terça-feira, 30 de junho de 2009

Somos aquilo que consumimos



 Nossa Senhora da Luz
Muitas pessoas me dizem: "eu quero ser antes de ter", - mas ter o quê? Outras pessoas dizem: "eu quero ter, depois vou ser", - mas ser o quê?

Todo ser humano se auto-constrói diariamente: com cada pensamento que emite, com cada ação que pratica e com cada emoção que sente. Todas estas coisas nos são impostas pelas circunstâncias da vida ou nós as geramos individualmente, de acordo com o nosso estado de espírito. Estamos, assim, exercendo um processo de consumo e utilização daquilo que faz parte de nosso universo.

Quando damos muita importância para alguma ingratidão, passamos a consumi-la; quando damos muita importância para alguma tristeza, passamos a consumi-la também e o mesmo ocorrerá com todos os fatores que compõem a nossa existência como amor, ódio, certeza, incerteza, gratidão, ingratidão, esperança, desesperança, alegria, tristeza... E nossas emoções e sentimentos são como nosso metabolismo: teremos saúde com uma alimentação sadia ou teremos deficiências com uma alimentação incompleta.

A falta de algum elemento no consumo de certos alimentos normalmente causará danos ao nosso organismo levando-nos, muitas vezes, a ganhar uma nova companheira de viagem: uma doença. Nosso alimento é o que refletirá nosso corpo, e nossas emoções e sentimentos refletirão nossa alma.

Observe bem sua vida e analise o que anda consumindo neste momento:

- Você tem mágoas espalhadas pelo seu coração?

- Tem alguma tristeza guardada a sete chaves no seu pensamento?

- Algo que deveria ter perdoado e não perdoou?

- Tem alguém que gostaria de rever por aí, mas não procurou?

Tudo aquilo que você consumir através de seu metabolismo e de suas emoções um dia se refletirá, da mesma forma, na sua existência. É hora de escolher e vigiar! É hora de conscientizar seu íntimo que você é aquilo que consome, tanto no corpo como na alma.

Dê um basta em tudo que possa poluir sua maneira de ser, seu jeito de felicidade e sua vontade de vencer. Se pretende ser uma pessoa nutritiva, consuma coisas nutritivas.

Você pode, você deve e, principalmente, você merece, tenha absoluta certeza disso!

(Autor: César Romão, professor, palestrante, autor de vários livros, dentre os quais “Superdicas para motivar sua vida e vencer desafios”)

Paciência

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.

Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"...

E o bem comportado executivo? O"cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.

O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado.

Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.

Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais
em alta.

Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida?

Surpreenda- se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você? Onde você quer chegar? Está correndo tanto para quê? Por quem? Seu coração vai agüentar?


Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?

A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar?

Será que você conseguiu ler até aqui?

Respire... Acalme-se...

O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...


NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...

SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...


(por Arnaldo Jabor)

domingo, 28 de junho de 2009

Antes que eles cresçam


"Há um período em que os pais vão ficando órfãos de seus próprios filhos. É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados.

Crescem sem pedir licença à vida. Crescem com uma estridência alegre e, às vezes com alardeada arrogância.

Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem de repente. Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maneira que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal?

A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil.

E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça...Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes e cabelos longos, soltos.

Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com uniforme de sua geração.
Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias, e da ditadura das horas.

E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros. Principalmente com os erros que esperamos que não se repitam.

Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos filhos. Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e do judô. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas.

Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores.

Não os levamos suficientemente ao Playcenter, ao shopping, não lhes demossuficientes hambúrgueses e refrigerantes, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado.

Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.

No princípio iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhos. Sim havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim.

Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados.

Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas "pestes".

Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito para que eles acertem nas escolhas em busca da felicidade.
E que a conquistem do modo mais completo possível. O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos.

O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho.

Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam."

Autor desconhecido

Trilha de Contradições

"Convencidos de que pensar dói e de que mudar é negativo, tateamos sozinhos no escuro, manada confusa subindo a escada rolante pelo lado errado"

"Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce." Já escrevi sobre essa frase. Sim, repito alguns temas, que são parte do meu repertório, pois todo escritor, todo pintor, tem seus temas recorrentes. No alto dessa escada nos seduzem novidades e nos angustia o excesso de ofertas.

Para baixo nos convocam a futilidade, o desalento ou o esquecimento nas drogas. Na dura obrigação de ser "felizes", embora ninguém saiba o que isso significa, nossos enganos nos dirigem com mão firme numa trilha de contradições.




Apregoa-se a liberdade, mas somos escravos de mil deveres.

Oferecem-nos múltiplos bens, mas queremos mais. Em toda esquina novas atrações, e continuamos insatisfeitos. Desejamos permanência, e nos empenhamos em destruir. Nós nos consideramos modernos, mas sufocamos debaixo dos preconceitos, pois esta nossa sociedade, que se diz libertária, é um corredor com janelinhas de cela onde aprisionamos corpo e alma.

A gente se imagina moderno, mas veste a camisa de força da ignorância e da alienação, na obrigação do "ter de": ter de ser bonito, rico, famoso, animadíssimo, ter de aparecer – que canseira.

Como ficcionista, meu trabalho é inventar histórias; como colunista, é observar a realidade, ver o que fazemos e como somos. A maior parte de nós nasce e morre sem pensar em nenhuma das questões de que falei acima, ou sem jamais ouvir falar nelas.

Questionar dá trabalho, é sem graça, e não adianta nada, pensamos. Tudo parece se resumir em nascer, trabalhar, arcar com dívidas financeiras e emocionais, lutar para se enquadrar em modelos absurdos que nos são impostos. Às vezes, pode-se produzir algo de positivo, como uma lavoura, uma família, uma refeição, um negócio honesto, uma cura, um bem para a comunidade, um gesto amigo.

Mas cadê tempo e disposição, se o tumulto bate à nossa porta, os desastres se acumulam – a crise e as crises, pouca trégua e nenhuma misericórdia. Angústias da nossa contraditória cultura: nunca cozinhar foi tão chique, nunca houve tantas delícias, mas comer é proibido, pois engorda ou aumenta o colesterol.

Nunca se falou tanto em sexo, mas estamos desinteressados, exaustos demais, com medo de doenças. O jeito seria parar e refletir, reformular algumas coisas, deletar outras – criar novas, também. Mas, nessa corrida, parar para pensar é um luxo, um susto, uma excentricidade, quando devia ser coisa cotidiana como o café e o pão.

Para alguns, a maioria talvez, refletir dá melancolia, ficar quieto é como estar doente, é incômodo, é chato: "Parar para pensar? Nem pensar! Se fizer isso eu desmorono". Para que questionar a desordem e os males todos, para que sair da rotina e querer descobrir um sentido para a vida, até mesmo curtir o belo e o bom, que talvez existam? Pois, se for ilusão, a gente perdeu um precioso tempo com essa bobajada, e aí o ônibus passou, o bar fechou, a festa acabou, a mulher fugiu, o marido se matou, o filho... nem falar.

Então vamos ao nosso grande recurso: a bolsinha de medicamentos. A pílula para dormir e a outra para acordar, a pílula contra depressão (que nos tira a libido) e a outra para compensar isso (que nos rouba a naturalidade), e aquela que ninguém sabe para que serve, mas que todo mundo toma. Fingindo não estar nem aí, parecemos modernos e espertos, e queremos o máximo: que para alguns é enganar os outros; para estes, é grana e poder, beleza e prestígio; para aqueles, é delírio e esquecimento.

Para uns poucos, é realizar alguma coisa útil, ser honrado, apreciar a natureza, sentir o calor humano e partilhar afeto. Mas, em geral medicados, padronizados, desesperados, medíocres ou heroicos, amorosos ou perversos, nos achando o máximo ou nos sentindo um lixo, carregamos a mala da culpa e a mochila da ansiedade.

Refletindo, veríamos que somos apenas humanos, e que nisso existe alguma grandeza. Mas, convencidos de que pensar dói e de que mudar é negativo, tateamos sozinhos no escuro, manada confusa subindo a escada rolante pelo lado errado.

Autoria: escritora Lya Luft

Vício Maldito



O fumo é um veneno, e quem fuma vai um dia pagar caro por ter achado alguma graça em acender um canudinho




É INACREDITÁVEL que a medida do governo de São Paulo proibindo o fumo em lugares fechados tenha sido contestada pela Justiça. Isso na contramão do mundo inteiro, que vem fazendo tudo que é possível para coibir o vício do fumo.

O fumo é um veneno, e quem fuma vai um dia pagar caro por ter achado alguma graça em acender um canudinho de papel cheio de porcarias, inalar a fumaça direto para os pulmões e depois soprar de novo a fumacinha; no mínimo, ridículo.
Nos anos 40, todos os filmes mostravam os atores e atrizes fumando, e isso fazia parte do glamour da época. Lembro da cena de um filme em que o ator punha dois cigarros na boca, acendia os dois e passava um deles para a atriz com quem contracenava.

Quanta burrice; quanta ignorância. Eu também fui burra e ignorante durante anos, e apesar de ter sido alertada por tanta gente, só parei de fumar no tranco, isto é, quando meus pulmões pediram socorro.

Fumar é um vício miserável, mais difícil de ser deixado do que qualquer droga pesada. Porque para comprar cigarros não é preciso subir o morro, procurar um traficante e ainda se arriscar a ser preso. Um maço de cigarros não custa quase nada, pode ser comprado na esquina, e fumar não é crime -ainda. Mas os fumantes já começam a ser olhados com maus olhos, e a verdade é que esse vicio é bem nojento.

Está aí uma coisa de que me arrependo muito: ter sido fumante. Quando vou subir uma escada ou mesmo uma pequena ladeira, e tenho que parar para respirar, sinto muita vergonha. Como eu gostaria de ser lépida e ligeira como já fui; e sei que a culpa disso não tem outra origem a não ser o cigarro. É um suicídio lento, e o pior é que não costuma adiantar dizer aos jovens que não entrem nessa porque é uma roubada. Será que é preciso sentir os efeitos da droga para começar a tentar parar? Eu sei que não é fácil, mas não é possível que só a maturidade ensine coisas tão óbvias.

Ouvi dizer que os cigarros estão custando mais caro; pois deviam custar mais caro ainda. Uns R$ 50 por maço seria um preço razoável. E eu queria saber o que passou na cabeça desse juiz -ou desses juízes- que decidiu ser ilegal a medida do governo de proibir o fumo em lugares públicos fechados. Se os fumantes são uns idiotas -tanto quanto eu fui-, não sei o que dizer dessa Justiça que foi contra a medida. A indústria é poderosa, mas está se ferrando no mundo todo; e tomara que se ferre mais ainda.

Que vergonha eu tenho do tempo em que me achava moderna e rebelde e fazia a apologia do fumo. E que raiva eu tenho de mim mesma, quando quero andar mais rápido e não consigo, porque minha respiração falha. Como é que alguém pode fazer mal a si mesma? Por que, a troco de que, se os primeiros cigarros são tão desagradáveis e é preciso insistir para conseguir fumar, se achando o máximo, glamourosa e adulta?

Quando passo pela porta de um shopping e vejo umas pessoas fumando, já que no interior do shopping é proibido, tenho que me conter para não parar, sacudir uma delas pelos ombros e dizer "não seja idiota, pare com isso antes que seja tarde", mas sou obrigada a me controlar, pois não pegaria nada bem fazer isso.

Imagino que, se você me leu até agora, é porque não é fumante; se fosse, já teria passado para outra página do jornal.

Mas imagino também que você seja pai ou mãe de um jovem fumante e que gostaria muito que seu filho ou filha deixasse o vício. E não sei mais o que dizer, pois falar não costuma adiantar.

Autora: Danuza Leão

Depressão na Terceira Idade



A depressão não é apenas uma tristeza passageira perante um fato adverso da vida. Ela apresenta-se de maneira profunda e duradoura e, em geral, dura algumas semanas, podendo estender-se por anos. É errado considerar que, com o avanço da idade, a ocorrência da depressão é natural. O importante é ter consciência que qualquer pessoa pode ser vítima dessa doença e que o melhor a fazer é procurar ajuda logo que os primeiros sinais se manifestem. Estudos epidemiológicos com pessoas acima de 65 anos mostraram que os sintomas depressivos são mais predominantes em indivíduos do sexo feminino, e estão diretamente relacionados com o aumento da idade, limitações físicas, distúrbios cognitivos, sentimento de inutilidade e pouco suporte social.
É importante para o idoso manter o seu contacto social através de atividades interativas. A própria família deve estimular o contacto com outras pessoas, tanto da mesma idade como de faixas etárias diferentes.

Algumas dicas para a prevenção da depressão

• Fazer exercício físico diário - De preferência ao acordar, durante uma hora (por exemplo, caminhada). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de hormônios no nosso corpo, que dão a sensação de bem-estar e de boa disposição.

• Sono ideal - Hora máxima para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23h e às 3h da manhã. Máximo para acordar: 6 horas da manhã. Após este horário aumenta o sono REM, sono durante o qual se sonha, que é desvitalizador e depressivo.


• Evitar atividades excitantes antes de dormir - Deve-se evitar atividades como esportes, ver televisão, telefonemas, discussões. Dar preferência a atividades relaxantes, por exemplo, ouvir música, rezar.

• Passar algum tempo em atividades e relacionamentos familiares e sociais.

• Busca de encontros e reuniões que constituam momentos de prazer - Esses encontros são o combustível da vida. Procurar ambientes abertos como praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, etc.

• Investir em lazer nos finais de semana - Sair da rotina de casa para resgatar a tranqüilidade.


• Investir em hobbies (passatempos; atividades de tempos livres) - Como costura, pintura, jardinagem, pescaria, etc, uma vez que desvia o pensamento de preocupações rotineiras e melhora o relaxamento.

• Uso de vitaminas C após o exercício físico - Se o exercício for de manhã, beber suco de laranja ou de acerola. Se for ao final da tarde, pode-se introduzir no jantar brócolis, espinafres, couve-flor e batata.

• Uso freqüente de folhas verdes - Como couve, alface e outras, pois elas contêm uma substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a serotonina que regula o humor, o pensamento e a ação.

• Beber no mínimo 1,5 litros de água por dia - Evita a desidratação celular que provoca stress ao nível cerebral.

(Fonte Internet/Portal do Avô)

Amigo Faz Bem para a Saúde


"Em busca de saúde as pessoas vão atrás de médicos, remédios comprados por conta própria, suplementos vitamínicos e livros de auto-ajuda. Mas elas também recorrem a uma outra arma poderosa capaz de combater doenças e melhorar a qualidade de vida: os amigos, escreve Tara Paker-Pope, colunista de saúde do jornal The New York Times. Os pesquisadores começam a perceber a influência da amizade e dos círculos sociais na mente e no corpo. Os amigos fazem bem. Estudos médicos e científicos mostram essa relação.

Vida prolongada – Um estudo australiano, feito ao longo de dez anos com mais de 1.477 pessoas com mais de 70 anos de idade, apontou que aquelas mais sociáveis tinham 22% menos chance de morrer do que as solitárias, diz o British Medical Journal.

Memória renovada – Amigos estimulam a mente, favorecem aspectos cognitivos e ajudam a preservar lembranças, concluíram pesquisadores da Universidade Harvard depois de acompanhar 16.638 adultos durante seis anos. O estudo saiu no American Journal of Public Health.

Combate ao câncer – Uma pesquisa de diversos institutos americanos, como a Universidade da Califórnia e Harvard, com 2.835 enfermeiras com câncer de mama comprovou que aquelas sem pessoas próximas apresentavam quatro vezes mais risco de morrer do que as que tinham dez ou mais amigos. O relatório foi divulgado no Journal of Clinical Oncology.

Coração protegido – Homens bem relacionados têm menos chance de apresentar problemas do coração e sofrer ataques cardíacos, comprovam pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, depois de acompanhar 736 homens de meia-idade durante seis anos, afirma o Pshychosomatic Medicene.

De onde vem este poder da amizade? A razão não é clara. Não se trata de ter alguém ao lado para pegar um copo d’água na hora da medicação. Os benefícios vão além da assistência médica e não implicam, necessariamente, em proximidade física. O que conta é a sensação de amparo psicológico.

Em muitos estudos os amigos têm um papel mais determinante que o cônjuge. Entre as enfermeiras americanas com câncer de mama, ter marido não fazia a diferença para a sobrevida. A relação entre amigos se dá na linha horizontal, de igual para igual, com absoluta sinceridade, o que nem sempre é possível entre cônjuges e familiares. “A amizade assinala o mais alto ponto de perfeição da sociedade. Nas relações entre pais e filhos é mais o respeito que domina. Não podem os filhos dar conselhos ou formular censura a seus pais, o que é, entretanto uma das primeiras obrigações da amizade”, escreveu o filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592) em seus Ensaios.

Os benefícios proporcionados pela amizade tiveram início nos primórdios da evolução. O antropólogo e psicólogo evolucionista Robin Dubar, da Universidade de Liverpol, chegou a essa conclusão ao perceber que nos macacos havia relação entre o tamanho da massa cinzenta e o número de integrantes do grupo. Quanto mais elementos tivessem o bando de uma espécie, mais volumoso seria o córtex dos animais.

A partir desta observação, Dunbar criou a teoria do cérebro social, segundo o qual o desenvolvimento das estruturas sociais teria impulsionado a evolução do cérebro. Quanto maior o grupo, mais informações precisam ser processadas pelo cérebro. Sendo assim, a quantidade de processamento do cérebro também limitaria o tamanho do nosso círculo social. Esse limite seria de aproximadamente 150 pessoas.

Para os benefícios à saúde, no entanto, a quantidade necessária de amigos é bem menor. Dunbar classifica os 150 amigos em anéis concêntricos. O primeiro anel é formado por três, quatro ou máximo cinco pessoas, essenciais para o nosso bem-estar. Elas são incorporadas em estágios diferentes da vida, segundo uma pesquisa da Universidade de Meryland, nos Estados Unidos.

Os homens encontram os seus melhores amigos por volta dos 40 anos. Nessa idade eles são menos competitivos e dependem menos de amizades por interesse. Já as mulheres se esforçam mais em manter o círculo formado aos 20 e aos 30 anos. Em termos de bem-estar o tempo de convivência é irrelevante. O que vale mesmo é o abraço sincero, camarada". 

Fonte:  Revista da Semana
Obs. Post editado em 11/07/2012.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Perdas e Danos

(por Alexandre Pelegi)

A vida é um jogo de soma zero: nascemos, crescemos, morremos. Do pó saímos e ao pó retornamos. Quer coisa mais besta?


Tanto por nada, afora que muitas vezes acontece que quando mais importante nos achamos, eis que chega a morte com sua simplicidade abjeta a nos devolver à mesmice eterna do planeta...


Somos mais ou somos menos? Valemos pelo que temos ou pensamos, ou isso pouco importa na contabilidade que acreditamos piamente existir na eternidade?


Tenho cá pra mim que Deus odeia fazer contas, nem é dado a aplicar juros correntes em nossas dívidas. Cada um de nós carrega sua própria cruz, e sabe de cor e salteado o tamanho e a gravidade de seus pecados.


Deus não precisa de memória, não se utiliza de geografia, tampouco de história, sequer precisa de loas ou glórias. Isso é coisa de humanos... Por que acreditamos sempre que somos modelo para o resto da cosmosfera?


Deus é tudo e é nada, está em todos, como podia não estar em lugar algum. Somos apenas o detalhe desta construção inacabada em que insistimos, o tempo todo, em destruir.


O rio está no mar, assim como estamos na vida de todos. Somos a parte e o todo, a vassoura e o rodo, a lama e o lodo, a flor e o estrume. Somos um e somos muitos, por mais que nos achemos donos do outro.


Somos fruto de nossas próprias escolhas. Não há culpados maiores para nossos erros, a não ser nós mesmos. Não há sorte, nem azar, que explique ou justifique nossos destinos, quiçá nossos segredos.


A vida é um jogo de soma zero. Entre o nascer e o morrer resta-nos a chance de ser diverso na forma como escolhemos viver nossa sina. Viver é isso: um instante apenas. O resto é repetição e monotonia.


Ser feliz é contrapor a diferença à igualdade constante de cada dia.



quarta-feira, 17 de junho de 2009

O GIRASSOL


"Nossos olhos são seletivos, nós “focalizamos” o que queremos ver e deixamos de ver o restante.

Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como o girassol escolhe sempre estar virado para o sol!

Você já reparou como é fácil ficar de baixo astral?

“Estou de baixo astral porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar, porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que gostaria de ter, porque ainda não fui valorizado (a), porque ainda não encontrei o amor da minha vida, porque a pessoa que quero não me quer, por que...

É claro que tem hora que a gente não está bem”.

Mas a nossa atitude deveria ser a de uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado bom da vida. Na natureza, nós temos uma antena que é assim.

O girassol se volta para onde o sol estiver.

Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem.

Nós temos de ser mais assim, aprender a realçar o que de bom recebemos. Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transforma-los em grandes acontecimentos.

Temos de treinar para sermos girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza.

Por que só nos preparamos para as viagens, e não para a vida, que é uma viagem?

Apreciar o amor profundo que alguém em determinado momento dirige a você.

Apreciar um sorriso luminoso de alegria de alguém que você gosta.
Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora.

Apreciar a festividade, a alegria, a risada.

E quando estivéssemos voltando a ficar mal humorados (as), tristonhos (as), desanimados (as), revoltados (as), que pudéssemos nos lembrar de novo de sermos girassóis.

Selecione o melhor deste mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que haja nele e retenha isto dentro de você.

É este o segredo de quem consegue manter um alto grau de vitalidade interna".

Autor: CLAUDIO SILVA BORGES.
Postagem editada em 20/11/2012.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Família, a Fé e a Religião




Depois da saúde, o bem mais importante para a pessoa humana é certamente a família. Sem saúde não se vive e sem família a vida é muito triste.
O mundo em que vivemos não tem dado o devido valor à Instituição, FAMÍLIA , motivo pelo qual estamos presenciando tanta violência.
Pessoas oriundas de famílias bem estruturadas são mais humanas e dificilmente cometem atrocidades como as que temos visto em nossos dias.
A Oração Pela Família, brilhante canção composta pelo Padre Zezinho, nos contempla com uma extraordinária mensagem, que pode ser ouvida acessando o link e cuja letra transcrevo a seguir:




“Que nenhuma família comece em qualquer de repente,
Que nenhuma família termine por falta de amor.

Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente,
E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte,
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.

Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte,
Que eles vivam do ontem, do hoje e em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo aonde vai,
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.

Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor,
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa, senhor, as famílias! Amém! Abençoa, senhor, a minha também. (bis)
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida,

Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão.

Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida,
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos,que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois.

Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Que a família comece e termine sabendo aonde vai,
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.

Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor,
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa, senhor, as famílias! Amém! Abençoa, senhor, a minha também. (bis)”.
A família é o começo de tudo e se no seu seio houver religiosidade, fé e crença em Deus, o mundo poderá ser bem melhor. Canções ajudam muito. “Como Zaqueu”, cuja letra está inserida abaixo, é tocada em várias Estações de Rádio e cantadas em Igrejas Católica e Evangélicas etc.. Acesse o link e ouça! Quem conhece a música sabe como ela é envolvente. 



Como Zaqueu

Regis Danese
“Como Zaqueu eu quero subir
No mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar Sua atenção para mim

Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de Ti, oh Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua paz
Largo tudo pra Te seguir

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente à Ti
Porque o Senhor é o meu bem maior
Faz um milagre em mim
”.


O lenitivo de uma crença nos ajuda a encarar as adversidades. Ninguém no mundo está imune aos sofrimentos. O que muda é a forma de enfrentá-los.

Na Oração da Paz, de São Francisco, copiada abaixo, encontramos um manancial de conceitos, que se observados, mesmo em pequena parte, poderão modificar muito a vida de qualquer um. Acesse o link e ouça:

https://www.youtube.com/watch?v=2aqxbKH9Qf0



“ORAÇÃO DA PAZ - ·”.

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.”


Em nosso País temos a felicidade de contar com pessoas humanas extraordinárias, que ao longo de suas vidas nos presentearam com canções voltadas para a religiosidade, em cujas letras dão o testemunho de sua fé e nos leva a meditar.

Uma dessas pessoas é o cantor ROBERTO CARLOS, uma unanimidade nacional e uma de suas canções, composta em parceria com o amigo ERASMO CARLOS, é esta pérola rara, intitulada NOSSA SENHORA: Acesse o link e ouça:




“Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar

Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar

Se ficaram mágoas em mim
Mãe
tira do meu coração
E aquele que fiz sofrer peço perdão

Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim minha mãe junto a Jesus

Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim

Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma o meu coração

Grande é a procissão a pedir
A misericórdia o perdão
A cura do corpo e pra alma a salvação
Pobres pecadores oh mãe
Tão necessitados de vós
Santa mãe de Deus tem piedade de nós

De joelhos aos vossos pés
Estendei a nós vossas mãos
Rogai por todos nós vossos filhos meus irmãos

Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim.”
Outra pessoa muito querida nacionalmente, esta vinculada à Igreja Católica, é o Padre Marcelo Rossi. Este Sacerdote, com seu carisma, mudou muito os conceitos da citada Igreja, incluindo a música em suas celebrações e atraindo a juventude para os templos.
Entre suas dezenas de canções, duas em especial, quando cantadas com fervor, são de uma beleza extraordinária. Ei-las:

Noites Traiçoeiras

Padre Marcelo Rossi

Composição: Padre Reginaldo Manzotti
“Deus está aqui neste momento
Sua presença é real em meu viver
Entregue sua vida e seus problemas
Fale com Deus, ele vai ajudar você.

Ôôôô
Deus te trouxe aqui
Para aliviar os teus sofrimentos

Ôôôô
É ele o autor da fé
Do princípio ao fim
De todos os seus tormentos

(refrão)
E ainda se vier, noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até
Fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo (bis)

Seja qual for o seu problema
Fale com Deus, ele vai ajudar você
Após a dor vem a alegria
Pois Deus é amor e não te deixará sofrer

Ôôôô
Deus te trouxe aqui
Para aliviar os teus sofrimentos
É ele o autor da fé
Do princípio ao fim
De todos os seus tormentos

(refrão)
E ainda se vier, noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até
Fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo”
A outra é esta: Sonda-me!

https://www.youtube.com/watch?v=phEIAkniqC0



Sonda-me
Composição: Alisson Ambrósio
“Senhor,
Eu sei que tu me sondas
Sei que também me conheces
Se me assento ou me levanto
Conheces meus pensamentos
Quer deitado ou quer andando
Sabes todos os meus passos
E antes que haja em mim palavras
Sei que tudo me conheces

Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

Deus, tu me cercastes em volta
Tuas
mãos em mim repousam
Tal ciência, é grandiosa
Não alcanço de tão alta
Se eu subo até o céu
Sei que ali também te encontro
Se no abismo está minh'alma
Sei que aí também me amas

Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

Senhor eu sei que tu me amas (4 vezes) Refrão”
.
Cantar só faz bem. Canções como estas são um bálsamo para a alma.
Autor: José Amâncio Neto
Salvador, Ba., junho de 2009.

sábado, 13 de junho de 2009

COLETÂNEA DE FRASES DIVERSAS



Selecionadas do site www.primeiroprograma.com.br.

A partir de março/2006.

· “Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.” (Benjamin Franklin)

· “A lição mais importante que se pode aprender quando se vence é que se pode.” (Dave Weinbaum)

· “Muito acerta quem suspeita que sempre erra.” (Quevedo)

°. Nunca permita que um problema a ser resolvido se torne mais importante do que uma pessoa a ser amada.” (Barbara Johnson)

Os bichos da Copa (1998)

1 Pavão - David Beckham - Até machucado o cara faz pose.
2 Bicho-Preguiça - Roberto Carlos - Não correu atrás da bola, e nem do Thierry Henry.
3 Baleia - Ronaldo - Tá um pouco acima do peso e quase em extinção.
4 Dinossauro - Zagallo - Liderou há alguns milhões de anos.
5 Burro - Parreira - Auto-explicativo.
6 Raposa - Zinedine Zidane - Inteligente e sorrateiro na hora em que precisou.
7 Leão - Felipão Scolari - Mostrou quem manda nos campos verdes.
8 Tartaruga - Cafu - Tem quase 100 anos e uma velocidade impressionante.
9 Hiena - Ronaldinho Gaúcho - Ficou 450 minutos rindo com os dentes para fora da boca.
10 Mico - Todo o torcedor brasileiro - Após ver o jogo contra a França....

“A velhice pode ser o nosso tempo de ventura. O animal está morto, ou quase morto. Restam o homem e a alma.” (Jorge Luís Borges)

· “Um sorriso é a distancia mais curta entre duas pessoas.” (Victor Borge)

· “Quem erra a primeira casa de botão não consegue abotoar-se.” (Goethe)

· “Sonhar não é esperar.” (Miguel de Unamuno)

· “O maior homem do mundo é aquele que não perde seu coração de criança.” (Meng-Tzu)

· “O mundo não será salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes.” (Roberto Campos)

· “O fracasso é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente.” (Henry Ford)

· “Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador de tudo aquilo que nunca vi.” (Ralph Waldo Emerson)

· “O aumento da sabedoria pode ser medido com exatidão pela diminuição do mau humor.” (Nietzsche)

· “Uma tarefa fácil se torna difícil quando você a realiza com má vontade.” (Terêncio)

Quem, pela fé, percebe que o túnel da vida conduz à plena claridade, não teme avançar nem enfrentar as adversidades.”

· É preciso abandonar completamente a busca pela segurança e correr o risco de viver do próprio suor.” (Morris West)

· “Existe algo mais importante que a lógica: a imaginação. Se a idéia é boa, a lógica deve ser jogada pela janela.” (Alfred Hitchcock)

· “Se não põe fim a uma guerra, não é uma vitória.” (Michel de Montaigne)

Amizade é um caminho que desaparece na areia se não se pisa constantemente nele.” (provérbio africano)

· Há duas coisas a almejar na vida: conseguir o que se quer, e aproveitá-la!” (Logan Pearsall Smith)

· “Confia mais nos teus olhos do que nos alheios.” (Fedro)

· “Tudo se aprende, inclusive a virtude.” (Joseph Joubert

Vai chegar a hora em que você irá acreditar que tudo acabou. Esse será apenas o início.” (Louis L’Amour)

· “É onde se tropeça que se acha o tesouro.” (Joseph Campbell)

· “Não acuse o mar por teu segundo naufrágio.” (Pubilius Syrus)

· “São os pecados que escrevem a história porque o bem se mantêm em silencio.” (Goethe

É um grande erro louvar a sabedoria dos velhos; eles não se tornam mais sábios, e sim mais prudentes..." (Hemingway

“Sendo superior, nunca repreendas ninguém com ira, mas só depois que ela passar. Assim, a repreensão será mais proveitosa.” (Sta. Teresa do Menino Jesus

· Não é sábio quem sabe muitas coisas e sim quem sabe coisas úteis.” (Ésquilo)

· “Jamais confunda movimento com ação.” (Ernest Hemingway)

· “As ilusões vêm do céu e os erros de nós mesmos.” (Joseph Joubert)

afeto conduz a alma como os pés conduzem o corpo.” (Santa Catarina de Siena)

· “A abelha atarefada não tem tempo para tristeza.” (William Blake)

· “A dificuldade não está nas idéias novas, mas em escapar das antigas.” (Lord Keynes)

· “A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” (Marcel Proust)

Pensamentos de Bussunda

- Para as mulheres: Não fique à procura do Príncipe encantado. Procure o Lobo mau: Ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come.

- Pobre é foda: sempre diz que não tem nada, mas quando chove diz que perdeu tudo.

- O mundo só é bom porque é uma bola, pois se fossem duas seria um saco.

- O homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável com as vítimas que ele pretende comer.

- Sabe o que o argentino tem mais que o brasileiro? Tem mais é que se foder.

- A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, e todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar : vai varrer ou vai voar?

- Casamento é a única instituição onde se conquista a liberdade por mau comportamento.

- Para que serve a beleza interior, se o pinto não tem olho?

- Uma grande amizade tem que ser igual a bunda: tão unida que merda nenhuma separa.

- Mal por mal, é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derramar tudo no chão.

- Se sair de casa e um pombo cagar em sua cabeça, relaxe e pense na perfeição da Mãe Natureza,que deu asas aos pombos e não às vacas.

· “A verdade é filha do tempo e não da autoridade.” (Bertold Brechet)

· “Acharei um caminho ou abrirei um para mim.” (Aníbal)

· “Ser livre é possuir a si mesmo.” (P. Lacordaire

· “A dúvida é o início da sabedoria.” (Aristóteles)

· “O homem conseqüente crê no destino; o volúvel, no azar.” (Benjamin Disraeli)

· “Para conseguir o maravilhoso, faça o impensável.” (E. Jean Carrol)

· Sem dúvida, é mais fácil enganar uma multidão do que um homem apenas.” (Heródoto)

· “Quem ambiciona o alheio perde cedo o que é seu.” (Fedro)

· “Quem tem coragem para enfrentar os perigos vence antes que eles o ameacem.” (Pubilius Syrus)

· Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso.” (Lao-tse)

· “Não há homem que tenha menos razão do que aquele que não tolera a idéia de não ter razão.” (Duque de la Rochefoucauld)

· “O ser verdadeiramente livre é aquele que consegue realizar seus projetos.” (Jean-Paul Sartre)

· “Não merece o doce quem não experimentou o amargo.” (Erasmo de Rotterdam)

· “Aquele que não sabe aproveitar a sorte quando ela vem não deve se queixar quando ela passa.” (Miguel de Cervantes)

· “O caminho mais curto é sempre tentar mais uma vez.” (Thomas Edison)

Faça sua parte e não se preocupe com os outros. Acredite que Deus também fala com eles, e que estão tão empenhados quanto você em descobrir o sentido desta vida.” (Paulo Coelho)

"A água é apenas uma essência.

Bebida pela vaca, transforma-se em leite.

Sorvida pela serpente, vira veneno".

Provérbio Japonês

· “O que é verdade à luz da lâmpada nem sempre é verdade à luz do sol.” (Joseph Joubert)

· “A idéia da experiência não supre de nenhuma maneira a experiência.” (Emile-Auguste Alain)

· “Beleza de estilo, harmonia, graça e bom ritmo dependem de simplicidade.” (Platão)

· Progresso é a realização de utopias.” (Oscar Wilde)

· “O que pode ser mais divertido do que gostar daquilo que você faz?” (Katherine Graham)

· “A verdadeira tranqüilidade nos é dada pela razão.” (Sêneca)

O que nos faz felizes é o que desfrutamos, não tanto o que temos." (Charles Haddon Spurgeon)

SAÚDE: O corpo é o nosso maior patrimônio. É quem nos possibilita a ação e a adequação ao mundo que nos cerca. Por isso não pode ser visto como um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual penetramos em nossos outros corpos, o espiritual, o emocional e o mental. Quem só pensa no corpo como algo a ser moldado na malhação, ou visa apenas o rendimento físico, está longe de ter saúde. O corpo deve ser tratado com carinho. Ele é uma escultura divina.

Autor desconhecido

· “Nada nos engana tanto quanto a nossa própria opinião.” (Leonardo da Vinci)

· “Ler cadernos de economia e negócios mantém você a par das tendências. Ler gibis mantém você equilibrado.” (Richard Moran)

· “Não há dor que o sonho não possa vencer.” (Honoré de Balzac)

“Tanto faz morrer assim como assado. Tudo é morrer. Crucificado ou de prisão de ventre, em combate glorioso ou forca, o resultado é o mesmo."
Em 1892 nasceu o escritor Graciliano Ramos.

A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamentos." ( V.S. Andersen)

”Loucura é hereditária, a gente herda dos filhos”. (Léa Waider)

· “Não há atalhos na evoluçã.” (Louis Brandeis)

· “Só não erra quem nunca faz nada.” (William Connor Magee)

· “Uma grande vontade gera um grande valor.” (Tremblay)

“Dê ao homem saúde e um curso para seguir, e ele não vai mais parar de questionar é feliz ou não.” (Bernard Shaw)

· “Simplificar, eis o principal segredo do mestre.” (A. Fauille)

· “Ser desconhecido dos homens e não se preocupar com isso, eis o que é próprio dos sábios.” (Confúcio)

· “Coragem é fazer aquilo que você tem medo de fazer. Não pode haver coragem se você não estiver amedrontado.” (Edward Vernon)

"A existência humana é a viagem que o homem faz entre a realidade e a realização." (Carneiro Leão)

“Boa parte dos homens toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo.” (Arthur Schopenhauer)

· “Você é o seu maior patrimônio.” (Louise Hay)

· “Se você quiser, isto não será um sonho.” (Theodor Herzl)

"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamentos." ( V.S. Andersen)

· “Não há atalhos na evoluçã.” (Louis Brandeis)

· “Só não erra quem nunca faz nada.” (William Connor Magee)

· “Uma grande vontade gera um grande valor.” (Tremblay)

“Nada é por acaso. Deus não joga dados com o mundo. Deus é sutil, mas não é maldoso.” (Albert Einstein)

PROF. NEWTON: Rico é quem mais tem, ou quem menos precisa? Saiba o tipo de riqueza que você quer para enriquecer a sua vida. É a sua necessidade que determinará a qualidade e durabilidade da felicidade que você alcançar.

· “Os que se apegam em demasia às coisas pequenas geralmente chegam a ser incapazes das grandes.” (Duque François de la Rochefouc)

· “O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” (Ralph Waldo Emerson)

· “O começo é a metade do todo.” (Pitágoras)

“Quem quiser se curar da ignorância precisa confessá-la.” (Michel de Montaigne)

“Quando alguém lhe disser que não é uma questão de dinheiro, mas de princípio, trata-se de uma questão de dinheiro.” (Kin Hubbard)

· “Por que só pensar? Por que não experimentar?” (Edward Jenner)

· “A verdadeira nobreza se adquire vivendo e não nascendo.” (Guillaume Bouchet)

· “Não desperdice lágrimas novas em tristezas antigas.” (Eurípedes)

“Faça com que sua língua não vá além do seu pensamento.” (Chilon)

· “Os professores abrem a porta, mas você precisa entrar sozinho.” (prov. Chinês)

· “Há duas classes de tolos: os que não duvidam de nada e os que duvidam de tudo.” (Príncipe de Ligne)

· “Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.” (Mateus 22,14)

“Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão." (Máximo Gorki)

“Por sorte, nada é eterno.” (Oliviero Toscani)

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.” (Aristóteles)

· “A boa educação de um homem é a sua melhor garantia contra a má educação dos outros.” (Lord Chesterfield)

“Nenhum bom trabalho é feito com o coração quente, ansioso e irritado.” (Olive Schriner)

· “Nenhum pássaro voa alto demais se voa com as próprias asas.” (William Blake)

· “Não há acaso, sina, destino, que possa limitar, impedir ou controlar a firme resolução de uma alma determinada.” (Ella Wheller Wilcox)

· “Sempre que você cair, levante alguma coisa do chão.” (Oswald Theodor Avery)

Quem deseja menos coisas está mais perto dos deuses.”
(Sócrates)

“Amigos são aqueles que, na prosperidade, comparecem ao ser chamados, e, na adversidade, sem ser chamados.”
(Demétrio, rei da Macedônia)

O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.”
(Mário Quintana)

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Francisco Cândido Xavier)

1 - " É muito mais honesto estar nu do que usar roupas transparentes " (Erasmo de Rotterdam, fiolósofo, autor do livro Elegia à loucura)

> " Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao passo que apenas o homem se obstina em ultrapssar os limites da sua" (idem)

>

> " A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos" (Idem)

> " Deus, arquiteto do universo, proibiu o homem de provar os frutos da árvore da ciência, como se a ciência fosse um veneno para a felicidade (idem)

> " Deve respeitar-se o casamento enquanto um purgatorio e dissolvê-lo quando se torna um inferno" (Idem)

> " Se as mulheres pensassem sobe o casamento veriam que não é vantajoso. Dores no parto, filhos, dever conjugal. Só a loucura para fazerem agir dessa menria,. Assim a loucura é a origem da vida" (idem)

>

> 2 - "Não existem livros morais ou imorais. Os livros são em ou mal escritos" (Oscar Wilde, escritor ateu)

>

> 3 - " Se por um instante deus se esquece de que sou um marionete de trapos e me presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria esse tempo o mais que pudesse (Gabriel Garcia Marques, prêmio nóbel de literatura)

> " Por cada minuto que fechamos os olhoes perdemos 60 segundos de luz (Idem)

>

> 4 - " Trato meus convidados por "você" porque no Brasil "senhor" não é tratamento de respeito, mas sim de classe social.

>

> 5 - " Acordo de manhã dividido entre o desejo de melhorar o mundo e o de desfrutá-lo. Isso dificulta o planejamento do meu dia (E.B. White)

>

> 6 - " As mulheres advertem: o machismo é um droga e causa impotência (Cartaz da marcha mundial das mulheres)

>

> POR JORGE CABOGE (*)

>

“Nos maiores perigos, os conselhos mais audazes são os melhores".
(Tasso)

"A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum".
(Booker Washington)

"O homem está sempre pronto para distorcer o que dizem os seus sentidos, simplesmente para justificar a sua lógica".
(Fiodor Dostoievski)

segredo da felicidade está na liberdade e o segredo da liberdade está na coragem.”
(Tucídides)

“Todo nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da falta de gratidão por aquilo que temos.”
(Daniel Defoe)

“Quanto mais duro você dá, mais sorte você tem.”
(Gary Player)

"As invenções são resultado de um trabalho teimoso".
(Santos Dumont)

"O horizonte está nos olhos e não na realidade".
(Algel Ganivet)

"Nenhum grande empreendimento foi realizado sem uma grande inspiração".
(Ralph Waldo Emerson)

"Um barco está seguro num porto, mas os barcos não são construídos para isso".
(John Shaedd)

Um bom mecanismo supera uma centena de bons planos. ".
(Robert K. Cooper)

“Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar. Ai, que bom que isso é, meu Deus, que frio que me dá o encontro desse olhar...”.
(Vinicius de Moraes)

“O segredo da felicidade está na liberdade e o segredo da liberdade está na coragem.”
(Tucídides)

“Todo nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da falta de gratidão por aquilo que temos.”
(Daniel Defoe)

“Quanto mais duro você dá, mais sorte você tem.”
(Gary Player)

Longo é o caminho ensinado pela teoria; curto e eficaz o do exemplo".
(Sêneca)

“Toda hora enquanto é tempo, vivo aqui este momento. Hoje aqui, amanhã não se sabe. Vivo agora antes que o dia acabe…”.
(Sérgio Britto)

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.
(Clarice Lispector)

A amizade é um amor que nunca morre.
(Mário Quintana)

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
(Isaac Newton)

Quantas alegrias são pisadas e esmagadas porque as pessoas levantam os olhos para o céus e são indiferentes ao que está a seus pés."
(Catharina Elisabeth Goethe)

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é o que formula as verdadeiras perguntas."
(Claude Lévi-Strauss)

"O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito."
(Ralph Waldoo Emerson

Não chore porque acabou; sorria porque aconteceu".
(Gabriel Garcia Marques)

"Beleza de estilo, harmonia, graça e bom ritmo dependem de simplicidade". (Platão)


"Numa grande alma, tudo é grande".
(Blaise Pascal

O melhor presente que podemos dar a outra pessoa é nossa atenção plena.”
(Richard Moss)

“O verdadeiro amor não se conhece pelo que exige, mas pelo que oferece.”
(Jacinto Benavente)

“Se você pode sonhar, você pode fazer.”
(Walt Disney)

“A força não é um remédio.”
(J. Bright)

“Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.”
(Gustave Flaubert)

“Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor.”
(Antoine de Saint-Exupéry

Se o seu problema tem solução, não há com o que se preocupar. E, se o problema não tem solução, toda preocupação será em vão.”
(prov. tibetano)

“Mude antes de ser obrigado a fazê-lo.”
(Jack Welsh)

“Não alimentes a esperança do que não pode ser esperado.”
(Pitágoras)

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.”
(S. Francisco de Assis)

“Quem vive de esperança morrerá em jejum.”
(Benjamin Franklin)

“Minha atitude é a de que nada é impossível... Só demora mais um pouquinho.”
(Liberace)

“Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver"
(Martin Luther King Jr.)

“Nunca ria dos sonhos dos outros.”
(Toby Coppel)

“Uma grande vontade gera um grande valor.”
(Tremblay)

“Faço com meus amigos o que faço com meus livros: guardo-os onde posso encontrar, mas uso-os raramente.”
(Ralph Waldo Emerson)

"A dificuldade não está nas idéias novas, mas em escapar das antigas".
(Lord Keynes)

“As coisas não mudam; nós mudamos.”
(Henry David Thoreau)

“O defeito de confiar em todos é tão grande quanto o de não confiar em ninguém.”
(Sêneca)

“Ao lado da nobre arte de conseguir fazer coisas existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial”.
(Lin Yutang)

Não há cura para o nascimento e para morte a não ser usufruir o intervalo"
(Mauro Santayana)

"A arte da aposentadoria não é aposentar-se de alguma coisa, e sim aposentar-se para alguma coisa."
(Harry Emerson Fordick)

"Além da terra, além do infinito, eu procurava em vão o céu e o inferno. Mas uma voz interior me disse: O céu e o inferno estão em ti mesmo." Omar
(Kháyyám)

"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."
(Henry Wadsworth Longfellow)

"Você é o arquiteto do teu próprio destino. Trabalhe, espere e ouse"
(Ella Wheeler Wilcox)

"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos."
(Lao-Tsé)

"Quem nunca um erro cometeu, também nunca algo descobriu."
(Regina Shultz)

"Só podemos alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."
(Friedrich Nietzsche)

"Uma pessoa é feliz quando é capaz de usufruir sem grande culpa os momentos de prazer e de aceitar com serenidade as inevitáveis fases de sofrimento".
(Flavio Gikovate)

D
eus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.”
(Benjamin Franklin)

“Feliz de quem pode conhecer a causa das coisas.”
(Virgílio)

“A vida é muito curta para ser pequena.”
(Benjamin Disraeli)

"Aja como se fosse impossível fracassar ."
(Dorthea Brande)

“Quase sempre é necessário um momento de loucura para
edificar um destino.”
(Marguerite Yourcenar)

“Nunca se esqueça que apenas os peixes mortos nadam
a favor da corrente.”
(Malcolm Muggeridge)

“Ajuda-te que o céu te ajudará.”
(Jean de la Fontain

Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A ousadia tem genialidade, poder e magia em si. ".
(Goethe)

“O amor é estação, é inverno é verão, é como um raio de sol que aquece e tira o medo de enfrentar os riscos, se entregar”.
(Cleberson Horst / Ricardo Feghali)


"Apague com um sorriso, toda a tristeza que lhe invade a alma. Assim não dará os que te odeiam a alegria de te ver chorando, mas dará aos que te amam a alegria de te ver sorrindo."
(Autor desconhecido)

"Tive seis honestos servidores que me ensinaram tudo o que sei, seus nomes eram: ONDE, O QUE, QUANDO, POR QUE, COMO E QUEM."
(
Rudyard Kipling)

"A violência é o medo das idéias dos demais e pouca fé nas próprias."
(Turati)

Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador de tudo
aquilo que nunca vi”.
(Ralph Waldo Emerson)

“O tempo convence mais do que argumentos”.
(Thomas Paine)


“O homem é um animal racional que sempre perde a calma quando o chamam a agir racionalmente”.
(Oscar Wilde)

“Os vencedores sempre fazem mais, muito mais que o suficiente.”
(Stan Rapp e Tom Collins)

“O que prevemos raramente ocorre; o que menos esperamos geralmente acontece.”
(Benjamin Disraeli)

“As grandes obras são executadas não pela força, mas pela perseverança.”
(J.Jahnson)

Um homem pode saber mais do que muitos, porém nunca tanto como todos".
(Marquês de Maricá)
Nunca se é demasiado velho para crescer".
(Shirley Conran)

Afligir-se antes do tempo é afligir-se duas vezes.”
(Barão de Stassart)


“As injúrias são as razões dos que não têm razão.”

(Fénelon)

"Não existe travesseiro mais macio do que uma consciência limpa.”

Enquanto a palavra permanece calada, você a controla; assim que ela é pronunciada, você se torna seu escravo".
(Solomon Bem Judah)

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.”
(Anônimo)

“Muita gente pensa que está pensando quando está meramente rearranjando seus preconceitos.”
(William James)

“Pôr-se a viver hoje já é tarde, o sábio começou ontem.”
(Marcial)

Nunca esqueça: apenas os peixes mortos nadam a favor da corrente".
(Malcolm Muggeridge

Na adversidade é aconselhável seguir algum caminho audacioso".
(Sêneca)

A administração é uma questão de habilidades,e não depende da técnica ou experiência.Mas é preciso antes de tudo saber o que se quer”.
(Sócrates)

"Quando as lutas que a vida lhe oferecer forem duras, suavize-as. Não aumente sua dureza tornando-se pessimista ou deixando que seu vigor decaia".
(Carlos Bernardo González Pecotche)

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros".

(Augusto Cury)

Aproveite o curto dia da existência: viva, não economize o poder e a força de suas asasAproveite o curto dia da existência: viva, não economize o poder e a força de suas asas".
(Rumi)

Destino é uma desculpa tola para o fracasso.”
(Ambrose Bierce)

"As boas inclinações não servem para nada se não se converterem em boas ações.”
(Joseph Joubert)

“Você tem o seu caminho, eu tenho o meu. Quanto ao caminho certo, o correto, o único caminho, este não existe.”
(Nietzsche)

"Ver a vida, as pessoas, as formas, é um detalhe; mas viver de bem com a vida, amando as pessoas de todas as formas, é um detalhe que faz a diferença".
(Autor Desconhecido)

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do êxito”.
(Ralph Waldo Emerson)


Existe algo mais importante que a lógica: a imaginação. Se a idéia é boa, a lógica deve ser jogada pela janela”.
(Alfred Hitchcok)


O maior homem do mundo é aquele que não perde seu coração
de criança
”.
(Meng-Tzu)

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente".
(Soren Kierkegaard)

“Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.
Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores...
Tornam-se seu destino”.
(Mahatma Gandhi)

"Integridade sem conhecimento é fraca e inútil, mas conhecimento sem integridade é perigoso e horrível".
(Samuel Johnson)

Quem não sabe nada tem de acreditar em tudo”.
(Jan Neruda)

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio".
(Martin Luther King)

"Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza".
(Henry Ford)

Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos de destino
(Benjamin Disraeli)

O homem forte cria os acontecimentos e o fraco suporta aqueles que o destino lhe impõe”.
(Alfred de Vigny)

"Os vencedores sempre fazem mais, muito mais do que o suficiente".
(Stan Rapp e Tom Collins)

"Somos o que fazemos; o que não se faz não existe. Portanto só existimos nos dias em que fazemos; nos dias em que nada fazemos, apenas duramos".
(Padre Vieira)

"Pela palavra, o homem é superior ao animal; pelo silêncio, é superior a si mesmo".
(Pierre Masson)

“Senso comum significa ver as coisas por dois prismas - a forma como queremos que elas sejam e a forma como elas têm que ser".
(June Smith)


"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale".
(Apparicio Torelly, o Barão de Itararé)


"Faça o que pode, com o que tem, onde estiver".
(Roosevelt)

"Quando você não tem nada a dizer, não diga nada"
(Charles Caleb Colton)

O passado serve para evidenciar as nossas falhas e nos dar indicações para o progresso do futuro
(Henry Ford)

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias
(Lao-Tsé)

Depois de um tempo, você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe, depois de pensar que não se pode mais
(William Shakespeare

“Nada revela tanto o caráter de uma pessoa quanto as coisas que a fazem rir".
(Goethe

“Nunca lhe dão um desejo, sem tambem lhe darem o poder de realiza-lo (Richard Bach)

“O tempo é a coisa mais valiosa que o homem pode gastar.”

(Laercio Diogenes)

“Uma longa viagem, começa com um unico passo”.

(Lao Tse)

"O fracasso é a oportunidade de se começar de novo com inteligência".
(Henry Ford)

O conhecimento é como o dinheiro: quanto mais temos, mais queremos ter
(Josh Billings)

O importante é isso: estar pronto para, a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que poderíamos vir a ser
(Charles Du Bois)

A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno
(Augusto Cury)

O conhecimento é como o dinheiro: quanto mais temos, mais queremos ter
(Josh Billings)

O importante é isso: estar pronto para, a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que poderíamos vir a ser
(Charles Du Bois)

A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno
(Augusto Cury)

O problema com a nossa época é que ela tem muitas placas de sinalização e nenhum destino”.
(Louis Kronenberger )

A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento
(Platão)

O conhecimento é em si mesmo um poder
(Francis Bacon)

"Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade".
(Bertrand Russel)

Concentre todos os seus esforços na tarefa que tem nas mãos. Os raios do sol só queimam quando concentrados num só foco".
(Graham Bell)

Uma idéia que não é perigosa não é de todo uma idéia".
(Oscar Wilde)

"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.
(Ayrton Senna da Silva)

Quem conhece o outro é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence o outro é forte. Quem vence a si mesmo é invencível
(Lao Tsé)

Primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem”.
(John Dryden)

O primeiro de todos os problemas de uma pessoa é descobrir que tipo de obra ele deve realizar neste universo"
(Thomas Carlyle

Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos de destino. Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos de destino”.
(Benjamin Disraeli)

O destino não é uma questão de oportunidade. É uma questão de escolha. Não é algo para se ficar esperando, é algo a ser conquistado”.
(William Jennings Bryan)

O homem forte cria os acontecimentos e o fraco suporta aqueles que o destino lhe impõe”.
(Alfred de Vigny)

"De nada adianta correr: é preciso partir a tempo".
(Jean de La Fontaine)

A verdadeira riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades."
(Epicuro)

"A violência é o medo das idéias dos demais e pouca fé nas próprias."
(Turati)

"A virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem viver separados."
(Voltaire)