ANGELINA NASCIMENTO
Uma das únicas corredoras cadeirante do país, a baiana Angelina Nascimento, de 53 anos, tem uma história fantástica!
Acometida de uma doença chamada polioneuropatia , nossa guerreira ressurgiu para a vida, após eleger a corrida como sua atividade esportiva e se tornou a cadeirante que compete em maratonas e que treina de madrugada pela ruas de salvador.
Sem nunca ter praticado nenhum esporte, após quase um ano fazendo fisioterapia, Angelina passou a treinar num triciclo e diz: “A corrida salvou minha vida! Sem ela eu estaria em cima de uma cama me lamentando” ; e completa: “eu sou igual a águia, quando eu quero meus objetivos, eu vou pra cima”!
A polioneuropatia é uma inflação dos nervos provocada por bactérias, que lhe provocou a perda dos movimentos das duas pernas! Os seus treinamentos são desgastantes, em média 20 km dia, 100 por semana, 400 por mês! O local é nas proximidades do Dique do Tororó e ela aproveita o pouco movimento de carros para fazer cumprir sua planilha, invariavelmente de segunda a sexta e, aos domingos sempre participa de competições, nas quais via de regra ocupa o ponto mais alto do pódio.
Assim, se tornou uma atleta vencedora, já tendo sido campeã de provas tradicionais como a Maratona do Rio de Janeiro, a Volta da Pampulha e a São Silvestre. Aliás, esta é sua corrida favorita, já tendo participado e vencido várias edições, que não troca por nada e diz: “eu largo qualquer farra para participar da São Silvestre”!
Além de atleta, Angelina é também dona de casa e trabalhadora! Para ganhar o pão de cada dia, ela utiliza também as ruas para tirar seu sustento como guardadora de carros, o que não deixa de ser inusitado: para treinar ela precisa de ruas livres, mas para trabalhar, quanto mais carros melhor!
Para se locomover e exercer sua profissão, ela utiliza uma cadeira de rodas e foi justamente este equipamento que os integrantes do grupo Salvador Pro-Maratona, encabeçado pelo ultramaratonista Roberto Ribeiro da Encarnação, lhe presentearam no domingo, 27/05/2018! Foi uma festa que juntou quase 100 amantes do esporte, vestidos de branco, para correr em volta do Dique do Tororó. Antes todos se reuniram para entregar o valioso presente para ela, que se emocionou e foi às lágrimas (foto abaixo)
Foi aproveitando o ensejo da realização do evento de cunho nacional, denominado Treinão do Brasil - Correndo pela paz, idealizado pelo maratonista carioca Ubiracy Rezende, o qual reuniu mais de 140 cidades do país, em todos os Estados e até do exterior, para uma corrida simultânea, para pedir pela PAZ em nosso BRASIL e no MUNDO.
Então aqui em Salvador foi feita uma campanha de arrecadação de recursos, que logrou êxito e permitiu adquirir a referida cadeira!
O exemplo dessa mulher vencedora é edificante! A adversidade que lhe atingiu serviu para despertar a gigante e torná-la numa das maiores atletas na sua modalidade de competição, dando uma prova inequívoca de que o esporte salva vidas e devolve a alegria de viver a quem se dispõe a praticá-lo com garra, determinação, disciplina e, sobretudo, vontade de vencer!
Até breve ....
TREINÃO DO BRASIL - CORRENDO PELA PAZ - DIQUE DO TORORÓ SALVADOR - REGISTROS DO EVENTO: Fotos de Roberto da Encarnação, Paulo Caldas e outros!
Roberto, eu e Joelson
Joelson
Casal Eliana e Ismael
Rebeca, Manoel, Roberta e d Geny
Thaís Menolide
Assombrados:
Sônia Lago, Kari Pina, Bruna freitas e Angelina
Roberto da Encarnação
Angelina e Joelson
Margarida Caldas, Eliana e Ismael
Margarida Caldas
Annabela e Thaís
Até breve....
Que acontecimento maravilhoso. Parabéns a todos, em especial a atleta Angelina pela sua determinação e força em superar dificuldades tendo o esporte como inspiração.
ResponderExcluirFoi sensacional amiga! Tivemos uma satisfação enorme em presentear a atleta Angelina, que merece muito mais por seu exemplo de vida e superação das adversidades!
ResponderExcluirUma estória exemplar.
ResponderExcluirObrigado pela parceria no Projeto!