sábado, 29 de abril de 2017

IRONIAS DA VIDA



Ontem, 28/04/2017, foi um dia completamente atípico para mim! De um lado, recebi  centenas de cumprimentos pela transcurso de meu aniversário natalício de 73 anos, enaltecendo minha saúde, mantida através da prática regular de atividades físicas, gosto que adquiri após completar 65 anos, sobretudo a corrida de rua, esporte pelo qual me apaixonei há cerca de oito anos.

Por outro lado, no entanto, a história foi completamente diferente. Foi confirmado o diagnóstico de que sou portador de um Câncer de boca, localizado na base da língua, cujo tratamento é difícil, tanto por cirurgia como por radioterapia/quimioterapia.

Há oito anos, quando escrevi meu primeiro texto, ao qual dei o título "Eu Consegui Parar de Beber!, eu enalteci meu esforço para parar com a bebida, da qual fiz uso por quase 50 anos, mas esqueci o maior vilão, o cigarro, do qual também fiz uso por mais de 40 anos (parei há 12 anos). Em alguns trechos de  meus escritos eu cheguei a dizer que meu hábito era: bebia para fumar e fumava para beber. O cigarro veio cobrar a conta.

Ai estou eu! Essa alegria que adquiri com a prática de corrida de rua, estampada nas fotos acima, eu vou "brigar" por mantê-la! Assim como na prática de atividades físicas, que se a pessoa não quiser realmente não consegue fazer, bem assim é o tratamento que vou me submeter nos próximos dias: se eu não me esforçar, não aguentar o sofrimento, perseverar, lutar, etc. não adianta o esforço da família, dos amigos, dos médicos!  Enfim, depende muito de mim e eu vou lutar... Será minha primeira maratona. Cada dia de tratamento, será como um km percorrido. São 33 dias úteis que terei de superar para atingir e cruzar a linha de chegada! 

Assim, o que peço aos amigos, sobretudo colegas do BNB, com os quais convivi a maior parte de minha vida: aos amigos corredores de rua, que conheço pessoalmente ou não: e a todos que de uma forma ou de outra desejam o meu restabelecimento, REZEM POR MIM! para me dar força! Sou católico e Devoto da Mãe Aparecida, do Senhor do Bonfim, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Rita de Cássia e todos os santos que me protegem. Neste momento preciso de orações!!!

Muito obrigado a todos. 




28 comentários:

  1. Força Amâncio. Você é um guerreiro. Você é um vencedor!

    ResponderExcluir
  2. Força amigo! Muitas batalhas foram vencidas por você. Lute, lute com todas as suas forças! Não vai ser fácil, mas se Deus quiser você sairá vencedor dessa batalha! Lute por sua família, por seus amigos e principalmente por você! Muita fé!! Que Nossa Senhora lhe proteja.

    ResponderExcluir
  3. Você é a prova da superação. Vencerá mais esse obstáculo com fé, foco, amigos e familiares.
    Estamos aqui pro que precisar.

    ResponderExcluir
  4. Vc é um vencedor e chegou onde está no esporte, esta será mais uma prova que vc sairá campeão e depois dirá: EU VENCI. BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Amâncio, estarei em oração pela sua saúde! Tenha fé! Santa Rita de Cássia há de te abençoar e te dar forças para passar pelo tratamento!

    ResponderExcluir
  6. Sr. Amâncio, o sr não está sozinho nessa luta, estamos todos juntos. Força!! Ainda quero correr do seu lado!

    ResponderExcluir
  7. Força Sr. Amâncio tenha certeza de Deus tem o melhor para o Sr.e vais sair dessa ainda vais fazer uma, duas, três quantas Maratonas quiser Boa Sorte tudo ao tempo de Deus #fe!!

    ResponderExcluir
  8. A luta só é árdua pra verdadeiros guerreiros , por isso força, foco e muita FÉ que tudo vai dar certo... parabéns pelo vencimento do álcool e do cigarro e o próximo parabéns será pela Vitória sobre o câncer ... confia vc é mais que vencedor... ☝☝☝👐👐

    ResponderExcluir
  9. Amigo Amâncio, a luta é renhida mas a Vitória está contigo. Tive e tenho pessoas queridas da qual essa maldita insiste em enfraquecer. Estou na torcida e lutando contigo em orações para vencê-la.

    ResponderExcluir
  10. A vida é assim, Amâncio. Está sempre a nos pregar uma peça.Ela é uma estrada sinuosa, com lombadas e depressões, e curvas às vezes inesperadas que se nos apresentam subitamente, exigindo de nós muita habilidade e agilidade para evitarmos a derrapagem e continuarmos a jornada. Essa com a qual você se deparou agora há de ser apenas mais uma a desaparecer na poeira dos seus passos. Você, certamente, como bom corredor que é, saberá manter o rumo com segurança e trilhar o longo caminho que ainda há para percorrer. Fé em Deus, e pé na estrada, amigo. Torcemos por você.

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo: em primeiro lugar, parabéns pelo natalício - ESTOU CONVENCIDO DE QUE AINDA REPETIREI ESSE CUMPRIMENTO POR ALGUNS ANOS. É realmente muito importante a sua inabalável fé e força espiritual - sim continue fazendo as suas jornadas de preparo físico. Sei de muitas histórias, positivas, que contrariaram previsões de desfechos extremamente fatais quanto ao tempo. Quanto às orações, tenho uma roda de amigos e parentes que acreditam profundam,ente nas orações e nos santos - citarei o seu nome completo e pedirei que orem pela melhora do seu quadro clínico. Conte com a minha amizade, FORÇA, CARO AMIGO! Depois posso falar-lhe do uso das gotinhas de aveloz em um litro de água [sei de histórias reais] de efeitos positivos, posso detalhar-lhe posteriormente - isso não anula a via alopática para tratamento dessa natureza. Abraço forte!

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, parabéns pelo aniversário! Vc é um exemplo para todos, tanto jovens como adultos e idosos. Vc tem muita força, muita determinação e muita luz, e ela vai continuar brilhando cada vez mais, a cada dia que vc precisar vencer mais esta batalha. Força, guerreiro! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Vc pra mim é um exemplo. Rezarei pra que Nossa Senhora Aparecida continue te confortando pra encarar essa maratona da vida e aceitar o que Deus lhe desejar.

    ResponderExcluir
  14. Vai dar tudo certo.... Estarei na torcida

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo José Amâncio, você é um lutador e com certeza vencerá mais essa batalha. Conte comigo sempre que precisar com o que eu puder lhe ajudar. Todos os meus pensamentos positivos estarão com você e toda a minha torcida pela sua pronta recuperação. Força e fé. Abraço carinhoso
    Lia Campos

    ResponderExcluir
  16. É só mais uma pedra. Vai passar por cima dela....

    ResponderExcluir
  17. Fera ... Fé acima de tudo! Nossa Senhora Aparecida Conceição vai interceder por você !
    Em orações por sua plena cura e recuperação!

    Eduardo Acacio
    @porqueeucorro

    ResponderExcluir
  18. A vida é alegria,quando espalhamos otimismo e amor em redor de nós. O que nos buscamos na corrida uma felicidades,com alegria imprecionante, a corrida nos traz viver integrado na energia positiva que transformar a vida no puro amor Deus te abençoe lhe der muitas luzes iluminando cada passos seus.Vanuza Lins.

    ResponderExcluir
  19. Ah Sr Amâncio! Sou tão orgulhosa do Sr por suas mudanças, por sua linda e unida família, pela força de vencer os seus vícios ... Agora tenho ainda MAIS ORGULHO em vê lo retratar seu problema assim ... com essa leveza, fé e dinamismo. Tenha CERTEZA que cada dia terá a minha oração e que o manto da nossa linda Nossa Senhora Aparecida irá cobri lo e conforta lo. O Sr é um guerreiro de luz. Lute! Não perca a sua alegria e ame os que te amam que tudo vai dar certo. Beijo no coração e muita, muita luz no seu caminho♡

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia Sr. Amâncio! Cada dia, um km e assim será até mais uma vitória e superação... Estarás em minhas orações. Siga firme e confiante nesta ultramaratona... Um Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Vc vai conseguir, sim! ESSSA MARATONA VAI SER UM SUCESSO! Vc já é campeão! Força e Fé!

    ResponderExcluir
  22. Forças Sr. Amâncio, o Senhor é um vencedor e irá superar toda adversidade.

    ResponderExcluir
  23. Orando por você, meu nobre amigo. O Eterno e Soberano Deus, criador de todas as coisas, há de manifestar a Sua graça. "Não temas, tão somente esforça-te e tende bom animo"

    ResponderExcluir
  24. Conforme prometido correremos juntos no fim do ano!!! Então, segui suas palavras e iniciei meu treinamento hoje. Boa sorte. Força, coragem e fé!!! Estamos juntos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dr André! Você faz parte desta história, quando, com a competência que Deus lhe deu e sua dedicação à profissão, diagnosticou o meu mal logo no primeiro dia de consulta. Deus vai sempre estar ao seu lado para, através de suas habilidosas mãos, salvar muitas e muitas vidas. Que Deus lhe abençõe.

      Excluir
  25. Sr. Amâncio a luta pode ser árdua mas, a Vitória é certa! E nossa arma é a corrente da FÉ, com ela que derrotamos as circunstâncias da vida, além das lutas diárias. Tenho certeza que o grande Médico dos medicos, dará a cura para que possa comemorar mais essa grande conquista,à conquista da VIDA. JESUS ESTÁ CONTIGO SEMPRE. (ELAINE AGUIAR)

    ResponderExcluir
  26. Amigo Amâncio,

    Viver é uma aventura que nos traz muitas desventuras. Mas os fortes e bons, como você, são sempre abençoados e bem-aventurados.
    Você está protegido por sua força, por sua fé, por sua essência...
    Vai dar tudo certo.

    Você terá o conforto e o acolhimento que sempre distribuiu; como no treino muito difícil de duas semanas atrás, quando fui impulsionado pela força dos seus braços abertos que me pararam num afetuoso abraço.
    Veja como a contradição está presente em tudo na vida: Você me fez parar para abraçá-lo quando eu já estava quase desistindo por causa do cansaço e foi justamente esta parada que me deu forças para continuar em frente.

    Sinta-se abraçado por Deus, por todas as forças do universo e por todos os amigos e familiares que você soube cativar de uma forma tão generosa, alegre e autêntica. Estamos todos do seu lado e, depois que isso tudo passar, você vai seguir ainda mais forte.
    Muito mais do que um guerreiro, você é um pacificador. Por isso, terá a força necessária para lutar e a certeza da paz de quem nunca estará sozinho.

    Estamos todos com você!
    Com todo afeto,

    Fraga, Patrícia e Isabela
    Amigos do Sport Run

    ResponderExcluir