domingo, 7 de junho de 2009

Saúde e Felicidade

Podemos dizer sem nenhum medo de errar: A MAIOR FELICIDADE DO MUNDO É TER SAÚDE.

Sem saúde é quase impossível ser feliz. As pessoas muitas vezes passam a maior parte de suas vidas buscando a felicidade, quando deveriam primeiro procurar por todos os meios preservar a saúde.

Acontece que quando se é jovem, geralmente pensamos que não vamos ficar velhos, esquecendo que só fica velho quem está vivo e que para continuar vivo é preciso ter saúde. “Envelhecer é o preço que se paga para continuar vivo”.

O Dr. Dráuzio Varella nos presenteia com este brilhante texto sobre o assunto:

“A ARTE DE NÃO ADOECER"

Se não quiser adoecer - Fale de seus sentimentosEmoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - Tome decisãoA pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.A história humana é feita de decisões.Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - Busque soluçõesPessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos.O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - Não viva de aparênciasQuem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... Uma estátua de bronze, mas com pés de barro.Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz.Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - Se aceite A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos.Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - ConfieQuem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - Não viva sempre tristeO bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa.A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive."O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.”

Assim, é preciso se ter em mente desde jovem que de nada adianta “conquistar o mundo”, adquirir uma infinidade de bens, sem ter saúde para desfrutar. Então, o que mais acontece é que se “estraga” a saúde na busca incessante para acumular bens materiais, para depois gastar tudo com problemas de saúde. Estamos cansados de ver este filme. Eis a definição mais precisa sobre o dinheiro e que ganhou um concurso, na Inglaterra, nos 50. O autor é desconhecido:

“Dinheiro

Dinheiro, artigo que pode ser usado como passaporte universal,
Menos para o céu.
E como meio de adquiri tudo,
Menos a felicidade.

Quem tem dinheiro tem tudo, diz-se tantas vezes:
E contudo,
Podes comprar alimentos,
Mas não apetite.
Podes comprar remédios,
Mas não a saúde.
Podes comprar criados,
Mas não a fidelidade.
Podes comprar conhecidos,
Mas não amigos

E, sobretudo,
Podes comprar uma bela sepultura para o teu corpo no cemitério,
Mas não podes comprar
Um lugar para a tua alma na vida eterna.”

Por outro lado, está cientificamente comprovado que fazer atividades físicas, juntamente com uma alimentação balanceada, é a melhor forma de se manter um corpo sadio. A Revista Veja publicou uma ampla reportagem sobre o tema. Separei a seguinte mensagem:

Há alguns anos, a ciência vem comprovando o que senso comum já indicava: a prática de atividades físicas é um dos ingredientes essenciais do equilíbrio individual. Diversos estudos mostram que pessoas que fazem exercícios regularmente têm menos chances de desenvolver problemas como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão e até alguns tipos de câncer”.


Ocorre que as pessoas alegam que não dispõem de tempo para praticar atividades físicas, esquecendo-se que “tempo é uma questão de preferência” e quando queremos sempre encontramos tempo. Estas dicas são muito interessantes:

NÃO FUJA DA ACADEMIA

- Sete dicas para escapar da inércia

1 - Escolha uma atividade da sua preferência: quanto menos o exercício parecer uma obrigação, melhor;

2 - Crie vínculos com professores, amigos e paqueras: as academias de bairros podem ser mais propícias a amizades:

3 - Escolha professores motivados: a empatia durante o treinamento contribui para manter a atividade física:

4 - Estabeça objetivos e acompanhe os resultados: faça avaliações físicas a cada quatro ou cinco meses:

5 - Programe a sua rotina de exercícios de acordo com o horário de funcionamento do organismo, se possível;

6 - Invista em um Personal Trainer, se possível: ter uma pessoa ao lado, o tempo todo, ajuda a manter a motivação:

7 - Crie uma rotina: a atividade física deve ser praticada ao menos três vezes por semana, o que facilita a adaptação do corpo.

“EXERCÍCIOS? NÃO TENHO TEMPO!!!!

“Você já deve ter ouvido e até mesmo dito - muitas vezes - esta frase, certo? A meu ver, a colocação correta seria "Exercícios? Eu tenho pouco tempo." Sim, porque há uma enorme diferença entre não ter nenhum tempo e ter pouco tempo para praticar algum tipo de exercício físico. Por exemplo, uma pessoa pode não dispor de uma hora por dia, mas talvez tenha vinte minutos. Agora, quando alguém diz que não tem nem um minuto para a atividade física, eu desconfio.

Na verdade não há disposição nem boa vontade para tentar encontrar alguma brecha na rotina. Por outro lado, se a pessoa está realmente disposta a se exercitar, sempre consegue um tempinho.

É importante destacar que à medida que o indivíduo envelhece, o seu programa de atividade física deve contemplar aspectos mais variados da aptidão física, enquanto os mais jovens podem se dar ao luxo de simplesmente praticar uma única atividade e manter-se em forma com isso. É importante saber que, mesmo com um tempo mínimo disponível por dia, a prática de exercícios traz benefícios comprovados à saúde. É preciso apenas uma rotina disciplinada, de preferência com orientação profissional.

Obs: É importante que pessoas acima dos 40 anos - com mais tempo disponível - invistam parte da rotina em treinamento funcional, que irá proporcionar, além do reforço muscular, desenvolvimento de equilíbrio.”

Fonte: Portal M de Mulher.

Com efeito, uma vez se buscando conciliar o binômio ATIVIDADE FÍSICA/ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, certamente a pessoa encontrará a tão sonhada felicidade, que na verdade não é tão difícil de encontrar, bastando seguir alguns conselhos, como os oferecidos nos textos abaixo:


“A Busca da Felicidade

Passamos a vida em busca da felicidade. Procurando o Tesouro escondido.
E, assim, uns fogem de casa para serem felizes.
Outros fogem para casa em busca da felicidade.
Uns se casam pensando em serem felizes.
Outros se divorciam para serem felizes.
Uns desejam viver sozinhos para serem felizes.
Outros desejam possuir uma grande família a fim de serem felizes.
Uns fazem viagens caríssimas buscando serem felizes.
Outros trabalham além do normal buscando a felicidade.
Uns desejam ser profissionais liberais para comandar a sua própria vida e poderem ser felizes.
Outros desejam ser empregados para ter a certeza do salário no fim do mês e, assim, poderem ser felizes.
Outros, ainda, desejam trabalhar por comissão, assegurando que o seu esforço se transforme em melhor remuneração e assim serem felizes.
É uma busca infinita. Anos desperdiçados.
Nunca a lua está ao alcance da mão.
Nunca o fruto está maduro.
Nunca o carinho recebido é suficiente.

Mas, há uma forma melhor de viver!
A partir do momento que decidimos sermos felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa.
A felicidade jamais está à venda!
Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos fadados à decepção.
A felicidade não se encontra nas coisas exteriores.
A felicidade consiste na satisfação com o que temos e com o que não temos.
Poucas coisas são necessárias para fazer o homem sábio feliz, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaz a um inconformado.
As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nos tivermos algo a fazer, alguém para amar, alguma coisa para esperar, seremos felizes.

Tenhamos certeza:
A única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida.
Repartir nossas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros.
Sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos.

Se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa a atmosfera.
Se fizer sol aproveite o calor.
Se houver flores em seu jardim aproveite o perfume.
Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes e aguardar a floração.

O tempo é muito lento para os que esperam.
Muito rápido para os que têm medo.
Muito longo para os que lamentam.
Muito curto para os que festejam.
Mas para os que amam, o tempo é eternidade.”





“Felicidade

O que você tem feito de sua vida!
Ainda procurando a felicidade?
Correr atrás da felicidade é o mesmo que um cachorrinho correndo atrás de seu rabo. Por mais que ele persiga, mais ele corre em círculo, chegando a lugar algum.

A felicidade não é uma coisa que perseguimos e, em seguida, encontramos. É uma atitude. É a habilidade de se alegrar com o que possuímos mesmo que não seja exatamente o que queremos. As coisas boas e as circunstâncias agradáveis sozinhas não constituem a felicidade.

A felicidade não depende das coisas exteriores e sim da maneira como lidamos com elas. Não é o muito que temos, mas o quanto apreciamos o que temos que gera a felicidade. Ao invés de buscar aumentar nossas posses, devemos subtrair nossos desejos.

Iludimos-nos correndo atrás da felicidade. Às vezes achamos que ela está na concretização do sonho de se formar na universidade, outras vezes na promoção na empresa. Há os que pensam que só serão felizes quando conquistarem vitórias financeiras: um bom carro, uma casa maior, ganhar na loteria.

A felicidade precisa estar dentro de nós, trazendo paz e tranqüilidade em qualquer situação. Se ela estiver em um carro, corre o risco de ser destruída em um simples acidente de trânsito. Se estiver em uma casa, corre o risco de ruir com qualquer abalo. Se estiver em um emprego, pode desaparecer no momento de uma demissão. Não, a felicidade não pode estar em nenhuma dessas coisas.

A felicidade entra em nossos corações para nos ajudar a enxergar tudo de maneira diferente; com ela, aprendemos a nos alegrar não com o que ainda não conquistamos, mas com o que já temos.”

São apenas palavras. A gente sabe disso. Não custa nada, no entanto, refletirmos um pouco e na medida do possível fazer uso de um pouco desses ensinamentos, que poderão ser de fundamental importância para efetuarmos uma mudança radical em nossas vidas.

José Amâncio Neto
Salvador-Ba., maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário