupações e daquela terrível paz das tardes de domingo".


Estranho e confuso?
(colaboração de Dilene Lopes Barbosa)

"Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto dela, e sempre lhe perguntava o que estava fazendo. Ela respondia que estava bordando. Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta.

Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
- "Mãe, o que a senhora está fazendo?"
Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso.

Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:
- "Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição".

Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo:
- "Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros?"
- "Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados?"
- "Por que estavam cheios de pontas e nós?"
- "Por que não tinham ainda uma forma definida?"
- "Por que demorava tanto para fazer aquilo?"

Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou: "Filho, venha aqui e sente em meu colo." Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa! Então minha mãe me disse: "Filho, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo.

- "Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: "Pai, o que estás fazendo?"
Ele parece responder: "Estou bordando a sua vida, filho."
E eu continuo perguntando:
- "Mas está tudo tão confuso,Pai... tudo em desordem. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros. Por que não são mais brilhantes?"
O Pai parece me dizer: "Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, com o estudo da Bíblia, descontraia-se, confie em Mim... e Eu farei o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo e então vai ver o plano da sua vida da minha posição".

Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando.


Atire a primeira flor
(enviado por Silvia B. Acosta - São Paulo/SP)

Quando tudo parece caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo.
Se tudo parece escuro, se nada puder ser visto, acenda a primeira luz.
Traga para a treva você, primeiro, a pequena lâmpada.

Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso. Não na forma de lábios sorridentes,
mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem.
Parta você em busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.

Quando ninguém souber coisa alguma e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar.
Começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo.

Quando alguém estiver angustiado, a procura nem sabendo o que, observe o que se passa.
Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja.

Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la.
Quando a flor estiver murcha, seja o primeiro a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor.

Se sua porta estiver fechada, de você venha a primeira chave.
Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira
seja a primeira proteção e o primeiro abrigo.
Se o pão for apenas massa e não estiver assado,
seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.

De
acusadores o mundo está cheio.
Nem, por outro lado, aplauda o erro.
Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu.
Dê sua atenção primeiro para mostrar o caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que é a compreensão edificada que o
Possibilita, e que o entendimento reconstrói
Toda escada tem um degrau para baixo ou para o alto.
Toda estrada tem um primeiro passo, para frente ou para trás.
Toda vida tem um primeiro gosto de existência
ou de morte.

Atire você, com ternura e vontade de entender,
quando tudo for pedra, A PRIMEIRA E DECISIVA FLOR...

(texto de Gláucia Daibert)


O dia de Hoje
(enviado por José Carolino de Campos)

A coisa mais importante que você possui, é o dia de hoje.
O dia de hoje, mesmo que esteja espremido entre o ontem e o amanhã, deve merecer sua total prioridade.

Só hoje você pode ser feliz; o amanhã ainda não chegou e já é muito tarde para ser feliz ontem.
A grande maioria das dores é fruto dos restos de ontem ou dos medos do amanhã.
Viva o dia de hoje com sabedoria: decida como irá alimentar seus minutos, no seu trabalho, no seu descanso, e faça tudo o que for possível para que o dia de hoje seja seu, já que ele lhe foi dado tão generosamente.

Respeite-o de tal maneira que, quando for dormir, você possa dizer:
”HOJE EU FUI CAPAZ DE VIVER E DE AMAR!!!”

· A cenoura, o ovo e o café
(colaboração de Luciana Ramos Men)

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.

Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela.

Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara. Virando-se para ela, perguntou:
- Querida, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.

Ela perguntou humildemente:
- O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.
Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.
O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

- Qual deles é você? - ele perguntou à sua filha.
Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?
Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?


As sete maravilhas
(enviado por Maralise C. Lima Muniz)

Pedimos a um grupo de estudantes que escrevessem uma lista do que eles pensavam ser « As sete maravilhas do Mundo » dos nossos dias.
Houve algumas diferenças mas seguem, os que tiveram o maior nº de votos:

1.As grandes pirâmides do Egipto
2.O Taj Mahal
3.O Grande Canyon
4.O Canal de Panama
5.O Empire State Building
6.A Basilica St-Pierre
7.A Grande Muralha da China

Enquanto se contavam os votos, a explicadora nota que um estudante ainda não tinha entregue o seu papel

Então ela pergunta ao jovem se estava a ter dificuldades em fazer a sua lista. Ele respondeu, « sim, um pouco. É dificil de escolher porque existem tantas! »

A explicadora diz-lhe, « Diz o que tu já escreveste e talvez te possa ajudar ».

O jovem hesitou mas depois disse:
« Eu penso que as Sete Maravilhas do Mundo são: »

1. Ver
2. Ouvir
3. Tocar
4. Provar
5. Sentir
6. Rir
7. e Amar

Toda a turma ficou em silêncio absoluto. Estas coisas são de tal maneira simples e corriqueiras que nos esquecemos até que ponto são maravilhosas!


Coluna vertebral

Dor nas costas é uma praga moderna. Na correria do dia a dia, nem sempre prestamos atenção à nossa postura, nem no tanto que maltratamos a nossa coluna. Aí vem o inevitável: a dor.
Confira algumas dicas para cuidar melhor da sua coluna e conseqüentemente do seu bem-estar

- Ao andar, fique com a cabeça erguida e mantenha o olhar na horizontal, com os ombros para trás, pois a projeção dos ombros para frente pode ocasionar retração dos músculos peitorais e influenciar na respiração: e mais: caminhar com a cabeça baixa pode levar a uma cifose (coluna curvada).
- Em dia de compras, quando você provavelmente vai andar um bocado, as mulheres devem dispensar o salto alto e os calçados de bico fino.
- Tire o peso dos ombros e alterne a posição da bolsa, pois carregar a bolsa sempre de um mesmo lado pode resultar em escoliose (desvios laterais da coluna).
- Distribua o peso do corpo sobre os dois pés quando estiver em pé a fim de evitar diferença na altura do quadril.
- Evite permanecer sentado sem apoio para as costas por tempo prolongado.
- Evite levantar e carregar pesos (calcule que o objeto pese até 10% do seu peso).
- Durma de preferência de lado com um travesseiro entre os joelhos. Dormir de bruços não é a opção recomendada.
- O colchão e o travesseiro devem ser adequados para você. O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, deixando assim a coluna vertebral alinhada.
Essas são coisas simples que, se adotadas no seu dia a dia, vão melhorar – e muito – seus problemas de coluna.

(texto de Érika Kury - Portal Bem Star)


Falhas
(enviado por Alaor Koraicho)

Uma das coisas que fascina em San Francisco é ela estar localizada sobre a falha de San Andreas, que é um desnível no terreno da região que provoca pequenos abalos sísmicos de vez em quando e grandes terremotos de tempos em tempos.
Você
está mui faceiro caminhando pela cidade, apreciando a arquitetura vitoriana, a baía, a Golden Gate, e de uma hora para outra pode perder o chão, ver tudo sair do lugar, ficar tontinho, tontinho.

É pouco provável que vá acontecer justo quando você estiver lá, mas existe a possibilidade, e isso amedronta mas ao mesmo tempo excita, vai dizer que não?
Assim são também as pessoas interessantes: têm falhas.
Pessoas perfeitas são como Viena, uma cidade linda, limpa, sem fraturas geológicas, onde tudo funciona e você quase morre de tédio. Pessoas, como cidades, não precisam ser excessivamente bonitas.

É fundamental que tenham sinais de expressão no rosto, um nariz com personalidade, um vinco na testa que as caracterize.
Pessoas, como cidades, precisam ser limpas mas não a ponto de não possuírem máculas.
É preciso suar na hora do cansaço, é preciso ter um cheiro próprio, uma camiseta velha pra dormir, um jeans quase transparente de tanto que foi usado, um batom que escapou dos lábios depois de um beijo, um rímel que borrou um pouquinho quando você chorou.

Pessoas, como cidades, têm que funcionar, mas não podem ser previsíveis. De vez em quando, sem abusar muito da licença, devem ser insensatas, ligeiramente passionais, demonstrarem um certo desatino, ir contra alguns prognósticos, cometer erros de julgamento e pedir desculpas depois, pedir desculpas sempre, pra poder ter crédito e errar outra vez.
Pessoas, como cidades, devem dar vontade de visitar, devem satisfazer nossa necessidade de viver momentos sublimes,
devem ser calorosas, ser generosas e abrir suas portas, devem nos fazer querer voltar, porém não devem nos deixar 100% seguros... Nunca!! Uma pequena dose de apreensão e cuidado devem provocar.

Nunca devem deixar os outros esquecerem que pessoas,assim como cidades,têm rachaduras internas e podem surpreender.
Falhas. Agradeça as suas, que é o que humaniza você, e nos fascina.

Deus
Deus pode estar sempre com você. Mas, para sentir sua companhia o tempo todo você precisa criar um tipo de relacionamento diferente, a cada situação. Você pode experimentar sua presença na classe de aula como o seu professor; na caminhada matinal, como o seu grande amigo, e assim por diante. Por isso, antes mesmo de pensar que você está só, Ele preenche o seu coração e se transforma em seu grande e inseparável companheiro. E não esqueça: o amor que você tem por Deus é que te dá o poder para amar a todos, sem distinção.

A recompensa do pensamento são os resultados

Se há alguma coisa que você não quer na vida, pare de se preocupar com ela e para de falar nela! É a energia que você investe que a mantém viva. Retire essa energia, e o problema desaparecerá. A briga é o exemplo perfeito: se seu marido voltar para casa procurando briga e você se recusar a discutir, o que acontecerá? Só restará a ele brigar consigo mesmo!

Sempre que você estiver preocupado, constrangido ou simplesmente pensando em alguma coisa, as outras pessoas continuarão falando nela. Quando a gente de fato abre mão de uma coisa emocionalmente, ela se evapora. Isso leva a outro princípio: quando largamos uma coisa, ela nos larga. Ou seja: enquanto você estiver se defendendo, as pessoas o atacarão. Por que? Porque nós só nos defendemos quando estamos inseguros quanto a nossa situação. Verdade!

Quer um exemplo? Digamos que você seja objeto de fofocas no escritório. Se começar a fazer declarações públicas afirmando a sua inocência, só estará botando lenha na fogueira. Basta não fazer caso para que tudo passe. Não estou dizendo que você não deva se defender. Não. O que quero dizer é que enquanto protestamos e sofremos, enquanto estivermos saltando de um lado para outro, manteremos o problema vivo. Eu me lembro de ter visto passeatas de protestos nos anos 60. Perguntei ao meu pai: “Por que eles se espancam assim?”. E ele respondeu: “Porque querem a paz!”. A gente não combate a guerra com guerra. Concentra-se na paz.

Em poucas palavras: se você transformar a vida numa campanha contra o que quer que seja, as coisas que combate se expandirão. Decida do que você está a favor.

(texto de Andrew Matthews no livro "Siga seu coração")

O retorno de um desejo
(enviado por Frederico Casatle de Moura)

Ele quase não viu a senhora com o carro parado no acostamento.
Chovia forte e já era noite. Mas percebeu que ela precisava de ajuda.
Assim parou seu carro e se aproximou.

O carro dela cheirava a tinta, de tão novinho. Ele iria aprontar alguma?
Ele não parecia seguro, parecia pobre e faminto.
Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse:
- Eu estou aqui para ajudar madame, não se preocupe. Por que não espera no carro onde está quentinho?
A propósito, meu nome é Eduardo.

Bem, tudo que ela tinha era um pneu furado, mas para uma senhora de idade avançada era ruim o bastante. Eduardo abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele já estava trocando o pneu.
Mas ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.

Enquanto apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele.
Contou que era de São Paulo e que só estava de passagem por ali e que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.
Eduardo apenas sorriu enquanto se levantava... Ela perguntou quanto lhe devia.
Qualquer quantia teria sido muito pouco para ela. Já tinha imaginado todos as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Eduardo não tivesse parado e ajudado.

Eduardo não pensava em dinheiro, aquilo não era um trabalho para ele.
Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade e Deus já lhe havia ajudado bastante. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo.
E respondeu:
- Se realmente quiser me pagar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisar.

E acrescentou:
- E lembre-se de mim.
Esperou até que ela saísse com o carro e também se foi. Tinha sido um dia frio e deprimente, mas ele se sentia bem, indo para casa, desaparecendo no crepúsculo. Algum quilômetro abaixo, a senhora parou seu carro num pequeno restaurante.

Entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante muito simples, e tudo ali era estranho para ela. A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso, um sorriso que mesmo os pés doendo por um dia inteiro de trabalho não pode apagar.

A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem a sua atitude.
A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco, podia tratar tão bem a um estranho. Então lembrou-se de Eduardo.

Depois que terminou a sua refeição, e enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem reais, a senhora se retirou. Já tinha partido quando a garçonete voltou.
A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de R$100,00.
O bilhete emocionou a garçonete: E dizia:
- “Você não me deve nada, eu já tenho o bastante. Alguém me ajudou hoje e da mesma forma estou lhe ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar por este dinheiro, não deixe este círculo de amor terminar com você, ajude alguém.

Bem, havia mesas para limpar, açucareiros para encher, e pessoas para servir, e a garçonete voltou ao trabalho.

Aquela noite, quando foi para casa cansada e deitou-se na cama, seu marido já estava dormindo e ela ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixou escrito. Como pôde aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto? Com o bebê que estava para nascer no próximo mês, como estava difícil!
Ficou pensando na bênção que havia recebido, deu um grande sorriso, agradeceu a Deus e virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou:
- Tudo ficará bem; Eu Te Amo... Eduardo!

· Teste das cinco perguntas
(colaboração de Alan Pereira)

Responda ao teste abaixo:

Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo.
Cite o nome dos cinco últimos ganhadores do prêmio Nobel.
Agora diga o nome das cinco últimas miss universo.
Dê agora o nome de dez 0ganhadores de medalha de ouro nas Olimpíadas. Para
terminar, os últimos doze ganhadores do Oscar.

Lembrou de algum? Difícil não?

E olha que são pessoas famosas, não são anônimas, não! Mas o aplauso morre,
prêmios envelhecem e os grandes acontecimentos são esquecidos.

Agora tente este outro:

Escreva o nome dos professores que você mais gostava.
Lembre de três amigos que ajudaram você em momentos difíceis.
Fale sobre cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa valiosa.
Pense nas pessoas que fizeram você se sentir amado(a) e especial.
Recorde cinco pessoas com quem você gosta de estar.
Mais fácil este teste, certo? Sabe por quê?
"As pessoas que fazem diferença na sua vida não são as que têm mais
credenciais, dinheiro ou prêmios. São as que realmente se importam com
você!"

Você até pode ser uma pessoa anônima para o mundo, mas é especial para os
amigos! Por isso, compartilhe com todos este teste e demonstre o quanto eles são especiais.

>>>>Prece de Santa Teresa

>>>>

>>>>Que hoje haja paz interior. Que você confie no seu mais alto

>>>>poder,

>>>>você está exatamente aonde você deve estar.

>>>>Que você não se

>>>>esqueça

>>>>das infinitas possibilidades

>>>>que nascem da fé. Que você use os dons

>>>>que você recebeu e

>>>>transmita aos outros todo o amor que foi dado a

>>>>você. Que você se

>>>>alegre de saber que é filho de Deus. Deixe que Sua

>>>>presença

>>>>penetre seus ossos e dê à

>>>>sua alma a liberdade de cantar,

>>>>dançar, elogiar e amar. Ela está à

>>>>disposição de cada um de vocês.

>Os amigos

São tão amigos, que voltam.
São tão fraternos, que se unem.
São tão simples, que cativam.
São tão desprendidos, que doam.
São tão dignos, que amam, compreendem e perdoam.

Os amigos
São tão necessários, que sempre se fazem presentes.
São tão grandes, que se distinguem.
São tão dedicados, que edificam.
São tão preciosos, que se conservam.
São tão irmãos, que partilham.
São tão sábios, que ouvem, iluminam e calam.

Os amigos
São tão raros, que se consagram.
São tão frágeis, que fortalecem.
São tão importantes, que não se esquecem.
São tão fortes, que protegem.
São tão presentes, que participam.
São tão sagrados, que se perenizam.
São tão santos, que rezam.
São tão solidários, que esquecem de si mesmos.
São tão felizes, que fazem a festa.

Os amigos
São tão responsáveis, que vivem na verdade.
São tão livres, que crêem.
São tão fiéis, que esperam.
São tão unidos, que prosperam.
São tão amigos, que doam a vida.
São tão amigos, que se ETERNIZAM...
>>>

(amenidades...) Responda com sinceridade!



01. Você já tomou Q-Suco?
02. Você bebia Grapette?
03. Sua primeira bebida alcoólica foi Cuba Libre?
04. Já comeu goiabada cascão?
05. Você tomou leite que vinha em garrafa de vidro com tampinha de alumínio?
06. Já tomou Cibalena?
07. Tomou Biotônico Fontoura?
08. Você cuidou de suas espinhas adolescentes com pomada Minâncora?
09. Sua mãe usava Violeta Genciana para cuidar de seus machucados?
10. Seu pai usava aparelho de Gillete com lâminas removíveis?
11. Sua mãe tinha secador de cabelos com touca?
12. Sua mãe usava Leite de Colônia?
13. Você jogava bibloquê?
14. Usava tampinha de guaraná para fazer distintivo de polícia?
15. Soltava bombinha de quinhentos em época de festa junina?
16. Você andou de carrinho de rolimã?
17. Brincou de queimada?
18. Você lembra quando o Ronnie Von jogava a franjinha de lado cantando Meu Bem?
19. Você assistia Perdidos no Espaço?
20. Você sabia de cor a música de Bat Masterson?
21. Sabe quem foi Phantomas?
22. Quem foi Ted Boy Marino?
23. Você assistia ao Repórter Esso?
24. Assistia ao Toppo Giggio?
25. Assistia Vila Sésamo?
26. Você sabe quem foi Jonhnny Weissmuller?
27. Assistiu ao Vigilante Rodoviário?
28. Sabe quem foi Odorico Paraguassu?
29. Você se lembra o que era compacto simples e o que era um compacto duplo?
30. Você já teve um Bamba ?
31. Você se lembra do Vulcabrás 752?
32. Você usava japona?
33. Quando estudava os graus eram: primário, admissão, ginásio e científico?
34. Você chamava revista em quadrinhos de gibi?
35. Sua mãe tinha caderneta no armazém?
36. Usou bomba de flit?
37. Já andou de Simca Chambord?
38. Conheceu o Aero Willys?

39. E o Kharman Guia? (que saudade!!!)
40. Já andou de Vemaguete?
41. Já usou gasolina azul no seu carro?
42. Sua mãe usava cera Parquetina?
43. Você se lembra do sabão em pó Rinso?
44. Da televisão com seletor de canais rotativo?
45. Sua mãe usava bombinha de laquê de plástico?
46- Ela chegou a usar meia com risca atrás?
47- E anágua?
Se você respondeu SIM para pelo menos 30% das questões, está confirmado seu DNA.

DNA: Data de Nascimento Avançada.

Não jogue sujo !!!

Você deve ter respondido SIM a pelo menos 99% das perguntas ...

Então você não tem problema de DNA...

Você teve o privilégio de ter vivido tempos maravilhosos!!!

· Pensamentos
Quando há poucos pensamentos na mente podemos experimentar a paz. Porém, temos o hábito de deixar os pensamentos correrem soltos e provocamos grande desperdício de energia. Tente mudar isso. Para enfrentar o momento atual, você precisa desenvolver o hábito de criar apenas pensamentos pacíficos e poderosos; ou seja, você deve descartar o que não interessa e incomoda, e permitir que apenas alguns bons pensamentos surjam em sua mente. Agindo assim, num momento de decisão, a atitude que você deve tomar chega à sua mente de modo silencioso e sutil.


Aproveite o dia e coloque qualidade de vida na sua rotina

Que tal adicionar na sua rotina um dia saudável em contato com a natureza? Nas horas vagas, deixe a preguiça de lado e vá viver um pouco em contato com a natureza. Ao invés de ficar horas à frente de um computador ou à frente de uma TV, por que não colocar uma roupa confortável, sair de casa e ir caminhar em algum parque, praça, área arborizada ou simplesmente em algum local agradável de seu bairro? Certamente, depois de espantar a preguiça e colocar esta idéia em prática, ficará fácil saber por que este comportamento ajudará você a ter uma vida mais saudável.

Em primeiro lugar, organizar um passeio ao ar livre fará com que você tenha contato com o sol. Quantas horas não passamos dentro de casa, de salas de aula ou escritórios sem nem saber direito como está o clima do lado de fora das janelas?

O nosso corpo foi feito para se beneficiar dos raios solares e extrair deles, entre outras coisas, humor, vitalidade, ânimo.
Por conta deste efeito benéfico do sol, geralmente quando saímos da inércia e decidimos dar uma olhadinha no que acontece lá fora, bate logo a sensação de que deveríamos ter tomado essa atitude há muito tempo. Estar em contato com a luz e o calor do sol recarrega nossas energias e nos renova.

Apenas alguns minutos de caminhada em um ambiente como o de um parque, onde a ofensiva paisagem de concreto das cidades grandes é apenas a coadjuvante, já é suficiente para diminuir a pesada carga do estresse cotidiano. Árvores, mata, lagos ajudam a tranqüilizar a mente e acabam sendo um verdadeiro convite à prática de atividades físicas. Está comprovado que o ambiente influencia muito a saúde humana e que procurar o contato com a natureza é uma tendência para quem quer se equilibrar.

Uma vez tendo escolhido o local, aproveite-o. Deixe os problemas para serem resolvidos em outro momento e, se possível, desligue até mesmo o telefone celular. Se estiver sozinho, faça do seu passeio uma oportunidade para levar um papo com você mesmo. Siga o seu ritmo, sem compromissos com horários rígidos. Um simples passeio no parque pode se transformar numa possibilidade especial de quebrar a rotina.

Mesmo se acompanhado, é importante manter a tranqüilidade, o humor e não cair nas armadilhas dos problemas corriqueiros. Isso significa prestar atenção para aproveitar apenas o momento. Práticas meditativas também são bem-vindas, bem como um simples piquenique.

Mais bem-vindos ainda são os exercícios físicos, não apenas pelo auxílio que prestam ao estado geral de saúde, como pelo bem-estar que propiciam. E não é necessário ser algo muito forçado ou que exija grande habilidade: um simples passeio de bicicleta ou uma caminhada já renovarão as suas energias.
Ainda resta alguma dúvida de que um belo passeio no parque é uma idéia para lá de saudável? E mais: uma idéia muito gostosa. Experimente, aproveite, divirta-se. Você merece essa novidade na sua rotina.

(Portal Equilibrium Consultoria em Nutrição & Bem-estar)


Fraquezas
(enviado por Clovis Camozzi)

“Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe.O pote rachado chegava apenas pela metade.

Foi assim por dois anos,diariamente.O carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser incapaz de realizar o que à ele havia sido designado a fazer.Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço:
-Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas.
-Por quê?Perguntou o homem.De que você está envergonhado?
-Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor.Por causa do meu defeito você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
-Quando retornarmos para a casa de meu senhor,quero que percebas as flores
ao longo do caminho.
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho,e isto lhe deu certo ânimo.

Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem.Disse o homem ao pote:
-Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado?Eu,ao conhecer o
seu defeito,tirei vantagem dele.Lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço,você as regava.Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor. Se você não fosse do jeito que é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa.

Cada um tem seus próprios e únicos defeitos. Nunca devemos ter medo dos nossos defeitos. Se os conhecermos, eles poderão causar beleza”

"Das nossas fraquezas, podemos tirar forças".


A vida
(enviado por Gilberto Tavares)

A vida são deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando
se vê, já são seis horas. Quando se vê, já é sexta-feira. Quando se vê, já terminou o ano. Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas...
Dessa forma, eu digo: “Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo. A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais".

(texto de Mário Quintana)


Beijos não são contratos
(enviado por Getulio Francisco)

“Depois da algum tempo você aprende a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanha é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quanto boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-las, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependera pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa – por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que a veremos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influências sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve compara com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é muito curto.
Aprende que não importa onde chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa se fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita pratica. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você vai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando esta com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te da o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você que ame, não significa que esse alguém não o ame com tudo o que pode, pois existem pessoa que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!”

A importância do "Não Sei"

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a
seguinte cena:

Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu,
somente algumas nuvens aqui e alí ... aí chega alguém que também não
tem nada para fazer e pergunta:

- Será que vai chover hoje???
- Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas:
- o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa".... então
a sua area é Marketing:
- o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não
estão pensando.
- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área
de Engenharia:
- o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o
universo em números.
- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos:
- uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de
outros fatos.
- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da
área de Contabilidade:
- o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos
próprios olhos.
- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um
guarda-chuvas":
- então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem
preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você
tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da
empresa.
De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei"
quando não sabe.

Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja
ela qual for, para qualquer situação.

Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e
pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de
tomar uma decisão.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais
difíceis de se aprender na vida corporativa.
Por quê? Eu sinceramente "não sei".

MAX GEHRINGER
Revista exame

· Paz
A raiva é uma força muito perturbadora, e provoca agressividade. Se você quiser, realmente, ficar livre da raiva deve manter a pureza no pensamento. A paz está em suas raízes, e para alcançá-la é preciso ir fundo nas profundezas de sua alma; parar de brigar consigo mesmo e com os outros e permanecer tão pacífico de modo que a raiva não possa aparecer. Esse não é um trabalho fácil e requer muita atenção, mas vale a pena porque a vibração que ele cria tem um longo alcance.


Oba, segunda-feira!

Não precisa chegar ao ponto de comemorar a hora de ir trabalhar... mas dá, sim, para encarar a jornada diária de uma forma mais prazerosa e satisfatória.
Por um lado, o labor é vital para a nossa sobrevivência - a sobrevivência da espécie humana.
"Não existiríamos sem o trabalho. Somos muito frágeis e vulneráveis para sobreviver sem ele", diz o filósofo Mario Sergio Cortella. De fato, é só olhar à sua volta para perceber que, se não fosse nossa "ação transformadora consciente" - como Cortella prefere descrever o trabalho - estaríamos condenados. Como viver sem roupas, alimentos, liquidificadores e celulares?

E não é só a necessidade que nos leva à labuta... Há um apelo existencial no serviço. É o que nos faz humanos, é o que nos distingue dos outros animais. Quem anda às turras com o próprio emprego pode achar essa definição exagerada. Pois algumas pesquisas de opinião vão além e sugerem que trabalhar alimenta o espírito e é um dos requisitos da felicidade. Segundo um longo e consistente estudo coordenado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, até quem perde um membro em um acidente acaba recuperando a alegria, mais cedo ou mais tarde. Os desempregados, não. Entre todos os itens pesquisados, apenas o desemprego parece diminuir realmente o nível de felicidade das pessoas. Traduzindo: seria impossível ser feliz sem pegar no pesado.

O lado bom é que ninguém fica desempregado para sempre. Um dia o desempregado arranja um trabalho, formal ou informal, bom ou ruim...
Mas vamos pegar um desempregado e dar a ele um empregão. Carteira assinada, benefícios, perspectiva de crescimento. O que acontece então? Ele passa a reclamar de ter que trabalhar. Pode ser só de vez em quando... Mas, que ele vai reclamar, ele vai. De novo, não há nada de estranho nisso. Não vá você se recriminar porque não está o tempo todo eufórico pelo que faz.

Mesmo quem tem empregos invejáveis deve experimentar dias em que adoraria faltar ao trabalho, embora custe pensar que o pesquisador francês Jacques Cousteau saísse de casa de cara feia para embarcar em seu navio de pesquisas e se aventurar pelos mares do mundo. Mas com certeza acontecia.
Além disso, faz pouco tempo que o mundo aboliu a escravidão oficial. Até pouco mais de um século, não faria o menor sentido falar tudo isso porque o trabalho era, historicamente, uma punição, um fardo. Que sempre coube aos escravos carregar. Na Grécia antiga, o trabalho manual era tão depreciado que a elite - entre eles muitos dos pensadores que hoje a gente lê e admira tanto - se negava a aprender a escrever. Quando um nobre precisava enviar uma carta, ele a ditava e um escravo a escrevia. Na Idade Média, na Europa, a escravidão deu lugar à servidão. O filho do camponês devia ser também camponês porque era esse destino que o senhor feudal e a vontade divina determinavam.

Tudo isso para dizer que faz muito pouco tempo que o trabalho ganhou essa conotação atual, de ser fonte de realização e de criatividade.
Bom, se desde que o mundo é mundo o trabalho tem um lado ruim, e se o lado ruim nem anda tão ruim, por que falar a respeito? Para salvar o lado bom, que está a perigo. Empenhados em amaciar a metade espinhosa da labuta e distanciar a humanidade das condições de escravidão do passado, acabamos esquecendo a essência do trabalho. E essa lembrança anda fazendo falta na lida diária.
Em sua essência, o trabalho é uma ferramenta com que transformamos o mundo para viver melhor. O matuto que capina o mato ao redor da casa para evitar os bichos e a dona-de-casa que faz a comida da família entendem isso. Mas como explicar a mesma coisa para um operador de fotocopiadora, que passa o dia apertando botões, virando páginas e vendo uma luz verde para lá e para cá? Como manter estimulado por 160 horas mensais, 2 000 horas anuais um sujeito que não vê sentido no que está fazendo?

Certo, ele recebe salário por isso e, com esse dinheiro, pode transformar seu mundo como quiser, pode até contratar uma cozinheira e um sujeito para capinar o quintal. Dê ao rapaz do xerox um bom salário e pronto.

Mas há algo sobre o dinheiro que é bom lembrar: ele não compra felicidade.
É preciso que o trabalho tenha sentido. E todo trabalho tem um, ou vários. Algumas pessoas o encontram na própria atividade que desempenham - como o balconista que adora lidar com o público, sente satisfação em ser gentil. Outras, na missão da empresa ou organização a que pertencem - tem gente que faz trabalhos burocráticos para entidades de proteção ambiental e se sente realizada.

Trabalhar de olho apenas no resultado, por mais satisfatório e altruísta que ele seja, não garante satisfação. O trabalho também tem que ser agradável agora, já. Sabe o sujeito que parece trabalhar brincando? É isso.
Uma característica fundamental da brincadeira é que ela é focada no processo, não no resultado. Tanto que, quando alguém quer ganhar de verdade um jogo que é de brincadeira, dizemos que ele "não soube brincar". A criança se deixa envolver pela brincadeira. Faz pela simples satisfação de fazer. Não brinca pensando em recompensas, bônus, promoções. Essa é uma dica preciosa...
Certo, você procurou um sentido no que faz, ficou atento às tarefas, mas não consegue evitar uma angústia quando ouve a música de encerramento do Fantástico, na noite de domingo... Talvez seja o caso de procurar outro trabalho. Em geral, somos meio resistentes a mudanças, mas também somos adaptáveis ao novo. Muita gente decola na carreira depois de mudar de função dentro da empresa, de emprego ou até mesmo de profissão. A pior possibilidade é a de não obter sucesso com a troca.

Mas talvez você simplesmente queira trabalhar menos, preocupar-se menos com a labuta, diminuir o espaço que o trabalho tem na sua vida. Se esse é o seu caso, você está longe de ser uma cigarra no formigueiro. Tem muita gente pensando como você. São pessoas que estão escolhendo a liberdade em vez da necessidade.
Para não precisar de algo, há dois caminhos. O primeiro é tentar satisfazer as necessidades. Mas a verdade é que esse caminho anda cada vez mais difícil, à medida que a sociedade de consumo inventa a cada minuto um produto, um remédio ou um serviço novo, que "você precisa ter para ser feliz".

No entanto, dá para viver com menos sem virar monge ou aborígene. É preciso aprender a abrir mão de alguns confortos e símbolos de poder. Ganhar menos, ter menos coisas, viajar menos. E viver mais, ser mais feliz. A escolha é de cada um.

(Rodrigo Vergara - Vida Simples – abril de 2005)


Organize seu tempo
(enviado por Priscila Burger)

1. Dedique tempo para trabalhar... É o preço do triunfo.
2. Dedique tempo para pensar... É a fonte do poder.
3. Dedique tempo para recrear... É o segredo da juventude.
4. Dedique tempo para ler... É a base do conhecimento.
5. Dedique tempo para adorar... É o caminho da reverência.
6. Dedique tempo para com os amigos... É o caminho da felicidade.
7. Dedique tempo para amar e ser amado... É o gérmen criador de endorfinas
(substância da alegria e bem estar).
8. Dedique tempo para sonhar... Eleva a alma às estrelas.
9. Dedique tempo para rir... Alivia as tensões da vida.
10. Dedique tempo para planejar... É o segredo de como encontrar tempo para as nove coisas anteriores.

(autor desconhecido)


Se eu morrer antes de você...
(enviado por Alaor Bartolomei)

Se eu morrer antes de você...
Faça-me um favor: Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei
ser bom e amigo.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
- "Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!". Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que
aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas?
Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu...
Ser seu amigo... já é um pedaço dele...

(texto psicografado por Chico Xavier e que está no livro: "Parnaso de Além-Tumulo")

A grande ambição (Osho)
(enviado por Jucilene Braga - São Paulo)

Todo ser humano é amor em sugestão, daí a aflição, a angústia. A semente não pode ficar satisfeita em ser uma semente. Ela deseja se tornar uma árvore, deseja brincar com os ventos, deseja se erguer ao céu - ela é ambiciosa! Cada ser humano nasce com uma grande ambição, a ambição de florecer em amor, de desabrochar em amor. Assim, percebo cada ser humano como uma grande possibilidade, como uma potencialidade, como uma promessa. Algo que não aconteceu ainda precisa acontecer, e, a menos que aconteça, não poderá haver satisfação nem paz; haverá agonia, sofrimento e aflição. Somente quando uma pessoa chegou a um florescimento no qual sente que agora está realizada - agora ela se tornou aquilo para que nasceu, agora ela atingiu seu destino, agora nada mais ficou por fazer -, somente quando a ambição desapareceu completamente porque foi preenchida, somente então a pessoa está na bem-aventurança, e nunca antes disso.



Amor no Coração
(enviado por Cida Espurdari)

Um mestre muito sábio foi chamado a explicar por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?

Ele simplesmente sorriu e contou uma história.
Era uma vez um sujeito que viveu em harmonia e em paz toda a sua vida.
Quando morreu, todo mundo falou que iria direto para o céu, direto para o paraíso.
Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.
Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. O anjo que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, lhe mostrou o caminho do inferno.
E no inferno, você sabe como é... Ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e foi ficando.

Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do paraíso para tomar satisfações com São Pedro:
- Você me aprontou uma! Nunca imaginei que fosse capaz de uma baixaria como essa. Isso que você está fazendo é puro terrorismo!
Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. Lúcifer, transtornado, desabafou:
- Você mandou um sujeito para o inferno e ele está fazendo a maior bagunça lá. Estragando o ambiente. Ele chegou cumprimentando, escutando as pessoas, olhando nos olhos, conversando com elas.
Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando... o inferno está insuportável, virou um verdadeiro paraíso!
E fez um apelo:
- Pedro, por favor, tira rápido aquele sujeito de lá! Traga de volta para cá rápido!

Quando o mestre terminou de contar esta história, olhou e disse:
- O segredo, meu filho, é viver com amor no coração... não ficar atirando pedras em todo mundo.
Assim se, por engano, você for parar no inferno, o próprio demônio lhe trará de volta ao paraíso!

Ou seja, coloque as pedras que você tem na mão no chão e calma, tá?



Auto-estima lá em cima!

Uma vida saudável depende também de como você está se sentindo, portanto, invista em sua auto-estima!

Você vive se depreciando, acredita que não é tão bom quanto deveria e sempre acha os outros mais bacanas, interessantes, descolados? Se a resposta for positiva, sua auto-estima não anda lá essas coisas.
Antes de colocar na balança somente os seus defeitos e achar que não tem nada de bom a oferecer, siga a sugestão da psicóloga Anette Lewin: faça uma lista com tudo que você tem de legal.
"Quando o jovem olha para si e se enxerga como realmente é, fica mais fácil compreender que todo mundo tem um lado bom e outro ruim. Assim é mais fácil aproveitar o primeiro e mostrá-lo aos amigos, se é que eles ainda não descobriram", diz ela.

Um dos motivos que freqüentemente afetam as pessoas é a aparência física. Quem elas não se encaixam nos padrões determinados, muitas vezes se sentem incomodadas e chateadas. Mas você já parou para pensar que ser diferente é bom?
Então, repare que os seus olhos combinam com o seu rosto, que todo mundo admira seu sorriso. Vale a pena se olhar, buscar o que há de especial em você e destacar essas qualidades.

Outro motivo para a frustração são os sonhos que, às vezes, demoram em se concretizar. É super comum as pessoas sonharem demais e, quando algo dá errado, não se conformarem. Aí, adeus auto-estima.
Se você não quiser cair nessa armadilha, esteja preparado e lembre-se que frustrações fazem parte da vida. Se alguma coisa não deu certo, tudo bem ficar chateado durante um tempo, mas é importante partir para outro projeto...

A auto-estima depende de conhecimento e aceitação de si. Quem a perdeu, pode reconquistá-la e até quem nunca teve pode ganhá-la. Nem sempre é um processo fácil diante das frustrações, dos desafios e da instabilidade da vida, mas quem melhor que você para dar um chega-pra-lá na sua baixa auto-estima?

Vale a pena tentar, pois a vida fica mais leve e tranqüila quando se confia em si mesmo. E diante de um problemão, é sempre mais fácil enfrentá-lo e vencê-lo quando nos sentimos capazes e confiamos em nós.

(Portal Nestlé)



Abra-se
(enviado por Alaor Koraicho)

Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá.
Admire a lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a terra.
Curta o sol, se deixe acariciar por ele, mas lembre-se que o seu calor é para todos.
Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu.
Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde.
Não apare a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o seu.
As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces.
O sorriso! Esse você deve segurar, não deixe-o ir embora, agarre-o!
Quem você ama guarde dentro de um porta jóias, tranque, perca a chave! É a maior jóia que você possui, a mais valiosa.

Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, se o milênio é outro, se a idade aumenta; conserve a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela.
Abra todas as janelas que encontrar e as portas também.
Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho.
Alimente sua alma com amor, cure suas feridas com carinho.
Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas.
Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for.
Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso.
Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam.

Olhe para o lado, alguém precisa de você.
Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.
Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os.
Agonize de dor por um amigo, e só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também.
Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura.
Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente!
Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a! Se perder um amor, não se perca se achá-lo, segure-o! Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada.

O Carvão de Antônio de Pádua
(colaboração de Renata da Silva Domingues - Belo Horizonte/MG)

Um menino vivia dizendo a respeito de um colega:
- Desejo tudo de ruim para ele. Quero matar esse cara!
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente de meus amigos. Não aceito isso.Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.
O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo, Juca, e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra.

O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho, como está se sentido agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto! Só se consegui enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então, lhe diz com ternura:
- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você.
O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras.
Cuidado
com suas palavras; elas se transformam em ações.
Cuidado
com suas ações; elas se transformam em hábitos.
Cuidado
com seus hábitos; eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter; ele controla o seu destino.



Vencedores e perdedores

Quando se fala em vencedor, logo vem a imagem de alguém muito competitivo, sem ética e, invariavelmente, solitário.
Na verdade, vencedor é a pessoa que consegue atingir seus objetivos. Mais do que vencer os outros, ela vence suas próprias fraquezas, inseguranças e inabilidade.

O vencedor sabe que a derrota é uma possibilidade e se prepara adequadamente para que ela não aconteça. Apesar disso, concentra sua atenção em alcançar suas metas, e não evitar derrotas. A postura diante da derrota é um dos principais aspectos que diferenciam um vencedor de um perdedor.

Perante a derrota, o perdedor tem duas atitudes: o menosprezo e o pessimismo. Ele dá pouca importância ao adversário e não tem consciência de suas limitações. Por isso, freqüentemente é pego de surpresa. Outra atitude: o pessimismo; nesse caso ele acredita que nasceu marcado e entra na disputa já preparando uma desculpa para a derrota.

Já o vencedor sabe que não conseguir algo faz parte das possibilidades da vida. E, ao invés de ficar se torturando e se culpando, procura refletir sobre sua conduta para aprender a crescer. O vencedor tem um prazer constante em aprimorar-se!

(texto de Roberto Shinyashiki extraído do livro "Sem Medo de Vencer")

SAÚDE: A abstenção do álcool é benéfica ao cérebro. Pesquisas comprovam que o cérebro é muito suscetível a lesões provocadas por álcool. Entretanto, estudos e pesquisas sérias indicam que áreas do cérebro podem recuperar-se após cerca de 2 anos de abstinência. Isto pode sugerir que alcoólatras em recuperação podem, pelo menos parcialmente, reverter alguns dos danos no tecido cerebral se conseguirem ficar longe da bebida

Uma Visão de Planejamento
(enviado por Adriana Aparecida Batista Medeiros)

Era uma vez, um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que ao ser tocada enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar. Desse modo, o caçador teria facilitado a sua ação. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana, convidando dois outros amigos caçadores para a África.

Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, curiosamente, o tigre, que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado a queima roupa.

Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, de agressivo, ficou manso e dançou. Os caçadores não hesitaram e o mataram com vários tiros. E foi assim flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando.

Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto. A flauta soou, mas o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava, o caçador foi devorado.

Dois macacos, em cima de uma arvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria:
- Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho...

Moral da História:
. Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo; um dia podem não dar;
. Tenha sempre um plano de contingência;
. Prepare alternativa para as situações imprevistas;
. Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se;
. Esteja atento as mudanças e não espere as dificuldades para agir.

e...

“Cuidado com o Leão Surdo”



Trabalho é prazer

Você conhece alguma pessoa que alcançou grande sucesso, fazendo o que odeia? Pois então; uma das chaves do sucesso é fazer um casamento bem sucedido entre o que se faz e o que se gosta.

Mark Twain costumava dizer: “O segredo do sucesso é fazer de sua vocação sua distração”. E é exatamente isso o que pessoas bem sucedidas parecem fazer. Hoje em dia é comum ouvirmos sobre maníacos por trabalho; para alguns, inclusive, o trabalho se transformou em obsessão, o que é bem pouco saudável. Essas pessoas parecem não conhecer nenhum prazer fora de seu trabalho e chegam ao ponto de não poderem fazer mais nada.

Se você quer aliar trabalho e prazer, trace seu caminho em direção ao que procura; encontre meios criativos para realizar as suas tarefas, faça-as cada vez melhor – isso o ajudará a chegar onde você deseja. Agora se você decidir que trabalho é apenas uma maneira de ter seu pagamento no fim do mês, é bem provável que você vai continuar fazendo algo enfadonho e nunca será nada mais do que é até hoje.

Não há trabalhos sem alternativas; o que há são pessoas que perderam o senso de possibilidade, pessoas que decidiram não assumir responsabilidades, pessoas que decidiram acreditar no fracasso.

Não que você deva se tornar um maníaco por trabalho; nem que deva fazer seu mundo girar em torno do que você faz. Você deve apenas enriquecer o seu mundo profissional se levar para o seu trabalho a mesma curiosidade e vitalidade que utiliza em seu lazer.


(texto de Anthony Robbins, do livro “Poder sem limites”)

· Tolerância
Um verdadeiro líder é tolerante. Tolerância significa força e poder interior; é a capacidade de trabalhar em situações difíceis, de muita demanda, turbulência e alta pressão. A tolerância se desenvolve através do amor. Quando há amor, o líder fortalece as pessoas e elas se tornam disponíveis para ele. O verdadeiro líder sabe que todos estão no mesmo barco e que, juntos, conseguirão atravessar a correnteza.

(Toque Brahma Kumaris)


Expressão verbal das emoções

Diferentemente dos animais, nós dispomos de uma forma de expressar o que vai na nossa alma: as palavras. É óbvio que, sendo a emoção um fenômeno com importante componente corporal, as palavras por si só não bastam para comunicá-las. Mas certamente são auxiliares valiosos. Mas, infelizmente, somos condicionados, desde cedo, a não falar sobre o que sentimos, principalmente se esse sentimento for percebido como algo que nos inferioriza.

Tudo pode estar minado por dentro, mas deve-se fazer todo o esforço do mundo para se exibir uma fachada de normalidade. Confessar medos e fraquezas é visto como perigoso para o prestígio pessoas e pode parecer um sinal de insegurança. Paradoxalmente, são justamente as pessoas mais seguras e confiantes que têm menor receio de confessar seus temores e falhas.

Uma das mais antigas descobertas da humanidade indica que o ato de confessar o que sentimos é bom para o corpo e para a alma. A tristeza compartilhada, a dor revelada, diminui as tensões geradas pela angústia e pelas perdas... Mas, a importância e o benefício de falar sobre os sentimentos não se restringe apenas à dor. É necessário também externar e compartilhar as coisas boas... Enfim, a questão é que a repressão das emoções – e de sua expressão verbal – não pode ser seletiva; deve-se “por para fora” todos os sentimentos; falar o que realmente sentem, reagir, sentir e externar afeto ou mágoa... Se a emoção não se libera, agarra-se aos órgão perturbando seu funcionamento. O desgosto que se pode exprimir por gemidos e lágrimas é rapidamente esquecido; já o sofrimento mudo remói incessantemente o coração e termina por abatê-lo.

(texto de Dr. Marco Aurélio Dias da Silva, no livro “Quem ama não adoece”)


Receita de Jovialidade
(colaboração de Reynaldo Ferreira)

Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência.
Isso inclui idade, peso e altura.

Deixe o médico se preocupar com eles.
Para isso ele é pago.

Freqüente, de preferência, seus amigos alegres.
Os de "baixo astral" puxam você para baixo

Continue aprendendo...
Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa.
Não deixe seu cérebro desocupado.
Uma mente sem uso é a oficina do diabo.

Curta coisas simples.
Ria muito e, muito e alto.
Ria até perder o fôlego.
Lágrimas acontecem.
Agüente, sofra e siga em frente.

A
única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo.
Esteja vivo, enquanto você viver!
Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta:
família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for.
Seu lar é o seu refúgio.

Aproveite sua saúde.
Se for boa, preserve-a.
Se está instável, melhore-a.
Se está abaixo desse nível, peça ajuda.

Não faça viagens de remorso.
Faça uma viagem ao Shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.

Diga a quem você ama, que você realmente os ama, em todas as
oportunidades.
E lembre-se sempre que:
A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou,
mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego:
de tanto rir...
de surpresa...
de êxtase...
de felicidade..."

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela,
mas há também aquelas que fazem de uma
simples mancha amarela o próprio sol".

A sogra
(colaboração de Silvana Marques - São Paulo - SP)

Há muito tempo, uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra. Em um tempo muito curto, Lili descobriu que não ia se dar bem com a sua sogra.

Elas possuíam personalidades muito diferentes e Lili foi se enfurecendo com os hábitos de sua sogra. Além disso, ela criticava Lili constantemente. Dias e meses se passaram e elas nunca deixaram de discutir e brigar.
Mas o que fez a situação até piorar era que, de acordo com antiga tradição chinesa, Lili tinha que se curvar à sogra e a obedecer em todo desejo.

Toda a raiva e infelicidade dentro da casa estavam causando ao pobre marido um grande stress.

Finalmente, Lili não agüentando mais decidiu tomar uma atitude: foi ver o bom amigo de seu pai, o Sr Huang que vendia ervas. Ela contou a situação e pediu que ele lhe desse algum veneno de forma que ela poderia resolver o problema de uma vez por todas.

Sr. Huang pensou por algum tempo e finalmente disse:
- Lili, eu te ajudarei a resolver seu problema, mas você tem que me escutar e obedecer todas as instruções que lhe der. E Lili concordou em fazer tudo o que o pai disesse.

Sr. Huang entrou no quarto dos fundos; voltou em alguns minutos com um pacote de ervas e falou:
- Você não pode usar de uma só vez para se libertar de sua sogra, porque isso causaria suspeitas. Então, eu lhe dou várias ervas que vão lentamente envenenar sua sogra. A cada dois dias prepare alguma carne, de porco ou galinha e ponha um pouco destas ervas no prato dela. Agora, para ter certeza que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável com ela. Não discuta com ela, obedeça-a em tudo e a trate como se fosse uma rainha.

Lili ficou muito contente. Agradeceu o Sr. Huang e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra.

Semanas passaram... meses passaram, e a cada dois dias Lili servia a comida especialmente tratada à sua sogra e lembrava do que Sr. Huang tinha dito sobre evitar suspeita. Assim ela controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra, e a tratou como se fosse sua própria mãe.

Depois de seis meses, a casa inteira tinha mudado. Lili tinha controlado tanto o seu temperamento que ela quase nunca se aborreceu. Nestes seis meses, não tinha tido uma discussão com a sogra, que parecia agora muito mais amável. As atitudes da sogra com Lili mudaram, e ela começou a amar Lili tanto quanto da própria filha. Ela revelava aos amigos e parentes que Lili era a melhor nora que alguém poderia achar.
Lili e a sogra estavam tratando uma à outra como verdadeiras mãe e filha. O marido de Lili estava muito contente em ver o que estava acontecendo.

Um dia, Lili foi ver o Sr. Huang, e pediu a ajuda dele novamente:
- Querido Sr. Huang, por favor me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou em uma mulher agradável e eu a amo como minha própria mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu a dei.

Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça dizendo:
- Lili, não há nada com que se preocupar. Eu nunca lhe dei qualquer veneno. As ervas que eu dei a você eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O único veneno estava em sua mente e sua atitude para com ela. Mas isso tudo foi jogado fora pelo amor que você deu.

Na China, existe uma regra dourada que diz: "A pessoa que ama os outros também será amada”.


Ocasião
(colaboração de Alan Pereira - Vila Industrial – SP)

Em certa ocasião alguém perguntou a Galileo Galilei:
- Quantos anos tens?!
- Oito ou dez, respondeu Galileo, em evidente contradição com sua barba branca.
E logo explicou:
- Tenho, na verdade, os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais, como não temos mais as moedas que já gastamos.

Crescemos em sabedoria se valorizarmos o tempo como Galileo Galilei.
Dizemos espantados: “Como passa o tempo”! Mas, na verdade, somos nós que passamos.

O astrônomo italiano sabia que aqui estamos de passagem. Somos peregrinos e é bom pensar na meta que nos espera. A certeza de que nosso caminhar terreno tem um final, é o melhor recurso para valorizarmos mais cada minuto. Assim podemos aproveitar o que realmente temos:
o presente.
Convém desfrutar cada dia como se fosse o último.

O ontem já se foi e o amanhã ainda não chegou. APROVEITE O HOJE!!!


Sem palavras...


No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de
crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida
escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas para uma escola comum.

Num jantar de beneficiência de Chush, o pai de uma criança fez um discurso
que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes.
Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou:
"Onde está a perfeição no meu filho Pedro, se tudo o que DEUS faz é feito
com perfeição?

Meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem.


Meu filho não se pode lembrar de fatos e números como as outras crianças.
Então, onde está a perfeição de Deus?"

Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele pai, mas
ele continuou:

"Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeição
que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança."

Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Pedro:

Uma tarde, Pedro e eu caminhávamos pelo parque onde alguns meninos que o
conheciam estavam a jogar basebol.
Pedro perguntou-me: - Pai, você acha que eles me deixariam jogar?
Eu sabia das limitações do meu filho e que a maioria dos meninos não o
queria na equipe. Mas entendi que se Pedro pudesse jogar com eles, isto lhe
daria uma confortável sensação de participação.
Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei-lhe se Pedro poderia
jogar.
O menino deu uma olhada ao redor, buscando a aprovação de seus
companheiros da equipe e mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele
assumiu a responsabilidade e disse:
- Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava.
Acho que ele pode entrar na nossa equipe e tentaremos colocá-lo para
bater até à nona rodada.

Fiquei admirado quando Pedro abriu um grande sorriso ao ouvir a resposta
do menino.
Pediram então que ele calçasse a luva e fosse para o campo jogar.
No final da oitava rodada, a equipe de Pedro marcou alguns pontos, mas
ainda estava perdendo por três. No final da nona rodada, a equipe de Pedro
marcou novamente e agora com dois fora e as bases com potencial para a
rodada decisiva, Pedro foi escalado para continuar.
Uma questão, porém, veio à minha mente: a equipe deixaria Pedro, de fato,
rebater nesta circunstância e deitar fora a possibilidade de ganhar o jogo?
Surpreendentemente, foi dado o bastão a Pedro. Todo o mundo sabia que isto
seria quase impossível, porque ele nem mesmo sabia segurar o bastão.
Porém, quando Pedro tomou posição, o lançador se moveu alguns passos para
arremessar a bola de maneira que Pedro pudesse ao menos rebater.

Foi feito o primeiro arremesso e Pedro balançou desajeitadamente e perdeu.
Um dos companheiros da equipe de Pedro foi até ele e juntos seguraram o
bastão e encararam o lançador.
O lançador deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para
Pedro.
Quando veio o lance, Pedro e o seu companheiro da equipe balançaram o
bastão e juntos rebateram a lenta bola do lançador.
O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmente ao
primeiro homem da base, Pedro estaria fora e isso teria terminado o jogo.
Ao invés disso, o lançador pegou a bola e lançou-a numa curva, longa e
alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base.

Então todo o mundo começou a gritar: Pedro, corre para a primeira base,
corre para a primeira. Nunca na sua vida ele tinha corrido... mas saiu
disparado para a linha de base, com os olhos arregalados e assustado.
Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita teve a posse
da bola. Ele poderia ter lançado a bola ao segundo homem da base, o que
colocaria Pedro fora de jogo, pois ele ainda estava correndo.
Mas o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador, assim, lançou
a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem da base.
Todo o mundo gritou: Corre para a segunda, corre para a segunda base.
Pedro correu para a segunda base, enquanto os jogadores à frente dele
circulavam deliberadamente para a base principal.
Quando Pedro alcançou a segunda base, a curta parada adversária colocou-o
na direção de terceira base e todos gritaram: Corre para a terceira.
Ambas as equipas correram atrás dele gritando: Pedro, corre para a base
principal.
Pedro correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o
ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido o
campeonato e ganho o jogo para a equipe dele."

"Naquele dia," disse o pai, com lágrimas caindo sobre face, aqueles 18
meninos alcançaram a Perfeição de Deus. Eu nunca tinha visto um sorriso tão
lindo no rosto do meu filho!"

· Peixe tubarão
(enviado por Everton Puhis)

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.

Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.

Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.

Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, eles não gostaram do peixe congelado. Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas".

Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, vivos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto.

Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?

Quando as pessoas atingem seus objetivos tais como, quando encontram uma namorada maravilhosa, começam com sucesso numa empresa nova, pagam todas suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam. Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas de casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.

Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou no começo dos anos 50. "O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador".

Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado em tentar novas soluções. Você se diverte.

Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo". Os peixes são desafiados. Portanto, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo.

Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer diferença.

Então, coloque um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar.



Um amigo pode...
(colaboração de Umberto Luiz Gonçalves)

Eu não posso acabar com todos os seus problemas, dúvidas ou medos, mas posso ouvir você e juntos podemos procurar soluções.

Não posso apagar as mágoas e as dores do seu passado nem posso decidir qual será o seu futuro, mas no presente posso estar com você se precisar de mim.

Não posso impedir que você leve tombos, mas posso oferecer minha mão para você se levantar.

Suas alegrias, triunfos, sucessos e felicidades não me pertencem, mas seus risos e sorrisos fazem parte dos meus maiores bens.
Não é da minha alçada tomar decisões por você, nem posso julgar as decisões que você toma, mas eu posso apoiar, encorajar e ajudar se me pedir.

Eu não posso traçar ou impor limites, mas posso apontar caminhos alternativos, procurar com você medidas de crescimento, formas de encontrar meios de ser você mesmo sem medo da rejeição.

Eu não posso salvar o seu coração de ser partido pela dor, pela mágoa, perda ou tristeza, mas posso chorar com você e ajudar a juntar os pedaços.

Não posso dizer quem você é ou como deveria ser: eu só posso amar você e ser seu amigo!

(autor desconhecido)

· Recomeçar
(enviado por Manoel Simão)

Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e
necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal
Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a
pintar...desenhar...dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira...tem tanta gente que você afastou com o
seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga.

Recomeçar. Hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar? ir alto...sonhe alto... queira o
melhor do melhor... queira coisas boas para a vida. Pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho
de coisas tristes...
fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de
cinema, bilhetes de viagens...

e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...

jogue tudo fora... mas principalmente... esvazie seu coração...
fique pronto para a vida... para um novo amor...

Lembre-se: somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas... Nós somos o "Amor"...

" Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura." (Carlos Drummond de Andrade)




Ser feliz ou ter razão?
(colaboração de Ana Paula Dias de Carvalho)

Oito da noite numa avenida movimentada. O casal já esta atrasado para jantar na casa de alguns amigos. O endereço é novo, assim como o caminho, que ela conferiu no mapa antes de sair.

Ele dirige o carro. Ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira a direita e percebe que estava errado. Ainda com dificuldade, ele admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.

Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde. Mas ele ainda quer saber: "Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais".

E ela diz: "Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos a beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite".

MORAL DA HISTÓRIA
Essa pequena historia foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independente de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: "Quero ser feliz ou ter razão?" Pense nisso e seja feliz.



Sonhos movem o mundo

Todas as grandes ações são fruto do sonho de alguém. A conquista da América, a chegada do homem à Lua, a construção de Brasília, o fim do apartheid na África do Sul – esses, entre tantos outros feitos memoráveis só se tornaram realidade graças à ousadia de grandes sonhadores. Cristóvão Colombo, John Kennedy, Juscelino Kubitscheck e Nelson Mandela sonharam com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Sonharam com os olhos bem abertos. Foram tachados de visionários, mas acreditaram em seus sonhos e traçaram planos para realizá-los. Com a perseverança – comum aos grandes realizadores – envolveram outras pessoas na mesma causa, ultrapassaram obstáculos e – com muita determinação – mudaram a história de seu tempo...

Como eles, cada um de nós tem um, ou vários, sonhos. Ou já tivemos, antes de vê-los sufocados pelo peso dos afazeres diários... Mergulhada no ópio da rotina, a grande maioria das pessoas negligencia seus sonhos e vai perdendo a capacidade de sonhar. Se acomoda e vai levando a vida sem direção, sobrecarregadas e insatisfeitas. Escravas de suas construções burocráticas e da fantasia de que um dia tudo mude, se ganharem na loteria, se a companheira deixar, se o chefe... ou se Deus ajudar... Ledo engano. Se não houver ações claras e direcionadas de sua parte não se iluda: tudo continuará exatamente do jeito que está.

Empreender sonhos não é obra do acaso. Requer gestos conscientes,muita disciplina e determinação... Sonho é desejo, é realização pessoal, é aspiração e... desafio. E, quem pretende realizar seus sonhos precisa – em primeiro lugar – tirá-los da cabeça, colocá-los no papel e torná-los realidade com base em ações bem planejadas. Os grandes realizadores de sonhos fazem isso; prevêem cada passo que os conduzirá a seus objetivos e lutam tenazmente por eles.
Se você tem um grande sonho, acredite nele, transforme-o em projeto viável, estabeleça metas e vá à luta.

(texto de César Souza, no livro “Você é do tamanho de seus sonhos”)

A vida é...
(enviado por Ana Paula Petenuci)

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.

(por Madre Teresa de Calcutá)



Precisa-se
(enviado por Geraldo Soare)

Precisa-se
De pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas, capazes de sonhar, sem medo de seus sonhos, tão idealistas que transformem seus sonhos em metas.

Pessoas
tão práticas que sejam capazes de tornar suas metas realidade.
Pessoas determinadas que nunca abram mão de construir seus destinos e arquitetar suas vidas.

Que não temam mudanças e saibam tirar proveito delas, que tornem seu trabalho objeto de prazer e uma porção substancial de realização pessoal, que percebam, na visão e na missão de “seus empreendimentos”, um forte impulso para sua própria motivação.
Pessoas com dignidade, que se conduzam com coerência em seus discursos, seus atos, suas crenças e seus valores.

Precisa-se
De pessoas que questionem, não pela simples contestação, mas pela necessidade intima de só aplicar as melhores idéias que mostrem sua face serena de parceiros legais, sem se mostrar superiores nem inferiores, mas ... iguais.

Precisa-se
De pessoas ávidas por aprender e que se orgulhem de absorver o novo, pessoas com coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados, sem medo de errar.

Precisa-se
De pessoas que construam suas equipes e se integrem nelas, que não tomem para si o poder, mas saibam compartilhá-lo, pessoas que não se empolguem com seu próprio brilho, mas com o brilho do resultado alcançado em conjunto.

Precisa-se
De
pessoas que enxerguem as árvores mas que também prestem atenção na magia da floresta, que tenham a percepção do todo e da parte. Seres humanos justos, que inspirem confiança e demonstrem confiança nos parceiros, estimulando-os, energizando-os, sem receio que lhe façam sombra e sim se orgulhando deles.

Precisa-se
De pessoas que criem em torno de si um ambiente de entusiasmo, de liberdade, de responsabilidade, de determinação, de respeito e de amizade.

Precisa-se
De seres racionais, tão racionais que compreendam que sua realização pessoal, está atrelada à vazão de suas emoções. É na emoção que encontramos a razão de viver.

Precisa-se
De gente que saiba administrar COISAS e liderar PESSOAS...

(por Isac Liberman)

A Vida
(enviado por Allan Celson)

"Dizem que a vida é curta, mas não é verdade.
A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades.

E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança tranquila bricando de esconde-esconde.

Infelizmente, ás vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionado "não": a viagem que não fizemos, o presente que não demos, a festa a qual não fomos, a paixão que não vivemos o perfume que não sentimos...

A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador, quando se é piloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria.
E como ela é feita de instantes, não pode e nem deve ser medida em anos ou
meses, mas em minutos e segundos.

Esta mensagem é um tributo ao tempo.
Tanto aquele que você soube aproveitar no passado, quanto aquele que você não vai desperdiçar no futuro.

Porque a vida é AGORA".



A vida ensina
(colaboração de Zemilton A Feitosa)

Se você pensa que sabe;
Que a vida lhe mostre o quanto não sabe.
Se você é muito simpático, mas leva meia hora para concluir seu pensamento;
Que a vida lhe ensine que explica melhor o seu problema, aquele que começa pelo fim.

Se você faz exames demais; que a vida lhe ensine que doença é como esposa ciumenta:
Se procurar demais, acaba achando.
Se você pensa que os outros é que sempre
são isso ou aquilo; que a vida lhe ensine a olhar mais para você mesmo.

Se você pensa que viver é horizontal, unitário, definido, monobloco; que a vida lhe ensine a aceitar o conflito como condição lúdica da existência.
Tanto mais lúdica quanto mais complexa.
Tanto mais complexa quanto mais consciente.
Tanto mais consciente quanto mais difícil.
Tanto mais difícil quanto mais grandiosa.
Se você pensa que disponibilidade com paz
não é felicidade; que a vida lhe ensine a aproveitar os raros momentos em que ela (a paz) surge.

Que a vida ensine a cada menino a seguir o cristal que leva dentro, sua bússola existencial não revelada, sua percepção não verbalizável das coisas, sua capacidade de prosseguir com o que lhe é peculiar e próprio, por mais que pareçam úteis e eficazes as coisas que a ele, no fundo, não soam como tais, embora façam aparente sentido e se apresentem tão sedutoras quanto enganosas.

Que a vida nos ensine, a todos, a nunca
Dizer as verdades na hora da raiva.
Que desta aproveitemos apenas a forma direta e lúcida pela qual as verdades se nos
Revelam por seu intermédio; mas para dizê-las depois.
Que a vida ensine que tão ou mais difícil
Do que ter razão, é saber tê-la.
Que aquele garoto que não come, coma.
Que aquele que mata, não mate.
Que aquela timidez do pobre passe.
Que a moça esforçada se forme.
Que o jovem jovie.
Que o velho velhe.
Que a moça moce.
Que a luz luza.
Que a paz paze.
Que o som soe.
Que a mãe manhe.
Que o pai paie.
Que o sol sole.
Que o filho filhe.
Que a árvore arvore.
Que o ninho aninhe.
Que o mar Mare.
Que a cor core.
Que o abraço abrace.
Que o perdão perdoe.
Que tudo vire verbo e verbe.
Verde. Como a esperança.
Pois, do jeito que o mundo vai,
dá vontade de apagar e começar tudo de novo.
A vida é substantiva, nós é que somos adjetivos.

(texto de Artur da Távola)

Drummond,

Pode ser que sua sina já tentava se manifestar desde pequeno. Incompreendido, Drummond chegou a ser acusado de "insubordinação mental" e foi expulso do colégio. Em 1921 começou a colaborar com o Diário de Minas. Sua família exigia um diploma, então formou-se em farmácia, mas nuca trabalhou com isso. Nessa época, já redator do Diário de Minas, tinha contato com os modernistas de São Paulo. Na Revista de Antropofagia publicou, em 1928, o poema "No meio do caminho", que provocaria muito comentário.

Drummond pode ser considerado um homem burocrata, em 1934 assumiu um cargo público no governo Vargas. Sempre muito organizado, quando morreu, toda a sua obra que seria publicada estava bem organizada.

Em 1945 tornou-se co-diretor do jornal do comunista Luís Carlos Prestes e depois passou a trabalhar no então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Drummond foi cronista depois de aposentado (antes também, mas principalmente depois) e era preocupado com a profissionalização do escritor, tendo ajudado diversas fundações para a classe. Além de cronista, o autor também fez contos e escreveu um livro infantil ilustrado por Ziraldo.

Mas é como poeta que ele se destacou. Sua obra Alguma Poesia, de 1930, inaugurou a segunda fase do Modernismo. Nela aparecem muitas características da primeira fase, como o poema-piada, mas começam a aparecer preocupações sociais e políticas, como a crítica aos regimes de exclusão então em pleno vapor e crescendo.

O primeiro poema de Alguma Poesia é o conhecido "Poema de sete faces”:

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.


A palavra gauche (lê-se gôx), de origem francesa, corresponde a "esquerdo" em nosso idioma. Em sentido figurado, o termo pode significar "acanhado", " inepto". Qualifica o ser às avessas, o "torto", aquele que está à margem da realidade circundante e que com ela não consegue se comunicar. É assim que o poeta se vê. Logicamente, nesta condição, estabelece-se um conflito: "eu " do poeta X realidade.

Variantes da palavra gauche - como esquerdo, torto, canhestro - aparecem por toda a obra de Drummond, revelando sempre a oposição eu-lírico X realidade externa.
A partir de 1962 surgiram poesias com tendências concretistas, mas o melhor seria exemplificar como o próprio autor dividiu e classificou suas poesias e as temáticas destas: o indivíduo, a terra natal, a família, os amigos, o choque social, o conhecimento amoroso, a poesia em si, exercícios lúdicos e uma visão (ou tentativa de) existência. Outras características de sua obra incluem um fino humor, uma angústia diante da morte, a capacidade de surpreender o leitor e a monotonia da vida.

Muitos poemas de Drummond funcionam como denúncia da opressão que marcou o período da Segunda Grande Guerra. A temática social, resultante de uma visão dolorosa e penetrante da realidade. A literatura comprometida com a denúncia da ascensão do nazi-fascismo.

O tempo é um dos aspectos que concede unidade à poesia de Drummond: o tempo passado, o presente e o futuro como tema.
Toda a trajetória do poeta é marcada por uma tentativa de conhecer a si mesmo e aos outros homens, através da volta ao passado, da adesão ao presente e da projeção num futuro possível.

O passado renasce das lembranças da infância, da adolescência e da terra natal. A adesão ao presente concretiza-se quando o poeta se compromete com a sua realidade histórica (poesia social). O tempo futuro aparece na expectativa de um mundo melhor, resultante da cooperação entre todos os homens.

A terra natal - ltabira - transformou-se no símbolo da atmosfera cultural e afetiva vivida pelo poeta. Nos primeiros livros, a ironia predominava na observação desse passado; mais tarde, o que vale são as impressões gravadas na memória.

Da análise de sua experiência individual, da convivência com outros homens e do momento histórico, constatou que o ser humano luta sempre para sair do isolamento, da solidão, questionando a existência de Deus.

Nos primeiros livros de Drummond, o amor merece tratamento irônico. Mais tarde, o poeta procura capturar a essência desse sentimento e só encontra - como Camões e outros - as contradições, que se revelam no antagonismo entre o definitivo e o passageiro, o prazer e a dor. No entanto, essas contradições não destituem o amor de sua condição de sentimento maior. A ausência do amor é a negação da própria vida. O amor-desejo, paixão, vai aparecer com mais freqüência nos últimos livros.

Em agosto de 1987 morreu sua única filha, Julieta. Doze dias depois, o poeta faleceu. Tinha publicado vários livros de poesia e obras em prosa - principalmente crônica. Em vida, já era consagrado como o maior poeta brasileiro de todos os tempos.

Depois da morte de Drummond, reuniu-se no livro O amor natural uma série de poemas eróticos mantidos em sigilo e que foram associados a um suposto caso extraconjugal mantido pelo poeta. São poemas bem audaciosos, em que se explora o aspecto físico do amor. Alguns vêem pornografia nestes poemas; outros, o erotismo transformado em linguagem da melhor qualidade poética.

Entre suas obras destacam-se Alguma poesia (1930); Brejo das almas (1934); Amar se aprende amando (1985); O amor natural (1992) e Confissões de Minas (1944) - ensaios e crônicas.

Leia especial extraído da IstoÉ – O Brasileiro do Século, sobre o poeta:

O homem de óculos, sisudo e magricela apressa o passo até alcançar a criança agarrada ao braço da mãe. De repente, ele puxa a dentadura para fora, arregala os olhos e abre as mãos como se fossem garras. "Olha lá! O monstro!", berra o menino. A mulher, aflita, espia o velhinho, que está outra vez tímido e compenetrado. "Pára com isso, não me faz passar vergonha." Mal ela retoma o andar, o garoto olha para trás e depara com o desconhecido de lentes ferozes. "Socorro!" A essa altura, o vampiro está outra vez carrancudo. "Pára de mentir, moleque! Vai apanhar quando chegar em casa!" A mãe arrasta com força o braço da criança, que arrisca virar-se uma última vez para olhar a terrível criatura dando-lhe um adeuzinho simpático e amistoso.

Carlos Drummond de Andrade, "o poeta de todas as pessoas que nasceram no Brasil no século XX", segundo o diretor de teatro Flávio Rangel, era um urso polar de tão arredio. Mas não renunciava a brincadeiras como a do vampiro, que praticou com os três netos em casa e, depois que eles cresceram, transferiu aos pequenos anônimos que encontrava na rua. Era a combinação exata de um espírito rebelde e chapliniano e um comportamento social irretocável. "Era incapaz de furar uma fila, embora, reconhecido por caixas de bancos e supermercados, tivesse inúmeras oportunidades", contou a ISTOÉ o neto Pedro Augusto, 39 anos. Odiava homenagens e nunca aceitou o título de poeta maior. "O Murilo Mendes mede 1,80m, oito centímetros a mais." Mas, ao conversar com as moças, tinha a mania de repousar a mão no ombro delas, sem malícia. "Aí a mão ia descendo até encontrar a alça do sutiã, que ele agarrava e soltava, fazendo plim, plim, plim...", conta o cartunista Ziraldo.
Filho do fazendeiro Carlos de Paula Andrade e de dona Julieta Augusta, nasceu a 31 de outubro de 1902, em Itabira (MG). O modo de andar com os braços colados às pernas e a cabeça baixa ele aprendeu no colégio de jesuítas de Nova Friburgo (RJ), onde passou dois anos até ser expulso, em 1919, por "insubordinação mental". Estudante de Farmácia, em Belo Horizonte, ajudou a tocar fogo num bonde num protesto contra o aumento do preço do cinema. A piromania nem sempre tinha motivo ideológico. Incendiou um varal de roupas da casa de umas moças. Aí bateu à porta se oferecendo para apagar o fogo. Queria observá-las de camisola fugindo das chamas. Farmacêutico de canudo na mão, negou-se a exercer a profissão para "preservar a saúde dos outros".

Em 1925, casou com Dolores, mas também amou Lygia Fernandes, romance paralelo que durou 35 anos. Carlos tinha 49 anos (25 mais do que Lygia) e era chefe de arquivo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional quando ela foi contratada como bibliotecária. "A paixão foi fulminante", afirmou ela ao jornalista Geneton Moraes Neto. Era um amor secreto, mas nem tanto. "Todo o Brasil sabia. Dolores era para as lidas domésticas (Carlos não sabia cozinhar um ovo). Lygia, mulher culta, era a verdadeira paixão", garante a italiana Vana Piraccini, dona da Livraria Leonardo da Vinci, no centro do Rio, que ele frequentou durante três décadas. Carlos passava a tarde no apartamento da namorada. Dançava como um cossaco na sala ao encontrá-la triste ou abatida. Ele se agachava, estirava uma perna, encolhia a outra e gritava: "Ei!" Uma vez, a mãe dela, que tinha a chave, fez uma visita inesperada. Lygia saltou da cama e mandou o poeta, em trajes sumários, se esconder atrás da porta. "Mãe, tranque a porta porque estou gripada e não posso tomar vento nas costas", inventou.

A mulher que ele mais amou, entretanto, foi a filha Maria Julieta (o outro filho, Carlos Otávio, nascido em 1927, viveu apenas meia hora), amiga e confidente, que morreu de câncer, em 1987. Carlos ficou desolado e pediu à sua cardiologista que lhe receitasse um "infarto fulminante". Não deu outra. Dias depois, a caminho do hospital, com edema agudo e falência cardíaca, pediu desculpas à médica: "Sou desastrado. Estou atrapalhando sua vida. Tanta coisa para fazer numa sexta-feira à noite." Morreu a 17 de agosto, numa clínica em Botafogo, de mãos dadas com a namorada, Lygia.

VOCÊ SABIA?
Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua." Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha".

OBRA-PRIMA:
• Brejo das almas (1934)
• Sentimento do mundo (1940)
• A rosa do povo (1945)
• Fazendeiro do ar (1954)
• Boitempo (1968)
• As impurezas do branco (1973)



A ARTE DE SER FELIZ... (compartilhando)

"Acorde todas as manhã com um sorriso!

Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz...

Seja seu próprio motor de ignição!

O dia de hoje jamais voltará...

Não o desperdice,

pois você nasceu para ser feliz!

Enumere as boas coisas que você tem na vida...

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz

de ir em frente com muita força, coragem e confiança!

Trace objetivos para cada dia...

Você conquistará seu arco-íris... um dia de cada vez.

Seja paciente...

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina,

pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e

profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.

Acredite, seu valor está em você mesmo.

Não se deixe vencer!

Não seja igual... seja diferente!

Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias ...

Conscientize - se que a verdadeira felicidade está dentro de você...

A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar!

Estenda sua mão...

Compartilhe...

Sorria...

Abrace...

A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros

sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos...

O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida,

ter o desejo de mostrar o que tem de melhor,

é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais!

Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor,

como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas!



O tempo para ser feliz é agora!!!

O lugar para ser feliz é aqui!!!"

Senhor, Permita...

Que eu aceite as minhas derrotas assim como fico feliz

com as minhas vitórias sem acusar nada ou ninguém ao meu redor.

Que a cada dia eu possa agradecer

pelo nascer do sol como pela noite que se vai.

Que eu possa perdoar a quem me fere sem mágoas,

sem me sentir uma vítima por isso.

Que eu entenda que as dificuldades da vida

fazem parte do meu crescimento como ser humano.

Que eu possa ser um ombro amigo a quem precise,

sem me sentir especial por isso,

e sem me revoltar quando esse mesmo ombro não é reconhecido.

Que eu seja humilde e perceba que à minha volta

outros sofrem bem mais do que eu.

Que eu consiga sorrir mais,

chorar menos e ser feliz com o que me destes.

Que eu consiga aprender que sou apenas mais um ser vivo

nesse imenso universo só Seu,

e respeite todas as outras formas de vida como sendo criação Sua.

Que eu tenha mais bondade, piedade, carinho,

compreensão e amor para com meu irmão,

E, principalmente, me ensine a não pensar somente em mim,

deixando de ser egoísta até em minhas orações!

Obrigado, Senhor, pelo teu imenso amor!!!

· Simplicidade
Simplicidade é ser natural; é ser realmente o que você é. Na simplicidade há pureza, verdade e honestidade; há poder e autoconfiança. Simplicidade e humildade nos integram à humanidade e à natureza. Ela surge quando deixamos de nos relacionar com base nos papéis – de chefe e empregado, professor e aluno ou sênior e Junior – e passamos a nos ver como uma família próxima e unida que recebe os cuidados do Pai.

(Toque Brahma Kumaris)



Trabalho, sim. Tortura, não

Trabalhar com prazer é privilégio desejado pela maioria das pessoas desde a infância. Mas mesmo quem conseguiu conciliar talento e ocupação no mercado, às vezes, sofre com os dissabores profissionais: um chefe ranzinza, excesso de horas extras e falta de reconhecimento são capazes de transformar até a empresa dos seus sonhos em pesadelo de assustar até fantasma.

Sair por aí reclamando, no entanto, não ajuda em nada. ”Sempre que estamos estressados, esperamos que alguém resolva essa situação. Mas, no mundo real, isso não acontece”, afirma o psicanalista Eduardo Casarotto, especializado em gestão de Recursos. Resultado: chateação em doses cavalares contaminando o ambiente e comprometendo os resultados. Ou seja, além de se fazer notar pelo nervosismo permanente, você tem sua imagem associada a mau humor e falta de competência. Para não correr esse risco, o único jeito é relaxar. Como? Eis alguns exemplos:

- Chefe chaleira:
Trabalhar com quem vive soltando fumaça pelo nariz é desafio freqüente. O excesso de obrigações e a falta de tempo acabam transformando até os sujeitos mais zen em verdadeiros vulcões. Mas não precisa derreter do lado deles. Mesmo porque esse é um dos poucos casos em que uma boa conversa não rende resultados positivos – seu chefe vive tão irritado que, dificilmente, irá se sujeitar a troca algumas palavras com você de forma calma. Qual a saída, então? Um e-mail detalhando os problemas pode ajudar. Ele vai ler quando puder, aumentando suas chances de um retorno favorável.

- Extrapolaram nas horas extras:
Ter que trabalhar até mais tarde ou acordar cedo no final de semana está longe de arrancar sorrisos em pessoas com o mínimo de bom senso. Afinal, descansar é bom e todo mundo gosta. Quando isso acontece, porém, o jeito é tentar tornar a experiência o menos traumática possível. Isso pode ser feito escolhendo um restaurante especial para o almoço – uma refeição caprichada melhora a disposição e ainda pode render momentos bastante agradáveis. Se o trabalho extra for agendado para o final de semana, que tal aproveitar para conhecer melhor os colegas de empresa? Combinar um passeio pós-expediente anima o ambiente e contribui para que o tempo passe mais rápido.

- Prazo relâmpago:
Falta de programação e desordem são as causas de muitas dores-de-cabeça profissionais. Para não sair do sério, quando for surpreendido por metas a serem cumpridas de agora para daqui a pouco, comece respirando fundo. Sim, essa reação involuntária é capaz de promover quase um milagre no seu organismo: oxigenando melhor as células, você ativa o metabolismo e previne um surto histérico – que, aliás, seria bastante plausível nessas condições. Dar uma breve alongada em alguns músculos também rende bons resultados: comece pelas mãos, trabalhando punhos e dedos -encolha e estique um por um, bem devagar. A seguir, estique bem os braços até sentir puxar a parte de trás dos ombros – essa é uma das regiões que acumulam mais tensão, junto da nuca. Termine a série girando o pescoço lentamente, três vezes para a direita e mais três vezes para a esquerda.

- Salário contado:
Problemas financeiros batem recordes de reclamação. Difícil encontrar quem esteja plenamente satisfeito, assim como é raro achar alguém disposto a tocar no assunto sem medo ou vergonha. Uma maneira de aliviar o problema, enquanto ele não puder ser realmente solucionado, é se empenhar em buscar argumentos que justifiquem um aumento. Com isso, você se envolve mais com o trabalho e ainda aparece perante seus superiores, correndo o risco de nem precisar pedir uma promoção e acabar surpreendido por uma em recompensa à tanta dedicação.

(extraído do Portal Minha Vida – set. 2006)



Por planejamento ou omissão

Por princípio, todas as coisas são criadas duas vezes, mas nem todas as primeiras criações acontecem por vontade consciente. Em nossa vida pessoal, se não aprimoramos a autoconsciência e nos tornamos responsáveis pelas primeiras criações, transferimos a outras pessoas o poder e as condições de determinar grande parte de nossa rotina – e por pura omissão!

Assim, vivemos de modo reativo os papéis designados para nós por nossa família, companheiros de trabalho, agendas alheias e pressões das circunstâncias. São papéis que se originaram na nossa infância, no nosso treinamento e no nosso condicionamento. Eles vêm de pessoas, não de princípios; e se apóiam em nossas maiores fraquezas, em nossa profunda tendência para depender dos outros e em nossa necessidade de aceitação, amor, de sentir que somos importantes, queridos e valorizados.

Quer você tenha noção disso, ou não; quer você controle isso, ou não, existe uma primeira criação em todos os setores de sua vida. Você é a segunda criação do seu planejamento, ou então a segunda criação das receitas dos outros, ou das circunstâncias, ou dos hábitos passados.

Os dons exclusivamente humanos – como a autoconsciência, a imaginação e a consciência, é que permitem a você observar suas primeiras criações, e possibilitam a você assumir o controle de sua própria criação mental, escrevendo o seu próprio papel.

(texto de Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

· Expectativa x Esperança

Nestes tempos de começar a fazer planos para o novo ano e de definir metas para o futuro, vale saber a diferença entre a expectativa e a esperança. A primeira angustia. A segunda acalma. Aprenda a lidar com esses sentimentos e aproveitar o melhor do presente e do futuro.

Expectativa é turbulência na mente. A cabeça dispara tentando prever cada detalhe daquele encontro, daquela viagem, daquele trabalho. Os pensamentos correm na frente do tempo e a imaginação fervorosa controla cada movimento, como se essa fosse a garantia da conquista, a segurança de que tudo vai sair exatamente como você quer. Quem já não se enroscou nas teias da expectativa? Como ela está basicamente ligada à onipotência, à arrogância e ao desejo de controle, certamente, vai ser frustrada. Mesmo que aconteça o que se quer, a sensação nunca é de satisfação. Pois a pessoa já gastou tanta energia arquitetando a expectativa, passou tanto tempo imaginando um enredo que, quando realiza o que queria, acha que o universo não fez mais do que a obrigação em atendê-la. E as coisas boas também são desconsideradas

Está certo que, quando queremos muito que algo se realize, é difícil ser tão desprendido. Mas quando você consegue se desgrudar desse controle, só tem a ganhar, porque, abrir mão das expectativas lhe devolve a chance de ser surpreendido pela vida, de percorrer caminhos que são melhores do que aqueles imaginados. Assim recupera-se o prazer de simplesmente aceitar o que vem com o coração.

Além disso, a expectativa nos joga em direção ao futuro com ânsia exagerada. Movidos por ela, acreditamos que é nesse tempo irreal que mora a felicidade, e isso não nos deixa estar bem em lugar nenhum. É claro que vale inventar o amanhã, imaginá-lo da melhor maneira possível, porém é preciso esperar que ele flua a seu tempo, sem voracidade.

Já a esperança é gerada no coração. Tem os olhos no futuro, mas as raízes bem fincadas no presente. Ela se baseia na sabedoria de que o universo dita a hora certa para que tudo brote. Com a esperança, é possível entrar em sintonia com a natureza, abrir caminhos, ampliar horizontes. Ela se multiplica em calma, confiança, clareza, movimento. Nesta época de guerra e de tantos conflitos interiores, a esperança fica balançada, mas há como mantê-la, sempre. Estar no presente é o alimento da esperança. E, o melhor jeito de viver esta fase de guerra é substituindo as expectativas pela atenção às sementes que plantamos todos os dias... A esperança é o sentimento que se desdobra na aceitação da vida, da abundância, da alegria e também da morte, da escassez, da tristeza. Quando se alimenta um desejo com esperança, ele é lançado no espaço, mas ficamos firmes e prontos para receber o que vier de braços abertos. Há a compreensão de que o Universo conspirou da melhor maneira possível a nosso favor, não há a sensação de que nos foi negado um pedido. Porém essa é uma sabedoria que tende a chegar na maturidade com a compreensão de que a vida realmente é feita de altos e baixos.

E o que move as pessoas a consultar os astros, as cartas do tarô, os búzios para saber como será o futuro? A expectativa ou a esperança? Provavelmente, as pessoas vão aos videntes movidas pela expectativa. Mas, para evitar a dor da frustração, a pergunta a ser feita com muita humildade é: quais são as esperanças que eu posso nutrir? O que eu desejo para mim é o mesmo que a vida deseja? Fazer projetos baseando-se nessas respostas pode ser muito nutritivo.

(Liliane Oraggio – Bons Fluídos – Jan. 2002)



Criar, inovar, crescer e vencer

Algumas coisas precisam ser feitas melhor do que já foram feitas antes. Algumas simplesmente precisam ser feitas. Outras não precisam, absolutamente ser feitas. Saiba qual é qual.

Faça com que seu aperto de mão seja um compromisso tão forte quanto um compromisso assinado. Gaste seu tempo e energia criando, e não criticando. Não adie pôr em prática uma boa idéia. É muito provável que outra pessoa esteja pensando a mesma coisa. O sucesso é de quem age primeiro.

Lembre-se: você foi feito para o sucesso e jamais se sentirá bem enquanto não o alcançar. Para atingir o sucesso você precisa sonhar grande, pensar grande, ter metas audaciosas e convicção em tudo o que faz.

Acredite: você não é menos que ninguém. Por isso, pare de pensar em coisas negativas. Seja uma pessoa positiva e otimista.
E não esqueça: as dificuldades são iguais para todos e alguém sempre vai vencer; por isso, você deve sempre pensar e querer estar entre os vencedores. O sucesso nasce na mente. Pense e faça sucesso!

(texto de Narciso L. M. Machado no livro "Exploda a crise")

Importe-se

Pense na última vez que você conversou com alguém e que teve a impressão de que a pessoa não estava nem um pouco interessada em conversar com você. Sentiu-se irritado com isso? Então, lembre-se: as outras pessoas também percebem quando não estamos interessados no que elas estão dizendo.

Para atrair as pessoas, temos de nos importar com elas. Quando estamos realmente interessados em alguém, raramente temos problema em manter a conversa fluindo e nos esquecemos de nós mesmos... Importar-se significa se pôr no lugar da outra pessoa... Agora, se você não quiser fazer esse esforço, é melhor ir embora... Afinal, se você foi conversar com essa pessoa, porque não oferecer toda sua atenção a ela?

Por falar em atenção, vamos abordar um pouco a escuta. 98 por cento das pessoas estão desesperadas para que alguém as ouça... Assim como precisamos de água e de comida, também precisamos de amigos que realmente nos ouçam...
Você não gosta quando alguém lhe dá toda atenção? Não é uma experiência especial quando outra pessoa se põe no seu lugar para tentar ver os problemas da vida através de seus olhos?... Pense nisso, e retribua. As pessoas lá fora estão ansiosas por alguém que as escute completamente. Se você quiser afetar as pessoas positivamente, tente escutá-las com cem por cento de atenção. Você vai se tornar especial para elas.

Mas, tente escutá-las sem julgar. Converse com qualquer pessoa que esteja em um relacionamento falido e ouvirá comentários do tipo: “nós já não conversamos mais”; “não há comunicação em nosso casamento”; “meu pai não me ouve”... Nesses casos, temos não apenas de ouvir, mas ouvir sem julgar... Muitas vezes, não há necessidade de o ouvinte expressar uma opinião. Apenas ser capaz de compartilhar sentimentos, ser solidário com um ser humano; só isso já é suficiente.

(texto de Andrew Matthews no livro "Faça Amigos")


Como economizar 5 mil, ou mais, quando você ganha 5 mil, ou menos

Não, não há nenhum erro aí. É possível, sim, guardar o equivalente a um salário por ano - seja ele qual for - com cortes inteligentes no orçamento. E o que é melhor, sem sofrer.

A economista Fernanda Lima ensina o caminho para garantirmos o 14º salário. Ela conta que era pequena, costumava ir ao supermercado e ficar observando sua mãe pesquisando preços e buscando as frutas e hortaliças da estação. Hoje, com quase 40 anos, três filhos e uma carreira de duas décadas como economista, ela tem a consciência de quanto aprendeu com isso. Ela, como boa parte das mulheres, provavelmente teve a primeira aula de economia a mãe. E foi lá atrás, ainda na infância, que ela descobriu que dá para economizar o equivalente a um salário no decorrer de um ano. Para isso, porém, é preciso manter uma relação positiva com o dinheiro, o que exige capacidade - e vontade - de fazer as escolhas certas, muito mais do que conhecimento de finanças.

Pra começar, concentre-se em seu sonho. Mesmo se, ao ouvir a palavra planejamento, você logo pense em restrição; é hora de rever esse conceito. Em vez de lamentar as perdas, sonhe com o que poderá realizar com o dinheiro que guardar. Equilibrar o orçamento exige alguns sacrifícios, mas adotar uma rotina saudável também exige, não é? Nem por isso você deixou de acordar mais cedo para se exercitar na academia.

É bom lembrar, também, que economizar não é poupar. Você não tem dívidas no cartão e paga em dia as suas contas; mas, apesar da situação aparentemente sob controle, não consegue guardar dinheiro. Portanto, como você não conta com uma reserva, é provável que vá enfrentar dificuldades financeiras caso seja surpreendido por uma emergência. Sabe qual o seu erro? Preocupar- se demais em economizar e não em poupar. Apesar de serem usadas como sinônimos, os dois verbos têm um sentido distinto. Não basta pesquisar preços, comprar o que está mais barato se – depois – você gasta esse dinheiro de outras formas...

Poupar depende das escolhas que fazemos todos os dias. Você deve, sim, usar seu dinheiro para se divertir, comprar roupas, viajar - afinal, ninguém é de ferro! O segredo é gastar menos do que recebe. Comece controlando seus impulsos. Faça como a turma dos Vigilantes do Peso: na hora da fome, distraia a mente com outra coisa. Em vez de ir ao shopping, vá ao parque, leia um livro. E antes de qualquer compra, pergunte- se: será que eu preciso disso ou simplesmente desejo? Se a resposta demorar mais que alguns segundos, é provável que você esteja sendo vítima de um impulso de consumo.

Cortar gastos, de maneira inteligente é o grande segredo. Trata-se de uma verdadeira dieta financeira. E pra começar, foque sua atenção nas grandes despesas e nos gastos invisíveis.

Alimentação responde por cerca de 20% do gasto do total mensal. Se você baixar essa conta em 10% terá, automaticamente, cortado 2% das despesas mensais. Ou seja, você pode reduzir a conta do supermercado de 200 para 180 reais pesquisando produtos de marca própria e optando por alimentos frescos e da safra – mais saudáveis e baratos. Você vai perceber que esse corte não é nenhum absurdo.

Também merecem atenção as despesas pessoais e com vestuário. Em média elas perfazem de 10 a 18% do total. Tenha como meta diminuí-las em 20% e terá cortado entre 2 e 4% do gasto total. Por exemplo: troque o cinema seguido de restaurante por um DVD com amigos em casa.

Outra
questão é enxergar gastos invisíveis. Coloque no papel quanto você desembolsa por dia com o cafezinho, o lanche da tarde, a garrafa de água que compra na hora do almoço ou com o cigarro. Faça as contas. Você pode cortar entre 4 e 6% dos grandes gastos e ainda economizar um bom dinheiro por ano em despesas que faz quase sem perceber!

E não esqueça: cuide do seu dinheiro. Poupe, poupe sempre! Tente começar,
guardando 5% do seu salário mensal e, aos poucos, vá aumentando esse percentual. Para seu dinheiro crescer, aprenda a investir: há produtos para todos os gostos e bolsos e sites especializados que podem ajudá-lo.

(Revista Claudia on line – Setembro de 2006)

Agendar a vida

Quando você abre a sua agenda para demarcar mais uma vez o território da sua liberdade e dos seus deveres, é onde ela começa a perder o pé.

A fantasia não pede licença e logo se vê uma infinidade de mesas e escrivaninhas, cada uma com a sua agenda e, nela, uma floresta de compromissos onde mal sobra uma trilha estreita para se andar e respirar.

Há também agendas vazias, onde se procura melancolicamente algo para quebrar o sem-sentido da vida: nenhuma visita, nenhuma data de aniversário, nenhum afeto nomeado; nem ao menos um pagamento a ser efetuado nesses dias que parecem um deserto sem contornos...

Agenda pode ser tormento e prisão. Mas pode ser liberdade, se a gente inventar brechas; algo como: tirar um tempinho em plena tarde da semana para caminhar na calçada, ou sentar ao sol na varanda do apartamento; ou ainda, deitar na grama do parque e – como criança – olhar as nuvens e interpretar suas formas...

Se isso tudo não for, realmente possível, agende 15 minutos para se recostar para trás na cadeira do escritório e simplesmente espiar o céu lá fora da janela... Se estiver em casa, gaste um tempo ouvindo música, se esticando no sofá, lendo, vendo televisão ou... simplesmente não fazendo nada!

O ócio é uma possibilidade infinita a ser explorada. Não se trata da inércia, do desânimo, do vazio melancólico. Ao contrário. Trata-se de viver!...

Mas, a sua agenda – inclusive a interior – deve permitir que você desfrute muitas vezes a plenitude do nada sorvido como um gole de champanha, celebrando tudo. E, sem culpa.

(por Lya Luft – Pensar é transgredir – ed. Record)



Criatividade - uma aliada do líder

A criatividade humana é capaz de apontar soluções, mesmo em situações onde os recursos são absolutamente escassos.

Através da criatividade, o líder consegue ver possibilidades onde os outros não as percebe, e não desanima diante de obstáculos.

E mais, deve saber escolher pessoas, capacitá-las e desenvolvê-las. Além disso, ele não pode "desgrudar" de seus clientes.

O líder precisa sair em busca de mercados, onde quer que estejam. Tem de criar oportunidades. Tem de passar mais tempo com seus clientes do que trancafiado em seus escritórios.

O líder eficaz, qualquer que seja sua posição dentro da empresa, tem de estar onde seu cliente está. Mesmo quem é membro de um governo tem de estar onde o cidadão – o cliente do governo – está. Essa é a causa do sucesso dos líderes eficazes.

Liderar não é apenas ter uma equipe de liderados. Tem de liderar de dentro para fora e de fora para dentro. Fazer essas coisas simultaneamente. Aí reside a diferença entre os eficazes e aqueles que são apenas eficientes.

O líder integral é aquele que transforma ilhas de competências em um arquipélago de excelência.


Texto extraído do novo livro de
César Souza, "Você é o líder de sua vida",

A derrota não é amarga se você não a engolir

“Alvo pequeno, e não o fracasso, é um crime.”
(Percival Lowell - matemático americano)


Não é fácil ser bem sucedido quando se experimenta, pela primeira vez, algo novo e ambicioso e, se existir o medo de fracassar, existirá o medo de correr riscos. Se nunca arrisca-se algo novo, permanece-se estagnado.

O crescimento requer uma disponibilidade de correr o risco do fracasso e da derrota. Para ter sucesso — para nos tornarmos vitoriosos — devemos correr o risco do fracasso. Mas a lição importante é esta: o fracasso não é derrota, a não ser que você o permita.

No processo de invenção da lâmpada elétrica, Thomas Edison tentou e falhou muitas vezes! Conta-se que alguém perguntou a Edison se ele, desanimado por todos os seus fracassos, não pensou em desistir. E ele respondeu: “Aqueles foram passos do caminho.

Em cada tentativa, eu encontrava um modo de não criar a lâmpada elétrica.

Eu estava sempre disposto a aprender, mesmo através dos meus erros”.

Em outras palavras, apesar de Edison nem sempre ter sido bem sucedido, ele nunca engoliu a derrota. Edison provou o fracasso muitas vezes, mas não o engoliu.

Engolir um fracasso é acreditar que, por ter fracassado, você é um fracasso. Há uma diferença crucial entre dizer “fracassei” e “sou um fracasso”. Quando um projeto não sai conforme o esperado, podemos dizer “falhei na minha tentativa”.

Podemos até dizer, “eu poderia ter feito melhor do que fiz”. Mas engolir uma derrota quer dizer “falhei, portanto sou um fracasso” ou “como não fiz direito, não sou capaz de fazer.” Engolir uma derrota é acreditar que somos os nossos acertos ou nossos fracassos.

Se engolir uma derrota, a partir daquele momento, a habilidade para funcionar efetivamente fica comprometida. Todos os grandes líderes, todos os grandes atletas, todos os grandes exploradores, pensadores, inventores, empresários, cometeram erros, experimentaram fracassos.

Entretanto, eles se tornaram grandes porque não se culparam pelas suas falhas, ao contrário, usaram os seus erros como lições para melhorar o seu desempenho. Sabiam que o fracasso era apenas momentâneo e que não significava, necessariamente, uma derrota. Recusaram-se a engolir a amargura do fracasso e se empenharam na luta pela doçura do sucesso.

Aonde quer que você esteja hoje, escute: ficar sentado aí, lambendo suas feridas, somente deixará um gosto amargo em sua boca. Suspiros, lágrimas e pensamentos de desistência são compreensíveis para o momento, mas indesculpáveis para o futuro. Levante-se e siga adiante!

E se você estiver procurando uma garantia absoluta contra fracassos, eu lamento, não vai encontrá-la.



Espelho

Luis Fernando Veríssimo confessou em uma de suas crônicas que é um daqueles “dependentes em controle remoto”, que “fogem das televisões abertas, nas quais só vêem noticiário e futebol. E que, por isso, se comportam em qualquer conversa sobre a novela ou o ´Big Brother´ do momento como um recém-chegado do exílio, desatualizado e perplexo.”

Veríssimo confessa que a TV a cabo é seu exílio voluntário. Fico a me perguntar o que resta aos milhões de brasileiros a quem a mediocridade televisiva é quase uma imposição diária. Quando conto a gente mais jovem que cresci sem televisão, recebo olhares incrédulos, que me tomam, muitas vezes, por um objeto de museu. Digno de pena, não de visitação, é bom que se diga...

A TV em minha época de infância era em preto e branco, e seus atrativos não conseguiam superar a irresistível liberdade das ruas e das brincadeiras que podíamos criar. Futebol não era transmitido para não tirar espectadores dos estádios. Seriados enlatados roubavam, quando muito, meia-hora de nossas vidas. O rádio ainda era uma atração à parte. Lembro-me de como eu e um grupo de amigos acompanhávamos as aventuras de “Jerônimo, o herói do sertão”, radionovela dos anos 60 que usava e abusava de nossa imaginação.

Foi a época que mais li em minha vida. Devorei a coleção infantil de Monteiro Lobato, além dos 20 grossos volumes da coleção de aventuras de Karl May, e vários romances de J.J.Cronin. Hoje, quando me correspondo com amigos daquela época, reparo em como eles sabem escrever, sem erros ortográficos, nem de concordância. Como aconteceu comigo, a leitura fez parte de suas vidas, e os ensinou a escrever com razoável precisão e acerto.

Colocar a culpa de nossa parvoíce na TV é ação desviante. Qualquer um compra o aparelho por vontade própria, todos com direito a controle remoto. Mesmo na TV aberta há opções enriquecedoras, é só escolher o canal, sentado confortavelmente no sofá. Mas o problema não está da tela, mas na cabeça de quem se deixa hipnotizar pelos raios catódicos. A telinha da TV, assim como os políticos que escolhemos, nada mais são que um espelho de nossa indigência cultural.

20 regras-base de uma boa vida
(enviado por Julia Tozin - Curitiba/PR)

Tese de um pensador russo chamado Gurdjieff que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que,realmente vale como principal".

Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.

Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior. Eis aí:


1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,
consciente de que nem tudo depende de você.

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam
os seus quadros mentais, você se exaure.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas...

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso,
a trava do movimento e da busca.

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente
ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.

14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é
o que se fizer ser!

AFINIDADE

Não é o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.
Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos, as impossibilidades.

Quando há AFINIDADE qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no momento onde foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediante a vida.

É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjetivo sobre o objetivo, do permanente sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro.

Mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar.

Ela existe antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.

Afinidade é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem, sensibilizam.

Afinidade é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento.

Afinidade é sentir com... Nem sentir contra, sem sentir para ...

Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está sentindo. É olhar e perceber.

Afinidade é um sentimento singular, discreto e independente. Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.

Afinidade é retomar a relação no tempo em que parou, porque ele (o tempo) e ela (a separação) nunca existiram.

Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ficar cada vez maior.

Autor: Artur da Távola

NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA

Muitas vezes nos desgastamos por coisas que, examinadas em detalhe, não merecem tanta atenção.

Nós nos detemos em pequenos problemas e questões e os superdimensionamos.

Um estranho, por exemplo, pode nos dar uma fechada no trânsito. Em vez de esquecê-lo, e continuarmos em frente, tocando o dia, nos convencemos de que este motivo é mais do que suficiente par nossa raiva.

Nós imaginamos o confronto em nossas mentes. Muitos de nós, inclusive, podem vir a narrar outras pessoas o incidente, em vez de simplesmente esquecê-lo.

Tente sentir compaixão por esta pessoa e pense como deve ser terrível ser obrigado a ter tanta pressa. Deste modo, podemos manter nosso próprio senso de bem estar, sem incorporamos o problema do outro.

Há muitas outra "tempestades" como essa. Exemplos que ocorrem todos os dias em nossa vida. Quando temos que esperar numa fila, quando ouvimos críticasinjustas, ou fazemos a parte mais difícil em algum trabalho.

Só temos a ganhar ao aprender a não nos deixarmos levar por esses pequenos aborrecimentos. Tantas pessoas perdem tanta energia de suas vidas "fazendo tempestade em copo d'água", que perdem contato com o lado mágico e belo da existência.

Quando você se compromete a trabalhar com esse objetivo em mente, percebe que sobra uma reserva muito maior de energia para ser dedicada à simpatia e à gentileza.

Autor: Richard Carlson

A VELHICE EXISTE?

Alguns de nós envelhecemos, de facto, porque não amadurecemos.
Envelhecemos quando nos fechamos às novas ideias e nos tornamos radicais.
Envelhecemos quando o novo nos assusta.
Envelhecemos também quando pensamos demasiado em nós próprios e nos esquecemos dos outros.
Envelhecemos se paramos de lutar.
Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o Mestre é o Tempo.
A vida só pode ser compreendida olhando para trás. Mas só pode mesmo ser vivida olhando para a frente.
Na juventude aprendemos; com a idade compreendemos…
Os homens são como os vinhos: a idade estraga os maus, mas melhora os bons.
Envelhecer não é preocupante: ser olhado como velho é que o é.
Envelhecer é mesmo uma Graça de Deus!
Nos olhos do jovem arde a chama, nos do velho brilha a luz.
Sendo assim, não existe idade, somos nós que a criamos. Se não acreditares na idade, não envelhecerás até ao dia da tua morte.
Pessoalmente, eu não tenho idade: tenho vida!
Não deixes que a tristeza do passado e o medo do futuro te estraguem a alegria do presente.
A vida não é curta; as pessoas é que ficam mortas tempo demais…
Faz da passagem do tempo uma conquista e não uma perda
.

QUANDO O AMOR VENCER

Quando o amor vencer e se fizer mais forte,
não precisaremos mais de fronteiras,
nem desconfiar do próximo,
por mais distante que ele esteja.

Quando o amor vencer não precisaremos de religiões,
a maior religião é o próprio amor,
que nos ensina a conviver com as diferenças,
que nos ensina a tolerar além do limite humano,
e com tolerância não teremos o que perdoar.

E finalmente, o ódio, que é a forma contrária do amor desaparecerá.

Quando o amor vencer e se fizer forte,
levará consigo a solidão e todas as portas se abrirão,
os presídios não terão sentido,
nem mocinhos e nem bandidos, seremos apenas,
uma grande família em busca de evolução,
e o amor facilita esse caminho,
derruba muralhas, transpõem fronteiras,
o amor acaba com a miséria,
pois abre as portas do coração,
e o coração é sempre solidário...

Para não ficarmos apenas no sonho,
comece hoje a parte que lhe cabe,
ame sem distinção, quebre seus preconceitos,
abrace mais, valorize o tempo, reclame menos,
carrega à alegria como munição de vida,
espalhe-a sem doses e sem medidas,
seu sorriso é a porta de entrada,
uma esperança para o novo tempo,
tempo em que seremos melhores,
por ver nossos irmãos felizes,
por ver simplesmente, o amor vencer!

Autor: Paulo Roberto Gaefke

O QUE VOCÊ ESTÁ ILUMINANDO EM SUA VIDA?

Aprendi com os Mestres Ascensos que possuímos um enorme poder em nossas mãos. Porém, devo admitir que foi muito difícil aceitar o fato de que temos condições de mudar nossa história de vida e os caminhos que se apresentam.

Algo assim aconteceu comigo quando numa manhã de segunda-feira, depois de um feriado prolongado, resolvi passar na minha sala pela manhã para prepará-la antes da chegada do meu cliente. Há muitos anos costumo fazer isso. Limpo, organizo e preparo o ambiente para que as energias estejam em harmonia já que o tratamento que ofereço é vibracional. Neste dia, levei comigo minha filhinha de três anos que estava me ajudando a arrumar tudo... e quando olhei para o meu pequeno altar e vi o vaso de violetas totalmente seco com as flores desgalhadas, fiquei muito contrariada...

Minha filha, vendo meu descontentamento, olhou para mim e disse:
"Mamãe são apenas flores, você compra outras, não precisa ficar triste..."
Eu que estava contrariada porque minha empregada não havia regado as flores, olhei para a minha filhinha e senti uma onda de paz e entendimento profundo da situação. Sim, pois estava a um passo de ficar brava com uma situação boba, corriqueira e sem importância, mas que se eu desse valor poderia me tirar do eixo.

O que desejo passar a você, meu amigo leitor, é esta simplicidade em enxergar a vida. Porque, como os mestres me ensinaram, ascensão é um processo pessoal de iluminação. Nós é que pensamos que iluminação seja algo para grandes realizações e curas maravilhosas. Mas se não conseguimos curar nossas pequenas falhas, como poderemos curar nossas grandes pendências e arestas?
Se não conseguirmos ver que são apenas flores que murcharam em nossas vidas, o que dirá das situações que enfrentamos todos os dias com as pessoas?

Os mestres ascensionados me alertaram que a libertação está em nós, em nossa maneira de olhar a vida e de enfrentar os problemas. Se colocarmos energia numa situação ela se perpetuará, mas, se ao contrário, deixarmos de dar valor a coisas que nos perturbam e nos tiram do sério, estas perderão a importância e nos libertaremos desses problemas.

Devo dizer que a meditação é muito importante e costumo ensinar várias técnicas para ajudar as pessoas em seus processos de libertação, mas não deixe de abrir os olhos espirituais para ver onde você está colocando o seu olhar...

Ritual de purificação com a Chama Violeta, uma meditação muito simples que aproveito a oportunidade de também passar a você. Deve ser feita por 21 dias de manhã e à noite:
"Imagine que você está no templo de cura da Chama Violeta e que, ao lado desta fogueira sagrada, estão de prontidão dois anjos de luz. Você, então, vê-se entrando nesta fogueira - que limpa e purifica as dores e sofrimentos - assistida por esses seres de luz. Imagine a luz entrando no alto da sua cabeça indo até os seus pés e depois vindo do chão e seguindo até o céu novamente. Totalmente limpa, você ouve novamente os anjos a chamarem... Assim, você abre os olhos".

Autora: Maria Silvia Orlovas

CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO

Hoje, acordei sentindo uma grande dor no peito. Sentei-me ao pé da cama, coloquei minha mão sobre meu peito, e perguntei ao meu coração: - O que você tem? Por que está tão inquieto dentro de mim? Você está doente? Fiquei uns minutos em silêncio e aí foi minha alma a começar a ficar inquieta... Perguntei a ela... - O que tens? Por que se atormenta dentro de mim?

Minha alma disse: - Estou assim porque você está assim. Você me faz perguntas, mas não tenho as respostas e sei que isso o faz infeliz... Você se sente tão pequeno, e isso me faz pequena também... Você queria ser diferente e eu fico triste por você... Você está tão só, e eu me sinto sem você...

Mais uma vez tornei a ficar em silêncio... E foi aí que meu coração meio confuso me respondeu: - Estou tão triste... Sinto-me tão pequeno... Estou magoado com você! Fiquei sem jeito e perguntei: - O que foi que eu te fiz? Ele respondeu: - Você sofre tanto com as pessoas; preocupa-se com elas, é atencioso, procura ser prestativo e na maioria das vezes, sempre se decepciona...

Você ama e depois sofre e fala que a culpa é minha... Você espera por algo que não vem e fica triste... Aí você chora e dói em mim... Preciso de curativos para um coração partido... Curativos bons.

Perguntei ao meu coração: - Como assim, bons? Ele respondeu: -Curativos que estanquem essa sua tristeza, essa sua mágoa, essa sua solidão... Que estejam com você nos dias frios e nas noites vazias, nos dias de tempestade e nas horas que você se sentir tão só... Que eles sejam tão grandes que possam envolver seu corpo em um abraço cheio de ternura e que você se sinta seguro e amparado...

Curativos que te façam sentir o quanto você é especial e amado, mesmo que você nunca tenha sentido esse amor, nem de seus próprios pais... Preciso de bons curativos, que não sejam eternos, afinal nada é para sempre, mas, que não sejam descartáveis... Curativos que absorvam esse sofrimento, essa dor... Essa ferida que não se vê, apenas se sente...

Que sejam fortes, e a prova d'água, para que não se estraguem com suas lágrimas, que sejam macios, para poder te fazer carinho nos dias em que você se sentir carente... Curativos que, acima de tudo nunca o decepcionem, prometendo coisas que não cumpram... Curativos companheiros e sinceros, que se importem realmente com você...

Não quero pena, quero amor... Amor de verdade. Preciso que você também se ame e prometa que vai procurar cuidar mais de mim, sou parte de você e se você sofre eu sofro também... Queria poder colocar você dentro de mim, secar suas lágrimas, ninar você... Dizer-te que tudo vai passar e te proteger das decepções da sua vida, afinal você já sofreu tanto que não sei como ainda consigo bater forte em seu peito!!!
Você é especial...
Pena... Ninguém perceber isso!

Autor: Edward Hunggen

CADA UM

Cada um que passa em nossa vida,
Passa sozinho...
Porque cada pessoa é única pra nós,
E nenhuma substitui a outra...
Cada um que passa em nossa vida,
Passa sozinho,
Mas não vai só...
Cada um que passa em nossa vida,
Leva um pouco de nós mesmos,
E nos deixa um pouco de si mesmo...
Há os que levam muito,
Mas não há os que não levam nada...
Há os que deixam muito,
Mas não há os que não deixam nada...
Esta é a mais bela realidade da vida.
A prova tremenda de que cada um é importante,
E que ninguém se aproxima do outro por acaso...

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

ANSIEDADE

Ao bater em si a ansiedade,
Acalme-se e pare para refletir.
Questione-se dentro da verdade,
E aguarde,(sem estresse) o que advir.

O que há?
Nervos à flor da pele?
Impaciência com a família;?
Fase financeira complicada?
Angustia e insônia no dia a dia?
O medo, não lhe deixa fazer nada?
Atenção: - pare, pense e use a sabedoria!

Inicie aferindo seus pontos negativos.
Em seguida, anote-os para os resolver.
Resolvido, passe os pontos à positivos,
E logo, logo, melhoras irão acontecer!

É de suma relevância sair da excitação.
A ansiedade carrega consigo a angustia.
Dê ao Senhor as suas preocupações,
E você se libertará de futura depressão!!!

Persista em suas ações sem recaídas.
Com ânimo, sede forte como o aço,
Procure conviver o bom lado da vida,
Pegue a ansiedade e, faça-a em pedaços!

Na fé, ore à Deus e peça a sua proteção,
Junto à Ele, determine-se vencedor;
E, em suas obrigações, use o amor!
"Em verdade, o amor, aniquila a ansiedade."

ANSIOSOS (as):
*Não exerçam expectativas. Exerçam, idéias positivas!

Autor: Manuel de Almeida (Manal)
"O Poeta do Tatuapé

A MOÇA DAS MAÇÃS

Um grupo de vendedores foram a uma convenção de vendas. Todos tinham prometido às esposas que chegariam a tempo para ceiar na noite de Natal. Mesmo sem contratempos, a convenção terminou um pouco tarde, e chegaram atrasados ao aeroporto. Entraram todos com suas passagens e documentos na mão, correndo pelos corredores.

De repente, e sem querer, um desses vendedores tropeçou numa mesa que tinha uma cesta de maçãs. As maçãs saíram voando por toda a parte. Sem deter-se, nem voltar atrás, os vendedores seguiram correndo, e conseguiram subir no avião. Todos, menos um.

Este se deteve, respirou fundo, e experimentou um sentimento de compaixão pela dona da banca de maçãs. Deixou seus amigos, que seguiram sem ele, e pediu a um deles que ao chegar, chamasse sua esposa e explicasse que ele iria chegar em um vôo mais tarde.

Logo, voltou ao terminal e encontrou todas as maçãs jogadas pelo chão. Sua surpresa foi enorme, ao notar que a dona da banca era uma moça cega. E a encontrou chorando, com muitas lágrimas escorrendo por suas faces. Tateava o piso, tentando, em vão, recolher as maçãs, enquanto a multidão passava, vertiginosa, sem deter-se; sem importar-se com o fato.

O homem se ajoelhou com ela, juntou as maçãs, as colocou na cesta e a ajudou a montar a banca novamente. Enquanto fazia isso se deu conta de que muitas haviam batido e estavam machucadas. Então, pegou-as e as colocou em outra cesta. Quando terminou, pegou sua carteira e disse à moça: - “Toma, por favor, estes cem reais pelo dano que fizemos. Esta bom? Ela, chorando, assentiu com a cabeça. Ele continuou, dizendo-lhe - Espero não ter arruinado seu dia. Como o vendedor se colocou a sair, a moça gritou: - Senhor... Ele se deteve e voltou a olhar aqueles olhos cegos. Ela continuou: -Você é Jesus...?
Ele saiu em seguida e deu várias voltas, antes de entrar em outro vôo, com essa pergunta queimando e vibrando em sua alma: “Você é Jesus?

E a você? As pessoas te confundem com Jesus? Porque esse é nosso destino, não é assim? Parecermos tanto com Jesus, que as pessoas não possam distinguir a diferença. Parecermos tanto com Jesus, vivendo em um mundo que está cego de Seu Amor, Sua Vida e Sua Graça. Se dizemos que conhecemos Jesus, deveríamos viver e agir como Ele faria. Viver Sua palavra cada dia.

Você é a menina dos olhos dEle. Ele deixou tudo e nos recolheu: a você e a mim em seu Calvário; e pagou por nossas frutas estragadas.

Comecemos a viver como se valêssemos o preço que Ele pagou! Comecemos hoje!

Os amigos do vendedor nunca chegaram a avisar a esposa do colega, que ficou para trás para colher as maçãs, porque devido a uma pane em uma das turbinas o avião em que estavam caiu e não houve nenhum sobrevivente.

A jabuticabeira


Um jovem aproximou-se de um senhor de muita idade e perguntou:

- Que planta é esta que o senhor está cuidando?

- É uma jabuticabeira - respondeu o velho.

- E ela demora quanto tempo para dar frutos?

- Ah, pelo menos uns quinze anos - informou o homem.

- E o senhor espera viver tanto tempo assim?, indagou, irônico, o rapaz.

- Não, não creio que viva tudo isso, pois já estou no fim da minha jornada - disse o ancião.

- Então, que vantagem o senhor leva com isso, meu velho?

E o velhinho respondeu calmamente:

- Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...

Muitas medidas tomadas hoje repercutirão no futuro. E tomara que você sinta orgulho de poder fazer, de alguma forma, parte dele e ter dado a sua contribuição.

(autor desconhecido)





“A mão não alcança aquilo que o coração não almeja”.
(Provérbio Gaulês)

Por Aldo Novak

Algumas vezes, tomamos decisões erradas - geralmente sem considerar quem somos - e acabamos caindo em um buraco do qual parece que jamais sairemos. Nos tornamos infelizes. Uma decisão errada leva até outra, que leva para outra e uma fileira de dominós acaba caindo sem parar. Vamos dormir e nos perguntamos: o que é que fiz da minha vida?

Há pessoas que, neste processo, se transformam em tubos: acordam, escovam os dentes, fazem o desjejum, trabalham, almoçam, trabalham voltam para casa, jantam, dormem e, em alguns pontos do dia, vão ao banheiro. No dia seguinte, repetem exatamente a mesma coisa. E no outro. E no outro. E no outro. Sem que haja uma luz no fim do túnel. São tubos, pelos quais passa comida.

Após uma palestra, um espectador veio dizer que se sentia um zumbi, alguém que passa os dias apenas reagindo aos acontecimentos e pessoas, sem escolher nada do que acontecia: "Escolhi minha profissão porque tinha que agradar meu pai, me casei com alguém que mal conhecia porque estava sozinho naquele momento, trabalho no que não gosto porque tenho que pagar as contas". E completou: "Pisquei os olhos e já passaram 30 anos, igual ao personagem do filme 'Click'. Tenho vários sonhos que ainda poderia realizar, mas será que eu devo?".

Na maioria das vezes, quando alguém pergunta isso, é porque já sabe a resposta.

Há momentos nos quais os dias parecem se repetir, na vida de todos nós, e tudo parece igual. Mas isso pode ser um bom sinal. Afinal, quando estamos na estrada, indo de uma cidade para outra, há momentos em que o ponto da estrada no qual estamos é exatamente igual ao ponto que passamos quinze quilômetros antes. Isso não é um problema, já que sabemos para aonde vamos. Sabemos que a estrada é o caminho para a outra cidade. A viagem pode até ser desconfortável, cansativa, longa e monótona - mas sabemos aonde queremos chegar.

Por isso, se o ponto da vida no qual estamos agora é um caminho para nos levar aonde desejamos chegar, não se preocupe com essa aparente repetição do nada. É apenas uma percepção parcial da realidade, mas dentro de algum tempo você chegará onde deseja. Continue avançando e prenda-se à realidade dos resultados, mesmo que apenas em sua mente, pois eles chegarão. Neste caso, a repetição, o hábito e a aparente monotonia são apenas a estrada que levará você até a cidade desejada. Continue firme. Cada metro que você avança será um metro a menos até seu sonho.

Por outro lado, se o ponto da vida no qual você está foi causado por uma decisão claramente equivocada, e os dias estão se repetindo como um castigo aparentemente sem razão, é hora de mudar. É o momento de balançar a árvore da sua vida, para ver o que cai, como fazíamos quando crianças e queríamos apanhar frutas. Comece mudando por dentro, imediatamente. Mude o que você escolhe ver, ler, ouvir, as pessoas com as quais escolhe estar, aquilo que você diz e o que você aprende.

Talvez não seja fácil. Sua mãe, pai, cônjuge, filhos, amigos e colegas podem reagir tentando bloquear suas mudanças, geralmente com a melhor das intenções. Mas a mão não alcança aquilo que o coração não almeja, portanto é melhor escutar seu coração para a tomada de decisões. Sempre unindo a razão e a ação contínua, claro, porque pensar apenas com o coração não é a chave. A chave é usar a razão, a emoção e a ação em tudo o que você deseja. E estes três lados devem estar alinhados, com o mesmo objetivo.

Se você estiver indo para a direção desejada, com a pessoa desejada, agindo todos os dias, a repetição não será um problema - será apenas um ponto da estrada que levará você do lugar onde está agora para a vida que deseja viver.

Pense em um tempo no qual as coisas tinham tudo para serem perfeitas. Tente voltar a este tempo, como um motorista volta para a estrada certa, após ter escolhido o caminho errado.

E volte para o caminho certo. Sua vida merece isso.

Dois tipos de sofrimento
(enviado por Renato Takakura - São Paulo/SP)

As frases tristes que ouço da boca das pessoas que estão envelhecendo são “Se eu apenas...” e “Eu gostaria de ter feito...”. Elas sabem que a vida tinha algo mais a lhes dar, mas, normalmente, em função do medo, por um motivo qualquer, elas se retraíram. O medo que essas pessoas sentiram pode ter sido: o medo de fracassar, o medo de talvez não encontrar algo melhor, o medo de perder o que já tinha ou o medo de serem humilhadas. Qualquer que tenha sido a espécie de medo, foi mais poderosa que as oportunidades de levar uma vida mais emocionante, alegre e gratificante. Já ouvi Antony Robbins, o conferencista motivacional, dizer do alto do palco: “Existem dois tipos de sofrimento – o sofrimento causado pelo fracasso e o sofrimento gerado pelo ressentimento.”

Eu prefiro o sofrimento causado pelo eventual fracasso. Para mim, a dor provocada pelo ressentimento é a maior punição que eu mesma posso me impor. Sei quando me atrever e sei quando desistir. A mora da história é que, nos momentos em que me retraí, eu tinha mais de uma escolha. Preferi ser uma covarde, em vez de escolher a coragem.

Ninguém tem de me dizer quando não fiz o que deveria ter feito. Estou plenamente consciente daquelas ocasiões. E é quando recordo esses momentos que a dor do ressentimento é mais aguda.

Para algumas mulheres, o ressentimento decorre do fato de haverem desistido de suas carreiras. Para outras, deixar que suas carreiras se intrometam entre elas e sua famílias. E o ressentimento clássico é continuar mantendo uma relação ou casamento só porque é “fácil” e “confortável”.

O ressentimento que não quero que nenhuma de nós jamais tenha de experimentar consiste em ignorar os interesses financeiros e deixar que alguém imponha o que considera ser melhor para nós.

Sem dúvida, é necessário ter coragem para realizar grandes mudanças na vida. É preciso ter coragem para enfrentar o desconhecido. A boa-nova é que, sempre que escolhemos a coragem em lugar da covardia, acabamos vencendo – porque expandimos a pessoa que somos. E então não haverá ressentimentos.

(do livro: MULHER RICA, O livro de investimento para mulheres - KIM KIYOSAKI - esposa, melhor amiga e sócia nos negócio de ROBERT KIYOSAKI)

Gestão do Tempo
(enviado por Silvia B. Acosta)

Um consultor, especialista em gestão do tempo, quis surpreender a Assistência numa conferência. Tirou debaixo da mesa um frasco grande de boca larga.

Colocou-o em cima da mesa, junto a uma bandeja com Pedras do tamanho de um punho, e perguntou:
- "Quantas pedras pensam que cabem neste frasco?"

Depois dos presentes fazerem suas conjecturas, começou a meter pedras até Que encheu o frasco. E aí perguntou:
-"Está cheio?"

Todos olharam para o frasco e assentiram que sim. Então ele tirou debaixo da mesa um saco com gravilha (pedrinhas pequenas, menores que a "brita").

Colocou parte da gravilha dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços deixados pelas pedras grandes.

O consultor sorriu com ironia e repetiu:
-"Está cheio?"

Desta vez os ouvintes duvidaram:
-"Talvez não.", responderam.
- "Muito bem!", disse ele, e pousou na mesa um saco com areia que começou a despejar no frasco. A areia infiltrava-se nos pequenos buracos, deixados pelas pedras e pela gravilha.
-"Está cheio?", perguntou de novo.
-"Não!", exclamaram os presentes. Então o consultor pegou uma jarra com água e começou a derramar para dentro do frasco. O frasco absorvia a água sem transbordar.
-"Bom, o que acabamos de demonstrar?", perguntou.

Um ouvinte, mais afoito, arriscou:
-"Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguimos fazer com que caibam mais compromissos."
-"Não!", concluiu o especialista, "o que esta lição nos ensina é que se não colocarem as pedras grandes primeiro, nunca poderão colocá-las depois...

E quais são as grandes pedras nas nossas vidas? A pessoa amada, nossos filhos, os amigos, os nossos sonhos e desejos, a nossa saúde.

Lembrem-se: ponham-nos sempre primeiro. O resto encontrará o seu lugar!"

(Autor Desconhecido
)

Organize seu Tempo!
(enviado por Mauro Pereira da Silva Ramos - Duque de Caxias/RJ)

1- Dedique tempo para trabalhar: é o preço do triunfo.
2- Dedique um tempo para pensar: é a fonte do poder.
3- Dedique tempo para recrear: é o segredo da juventude.
4- Dedique tempo para ler: é a base do conhecimento.
5- Dedique tempo para adorar: É o caminho da reverência.
6- Dedique tempo para com os amigos: é o caminho da felicidade.
7- Dedique tempo para amar e ser amado: é o gérmen criador de endorfinas (substância da alegria e bem estar)
8- Dedique tempo para sonhar: eleva a alma às estrelas.
9- Dedique tempo para rir: alivia as tensões da vida.
10- Dedique tempo para planejar: é o segredo de como encontrar tempo para as nove coisas anteriores.

Fazendo o que você gosta

Geralmente parece que a ocupação dos outros é mais fácil e interessante do que a nossa – e rende mais! As enfermeiras pensam que a vida dos médicos é fácil. Os vendedores acham que os gerentes de venda é que estão bem... e assim vai, até descobrir que não existe trabalho perfeito. Por que? Porque as pessoas só nos pagam para fazer o que não sabem ou não querem fazer. Se não houvesse nenhum problema a resolver, o nosso emprego não existiria.

Agora se você não gosta do que faz, tem duas opções: mudar de atitude ou mudar de emprego.

Em nossos devaneios, dizemos: ‘Se o meu trabalho fosse mais fácil, eu seria mais feliz!’

É comum, também, as pessoas dizerem: ‘se conseguisse um trabalho que não fosse repetitivo, eu seria feliz!’. Mas quase todos os trabalhos são repetitivos. Se você for secretária terá que digitar uma carta atrás da outros. Se for estrela de cinema, será obrigada a fazer uma tomada após a outra. Tudo repetição!...

Portanto há duas boas razões para que você dê o melhor de si. Primeiro porque quando a gente dá cem por cento, é mais feliz. Basta lembrar do tempo de estudante...e de como era bom ir para a escola nos dias em que você tinha feito toda a lição de casa – e da melhor maneira possível. Você não se sentia bem mais entusiasmado? Não importa há quanto tempo você saiu da escola, o ‘princípio da lição de casa’ ainda se aplica.

Outra razão para que você dê o melhor de si: o universo tem lá seu modo de punir a preguiça e a arrogância...é quando as coisas começam a ir por água abaixo. Pergunte ao executivo que subestimou o concorrente; ou ao pugilista que não levou a sério o adversário...

E só existe uma palavra para designar o conceito ‘dar o melhor de si o tempo todo’: profissionalismo.


Um bom exemplo disso são os taxistas. Alguns deles são capazes de tornar uma corrida num verdadeiro prazer; ao passo que outros a convertem num sofrimento sem fim... Eles fazem o mesmo trabalho repetitivo; então onde está a diferença? Os motoristas felizes têm uma filosofia diferente: eles são alegres e agradáveis porque sabem que prestam um bom serviço. As pessoas que gostam do trabalho que fazem, acordam dizendo que naquele dia serão mais eficientes e mais cuidadosos do que no dia anterior. Nem sempre elas acertam na mosca, mas é o seu objetivo.

Quem tem compromisso com seu trabalho, se dedica a um aperfeiçoamento constante. Ser talentoso não basta. É preciso muito mais do que talento para chegar ao sucesso; e ficar.


(texto de Andrew Matthews no livro "Siga seu coração")

Consideração

(enviado por Edson Mazieiro)


Consideração é o reconhecimento que as pessoas tem em relação a você e que você tem em relação aos outros.

O ato de se ter consideração por alguém significa que você reconhece no outro a virtude, o esforço, a dedicação e mesmo que não tenha retorno da mesma forma, entende que é importante deixar claro que compreende isso na pessoa.


É interessante perceber que por mais desgastados que estejam alguns valores hoje em dia, o que talvez tenha maior espaço na mente das pessoas é distinguir quem se considera e quem lhe considera.

É como se você pudesse esperar daqueles com quem pode contar e que podem contar com você em uma relação de total reciprocidade. Porque considerar tem a ver com confiança, com apoio e com segurança.


A confiança em saber que a pessoa não lhe julga, mas enxerga você como um ser humano.

O apoio para as circunstâncias que você vive porque entende que as conquistas e as vicissitudes acontecem e sempre precisam de alguma palavra amiga para lhe parabenizar ou dar uma "força".


A segurança de poder errar e mesmo assim saber que a pessoa estará lá para lhe ajudar a enxergar o erro e também para abrir o caminho com você para a mudança.

Consideração é isso, é reconhecer.

No mundo dos negócios, a consideração é um tesouro.


Não é todo mundo que tem consideração pelos outros, porque não é apenas uma questão de valores pessoais, pois é um mundo muito competitivo.

Cruzar a linha é muito fácil, em especial quando não há vantagens ou ganhos em retorno. É nesta hora que você percebe e entende quem tem consideração.


Respeitar o ser que você é e que apesar de você estar em um ambiente profissional, saber enxergar que você é uma pessoa, merece toda a sua consideração.


Então, a consideração é demonstrada nas atitudes.

A atitude de entender, de contextualizar, de ouvir, de falar, de avaliar, de investigar e de perceber que as pessoas estão juntas nas ações; isto é consideração.

Mesmo nas situações mais adversas, nunca deixe de considerar os outros. Pense nos outros, como se fosse você. Assim você consegue entender e medir o que você fizer.


Os seus valores como pessoa devem sempre falar mais alto. Nunca o contrário.

Recear isto é bobagem. Ninguém vai muito longe agindo sem consideração, porque não vem de dentro.

Mas o melhor a saber é que algumas decisões são tão importantes no processo de crescimento que podem significar sofrer ou crescer.


Saiba que os caminhos de grande sucesso são aqueles que valem pelas pessoas.
Decida fazer valer o seu. Sempre saiba considerar.

Por que ter fé faz bem à saúde

(por Nuno Cobra)

O estado emocional é muito importante, pois influencia o nível de saúde. Por isso a paz interior é vital para o perfeito funcionamento do corpo.

A inteligência, o raciocínio e o pensamento são fatores absolutamente secundários. A saúde tem por base a paz interior, que transcende qualquer outro aspecto da vida. A paz é a nossa maior sensação. Pode-se dizer até que ela é a felicidade e não está relacionada a bens adquiridos do mundo exterior e sim do mundo interior.

A felicidade é um estado de espírito e depende do estado do corpo. Por isso é impossível adquirir uma elevação espiritual através de um corpo físico débil, sem energia, movido pelo mau humor e irritação.

O trabalho é magnífico para adquirir bem materiais, mas estes são apenas ferramentas para vislumbramos algo muito maior.

Não leve a vida tão a sério. Em vez de pensar em tantos problemas, se entregue a algo que o aproxime da tranqüilidade e da harmonia, fazendo da sua vida uma paz contínua e ininterrupta. A entrega, a busca da fé leva as pessoas à paz interior, perene e fundamental, para a saúde e a felicidade.

(artigo de Nuno Cobra, extraído do portal UOL/coluna VyaEstelar)

Vida

perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis...

fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém...

abracei para proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei...

gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras ouvindo música e vendo fotos, já liguei só para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo!)...

Mas vivi! E ainda vivo! Não passo pela vida.

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a VIDA é MUITO para ser insignificante.

(por Charles Chaplin)


Saúde

É claro que saúde advém de certos cuidados mínimos que você tem que ter com o seu corpo, assim como dormir bem e saber escolher os alimentos que você vai colocar no sagrado interior de seu organismo. Tem muito a ver também, com o movimento adequado, um corpo sem movimento é fadado á doença mais cedo ou mais tarde, mas no fundo mesmo ela é fruto da constante alegria de viver!


Você estando alegre, tolerante e feliz a saúde o acompanha, mas se você se fizer triste, magoado ou rancoroso ela o abandona. Desta forma a maneira decidida como você atua em sua mente colocando-a a seu favor diante da vida, concorre de forma decisiva e vigorosa para colocar sua saúde em um patamar distante da possibilidade de ficar doente. A sua saúde esta sempre a depender da química que você desenvolve através de sua alegria e felicidade ou de sua tristeza e magoa.


Você se ajudar significa tão somente não pensar nada contra você mesmo, controlar suas emoções negativas e corrosivas, ser otimista e confiante, deixando que a vida, pela força natural e poderosa do universo o leve invariavelmente ao sucesso e a saúde, decorrências absolutamente naturais do próprio decorrer da vida. Se você não interferir neste mecanismo extraordinário com tantos pensamentos negativos e preocupações absolutamente desnecessária a vida ocorre de forma absolutamente normal dentro de seus padrões de absoluta naturalidade, nada mais

ENCONTRE A FELICIDADE

Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade.

Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica.

Achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.

E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes.
Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes.

Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes.

Uma busca infinda. Anos desperdiçados.
Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto.

Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos.

Mas, há uma forma melhor de viver!

A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim.

É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda.


Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte.
Sempre que dependemos de coisas fora de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção.

A felicidade não tem nada a ver com conseguir.

Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos.
Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado.As necessidades de cada um de nós são poucas.

Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes.

Saiba: A única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser repartida.
Repartir suas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.

'Na incerteza do amanhã aproveite

O hoje para ser feliz.'

A Arte de ser feliz

Acorde todas as manhãs com um sorriso.

Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.

Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.

Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!

Enumere as boas coisas que você tem na vida.

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente

com muita força, coragem e confiança!

Trace objetivos para cada dia.

Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez.

Seja paciente.

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho

que o mantém em alerta, em constante desenvolvimento pessoal e

profissional, além disso, o ajuda a manter a dignidade.

Acredite, seu valor está em você mesmo.

Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.

Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.

Conscientize-se de que a verdadeira felicidade está dentro de você.

A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim ter e dar.

Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.

A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que

o cheiro fique um pouco nas suas mãos.

O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o

desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos

efeitos colaterais.

Não só cria um espaço feliz para os que estão ao seu redor, como

também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.

O tempo para ser feliz é agora.

O lugar para ser feliz é aqui

* UMA BELA AMIZADE
*

Ele não passava de um garotinho levado. Adorava pendurar-se nos galhos das
árvores para se balançar.

Vivia com os cabelos ao vento e os pés descalços. Tinha uma alma doce, toda
amor.

Chamava-se Guilherme Augusto Araújo Fernandes e morava ao lado de um asilo
de idosos.

Ele conhecia todos os que moravam lá. E gostava de cada um deles de uma
maneira especial.

Gostava da sra. Silvano que tocava piano. E do sr. Cervantes que sempre lhe
contava histórias arrepiantes.

Também do Sr. Waldemar que andava de um lado a outro com um remo, como se
houvesse um lago por perto, para remar.

Ajudava a Sra. Mandala a ir de um lado para outro, apoiada em sua bengala.

E admirava o Sr. Possante com sua voz de gigante.

Mas a pessoa de quem ele mais gostava era a sra. Antônia Maria Diniz
Cordeiro. É que ela tinha quatro nomes, como ele.

Ele a chamava de dona Antônia e lhe contava todos os seus segredos.

Um dia, Guilherme augusto ouviu seus pais conversarem a respeito da sua
amiga. E entre uma frase e outra, descobriu que dona Antônia tinha perdido a
memória.

A mãe comentou que não era de admirar. Afinal, ela estava com 96 anos de
idade!

Guilherme quis saber o que era a memória e o pai lhe disse que era alguma
coisa da qual a pessoa se lembra.

A resposta não satisfez o menino, que foi perguntar para a sra. Silvano.

"É algo quente", meu filho, "muito quente", foi a resposta.

O Sr. Cervantes lhe disse que era uma coisa muito, muito antiga. E o sr.
Waldemar informou que era uma coisa que fazia chorar, chorar muito.

Para a sra. Mandala, era uma coisa que fazia rir, rir bastante.

Já o Sr. Possante lhe disse que a memória era alguma coisa que valia ouro.

Então o garoto foi para sua casa e começou a procurar memórias para dona
Antônia, já que ela havia perdido as suas.

Procurou uma caixa de sapatos cheia de conchas, guardadas há muito tempo, e
as colocou numa cesta. Também colocou uma marionete e a medalha que seu avô
lhe tinha dado um dia.

Também para a cesta foi a sua bola de futebol, que valia ouro. E até um ovo
fresquinho, ainda quente, retirado debaixo da galinha.

Aí Guilherme augusto foi visitar dona Antônia e deu a ela, uma a uma, cada
coisa da sua cesta.

Ela ficou emocionada com os presentes daquela criança admirável. E começou a
se lembrar.

Segurou o ovo ainda quente, entre suas mãos, e contou para o menino sobre um
ovinho azul, todo pintado, que havia encontrado uma vez, dentro de um ninho,
no jardim da casa de sua tia.

Encostou uma das conchas no ouvido e lembrou da vez que tinha ido à praia de
bonde, há muito tempo, e como sentira calor com suas botas de amarrar.

Pegou nas mãos a medalha e recordou, com tristeza, de seu irmão mais velho,
que tinha ido para a guerra. E nunca mais voltou.

Sorriu para a marionete e lembrou da vez em que mostrara uma para sua
irmãzinha, que rira às gargalhadas. Conseguia lembrar até do detalhe do
mingau escorrendo pela boca risonha da menina.

Ela jogou a bola de futebol para Guilherme e lembrou do dia em que se
conheceram. E recordou de todos os segredos que haviam compartilhado.

Guilherme Augusto e dona Antônia sorriram e sorriram, pois toda a memória
perdida tinha sido encontrada. E por um menino que nem era tão sábio, nem
tão velho.

Era simplesmente um menino que amava os idosos e sabia ser amigo.

***

Para se brindar alguém com alegria, não há necessidade de somas exageradas
de dinheiro, nem de dotes especiais.

Para fazer feliz a vida de alguém é suficiente uma dose de tempo, uma pitada
de amor e um pouquinho de imaginação.

Em resumo: uma bela amizade.


*O nosso hoje, é consequência do nosso ontem, e o nosso amanhã será
consequência do nosso hoje*
**

DECEPÇÕES

Você já teve alguma decepção na vida?

Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou
ter alguma surpresa desagradável em algum momento da caminhada.

Podemos dizer que o sabor de uma decepção é amargo e traz consigo um
punhal invisível que dilacera as fibras mais sutis da alma.

Isso acontece porque nós só nos decepcionamos com as pessoas em quem
investimos nossos mais puros sentimentos de confiança e amor.

Pode ser um amigo, a quem entregamos o coração e que de um momento
para outro passa a ter um comportamento diferente, duvidando da nossa
sinceridade, do nosso afeto, da nossa dedicação, da nossa lealdade...

Também pode ser a alma que elegemos para compartilhar conosco a vida,
e que um dia chega e nos diz que o amor acabou, que já não fazemos
mais parte da sua história... Que outra pessoa agora ocupa o nosso
lugar.

Ou alguém que escolhemos como modelo digno de ser seguido e que vemos
escorregando nas valas da mentira ou da traição, desdita que nos
infelicita e nos arranca lágrimas quentes e doloridas, como chama que
queima sem consumir.

Enfim, só os nossos amores são capazes de nos ferir com a espada da
decepção, pois os estranhos não têm esse trágico poder, já que seus
atos não nos causam nenhuma impressão.

Assim, valem a pena algumas reflexões a esse respeito para que não nos
deixemos atingir pela cruel espada da desilusão.

Para tanto, podemos começar levando em conta que, assim como nós,
nossos amores também não são perfeitos.

E que, geralmente, não nos prometem santidade ou eterna fidelidade.
Nunca nos disseram que serão eternamente a mesma pessoa e que jamais
nos causariam decepções.

Nós é que queremos que sejam como os idealizamos.

Assim nos iludimos. Mas só se desilude quem está iludido.

Importante que pensemos bem a esse respeito, imunizando a nossa alma
com o antídoto eficaz do entendimento.

Importante que usemos sempre o escudo do perdão para impedir que os
atos infelizes dos outros nos causem tanto sofrimento.
Importante, ainda, que façamos uso dos óculos da lucidez, que nos
permitem ver os fatos em sua real dimensão e importância, evitando
dores exageradas.
A ilusão é como uma névoa que nos embaraça a visão, distorcendo as
imagens e os fatos que estão a nossa frente.
E a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido,
enganado sobre algo ou alguém.
Assim, se você está amargando a dor de uma desilusão, agradeça a Deus
por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe toldavam a
visão.
Passe a gostar das pessoas como elas são e não como você gostaria que
elas fossem.
Considere que você também já deve ter ferido alguém com o punhal da
decepção, mesmo não tendo a intenção, e talvez sem se dar conta disso.
Por todas essas razões, pense um pouco mais e espante essa tristeza do
olhar... Enxugue as lágrimas e siga em frente... sem ilusões.

Os 3 últimos desejos de ALEXANDRE O GRANDE:


1, Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

2, Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ;

3, Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a ALEXANDRE quais as razões desses pedidos e ele explicou:


1, Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2, Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3, Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.***

Princípio do vácuo
(enviado por Carlos Alberto Fernandes)

Você tem o hábito de juntar objetos inúteis no momento, acreditando que um dia (não sabe quando) poderá precisar deles? Você tem o hábito de juntar dinheiro só para não gastá-lo, pois no futuro poderá fazer falta? Você tem o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outros tipos de equipamentos que já não usa há um bom tempo?

E dentro de você? Você tem o hábito de guardar mágoas, ressentimentos, raivas e medos? Não faça isso.

É preciso criar um espaço, um vazio, para que as coisas novas cheguem em sua vida.
É preciso eliminar o que é inútil em você e na sua vida, para que a prosperidade venha.
É a força desse Vazio que absorverá e atrairá tudo o que você almeja.
Enquanto você estiver material ou emocionalmente carregado de coisas velhas e inúteis, não haverá espaço aberto para novas oportunidades.

Os bens precisam circular. Limpe as gavetas, os guarda-roupas, o quartinho lá do fundo, a garagem.
Dê o que você não usa mais.
A atitude de guardar um monte de coisas inúteis amarra sua vida.
Não são os objetos guardados que emperram sua vida, mas o significado da atitude de guardar.
Quando se guarda, considera-se a possibilidade da falta, da carência.
É acreditar que amanhã poderá faltar, e você não terá meios de prover suas necessidades.

Com essa postura, você está enviando duas mensagens para o seu cérebro e para a vida: primeira: você não confia no amanhã e, segunda: você acredita que o novo e o melhor não são para você, já que se contenta em guardar coisas velhas e inúteis.
Desfaça-se do que perdeu a cor e o brilho e deixe entrar o novo em sua casa e dentro de você!

(por Joseph Newton)


Seja confiante

Quem gosta e confia em si mesmo, a satisfação e o sucesso são coisas naturais. Portanto, seja confiante. Quem está seguro de que tem valor, merece viver e ser feliz. O mais importante, é a forma como você vê a si mesmo.

Você tem o direito de ser vitorioso. Afinal, não está no mundo para corresponder às expectativas alheias. Sua vida pertence unicamente a você e nenhum indivíduo, ou grupo, tem o poder de determinar como você irá pensar e sentir a respeito de si mesmo.

Você tem o direito de cometer erros e essa é uma maneira de aprender. Você deve aceitar a realidade de seus problemas, mas não ser dominado por eles.

(texto de Eduardo Carmello – Supere! A arte de lidar com as adversidades – ed. Gente


A idade de ser feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.

(autor desconhecido)

Saboreie seu café
(enviado por Julia Tozin -
Curitiba/PR)

Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou
com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico,
vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo
a todos para se servirem. Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse:

"Se repararem, todos vocês pegaram todas as xícaras bonitas e caras e deixaram as mais simples e baratas para trás. Nada anormal que vocês queiram o melhor para si, mas podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estará bebendo. O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras; mas
escolheram, conscientemente, as melhores xícaras.

E então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.

"A Vida é o café; o emprego, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a Vida.
O tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de Vida que vivemos.

As vezes, ao concentrarmos-nos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que nos foi dado."

Deus coa o café, não as xícaras...

Saboreie seu café!

A felicidade possível

Só quem está disposto a perder tem o direito de ganhar. Só o maduro é capaz da renúncia. E só quem renuncia aceita provar o gosto da verdade, seja ela qual for. O que está sempre por trás dos nossos dramas, desencontros e trambolhões existenciais é a representação simbólica ou alegórica do impulso do ser humano para o amadurecimento. A forma de amadurecer é viver. Viver é seguir impulsos até perceber, sentir, saber ou intuir a tendência de equilíbrio que está na raiz deles (impulsos).

A pessoa é impelida para a aventura ou peripécia, como forma de se machucar para aprender, de cair para saber levantar-se e aprender a andar. É um determinismo biológico: para amadurecer há que viver (sofrer) as machucadelas da aventura e da peripécia existencial.

A solução de toda situação de impasse só se dá quando uma das partes aceita perder ou aceita renunciar (e perder ou renunciar não é igual, mas é muito parecido; é da mesma natureza). Sem haver quem aceite perder ou renunciar, jamais haverá o encontro com a verdade de cada relação. E muitas vezes a verdade de cada relação pode estar na impossibilidade, por mais atração que exista. Como pode estar na possibilidade conflitiva, o que é sempre difícil de aceitar. Só a renúncia no tempo certo devolve as pessoas a elas mesmas e só assim elas amadurecem e se preparam para os verdadeiros encontros do amor, da vida e da morte. Só quem está disposto a perder consegue as vitórias legítimas.

Amadurecer acaba por se relacionar com a renúncia, não no sentido restrito da palavra (renúncia como abandono), porém no lato (renúncia da onipotência e das formas possessivas do viver). Viver é renunciar porque viver é optar e optar é renunciar. Renunciar à onipotência e às hipóteses de felicidade completa, plenitude etc é tudo o que se aprende na vida, mas até se descobrir que a vida se constrói aos poucos, sobre os erros, sobre as renúncias, trocando o sonho e as ilusões pela construção do possível e do necessário, o ser humano muito erra e se embaraça, esbarra, agride, é agredido.

Eis a felicidade possível: compreender que construir a vida é renunciar a pedaços da felicidade para não renunciar ao sonho da felicidade.

(por Artur da Távola)



O tempo não passa. Nós é que passamos

Tempo não falta. Está aí para todos. A falta de tempo é, portanto, um mito, uma ilusão. O problema que existe, nesse campo, é tempo mal aproveitado. Nesse trajeto através do tempo, cabe a cada um aproveitá-lo bem ou mal, conforme as pequenas decisões que se toma a cada minuto.

Você é dono do seu tempo. Mas, se não souber dizer “não” é como se não o fosse. O “não” é uma palavrinha mágica, que delimita nosso espaço vital. Apenas quem sabe dizê-la, sempre que necessário, pode desfrutar uma vida com qualidade.


Quem tem dificuldade de dizer “não” permite que lhe roubem o tempo, provocando a falta de um tempo valioso que poderia ser dedicado a si mesmo e ao seu convívio com a família. Esse mau uso do tempo cria problemas no relacionamento familiar, além de trazer estresse e irritação, fazendo cair a qualidade de vida.


Pessoas que não conseguem dizer não e vão assumindo tudo que vem pela frente assemelham-se a um imã que se coloca próximo à caixinha de pregos do sapateiro: toda a sua superfície fica tomada pelos pregos...


Para fica de bem com o tempo prepare uma agenda adequada, para programar o seu dia. Quem não consegue fazer isso, age como quem entra em um pantanal e sai matando cada jacaré que aparece. Vai usando o seu tempo e suas forças para resolver tudo o que surge à sua frente e acaba deixando em segundo plano os assuntos mais relevantes.

(texto do Prof. Gretz, no livro "Vida com qualidade")

Esperamos mais da vida
(enviado por Alaor Bartolomei)

Acho que sempre esperamos mais da vida. Esperamos mais chances, mais alegrias, mais um amor, mais amigos, mais vitórias, mais sonhos, mais gratidão, consideração e compreensão das pessoas.

Esperamos por mais oportunidades, mais vitórias, mais sucesso, mais fartura, mais saúde, mais carinho, mais atenção, mais justiça. Eu acho que esperamos menos julgamentos, menos derrotas, menos decepções, menos dificuldades, menos tristezas.

Esperamos da vida muitas coisas que nem sempre ela pode nos dar. Que bom seria se pudéssemos traçar a linha da nossa própria vida. Com certeza ela seria reta, com um arco-íris no início, um sol brilhante no meio e um jardim florido no final.

Sempre esperamos mais da vida porque sempre achamos que ela não é justa o suficiente para que consiga nos fazer feliz.

Mas, principalmente, acredito que esperamos mais da vida porque não temos tempo de olhar para o lado e ver que muitas outras vidas estão se despedaçando bem próximas de nós.

Esperamos mais da vida, muitas vezes porque não aprendemos a dar o devido valor a tudo que temos. Talvez se fizéssemos uma lista das coisas boas que existem na nossa vida acabaríamos nos envergonhando de esperar mais dela.

Um arco-íris no início, um sol brilhante no meio, um jardim florido no final é querer demais. Conforme-se com um ou dois desses itens e aprenda a ser feliz por isso.

(texto adaptado - de Silvana Dubo

A MULHER FUMANTE

Clovis Botelho, 51 anos, Professor Titular da UFMT, médico pneumologista, fala da ação do tabagismo sobre o organismo feminino

A luta de igualdade entre os sexos se faz em várias frentes, todas na tentativa de colocar a mulher em condições semelhantes às do homem. Foram várias as conquistas alcançadas nas últimas décadas, todas importantes para o bem estar da sociedade, tornando-a mais humana.

Preconceitos e velhos tabus foram por terra graças à ação da mulher, lutando por seu espaço no trabalho, no esporte, na ciência e, até mesmo, na igreja. Hoje, ninguém tem a coragem de negar esses avanços, pelo contrário, elogios acontecem a toda hora, enaltecendo os fatos históricos ocorridos da luta da mulher pela igualdade com os homens.

Uma coisa, em paralelo a isso tudo, ocorreu e que, na minha singela opinião, macula todas as vitórias até aqui alcançadas pela mulher: ela aprendeu também os vícios dos homens. Não como exceção, mas como regra geral. Segundo os últimos estudos de prevalência e morbidade do tabagismo, em muitas localidades as mulheres já estão fumando mais que os homens. O pior é que existe tendência de crescimento desses indicadores para as próximas décadas.

Inicialmente, somente o homem fumava. Quando a mulher tentava fazer o mesmo, era qualificada com os mais terríveis adjetivos existentes. Logo após o fim da primeira Guerra Mundial, houve um aumento assustador do tabagismo, disseminando-o, a partir do continente Europeu, passando pelas Américas, para todas as localidades do planeta terra. O tabagismo é responsável, direta ou indiretamente, por uma gama variada de doenças, causando grande sofrimento humano com altas taxas de mortalidade.

Corroborando com essa disseminação do tabagismo, destaca-se o glamour do cinema. Cenas inesquecíveis que a arte do cinema produziu, tal qual o final de Casablanca, que tinha como moldura a inebriante fumaça do cigarro! Com isso, a mulher iniciou a fazer parte das estatísticas oficiais, contribuindo consideravelmente com os inúmeros casos de câncer, doenças coronarianas e outras mazelas mais decorrentes do tabaco.

Se de um lado a libertação da mulher foi uma coisa salutar para todos, por outro lado a sua entrada no tabagismo foi um dos maiores erros cometidos. O tabagismo na mulher é responsável, além das doenças comuns aos dois sexos, por: altas taxas de prematuridade fetal, abortamentos e filhos com baixo peso e com maior percentual de doenças respiratórias. Deixando de fora as doenças causadas, o pior é que o tabagismo agride a essência maior da mulher: a sua feminilidade .

Deus fez a mulher com os atributos da sensualidade impregnadas em seu corpo: o cheiro característico da fêmea volatilizando os seus hormônios e humores; a textura indescritível da sua pele que ao simples toque responde com reações químicas, fazendo conexões cerebrais com velocidade do pensamento; o seu hálito adocicado, o calor, tudo... Nada se compara, nada mesmo, ao corpo inebriante de uma mulher no esplendor da sua feminilidade.

Em busca desse objetivo, de ser fêmea fatal, a mulher lança mão da tecnologia e da ciência, não se importando com os enormes sacrifícios: dietas, massagens, depilações, cirurgias plásticas... Todo esforço é válido, desde que tenha como resultado final o aumento da capacidade de atrair e de ser desejada. É uma luta natural, desejável e aplaudida por todos os homens.

Por que, então, a mulher aderiu ao tabagismo, se ele acaba com a sua beleza e diminui a sua feminilidade? Essa pergunta fica, por ora, sem resposta. Sabe-se que a ação do tabagismo na mulher é catastrófica para a textura da sua pele, pois a nicotina age como vasoconstritor, tornando-a seca e fria. Além disso, todo o seu corpo fica com o cheiro dos cigarros consumidos, alterando a química individual e característica da mulher. Assim, aquele atrativo divino, pessoal e intransferível, perde-se na fumaça que evola da ponta do cigarro.

Faço um apelo às mulheres fumantes: deixem de fumar enquanto têm forças. Peço mais, entrem na campanha contra o cigarro e a favor da vida, usando o seu charme como forma de poder sobre os homens. Com isso, a mulher, mais uma vez estará na vanguarda, dominando o homem com a melhor arma que existe na face da terra: a sua feminilidade.

Autor
Dr. Clóvis Botelho

Amizade

A amizade é um presente sem preço. Ela não pode ser comprada ou vendida, mas seu valor é muito maior do que uma montanha de ouro. O ouro é frio e sem vida, não tem poder para acalentar em momentos difíceis, não tem coração para entender, não pode trazer conforto nem dar uma mão de ajuda. Então, ao pedir um presente a Deus, seja grato se Ele não mandar diamantes e pérolas, mas o amor de amigos reais e verdadeiros.

(por Brahma Kumaris)




Compreender o indivíduo

Todos nós temos uma conta bancária emocional com outras pessoas, cujo fundo é uma reserva de confiança. Essa reserva – para se manter em alta – necessita de depósitos constantes, como gentileza, cortesia, atenção, respeito, atenção, carinho, e assim por diante.

Tentar compreender realmente a outra pessoa é provavelmente um dos depósitos mais importantes que se pode fazer, além de ser a chave para todos os outros. Isso porque você simplesmente não sabe o que constitui um depósito para a outra pessoa, até entendê-la como indivíduo. Afinal, o que pode ser um depósito para você – sair para dar uma volta e conversar sobre os problemas, ir tomar um sorvete, trabalhar em um projeto comum – pode não ser entendido como tal pelo outro... Ou seja, a missão de uma pessoa pode ser apenas um “detalhe” para a outra...

Nossa tendência é projetar nossa própria experiência de vida naquilo que acreditamos que as pessoas querem ou precisam... Nossa interpretação do que constitui um depósito se baseia em nossas necessidades e desejos... E o que é pior, se os outros não consideram nosso esforço como um depósito, tendemos a tomar essa reação como uma forma de rejeição a nossas boas intenções, e desistir.

A ‘regra de ouro’ diz: “faça aos outros o que deseja que façam a você”. Apesar da objetividade dessa frase, acredito que seu significado essencial seja: entenda os outros em profundidade – como indivíduos – do mesmo modo como você gostaria de ser compreendido, e depois trate-os em função dessa compreensão.

Um pai bem sucedido disse a respeito da educação dos filhos: “trate a todos igualmente, tratando como um de forma diferente”.

(por Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")


Qual é...

O dia mais belo? – Hoje...

A coisa mais fácil? - Equivocar-se...

O maior obstáculo? – Medo...

O maior erro? – Abandonar-se...

A raiz de todos os males? – Egoísmo

A distração mais bela?– Trabalho...

A pior derrota? – Desalento...

Os maiores professores?– Crianças...

A primeira necessidade? – Comunicar-se

De mais feliz a fazer? – Ser útil aos demais...

O maior mistério? – A morte...

O pior defeito? – O mau humor...

A pessoa mais perigosa? – A mentirosa...

O sentimento mais ruim?– O rancor...

O presente mais belo?– O perdão...

O mais imprescindível?– Orar...

O caminho mais rápido? – O correto...

A sensação mais grata? – A paz interior...

A expressão mais eficaz? – O sorriso...

O maior remédio? – O otimismo...

A maior satisfação? – O dever cumprido...

A força mais potente do universo?– A fé...

As pessoas mais necessárias? – Os pais...

A coisa mais bela de todas? – O amor...


(Autora: Madre Teresa de Calcutá)

HÁBITOS SAUDÁVEIS

As Universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um
compêndio com 20 conselhos saudáveis **para melhorar a qualidade de vida de
forma prática e habitual*

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a
vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis
de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes
mais *fibra*, 3 vezes mais *zinco* e quase 2 vezes mais *ferro* que tem o
pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de
químicos *anticancerígenos* liberados no corpo. Mastigar libera *sinigrina*.
E quanto *menos se cozinham os vegetais*, *melhor* efeito *preve**nt**ivo*têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se *menos 20% da comida** *que ia ingerir
*evita* transtornos gastrintestinais, *prolonga* a vida e *reduz o risco de
diabetes* e *ataques de coração.*

6- *o futuro está na laranja*, que reduz em 30% o *risco de câncer de
pulmão*.

7- *fazer refeições coloridas como o arco-íris*. Comer uma variedade de *
vermelho*, *laranja*, *amarelo*, *verde*, *roxo* e *branco* em *frutas e
vegetais*, cria uma melhor *mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais*.

8- comer *pizza*. Mas escolha as de massa *fininha*. O *Licopene*, um *
antioxidante* dos *tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos
tumores*; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os *tomates* estão
em *molhos* para massas ou para pizza.

9- *limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente*. As escovas podem
espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, *é recomendado
lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana *(aproveite o
banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas
separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que *estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
*Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma,
alguma habilidade nova... *Leia um livro e memorize parágrafos*.

11- *usar fio dental e não mastigar chicletes*. Acreditem ou não, uma *
pesquisa* deu como resultado que *as pessoas que mastigam chicletes têm mais
possibilidade de sofrer de arteriosclerose*, pois tem os vasos sanguíneos
mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar *fio
dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as
bactérias que atacam aos dentes e o corpo*.

12- *rir*. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício
físico: 100 a 200 *gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o
estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos**.*

13- *não descascar com antecipação*. Os vegetais ou frutas, sempre
frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.
Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade
de Medicina de Harvard concluiu que 91% das *pessoas que não mantém um laço
afetivo com seus entes queridos, particularmente com a **mãe**, desenvolvem
alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.*

15- desfrutar de *uma xícara de chá*. O chá comum contém menos níveis de
antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão
diminui o risco de doenças coronárias. *Cientistas israelenses também
concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração*.

16- *ter um animal de estimação*. As pessoas que não têm animais
domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico com mais frequência,
dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir
se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. *Os cães são os
melhores*, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. *Uma porção de tomate
por dia baixa o risco de doença coronária em 30%*, segundo cientistas da
Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. *As verduras em qualquer lugar de sua
geladeira perdem substâncias nutritivas*, porque a luz artificial do
equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal
tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem
embaixo.

19- *comer como um passarinho*. A semente de *girassol* e as sementes de *
sésamo* nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes
*entre as refeições reduz o risco de diabetes*.

20- e, por último, um mix de *pequenas dicas para alongar a vida*:

-comer *chocolate*. *Duas barras por semana estendem um ano a vida. O
amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio*.

- pensar positivamente. *Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais
que os pessimistas*, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável. *Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm
vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a
família*.

- *conhecer a si mesmo*. *Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o
'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo*.
* Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... É
exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'**

A Águia e a Galinha
Uma metáfora da condição humana

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.
Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas. - Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...

E Aggrey terminou conclamando:

- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.

(Autor: Leonardo Boff)

( Co-autor: James Aggrey - Natural de GAMA, pequeno pais da África Ocidental.
Político que defendia a liberdade

Humildade x Orgulho

Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?

Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.

O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.

Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.

O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.

O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.

Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.

Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.

A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.

Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.

A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.

Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser".

A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.

O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".

Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo".

A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.

A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.

Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.

O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.

Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.

Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.

......................

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?

É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.

Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.

Felicidade

O que você tem feito de sua vida!

Ainda procurando a felicidade?

Correr atrás da felicidade é o mesmo que um cachorrinho correndo atrás de seu rabo. Por mais que ele persiga, mais ele corre em círculo, chegando a lugar algum.

A felicidade não é uma coisa que perseguimos e, em seguida, encontramos. É uma atitude. É a habilidade de se alegrar com o que possuímos mesmo que não seja exatamente o que queremos. As coisas boas e as circunstâncias agradáveis sozinhas não constituem a felicidade.

A felicidade não depende das coisas exteriores e sim da maneira como lidamos com elas. Não é o muito que temos, mas o quanto apreciamos o que temos que gera a felicidade. Ao invés de buscar aumentar nossas posses, devemos subtrair nossos desejos.

Nos iludimos correndo atrás da felicidade. Às vezes achamos que ela está na concretização do sonho de se formar na universidade, outras vezes na promoção na empresa. Há os que pensam que só serão felizes quando conquistarem vitórias financeiras: um bom carro, uma casa maior, ganhar na loteria.

A felicidade precisa estar dentro de nós, trazendo paz e tranqüilidade em qualquer situação. Se ela estiver em um carro, corre o risco de ser destruída em um simples acidente de trânsito. Se estiver em uma casa, corre o risco de ruir com qualquer abalo. Se estiver em um emprego, pode desaparecer no momento de uma demissão. Não, a felicidade não pode estar em nenhuma dessas coisas.

A felicidade entra em nossos corações para nos ajudar a enxergar tudo de maneira diferente; com ela, aprendemos a nos alegrar não com o que ainda não conquistamos, mas com o que já temos.


Não é o que acontece, é como você vê o que acontece


Conta a lenda que os alquimistas da Idade Média eram pessoas capazes de transformar o chumbo em ouro: belo trabalho, se você conseguir! De certo modo, todos nós precisamos ser alquimistas para ver além das aparências superficiais. Nosso desafio cotidiano consiste em enfrentar situações que parecem infelizes – perder o avião, acidentes de carro, divórcios, garçons mal-educados – e transformá-las em intervalos felizes. Isso significa que você deve rezar para quebrar a perna? Não, mas se tal coisa acontecer, trate de encontrar uma oportunidade dentro do “desastre”.

Aí você pergunta: “que bem isso pode me fazer?”... E eu respondo: você passa a viajar no ônibus da vida ao invés de empurrá-lo... À medida que você para de reagir com pavor ante o inesperado, torna-se mais equilibrado e passa para uma posição de poder.

Enquanto você acreditar que alguma coisa em sua vida é um desastre, isso resultará num desastre contínuo.
Digamos que você se divorciou recentemente e imagina que sua vida está arruinada. Enquanto acreditar nisso, será assim. Digamos que você é demitido aos 50 anos e chega à conclusão de que o seu tempo já passou. Enquanto acreditar nisso, assim será.

Ou seja: enquanto a sua atitude for negativa, você não fará nada para melhorar de vida... Enquanto você enxergar somente o desastre, atrairá mais desastres... Os acontecimentos se darão conforme as suas expectativas. Mas, no minuto que você mudar de crença sobre a situação, seus pensamentos diferentes atrairão pessoas diferentes e novas oportunidades...

A vida deve ser divertida! Os pássaros acordam todos os dias cantando. Os bebês riem sem nenhum motivo. Observe os golfinhos, os cachorros... quem disse que a vida não tem graça? O universo é brincalhão. Se você herdou a idéia de que a vida não foi feita para ser divertida, compreenda o que isso significa: é apenas uma crença da qual você pode descrer.

Em poucas palavras: os “desastres” da vida não são propriamente desastres, são situações que esperam que você mude de atitude.

(texto de Andrew Matthews no livro "Siga seu coração")

Um meio ou uma desculpa?

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar
feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e
sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado
diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo
mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam Sol à beira da piscina.

O mundo não está nem aí, se você está cansado ou triste, ele não para. E quem vive lamentando ou reclamando da vida nunca vai conseguir chegar em lugar nenhum.

A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois... Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.

(texto de Roberto Shinyashiki

O amor que a vida traz

Você gostaria de ter um amor que fosse estável, divertido e fácil. O objeto desse amor nem precisaria ser muito bonito, nem rico. Uma pessoa bacana, que te adorasse e fosse parceira já estaria mais do que bom. Você quer um amor assim. É pedir muito? Ora, você está sendo até modesto.

O problema é que todos imaginam um amor a seu modo, um amor cheio de pré-requisitos. Ao analisar o currículo do candidato, alguns itens de fábrica não podem faltar. O seu amor tem que gostar um pouco de cinema, nem que seja pra assistir em casa, no DVD. E seria bom que gostasse dos seus amigos. E precisa ter um objetivo na vida. Bom humor, sim, bom humor não pode faltar. Não é querer demais, é? Ninguém está pedindo um piloto de Fórmula 1 ou uma capa da Playboy. Basta um amor desses fabricados em série, não pode ser tão impossível.

Aí a vida bate à sua porta e entrega um amor que não tem nada a ver com o que você queria. Será que se enganou de endereço? Não. Está tudo certinho, confira o protocolo. Esse é o amor que lhe cabe. É seu. Se não gostar, pode colocar no lixo, pode passar adiante, faça o que quiser. A entrega está feita, assine aqui, adeus.

E agora está você aí, com esse amor que não estava nos planos. Um amor que não é a sua cara, que não lembra em nada um amor idealizado. E, por isso mesmo, um amor que deixa você em pânico e em êxtase. Tudo diferente do que você um dia supôs, um amor que te perturba e te exige, que não aceita as regras que você estipulou. Um amor que a cada manhã faz você pensar que de hoje não passa, mas a noite chega e esse amor perdura, um amor movido por discussões que você não esperava enfrentar e por beijos para os quais nem imaginava ter tanto fôlego. Um amor errado como aqueles que dizem que devemos aproveitar enquanto não encontramos o certo, e o certo era aquele outro que você havia solicitado, mas a vida, que é péssima em atender pedidos, lhe trouxe esse e conforme-se, saboreie esse presente, esse suspense, esse nonsense, esse amor que você desconfia que não lhe pertence. Aquele amor em formato de coração, amor com licor, amor de caixinha, não apareceu. Olhe pra você vivendo esse amor a granel, esse amor escarcéu, não era bem isso que você desejava, mas é o amor que lhe foi destinado, o amor que começou por telefone, o amor que começou pela internet, que esbarrou em você no elevador, o amor que era pra não vingar e virou compromisso, olha você tendo que explicar o que não se explica, você nunca havia se dado conta de que amor não se pede, não se especifica, não se experimenta em loja – ah, este me serviu direitinho!

Aquele amor corretinho por você tão sonhado vai parar na porta de alguém que despreza amores corretos, repare em como a vida é astuciosa. Assim são as entregas de amor, todas como se viessem num caminhão da sorte, uma promoção de domingo, um prêmio buzinando lá fora, mesmo você nunca tendo apostado. Aquele amor que você encomendou não veio, parabéns! Agradeça e aproveite o que lhe foi entregue por sorteio.

(texto de Martha Medeiros, publicado em 19/abril/2009 no Jornal Zero Hora/RS)

Pilares da Felicidade
(enviado por Mauro Pereira da Silva Ramos - Duque de Caxias/RJ)

As pessoas verdadeiramente felizes construíram suas vidas sobre bases sólidas. É preciso observá-las e aprender com elas.

A felicidade não é um presente divino, mas sim uma conquista diária, que tem solidez quando realizada sobre pilares resistentes. É como uma casa que primeiro você deseja (um sonho), depois projeta (um plano) e, finalmente, constrói (uma ação).

Quando alguém pensa que ganhou a felicidade de presente, logo vem um pesadelo. Como naquele homem que encontra uma mulher adorável e imagina que ela vai resolver todos os seus problemas, e mais tarde percebe que precisa evoluir muito para merecer estar com essa pessoa especial. Como o indivíduo que se forma em Direito e pensa que agora está tudo resolvido, mas depois descobre que o título é somente o início de uma série de processos a ser enfrentada. Ou aquela pessoa que monta sua própria empresa, um sonho há muito acalentado, e percebe em seguida que existe um mundo de atividades novas que ela vai ter de desempenhar.

As pessoas verdadeiramente felizes construíram suas vidas sobre bases sólidas. Feita de um mesmo concreto. É preciso observá-las e aprender com elas. Ao final, podemos notar que os fundamentos de suas conquistas são: competência, reciprocidade, ação e sentido.

1- Competência – Tudo o que uma pessoa faz bem é resultado do desenvolvimento de sua competência. Se você quiser ser um bom pai, vai ter de expandir sua competência. Se quiser ser um empresário, também. Quando a pessoa pensa que a habilidade vem pronta, a frustração vai estar por perto.

A competência, por sua vez, é associada a três habilidades: estudo, treino e continuidade. O estudo é fundamental para que você não gaste tempo inventando a roda ou repetindo os erros dos outros. Muitos freqüentadores de minhas palestras me perguntam por que não conseguem estudar. Eu sempre digo: “Você não consegue porque, no fundo, é orgulhoso. Não acha quem possa lhe ensinar o que não saiba”. As pessoas felizes têm a humildade de aprender com os outros, evitando os erros que eles já cometeram.

Tudo na vida é resultado de treino. Só adquirimos a competência assim. Se você é um grande cirurgião, você treinou arduamente para isso. Mas, cuidado, esse processo não se resume apenas às coisas positivas; as negativas também estão incluídas. Os hipocondríacos, por exemplo, dedicam a vida inteira à procura de sintomas desagradáveis em seu corpo até que se tornam experts. Vivem lendo bulas de remédio e tudo o mais que aparecer a respeito de doenças. Eles também conversam e pensam sobre enfermidades o tempo todo.

Quando eu era menino, assistia aos treinos do time do Santos. Ficava espantado ao ver o Pelé treinando mais tempo que os outros e pensava: “Para quê, se ele já é o melhor do mundo?” Tempos depois, eu descobri que ele era o melhor do mundo porque treinava mais que os outros.

A competência também requer continuidade. Não adianta ser bom apenas por um dia. Tem de ser sempre. Não adianta começar milhares de cursos, é preciso completá-los. Não adianta atender maravilhosamente bem um cliente e ser desatento com os outros. Não adianta um único diálogo sensacional com o filho e distanciamento o resto do ano.

Quem consegue ser bom todos os dias depois de um tempo fica ótimo. Muitos processos de educação não dão resultados por falta de continuidade. As pessoas competentes concluem a trajetória a que se propuseram cumprir.

2- Reciprocidade – Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você, mas principalmente faça aos outros o que gostaria que fizessem com você. O verdadeiro campeão tem muito prazer em proporcionar crescimento para todos. Ele tem em mente que pode realizar seus sonhos desde que ajude o maior número de pessoas a realizar o dele.

Os campeões conseguem ver além de seus interesses pessoais. Eles abrem espaço para as pessoas a sua volta evoluírem e oferecem oportunidades para isso. Se você tem um restaurante e não dá chance de seu maître crescer, ele acaba montando um restaurante em frente ao seu.

Tenha prazer em criar a felicidade para todos o que convivem com você: seu cônjuge, seus filhos ou seus clientes. Quando você quiser agradá-los, imagine algo que eles gostariam muito de fazer e surpreenda-os. Abra um champanhe para sua esposa no meio da noite. Compre um ingresso especial para aquele show de heavy metal que seu filho tanto quer ver. Tome a iniciativa de fazê-los felizes e a vida ficará mais gostosa.

3- Ação – Antigamente querer era poder. As pessoas que desejavam muito uma coisa conseguiam dar saltos em suas vidas. Hoje é preciso entender que o mundo mudou: fazer é poder. As pessoas de sucesso são aquelas que implantam o que desejam. São as que se propõe a um projeto e o realizam, prometem pedir desculpas a alguém e pedem, planejam construir um novo relacionamento com os filhos e fazem isso.

Não adie as ações importantes de sua vida. Faça hoje. Faça agora. Aquele abraço de reconciliação. Aquele pedido de desculpas para o colega de trabalho. Aquela declaração de amor que vem adiando. A maior parte das pessoas sabe o que tem de fazer e fica esperando o dia ideal, que nunca chega, e a vida passa. Como disse John Lennon: “Vida é aquilo que acontece enquanto você faz planos”. Por isso sonhe e faça planos, mas principalmente saia para a ação.

4- Sentido – As grandes vitórias são criadas por quem vê significado em suas lutas. O sentido maior é a força matriz para superar as dificuldades do dia-a-dia. Quem cumpre o simples ato de pegar o carro e ir para o trabalho como um gesto vazio não olha para além do cotidiano. Se você sabe porque está fazendo o que tem de fazer, será um vencedor. Para que as dificuldades tornem-se menores, a disposição deve ser maior e o brilho nos olhos deve estar presente.

Os resultados aparecem como conseqüência natural de uma jornada que vem se cumprindo, e não como pagamento por uma estratégia de carreira bem montada, mas vazia de significados. Quem faz essa opção consegue até ter uma carreira aparentemente brilhante, mas não pode se perguntar “para quê?”, pois provavelmente, não verá sentido naquilo que faz. Nesse caso, poderá desistir de tudo para recomeçar certo, promovendo grandes e radicais mudanças, ou poderá conviver com o risco do estresse, da depressão e da infelicidade.

Não deixe para ser feliz no futuro. A felicidade é construída todos os dias, nos pequenos detalhes, nos encontros e nas reflexões. Eu acredito na felicidade e sei que Deus diz sim para aquilo em que acreditamos. Se sua vida não está do modo como você gostaria, dê um jeito de transformá-la. É o maior presente que pode dar a si mesmo.

(Por Roberto Shinyashiki)

O que faz bem pra minha saúde!

Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem.

Dormir me deixa 0 km.

Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.


Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.

Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias.

Brigar me provoca arritmia cardíaca.


Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago.

Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.

E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!


Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.


Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde! E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda! Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.


Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!


Conversa é melhor do que piada.

Exercício é melhor do que cirurgia.

Humor é melhor do que rancor.

Amigos são melhores do que gente influente.

Economia é melhor do que dívida.

Pergunta é melhor do que dúvida.

Sonhar é melhor do que nada!

(Luis Fernando Veríssimo, escritor, jornalista, publica crônicas em vários jornais, como O Globo, O Estado de SP e Zero Hora)


Uma coisa leva a outra

O universo recompensa o esforço, não as desculpas. quando o meu mundo se mostrava hostil, eu costumava olhar para as pessoas que levavam uma vida fascinante e perguntar: “como a vida delas se tornou tão doce?”. Descobri que todas elas tinham começado em algum lugar. O começo modesto levou a outra coisa e depois outra.

Às vezes podemos cometer o erro de ser demasiado seletivos. Somos capazes de rejeitar uma oferta de trabalho raciocinando: “não é isso que eu quero”. Se é a única colocação possível no momento, aceite-a, domine-a e veja como ela o conduz de uma coisa a outra. Se você não tem nada grande a seu favor, comece com o pequeno. Mergulhe.

Um empresário americano costuma contar como um amigo seu arranjou seu primeiro emprego nos Estados Unidos. Ele era imigrante. Sem dinheiro e sem falar inglês, candidatou-se a uma vaga de lavador de pratos num restaurante italiano. Antes da entrevista com o patrão, foi ao toalete do estabelecimento e fez a faxina; limpou o rejunte de cada azulejo com uma escova de dentes até que o banheiro ficasse absolutamente impecável. Essa foi a maneira dele demonstrar que levava a sério o serviço de lavar pratos. O imigrante ficou com o emprego.

Uma semana depois, o ajudante de cozinha encarregado das saladas pediu demissão e ele começou a trilhar o caminho que o levaria a ser chef. Penso nele e em sua escova de dentes toda vez que ouço alguém dizer: “não há emprego em lugar nenhum!”...

Concluindo: fique onde você puder ficar. Dê o melhor de si na atividade à mão, e a oportunidade começará a procurá-lo. Isso se chama desenvolver uma reputação. Chama-se “uma coisa leva a outra”.

(por Andrew Matthews, do livro "Siga seu coração")

Regras para a vida

Regra 1: A vida não é fácil - Acostume-se com isso.


Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.


Regra 3: Você não ganhará $ 20.000 por mês assim que sair da escola.Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.


Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.


Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.


Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu
próprio quarto.

Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA!!! Faça certo da primeira vez.

Regra 9: A vida não é dividida
em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

Regra 11: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.


(Charles Sykes, educador americano; esse texto, extraído de seu livro “Dumbing Down our Kids", é erroneamente atribuído a Bill Gates)

Ponha vida em tudo o que você fizer

O entusiasmo, ou a falta dele, evidencia-se através de tudo o que você faz ou diz. Ponha vida no cumprimento que dirigir a alguém. Quando você der um aperto de amo, aperte de verdade. Faça com que ele diga “Muito prazer em conhecê-lo.” “É uma satisfação vê-lo de novo.” Procure uma pessoa que tenha obtido sucesso na vida e que lhe dê um aperto de mão dessa espécie. Vai levar muito tempo para encontrá-la.

Dê vida aos seus sorrisos. Sorria com os olhos. Ninguém gosta de um sorriso forçado. Quando você sorrir, sorria de fato. Pois quando você sorri de verdade, os outros vêem uma personalidade entusiasta, calorosa, alguém que lhes é agradável e de quem gostam.

Verifique seus “agradecimentos”. Um “muito obrigado” rotineiro, automático é quase apenas um engrolar de palavras. Nada mais é do que uma expressão. Nada diz. Não traz nenhum resultado. Faça com que o seu “muito obrigado” signifique “muitíssimo obrigado”.

O Dr. James F. Bender, notável autoridade em locução, diz em seu excelente livro How to talk well (Como falar bem): “O seu ‘Bom dia’ é realmente bom? O seu ‘parabéns!’ é entusiástico? O seu ‘como está passando?’ demonstra interesse? Quando você adquirir o hábito de colorir suas palavras com sentimentos sinceros, notará um grande progresso na sua capacidade de prender a atenção.”

(do livro: “A magia de pensar grande” – David J. Schwartz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário