sexta-feira, 29 de agosto de 2014

COMO A CORRIDA PODE CONTRIBUIR PARA A LONGEVIDADE

Matéria veiculada no site i3i - http://www.i3i.com.br/artigo/como-a-corrida-pode-contribuir-para-a-longevidade!

Como a corrida pode contribuir para a longevidade

28 de agosto de 2014, escrito por Redação i3i, na categoria Esporte

Fonte  

Conteúdo exclusivo © i3i 

A corrida é uma dos esportes mais completos para o corpo. Mas a sua prática após os 60 anos requer atenção especial. Seguindo as dicas e adotando os cuidados necessários, o exercício pode ser garantia de mais qualidade de vida e longevidade. Agora, antes de pôr os tênis e sair por aí, é fundamental consultar um médico

Treino e persistência levaram José Amâncio ao primeiro lugar no pódio em disputa em Salvador

Aos 70 anos, o baiano José Amâncio Neto é um exemplo de como a corrida pode revolucionar uma vida. Há cinco anos, o aposentado decidiu abandonar a bebida e investir em mais qualidade de vida. “Cheguei no meu limite. Não conseguia nem amarrar os cadarços”, comenta. E nessa transformação a corrida foi fundamental. “Perdi peso, passei de 100kg para 80kg, recuperei o fôlego e a disposição”, comenta ele, que é praticamente um corredor profissional.
Atualmente, José Amâncio Neto corre em grupo três vezes por semana, sempre às 5h30min. O horário até já rendeu um apelido engraçado “os tiradores de leite”, uma referência a quem tem que madrugar para ordenhar vacas. Além disso, o aposentado tem investido nas provas de longa distância, como as com percurso de 21 km, que ele percorre em 2h30min. Em 26 de julho deste ano, ele conquistou troféu ao ficar em primeiro lugar na categoria veterano, em prova realizada em Salvador.  
E para incentivar outras pessoas, ele criou dois blogs, onde relata as suas experiências. “Todo mundo pode, basta querer”, afirma. Mas ele confessa alguns segredos. Engana-se quem pensa que basta colocar a roupa de esporte e sair correndo por aí. Bem pelo contrário. Segundo Amâncio, o ideal é começar aos poucos, para melhorar o condicionamento físico. Outra dica é manter a disciplina. “Não adianta correr três meses e depois parar uma semana”, reforça.
Nesta lógica, a colaboradora do Programa Atividade Física e Recreativa para a Terceira Idade, da Universidade Federal de Uberlândia (MG), Bárbara Gomes, explica que a prática da corrida é capaz de controlar, tratar e prevenir doenças, como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, varizes e problemas respiratórios. Uma das vantagens da corrida é que não requer um espaço específico para ser realizada. Ao contrário, muitas vezes os espaços públicos, como praças e parques, são ideais.
Agora já dá para começar a deixar a preguiça de lado e escolher o melhor horário e local para dar os primeiros passos. Boa corrida!


Antes de começar a correr, é importante visitar um médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário