quarta-feira, 28 de março de 2018

Salvador Ganha Uma Nova Corrida

Texto Veiculado em meu blog Correr não idade, no Jornal Corrida, edição de 27 de março de 2018
sé AmâncioEm comemoração aos 469 anos de aniversário, a cidade de Salvador ganhou de presente uma nova corrida de rua, realizada neste domingo 25 de março de 2018. SALVADOR 10 MILHAS. Apesar de o aniversário ser no dia 29/03, os organizadores optaram por fazer a prova no fim de semana, abrindo assim a possibilidade para mais soteropolitanos e visitantes, já que o dia não é feriado.
A intenção óbvia é transformar essa corrida num evento turístico, como já ocorre na coirmã Aracaju, no vizinho Estado de Sergipe, cuja prova já chegou à sua 35ª edição e o sucesso só faz aumentar. Como lá é feriado, a corrida é realizada no dia do aniversário (17/03), o que dificulta para corredores de outras cidades. Em Salvador, tiveram a felicidade de programar para uma data móvel, sempre no fim de semana anterior ao aniversário.
Com um percurso diferente dos tradicionais Jardim de Alá e Farol da Barra, a nova prova apresentou também uma novidade em termos de distância, oferendo ao corredor/corredora a opção de 10 milhas (16 km), intermediária entre os costumeiros 10 km e 21 km. A largada ocorreu no bairro do Rio Vermelho, recentemente requalificado pela Prefeitura e onde se encontram muitos casarões, transformados em bares, casa comerciais e hotéis. Em seguida vem o bairro de Ondina, passando depois pelo Cristo da barra até chegar ao Farol, principal cartão postal da cidade. Logo adiante está o Porto da Barra, onde começa a famosa ladeira da barra, que é muito acentuada e tem 900 metros de extensão.
Após a referida Ladeira vem o bairro da Vitória, rumo ao Campo Grande, Avenida Contorno e no meio da prova se encontra a Igreja da Conceição da Praia, que fica nas proximidades dos conhecidos Elevador Lacerda e Mercado Modelo e de onde largaram os corredores das cinco milhas. Daí em diante o trajeto da prova foi no sentido da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, passando pela Calçada, Obras Sociais Irmã Dulce com chegada à Ponta de Humaitá, outro lindo cartão postal.
Ainda em recuperação do meu problema de saúde, fiz apenas o trecho de cinco milhas, com o objetivo de prestigiar o evento, participar da festa e rever os amigos/amigas que a corrida me presenteou.
A cidade de Salvador passa por um bom momento em termos de inclusão de novos locais para treinar. Muitos pontos da orla foram revitalizados, a exemplo do Aeroclube, Rio vermelho, Piatã, Itapoã e outros. Vale destacar o novo Parque da Cidade, que ficou excelente.
Assim, podemos dizer que a cidade está de parabéns, tanto pelo aniversário, como pelo valor que vem dando a esse esporte tão salutar chamado CORRIDA e que cada dia encanta mais seus praticantes.
Até breve…

Nenhum comentário:

Postar um comentário