sábado, 25 de janeiro de 2014

A CORRIDA MUDOU MINHA VIDA

Correr é bom para a saúde e pode mudar a sua vida como mudou a minha. Quem pode andar pode correr. É só uma questão de treino e, sobretudo, vontade.


Toda pessoa que não tem costume de correr diz que não o faz porque cansa logo. É óbvio. Quem não é treinado, independente da idade, cansa com qualquer corridinha de 50 metros. O que faz a diferença é o treino.



Há alguns anos, eu costumava me reunir com meus amigos para "jogar conversa fora", beber e comer. Era muito bom! Atualmente eu continuo me reunindo com meus amigos, só que é às 5h30 da manhã, para treinar corrida. É muito melhor!



Minha vida mudou radicalmente. Antes meu peso corporal era acima dos três dígitos. Hoje é menos de 83 kg. Meus índices de colesterol, triglicérides, glicemia, ácido úrico eram altíssimos. Atualmente são normais.



Não há dúvida que tem uma grande diferença, mas o que aconteceu foi que "troquei o vício da bebida, pelo prazer da corrida. Uma troca excepcional.



Comecei a correr após completar 65 anos de idade. Cinco anos depois, o que parecia impossível se tornou uma realidade e me tornei um atleta amador, já participei de 65 provas oficiais, sendo uma de 25 km, seis meias maratonas, a São Silvestre e as demais de menores percursos (5, 6, 7, 8, 10 e 15 km).



Sempre procuro transmitir meu exemplo para os mais jovens porque acredito que faz sentido. Corrida é o esporte que mais tem crescido no país. Correr é simples, barato e pode ser praticado por qualquer pessoa.



É a ciência que diz: a pessoa dorme melhor, perde peso, afasta as doenças e fica mais esperta. Então, o que você está esperando?

Editado em 01/08/2015.
Texto veiculado na edição Número 13, impressa (setembro 2013), do http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/category/destaques/colunistas/correr-nao-tem-idade/

4 comentários:

  1. Sua estória é mesmo para ser contada e recontada. Muitas vezes a uso para estimular pessoas a entrar em nosso mundo de corrida.
    Perda de peso, melhora de sono, etc mas o maior bem mesmo está no espírito, não e à toa que ao seu redor todos se sentem muito melhor, influenciados com sua energia.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu caro Roberto pelas palavras carinhosas e de incentivo. Nem preciso dizer que na verdade eu é que me inspiro em você, que é um atleta de verdade, faz questão de motivar todos que lhe conhecem e dá exemplo de determinação e disciplina. Um abraço.

      Excluir
  2. Maravilha é perceber que a verdadeira superação, não é a do maquinário que bombeia o sangue a oxigenar células. A transformação inteira é a da alma e sua ressignificação.
    Eu? Tenho o maior orgulho do senhor e quero vê-lo, também, na São Silvestre!
    Parabéns a cada despertar das novas manhãs.
    Com carinho, Ana Luzia Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana Luzia pelas palavras carinhosas e de incentivo. Graças a Deus já corri a São Silvestre, Foi em 31/12/2012. Veja meu relato:
      http://corredordaterceiraidade.blogspot.com.br/2013/01/88-sao-silvestre.html

      Excluir