quinta-feira, 16 de abril de 2015

MULHER - UM EXEMPLO A SER SEGUIDO





















QUEM costuma participar das corridas de Rua em Salvador certamente conhece ou já ouviu falar em d. GENILDE PELETEIRO. Ela é “figurinha carimbada” e como se costuma dizer por aqui: “está em todas”!

D. Geny, como é mais conhecida, não é somente uma corredora disciplinada. Prestes a completar 65 anos, ela é frequentadora assídua do pódio em sua categoria, geralmente ocupando o ponto mais alto.



Sempre acompanhada de sua filha REBECA PELETEIRO, as duas formam uma dupla inseparável distribuindo simpatia e dando exemplo para os mais jovens.



Até o ano de 2009 ela nunca tinha participado de uma prova, apesar de treinar regularmente no bairro onde mora. Incentivada pela filha, ambas passaram a participar de corridas oficiais e nunca mais pararam. 



Assim, começaram com os 5 km, depois 10 km e em 2011 fizeram a primeira Meia Maratona e todo ano corre pelo menos uma . A meta delas é fazer uma maratona.

Genilde começou caminhando e aos poucos evoluiu para a corrida. Diz que foi o meio que encontrou para combater o estresse e para superar a perda do marido. Tinha problemas na coluna e estava bem acima do peso. Perdeu 20 k, as dores sumiram, sua saúde e seu humor melhoraram muito. Hoje corre em média 30 km semanais, que aumentam quando treina para uma prova maior.

Acorda todos os dias às 4h da manhã e sai para treinar às 04h30minh. Mesmo nos dias que está chovendo não deixa de fazê-lo. Não bebe, não fuma, dorme cedo. Evita doces, sal e refrigerante. Assim, não precisa ficar indo a médicos. Só para acompanhamentos anuais. Esta é a sua receita de viver bem.

“Minha mãe é uma guerreira! cuidar de casa, filhos, neto e ainda ter tempo para competir e treinar, só mesmo ela.
Ela é um exemplo de que as mulheres podem ser: mães, profissionais e atletas sem abdicar de nenhum dos papéis. (que os homens me perdoem),mas para ser multi, só nascendo mulher mesmo...rsrsr”. Este é o depoimento de sua outra filha – ROBERTA.

Segunda ela e sua filha Rebeca “o importante é a busca pelo movimento, seja correndo, nadando, caminhando, pedalando, dançando, pulando corda, enfim, cada um precisa buscar o que mais se identifica e se mexer. Não vale é ficar sedentária!”

Por tudo isso, d. Genilde é um exemplo a ser seguido!


2 comentários:

  1. Sem dúvida! sou suspeita a falar pois é minha mãe, mas agradeço suas palavras seu Amâncio. Que Deus abençoe ao senhor e toda sua família.

    Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por suas palavras de carinho, o bom de correr também é a amizade que fazemos ao longo de cada prova.
    Obrigada! muita luz em sua vida!

    ResponderExcluir