quarta-feira, 20 de maio de 2015

COM OU SEM CHUVA, TEM QUE TREINAR!

Texto veiculado em meu blog no Jornal Corrida:




Com ou sem chuva, tem que treinar – por José Amâncio

Até uma pequena varanda serve de alternativa para nosso blogueiro nos dias de chuva…

TREINAR com chuva não é exatamente a melhor opção. Há quem goste, mas a maioria não gosta. É fato. Durante uma prova, uma chuvinha é sempre bem vinda, para diminuir a temperatura, sobretudo na região nordeste, onde o forte calor impera quase todo o ano, mas um aguaceiro também não é muito legal.

Nesta época chover é normal. Então, o que fazer quando se precisa treinar para uma prova na qual já se inscreveu? Não tem jeito! Tem que treinar com chuva mesmo. Aqui em Salvador o melhor lugar para se treinar é na orla, mas com chuva e vento, fica impraticável.
Amanhece o dia, o corredor olha pela janela, vê o tempo escuro, então ele volta para a cama. E isso acontece com muitos amigos, que usam o Whatsapp para transmitir mensagens desistindo.  Resta ainda a opção de ir para a academia correr na esteira e muitos fazem isso, mas não é a mesma coisa. Eu particularmente não gosto.
Imagem8
Dessa forma, considerando que preciso treinar para a Meia Maratona da Bahia, a ser realizada no dia 14 de junho próximo, fui à busca de alternativas e encontrei algumas que podem não serem ideais, mas tem resolvido meu problema. Uma delas é a marquise de um conjunto de prédios denominado Tricenter, localizado no bairro onde moro (foto acima)

Além da marquise, tem ainda a passarela entre os prédios, de modo que a área coberta tem uma extensão de 250 metros, o que me permite treinar em ritmo leve com bastante tranquilidade, das 05h00min até por volta de 7 horas manhã.


Também já tive oportunidade de treinar nos “plays” e nas passarelas que ligam os dois prédios do meu condomínio, numa extensão de apenas 130 metros, mas que num dia de forte chuva, foi a melhor opção. Pode parecer loucura, mas já treinei, durante 60 minutos, até numa varanda de apenas 20 metros de comprimento (foto abaixo).
Imagem7
Praticando corrida há mais de cinco anos, já vi dezenas de corredores abandonarem a prática desse esporte, justamente por falta de regularidade e persistência. Sabemos que para se obter o condicionamento demora, mas para perdê-lo bastam umas duas semanas sem treinar.

O fato é que, quando se quer sempre aparece um jeito. Após sair da assessoria da qual participava, ultimamente estou treinando sozinho, cumprindo uma planilha direcionada para a Meia Maratona. Imaginava que não conseguiria, mas já constatei que é possível sim.

“Também subo os 16 andares do meu prédio duas vezes por semana. Vou pelas escadas e desço pelo elevador, onde aproveito para ir me alongando. Repito isso entre oito e dez vezes. É puxado, mas me dá um fôlego danado e com certeza me ajuda a correr melhor”. Quem diz isso é o Dr. Dráuzio Varela, autor do famoso artigo intitulado “Eu Corro” . Posso até ser maluco, mas estou em boa companhia.

Até breve…

Nenhum comentário:

Postar um comentário