segunda-feira, 6 de julho de 2009

Prevenir o Alzheimer

É aterrorizante a preocupação que se tem em se desenvolver doença de Alzheimer.

Não são os lapsos de memória mas a progressão de não sermos mais capazes de cuidar de nos mesmos ou reconhecer os entes mais próximos é o que nos faz ficarmos assustados.

Entretanto, as boas noticias são que cada vez mais podemos tomar medidas de caráter preventivo. Um novo estudo demonstrou que exercícios físicos regulares por apenas 45 minutos por semana reduzem os riscos de desenvolvimento desse tipo de demência.

Doença de Alzheimer é um distúrbio cerebral progressivo. Gradativamente, a memória e a capacidade de aprendizado e concentração são destruídas assim como se perde o poder de discernimento e julgamento.

Com o passar do tempo, a capacidade de comunicação também se vai.Sabemos que não existe cura para o problema mas uma pesquisa realizada em Seattle, Estados Unidos, provou que prevenir é possível.

Os pesquisadores acompanharam 1700 idosos durante 6 anos e constataram que aqueles que exerciam alguma atividade física regular por, pelo menos, 15 minutos, 3 vezes por semana, foram beneficiados.Mantendo-se a mente em atividade também se consegue resultados surpreendentes.

A atividade física regular melhora a circulação geral e estimula a conservação das células cerebrais, os neurônios.

Na Universidade de Columbia, foram descobertos dados animadores quanto à prevenção de Alzheimer naqueles idosos ativos fisicamente e mentalmente e que se alimentavam predominantemente de alimentos vegetais frescos, principalmente folhas verdes e frutas, e peixes de água fria, ricos em ômega-3.

A suplementação com antioxidantes do tipo vitaminas C, D e E associadas a minerais como selênio, magnésio, zinco, alem de vitaminas do complexo B também se mostraram excelentes coadjuvantes na prevenção ou, pelo menos, no retardo do aparecimento da doença.
Enquanto não descobrimos o que possa nos fazer imortais, temos a obrigação de conhecer os métodos naturais que estão à nossa volta e colocar em pratica hábitos saudáveis de vida para o controle dos processos degenerativos.

Por Sergio Veisman

Nenhum comentário:

Postar um comentário