quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LONGEVIDADE COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Longevidade com saúde e qualidade de vida só se consegue com a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, vida familiar harmoniosa, alegria no trabalho ou no lazer e prática sexual.

Não importa que sua idade seja 65, 70, 80 ou 90 anos, procure encarar a vida com otimismo, despreocupado. Procure um salão de dança para curtir seus momentos de lazer prazerosamente, exercitando o físico e a mente.

Natação também é atividade agradável de grande significado em qualquer programa da terceira idade, principalmente quando se procura um corpo vistoso e vivacidade mental. Alongamentos regulares com alguns exercícios de musculação tonificam os músculos e ajudam a manter as articulações flexíveis e sadias.

Caminhadas com características de passeios são salutares, intensificam as relações interpessoais dos praticantes. Segundo Magno Calassa, instrutor técnico de musculação, o Brasil está se tornando uma nação de obesos e doentes cardíacos, inclusive crianças, com dieta inadequada e sedentarismo, fato que vem preocupando a Previdência Social Brasileira.

Adeptos das recomendações científicas de que, para se alcançar longevidade com saúde e qualidade de vida, quarentões e idosos precisam se ativar tanto física e mentalmente, caso queiram obter paz interior, alegria de viver, seguindo uma crença religiosa que ajuda na obtenção de vida longa com qualidade.

Alimentação trivial à base de cereais, carne vermelha, peixes, aves, tubérculos, ovos, sobremesa com pouco doce. No café-da-manhã, frutas, chás, sucos naturais e pães ou quitandas, bolachas, leite desnatado ou de soja. No jantar, sopa de legumes, sucos com torradas, frutas, leite desnatado ou de soja. Os especialistas recomendam refeição leve no jantar, com pouco sal e doce. Um churrasquinho e uns goles de cerveja ou vinho no fim de semana não fazem mal a quem é saudável.

Não se recomenda passar fome para manter porte atlético. Sirva-se da porção que o corpo exigir para manter a massa muscular. Se necessário e sob orientação médica, tome um suplemento vitamínico, polimineral e hormônios para turbinar a vida sexual na terceira idade.

Outro fator que contribui para a melhoria da qualidade de vida, jovialidade e saúde na terceira idade é a postura descontraída, pensamento positivo, participação em atividades culturais e sociais da comunidade em que se vive, hábito de ler e escrever, cuidar de bichinhos de estimação, jardim e ter um projeto de vida. A pessoa de mente ocupada com mensagens edificantes, mesmo vivendo sozinho, não padece de solidão e das doenças típicas dessa fase da vida.

Descobrir sua própria divindade ou o eu interior faz parte das atitudes saudáveis dos grisalhos que buscam a felicidade no ocaso da existência. A morte é um acontecimento natural e inexorável, portanto, aguarde-a com serenidade, curtindo o hoje, ou o agora, deixando os problemas de amanhã para amanhã e os de ontem no passado.

A longevidade é dádiva (presente) de Deus, pois ultrapassar os umbrais dos 70 ou 80 ou 90 anos saudável é motivo para festejar a vida a todo instante. Você, que está neste grupo, curta a vida agora, neste exato momento. Amanhã poderá ser tarde e, por isso, deixa a vida seguir seu curso, não se preocupe com o que poderá acontecer amanhã. Sua hora é agora.

Faça exercícios físicos, procure participar das reuniões de seu grupo, frequente clubes sem excluir os jovens de suas conversas, pois a meta de uma vida integrada é reunir todas as idades em torno de um mesmo objetivo, qual seja, uma sociedade para todas as idades.

(Alírio Afonso de Oliveira - Diário da Manhã)


Nenhum comentário:

Postar um comentário