quinta-feira, 21 de março de 2013

VENCI MEU DESAFIO 2013 - 30ª CORRIDA CIDADE DE ARACAJU

MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL CORRIDA, EM 21/03/2013






Venci meu desafio 2013

#Corrida cidade de Aracaju - Foto feita por Roberto
DEPOIS de realizar um grande sonho, que foi correr a  88ª Corrida Internacional de São Silvestre, resolvi participar da 30ª Corrida Cidade de Aracaju, que é realizada tradicionalmente no dia 17 de março, em comemoração ao aniversário da capital sergipana.

Trata-se de uma competição muito importante, que neste ano – mais uma vez –  contou com a participação de atletas de elite do ranking nacional, atraídos por uma excelente premiação.

Vale destacar que os corredores residentes no Estado de Sergipe não pagaram inscrição e ainda tiveram premiação separada, tanto na classificação geral, como nas categorias. Tendo em vista realização no mesmo dia da Meia Maratona de São Paulo, os atletas internacionais não vieram.

Na qualidade de sergipano, nascido no pequenino Município de PEDRA MOLE, encravado no sertão do Estado, elegi esta corrida como meu desafio para o ano de 2013 por ser a prova de melhor organização do Norte-Nordeste e também como forma de homenagear minha cidade natal, pois acredito que fui o primeiro pedramolense a concluir a mesma. A escolha não poderia ser mais apropriada, pois esta prova é realmente desafiadora.

A corrida tem um percurso de quase 25 km, partindo de São Cristóvão, que é a quarta cidade mais antiga do país, monumento nacional e foi a primeira capital de Sergipe.

A chegada é em Aracaju, fundada em 1855 e foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro e tem o formato de um tabuleiro de xadrez. O trajeto é muito difícil, com suas famosas 17 ladeiras (foto).
#corrida cidade de Aracaju - 1
Logo na concentração percebi que a esmagadora maioria dos participantes era de atletas de alto nível e alguns com os quais conversei fizeram questão de me dizer que fosse com calma.

A largada ocorreu regiamente no horário previsto (16 horas) e, para alegria de todos, o clima estava ameno, com o tempo nublado. As dificuldades já aparecem nos primeiros 2 km, pois é feito pelas ruas estreitas da cidade histórica, calçadas de paralelepípedos.

Vencida esta etapa, começa uma ladeira de quase 1 km e segue como um verdadeiro tobogã, num sobe e desce permanente, intercalando ladeiras médias com longas.

Segui em ritmo confortável até o 15º km, que fiz no tempo de 01h53min. A partir daí, no entanto, comecei a sentir umas leves pontadas na panturrilha da perna esquerda, que logo passou também para a da direita e só aumentavam. No 18º km as câimbras pioraram ainda mais e não tive alternativa senão andar um pouco, coisa que nunca tinha feito em prova nenhuma.

Mas, felizmente, o que torna esta prova tão especial é alegria do povo sergipano. Além dos aplausos e do grito “bora vovô”, ainda tive a felicidade de encontrar uma jovem muito simpática, de nome Maria, que estava assistindo e resolveu correr comigo quase 2 km, arrancando elogios da plateia e logo depois um grupo de garotos, que correu também uns dois 2 km, entoando “vovô, vovô, vovô”, puxado pela buzina de uma bicicleta. Uma festa! Logo depois me juntei a uma corredora de Aracaju, de nome Daniele, que também estava muito cansada – seguimos juntos até a chegada.

Cheguei à conclusão de que esta prova definitivamente não é para atletas inexperientes e no meu caso subestimei as dificuldades, pois não treinei o bastante em subidas de ladeiras.

Minha sorte é que meu amigo, o ultramaratonista Roberto Ribeiro da Encarnação, depois de fazer uma excelente corrida com o tempo de 01h43min53s, voltou para “me dar uma força” e me encontrou por volta do 21 km.

Àquela altura já estava preocupado com a possibilidade de não chegar dentro do tempo máximo da prova, que era de 03h30min, mas em momento algum pensei em desistir, já que aprendi desde o dia que participei de minha primeira corrida: “as dores são passageiras, mas desistir é para sempre”.

Com toda sua experiência, meu amigo trazia consigo um kit de primeiros socorros e bastou aplicar umas borrifadas de “gelol” em minhas panturrilhas para me revigorar, o que me permitiu cruzar a linha de chegada com o tempo quase limite de 03h20min.

Meu esforço foi recompensado e venci meu desafio 2013!

Até breve….


COMENTÁRIOS

Por e-mail
1. joselitosc@bnb.gov.br





Que determinação cara. Que bom que você emplacou o espírito de maratonistra e está se divertindo também com isso.

Quem foi o famoso Zé ...... kkkkkkkk
Forte abraço Anãncio e lembrança a Graciene.
2. barbosa@bnb.gov.br

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Parabéns Compadre....!!! 
Você é “O CARA” 
Grande abraço, 
Orisvaldo Félix BARBOSA
Auditor
3. Carlos Augusto de Azeredo Coutinho de Azeredo Coutinho    
Grande Amâncio!
Tenho inveja de você.
Hoje, aos 65 anos, não corro nem 2KM. Evidentemente que eu não treino para correr.
Você representa um exemplo de que quando se quer se consegue.
Vá em frente.Sinceros parabéns.
4. Marcos Manuel      
Iremos comemorar quando vc chegar aqui em Fortaleza .
5. oliviaccb@bnb.gov.br
           
Parabéns, amigo! Saúde, paz e muitas felicidades!bjos,
Olivia Cavalcante Castello Branco
Analista de Controle Interno 1
Banco do Nordeste
6. osmaraamorim@uol.com.br
Parabéns, meu caro Muita saúde e curta mais milhas e inúmeras maratonas. Sds Osmar Amorim
7. Cremildes do Nascimento 
Mais uma vez meus sinceros parabéns.Abs
Cremilde
8. alzenir mendonca
            PARABENS AMANÇIO O IMPORTANTE FOI CONCLUIR ME INSPIRAREI EM VC COM ESTA FORÇA NOS MEUS 42 KM. VALEU
9. José Juiz
Amigo Amâncio,
Parabéns por já ter vencido o seu desafio 2013, o que vier pela frente será lucro, você continua dando bons exemplos para todos os sessentões e setentões.
Um grande abraço,
José Juiz
10. Osmir Foltran
 ( percurso de quase 25 km)...Hummm.!!!??? Prova dificil !!??
Parabéns Parabéns. Essa foi dureza.
Amâncio essa tem que guardar para os netos admirarem e seguir o Vôvo.
Grande Abraço
Osmir
11. carlos Macedo
Amancio, PARABÉNS ! Vá em frente ! Abrs. Carlos de Jesus Macedo.
12. Olá,
Parabéns por mais um desafio. Adorei e mostrei a Fernando. Que Jesus te dê forças e saúde para participar de muitas outras corridas.
Abraços
Celma e Fernando                                         
Celma Regina Feitosa Queiroz
13. Maria
Parabéns, José Amancio. vc é mesmo um grande  atleta.
14. juca@bnb.gov.br
                Mais uma vez: Parabéns!!
 JUAREZ CABRAL Costa
Gerente de Negócio
15. MOACIR PAES
                Grande Amancio,
Mais uma vez parabens!  Você  faz um feito desse  nascendo numa cidade chamada Pedra Mole, imagine  se o nome fosse Pedra Dura....esses desafios  são de grande importancia, pois  nos dá  a sensação de que os anos só pesam  para os  acomodados.
16. Anésio Ferreira Leite
Você é um campeão!
Abs,
Cel Leite
17. Carlos Vianna
Aqui vai as minhas sinceras felicitações ao amigo Amancio. Que Deus conceda a vc muita força e perseverança para continuar fazendo este trabalho que é muito bom
18. Antonio Fraga
               
Amâncio,
Você demonstrou que é um homem de pedra, muito longe de ser mole.
Pedra dura. Homem de fibra e raça.
Está mais para "pedra-endurance" do que para "pedra-molense".
Parabéns!
Fraguinha
19. Dagoberto Veras
                                    PARABENS AMANCIO,
                    Gostei da colocação final:  "As dores são passageiras, mas desistir é para sempre". Eu vejo em você é muita  juventude acumulada. Um grande e saudoso abraço,  
                                                                                                                Dagoberto Véras 
20. Ana Maria Cavalcanti
Parabens pelo exemplo de disciplina e determinaçao.
Abraços,
Ana Maria Cavalcanti
21. Otilia Cabral
Parabéns Amâncio! você é um orgulho p/todos nós segipanos. Abraço
22. Edmilson Garcia       
Caro Amâncio,
 Parabéns, parabéns e parabéns. Vc mudou o gentílico do filho de Pedra Mole. Não é mais pedramolense, agora é PEDRADURENSE. Vc é Pedra Dura (véio) e não Pedra Mole, hahahahaha...
Abs.
23. Ellen Morado
                Sr Amancio,
Relato incrível!
Parabéns por mais esta conquista!!!
Abs
Ellen
24. Valdecy Freitas
               
É isso aí ! agora rumo a novos desafios meia maratona de São Paulo e maratona de NY, et
25. anamag@bnb.gov.br
Olá, !
Que maravilha!! Vejo que a cada dia você supera alguns desafios, parabéns e siga em frente não desista.
Sua decisão, força de vontade, determinação estimula muitas pessoas, inclusive a mim.
Um forte abraço.
ANA MARIA Almeida Gouveia
26. Maria Eugênia andrade
                Parabéns amigo ! Abraços Eugenia
27. Claudio Magalhães
PARABÉNS compadre Amâncio por mais essa etapa vencida, você é um vencedor, eu e sua comadre Ana Lúcia vibramos com a sua descrição da   corrida, principalmente pela sua persistência não desistindo nos primeiros obstáculos, uma vez que não tinha experiência subindo e descendo ladeira, pode-se considerar um corredor vencedor e essa maratona fará parte também da sua história de corredor da terceira idade!!! Por isso receba o nosso abraço como o desejo de      muitas outras corridas até quanto o "vovô" aquentar: Cláudio e Ana Lúcia
28. Norval Batista Cruz Batista Cruz
Meu Querido Corredor e amigo Amancio...
 Como estou feliz com o seu desempenho e progresso com esse corpo que está sendo apropriado de forma ancestral....PARABENS MESMO E ESTOU ESPERANDO A MARATONA...SEI QUE VAI CHEGAR...SABES TU QUE SOU UM INSACIAVEL...QUERO VER A MARATONA NO SEU CURRICULO....
Para informação fiz na semana passada o Brasileiro de Triatlhon de longa distancia, foram 6hs de duração perfazendo 3km denatação em mar, 80km de ciclismo e 20 de corrida...respire...faz parte dos meus desafios nos meus singelos 57 aninhos...kkkk
Abraços e lembranças aos meus amigos bahianos...o Getulio apareceu???!!!
Norval Cruz
 Proxima prova que participarei será a meia maratona de fortaleza no dia14.04.
29. Getulio Pinheiro da Silva
Caro colega e amigo Amâncio,
O que você faz, como exemplo para todos nós, é provar que, quando se tem um objetivo na vida, as coisas acontecem.
Parabéns por mais essa conquista. Siga em frente, meu irmão e um
grande abraço,
Getullio
ATRAVÉS DO FACEBOOK
1. Luiz Serra Azul Junior publicou em José Amâncio Neto
Admirável a sua força de vontade. Parabéns, amigo.
2. Luciano Bressy
 É isso ai!!!! Orgulhoso por ti! E lembre que andar não é vergonha p'ra nenhum corredor... Só vc sabe os desafios que superou até chegar ao final desses 25 km... equivalente a 35 km!
3. Roberto Ribeiro DA Encarnacao
Ele deixou foi toda a galera que vinha chegando com tempo parecido boquiaberta. Dava umas paradas, reclamava, parecia até que era verdade. "Desta vez o vovô fica pra trás" deve ter pensando alguns deles...e zás o homem saia num tiro naquele passo miudinho, brincando e incentivando a todos que o rodeavam para acompanhá-lo...rs
4. Vivien Agra Kulmacz
Parabéns, parabéns e parabéns!!!
5. Maria Helena Valente Carrera
Parabéns..
6. Cristina Cangussu
E foi ótimo!!! Lindo o seu relato!! Parabéns!
7. Adelia Cruz Arrasou!
 Parabéns!
8. Kleide Madaly Vivas Moura
É uma vitória a mais. Parabéns!
9. Leonor Coutinho
 Parabéns!!!!
10.Vivien Agra Kulmacz
 Parabéns mais uma vez!
11. Nilson De Vasconcelos Meira Parabéns! 11 ainda chegaram depois de você... Esta prova pelo que já li a respeito é dificílima... Você esteve muito bem na corrida.
12. Carlos Junot
Não importa ser o último da categoria ou estar na frente buscando pódio, o nosso orgulho e satisfação é de estar fazendo a prova bem, ter treinado, saber do nosso potencial e por fim completá-la da melhor forma possível... lembre-se somos pró-saúde corremos contra nós mesmos, vc fez o que muitos não fizeram e próximo ano tem outra...para parametrizar...
13.Nagmar Hasselmann
Parabéns Amâncio por mais esta vitória. Vc é um exemplo para todos nós. Ab
14. Osmir Foltran
 Água de coco José Amâncio Neto. é ótimo. Agora se não resolver toma umas cervejinhas mesmo..risoss...Abraços. 17 ladeiras !!! ?? Hummm !!??...dureza mesmo. Parabéns.
15. Adrian Bolt Gomes
parabéns!!
16. Pedro Joao Reis
Então é um VENCEDOR! Parabéns!
As dores passam, mas a glória será eterna!
17. José Raimundo Araújo
Um belo exemplo, caro amigo. Parabéns.
18. Thomas Kupfer
chapeu, parabéns
19. Heraldo Rocha
Beleza, prometeu e cumpriu! Parabéns...
20.José Arnaldo Santos Santos
Parabéns Grande José Amâncio Neto
21. Osmir Foltran
vamo que vamo José Amâncio Neto. Mais uma para os arquivos. Abs.
22.Bruno Fraga
 Parabens amigo
23. Eliete Sobral
Parabéns meu grande amigo!
24. Moacir Néri Silva
Valeu, Véio, continue firme!
25. Heraldo Rocha
Amâncio, você é "madeira" da dá em doido! Parabéns
26. Lu Bastos
Bravo guerreiro meu amigo!!!
27. Lia Campos Parabéns, José Amâncio Neto!!! Vc mais uma vez se superando e vencendo os desafios. Essa corrida realmente não é mole. Mais uma vez meus parabéns!Lia Campos Ah! Faltou água dessa vez? Lia Campos Já li o relato. Com certeza eles melhoraram em mt a corrida esse ano. Ano passado, como já havia lhe dito, faltou água a partir do 13 km. Além do mais, a medalha de 2013 é mil vezes mais bonita que a do ano passado, que era de plástico
28.Sandrinha Grisi
 PARABÉNS meu amigo!!! Fiquei muito feliz por você. Sei o quanto essa prova é "cascuda", já fiz umas 5 vezes e realmente é pauleira. Mas você detonou, chegou bem com cãibra ou sem ela...rsrs Agora é partir pro próximo desafio que, tenho certeza, será logo logo... Grande abraço.
29. Luciana Ramos
Eita corridinha lasqueira né Amâncio? Mas valeu muito a pena!
30.
Ivone Teixeira Parabéns José Amâncio Neto! essa bela corrida não pode ser subestimada, nem superestimada pq comparecemos e terminamos!
31.Januário Megale
Parabéns!!!
32.Cleber De Jesus Figueiredo
Parabéns José Amâncio Neto.
33. Carlos Junot
Parabéns,e continue realizando sonhos...serve de inspiração
34.Miguel Pinho
 Bravo José Amâncio Neto! Parabéns e obrigado pela partilha.
35.Alberto Nunes
Excelente relato! Parabéns caro José Amâncio Neto por partilhar este evento e conclui-lo de forma corajosa no dia 17-03 um dia tão especial para mim (aniversário da minha filha). Fique bem e bons treinos por terras de língua Portuguesa
 

4 comentários:

  1. Amâncio querido Parabéns por mais um desafio superado....é bom demais reencontrá-lo nos eventos. Ver sua garra só nos dá mais motivação.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado minha amiga Dart. Seu incentivo é muito importante para mim. Também tenho um prazer enorme em reencontrar você e Lucas. Abraços.

      Excluir
  2. Estive duas vezes nas ladeiras de Aracaju, dolorosas mais ao mesmo tempo fascinantes. Em 2013 estava lá, 2016 e o ano de voltar.

    ResponderExcluir
  3. Estive duas vezes nas ladeiras de Aracaju, dolorosas mais ao mesmo tempo fascinantes. Em 2013 estava lá, 2016 e o ano de voltar.

    ResponderExcluir