Corrida sagrada, obrigado Senhor do Bonfim!

050_b
O CALENDÁRIO de corridas de rua na Bahia começa oficialmente na 2ª quinta-feira após o Dia de Reis, que é comemorado pelos católicos no dia 06 de janeiro, quando é realizada a tradicional festa da Lavagem do Bonfim e a Corrida Sagrada abre as festividades.
Saindo da Conceição da Praia, o percurso tem aproximadamente 6.8 km até a chegada à Colina Sagrada do Senhor do Bonfim – apesar dos caminhantes insistirem em dizer que são 8 km e alardearem que “quem tem fé, vai a pé”, exagerando no grau de dificuldade que a empreitada oferece.
Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim, que foi tombada pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Nacional, é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá se reúnem para festejar, prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.
Este ano a Lavagem do Bonfim teve uma caminhada católica, que também antecedeu o cortejo das baianas e foi batizada de “Lavagem de Corpo e Alma”, cujo objetivo foi resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada até a Igreja do Bonfim.
Até 2009 participei várias vezes da Festa da Lavagem, fazendo o percurso caminhando, fumando, bebendo litros de cerveja e comendo “churrasco de gato” (feito de carne de procedência duvidosa), quando demorava mais de duas horas para chegar, “morrendo” de cansado.
Nunca imaginei que um dia poderia fazê-lo correndo e chegar abaixo de 40 minutos, sem praticamente sentir nenhum cansaço, o que considero um verdadeiro “milagre” do Senhor do Bonfim. Participo todos os anos para agradecer a benção que me foi concedida e que para mim já se caracteriza como um “pagamento de promessa”.
Foi nessa prova que estreei no mundo das corridas em janeiro de 2010 e não é sem razão que a mesma é muito especial. Este ano foi a minha 5ª vez (abaixo fotos na sequência da minha participação de 2010 a 2014) e teve um sabor ainda mais marcante: foi a primeira disputando em minha nova categoria (70/74 anos). Exatamente por ser uma estreia, decidi tentar uma “classificação honrosa” para ficar registrada em meu currículo.
corrida sagrada
Já declarei em outras oportunidades que prefiro correr relaxado, me divertindo e sem preocupação em “fazer tempo”, mas também não posso negar que é prazeroso chegar entre os primeiros.
Assim, fiz uma corrida praticamente no meu limite, ou seja, num “pace” abaixo de 6 minutos o km e o resultado para mim foi satisfatório.
Durante o trajeto vi apenas um de meus principais “adversários” direto, o qual me ultrapassou na altura do 2º km. Ainda pensei em tentar acompanha-lo e o fiz por algum tempo, mas concluí que seria muito difícil e preferi manter meu ritmo. Ele chegou 40 segundos na minha frente!
Meu tempo oficial foi de 00:39:24min e fui classificado em 2º/6 lugar em minha categoria e 252º/439 na classificação geral masculino, meu melhor desempenho em todas as participações.
Para conseguir esse feito, naturalmente precisei treinar bastante e não relaxei sequer no período das festividades de fim e começo de ano, de modo que só no período de 01 a 14/01, corri mais de 100 km.  Fica mais uma vez comprovado que quando a gente treina com determinação e disciplina, os resultados aparecem!
Até breve….

José Amâncio Neto - Bancário aposentado de Salvador (BA), começou a correr em 2009 para manter a saúde e fazer novos amigos. Além deste blog, é autor do blog Corredor da Terceira Idade. Fale com o José Amâncio:TWITTER ou FACEBOOK -