sábado, 27 de abril de 2013

ENVELHECENDO COM SAÚDE E ALEGRIA



Hoje, 28 de abril de 2013, estou completando 69 anos de idade. O melhor presente Deus já vem me dando e é só o que peço a Ele: SAÚDE e disposição para fazer atividades físicas, especialmente CORRER!

Comecei a reescrever minha história em 11/10/2008, quando consegui parar de beber. Este foi efetivamente o primeiro passo.  O segundo passo ocorreu a partir do momento que decidi incluir atividades físicas em minha vida, ou seja,  no início do ano de 2009.

O terceiro e decisivo passo aconteceu em setembro de 2009, no momento em que comecei a treinar num clube de corrida, descobri que podia correr e, o mais importante, eu gostei.  Foi amor a primeira vista! Também me reaproximei de Deus, reaprendi a rezar, tornei-me Devoto da Mãe Aparecida e admirador do Padre Marcelo Rossi, passei a frequentar a Igreja e assistir Missa aos domingos. 

Nesses quase quatro anos já participei de 42 provas oficiais, inclusive duas meias maratonas e uma corrida de 25 km, no percurso de São Cristóvão a Aracaju, no Estado de Sergipe.

Aliado ao gosto pela corrida, encontrei também uma nova satisfação, qual seja escrever textos e divulgar nos blogs que criei. Assim, meu primeiro blog estreou em 07/06/2009, justamente com o texto que escrevi quando completei 65 anos e ingressei oficialmente na terceira idade. Hoje o mesmo já conta com mais de 27.500 visualizações.

Em outubro de 2011 criei um segundo blog, ao qual dei o nome de Corredor da Terceira Idade, cujo objetivo é relatar minhas corridas oficiais. O mesmo já foi visualizado até esta data por mais de 8.500 internautas. A partir de junho de 2012 comecei a escrever textos para um novo blog no Jornal Corrida, de modo que até o momento já foram veiculadas 10 matérias de minha autoria no citado jornal, que podem ser conferidas acessando os links a seguir:


1º texto – apresentação – junho/2012
2º texto – uma maratona para Salvador/ junho 2012
3º texto – Relato de minha primeira meia maratona
http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/?p=3309
4º texto – Onde correr em Salvador – 16/08/2012
5º texto - 3ª Meia Maratona Iguatemi Farol a Farol
6º texto – Ultramatonista? A Bahia tem sim senhor!
7ª texto – São Silvestre Um sonho Realizado
8º texto – corrida e Carnaval? Salvador tem!
9º texto – Venci meu desafio 2013
10º texto – Correr: bom para a saúde e para fazer  amigos

Nesse tempo fui alvo de matérias veiculadas em órgãos de imprensa de circulação local e nacional, as quais igualmente podem ser lidas acessando os links abaixo: 





http://atarde.uol.com.br/esporte/noticia.jsf?id=5809635&t=Esporte+Amigo:+Jose+Amancio+67+trocou+o+vicio+da+bebida+pelo+da+corrida


Confesso que gosto de divulgar minhas conquistas por um motivo muito simples: tentar motivar os leitores a seguir meu exemplo, pois se foi bom para mim, pode ser também para outras pessoas. 

Quando vejo minhas fotos de alguns anos atrás, avalio o quanto foi importante a atitude que tomei e como consegui mudar minha vida para melhor. As imagens não deixam dúvidas:
Parar de beber, emagrecer e começar a fazer atividades físicas efetivamente não é fácil, mas não é impossível e qualquer pessoa pode conseguir. É preciso somente uma boa dose de determinação e força de vontade. Garanto que vale a pena, pois nada é mais importante do que a nossa saúde, que não tem preço e é o bem maior que possuímos. 

Como envelhecer é o preço que pagamos para continuarmos vivos, o   melhor é envidar esforços para Envelhecer Com Saúde e Alegria.....

Vida que segue....

Acesse o link abaixo e veja algumas fotos de minha linha do tempo:

 https://www.facebook.com/jose.a.neto.37/media_set?set=a.684857611524834.1073741838.100000018044935&type=1

12 comentários:

  1. Tenho o prazer de compartilhar a sua alegria em nossas corridas do dia a dia, que tenho o hábito de chamar de corridinhas mixurucas (um termo carinhoso dos tempos do Exército).

    Cruzamos varias vezes durante essas corridas, ontem por exemplo foi um desses dias, e ao passar um pelo outro, tenho certeza nossa motivação aumenta.

    Continue sendo um exemplo para todos nós.

    Um grande abraço,

    Bruno Simoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bruto! Muito obrigado. é sempre um prazer encontrar com você nas pistas.

      Excluir
  2. Amâncio,
    Seu exemplo deve ser sim contado e recontado, eu mesmo volta e meia uso-o para estimular pessoas a minha volta etenho certeza que coxê ainda irá inspirar gente por muitos e muitos anos.
    Obrigado por tornas nossas passadas muito mais alegre com sua presença.
    A gente sabe que a vida tem suas dificuldades, mas a forma como enfrentamo-las é que realmente fará toda a diferença.
    Felicidades neste seu aniversário de 69 anos...e já podemos começar o projeto dos 70 - 42,2... ouvi de um certo vovô em meio a prova de Aracaju que quem vence aqueles 25 km pode tranquilamente fazer uma maratona e não duvido disso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande campeão Roberto!
      Muito obrigado por suas palavras carinhosas e de incentivo. Quanto ao projeto 70 - 42,2, por enquanto não quero nem pensar!!! quando lembro a dureza que foi aquela corrida de Aracaju, minha mente se recusa a pensar em passar por algo da espécie novamente!!!rs rs rs

      Excluir
  3. Mais uma vez, parabéns campeão na vida e nas pistas. Orgulho de correr com você
    Exemplo para todos nós.
    Abraço e que venham muitas corridas na sua vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guilherme! Valeu! Muito obrigado por suas palavras carinhosas e de incentivo. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Oi José Amâncio,

    Parabéns pelo seu aniversário (mesmo que seja atrasado)hehe
    É uma satisfação ver sua disposição e alegria de viver. Desejo felicidades e km's de saúde.
    Forte abraço e boas corridas.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Amâncio.
    Eu tenho acompanhado sua dedicação.
    Você realmente é um exemplo para todos que levam uma vida sedentária e acham difícil mudar.
    Nada é fácil. Mas com dedicação e perseverança é possível chegar lá.

    Abração.
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Osmir,
      Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Nós sabemos que não é fácil, mas temos provado que é possível. Nós podemos dizer que somos exemplo. Um forte abraço.

      Excluir
  6. SENSACIONAL AMIGO CORREDOR É DISSO QUE FALO , QUER TER UM PADRÃO DE VIDA FAÇA EXERCICIOS POE ESSA MÁQUINA MARAVILHOSA PRA FUNCIONAR E DEPOIS DESFRUTE DA VIDA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo Mourão! Muito obrigado pela visita e pelo incentivo. Um abraço.

      Excluir