Presto aqui neste espaço minha homenagem póstuma ao ilustre sergipano DR CAMILO CALAZANS DE MAGALHÃES, que faleceu no dia 11/02/2012, aos 84 anos de idade, em Campinas-Se.
"ADEUS, CAMILO CALAZANS D MAGALHÃES
Por Francisco de Assis (Ciduca) Barros
"Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé."
(II Timóteo 4:7)
Acabamos de perder, através da morte, o doutor Camilo Calazans de Magalhães. Quem era ele? Era um humilde sergipano que ingressou nos quadros funcionais do Banco do Brasil S.A. e, por exclusivo mérito próprio, chegou a ser seu presidente. De uma competência comprovada, de uma conduta séria e ilibada, nunca perdeu a sua modéstia e foi, na nossa opinião, um dos melhores e maiores presidentes que o Banco do Brasil S.A. teve em toda a sua existência. Ele alavancou os negócios do banco sem nunca perder o foco em seu funcionalismo.
Além do Banco do Brasil, ele também foi presidente do Banco do Nordeste do Brasil S.A., para onde levou o seu largo conhecimento bancário, e ali também deu a sua substancial contribuição.
Ele não gostava de falar sobre isto, mas todos nós sabemos (e jamais esqueceremos), a covarde traição da qual foi vítima. O que fazer, Dr. Camilo Calazans de Magalhães, se até Jesus Cristo, o mais sublime ser humano que pisou na face da terra, também foi estupidamente traído? Todos nós conhecemos o seu Judas Iscariotes e continuamos o abominando.
Numa singela e justa homenagem póstuma, estou postando esta fotografia, ocasião em que tive a honra de estar ao seu lado, na cidade de Capela, Sergipe, na década de 1960.
Gostaria de repetir aqui o que disse o inspirado poeta Amado Nervo (1870-1919) sobre a transitoriedade da vida: "As pessoas que amamos não morrem, apenas partem antes de nós". Camilo Calazans de Magalhães não morreu, pegou a sua bagagem repleta de dignidade, honra, honestidade e perdão, e partiu antes de nós.
Adeus, Camilo Calazans de Magalhães! Obrigado por ter sido nosso colega".
"12/2/2012
NOTA DE PESAR
|
Dr. Camilo Calazans |
Basquete está de luto com o falecimento do Dr. Camillo Calazans, ex-presidente do BB
A comunidade do basquete brasileiro está de luto. Faleceu neste sábado (11), em Campinas (SP), o Dr.Camillo Calazans, ex-presidente do Banco do Brasil. Foi em 1986, no começo do marketing esportivo no País, que o alto executivo da Estatal teve a ousadia, de lançar a primeira, inédita e revolucionária Campanha de Marketing Esportivo apoiando a Seleção Brasileira de Basquetebol, ação estratégica que iniciou um movimento de apoio ao esporte brasileiro, hoje difundido e usado por um sem número de empresas. Com o apoio do BB, o Brasil ganhou em 1987 a inesquecível medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis.
"Foi um grande administrador onde marcou sua gestão por grandes transformações no Banco do Nordeste, o Instituto Brasileiro do Café e diversas outras ações em entidades e empresas", afirmou Heleno Fonseca Lima, ex-técnico de basquete e sobrinho de Calazans. Na época em que Calazans foi presidente do Banco do Brasil, Heleno Lima foi chefe de gabinete.
Calazans foi demitido da presidência do Banco do Brasil em 1988, pelo então ministro Mailson da Nóbrega. Na época, Calazans defendia reajustes aos funcionários da entidade que presidia. Há seis anos, em uma homenagem feita a Camillo Calazans na AABB, o executivo foi considerado pelo economista e Deputado Federal, Delfim Neto, como o maior presidente do Banco do Brasil de todos os tempos.
Neste último sábado (11), aos 84 anos de idade, o coração do Dr. Camillo Calazans, parou. O presidente da Conferação Brasileira de Basketball, Carlos Nunes, sensibilizado com o falecimento do executivo, enviou condolências a familia de Camillo Calazans, que ficará eternamente marcado pelo seu apoio ao basquete brasileiro".
"DENTRE TANTOS GRANDES ADMINISTRADORES QUE PASSARAM PELA PRESIDÊNCIA DO BNB, FOI O DR. CAMILLO QUE, INDUBITAVELMENTE, MAIS E MELHOR PROJETOU A INSTITUIÇÃO A NÍVEL REGIONAL E NACIONAL.
DEIXA O DR. CAMILLO UM GRANDE VAZIO NA VIDA DA FAMÍLIA BENEBEANA. QUE DEUS O TENHA NO JUSTO LUGAR QUE EM VIDA SE FEZ MERECEDOR.
"É UMA PENA, QUE DEUS O TENHA NA SUA SANTA MORADA. ELE TEVE A CORAGEM DE FAZER RETORNAR A NOSSA CIDADE DE ANDARAÍ A AGÊNCIA DO BNB FECHADA EM 1974 E TRANSFERIDA PARA ITAMARAJU, RETORNANDO EM 1984, APÓS O MESMO CALAZANS TER DESCOBERTO QUE A CARTA PATENTE(NAQUELE TEMPO AINDA TINHA ISTO DE CARTA PATENTE) DA AGÊNCIA DO BNB EM ITAMARAJU AINDA PERTENCIA A ANDARAI, ELE FEZ PREVALECER O SEU PRESTIGIO E TRAZER A AGÊNCIA PARA CÁ. NA INAUGURAÇÃO ME LEMBRO MUITO BEM, A COMITIVA ERA PARA PASSAR UMAS 2 HORAS SOMENTE O TEMPO SUFICIENTE PARA A INAUGURAÇÃO, POIS O SR, CAMILO CALAZANS DEVERIA ESTÁ NA CIDADE DE TEOFLOTONI-MG, PORÉM A RECEPÇÃO QUE A CIDADE DE ANDARAI FEZ AQUELE HOMEM, FOI INESQUECÍVEL E EMOCIONANTE COMO ESTA CIDADE SABE FAZER, CONCEDENDO A ELE O TÍTULO DE CIDADÃO ANDARAIENSE, ELE QUASE DORME AQUI NA CIDADE, POIS VIAJOU QUASE AS 16 HORAS PARA AQUELA CIDADE MINEIRA. POIS O AEROPORTO DE LÁ NÃO RECEBIA VOO NOTURNO. SEI QUE VOU SER CONTESTADO POR ALGUNS QUE NÃO GOSTAVA DO DR. CAMILO, PORÉM NÃO POSSO SER INGRATO, FALSO, SE NÃO FIZESSE ESSA PEQUENA HOMENAGEM A ESSA PESSOA.
COM UM ABRAÇO
ZUDGARD"
"Caro companheiro Melo,
preliminarmente, fui tomado de pesar ao ler a fatídica notícia do falecimento do Dr. Camilo.
Malgrado a certeza que temos sobre o destino final de cada um de nós, é impossível deixarmos de lamentar a morte de um homem que veio ao mundo para servir.
Por óbvio, refiro-me à trajetória terrena percorrida pelo nosso pranteado Dr. Camilo.
Não é o servir servil. É o servir respeitando pessoas de todos os níveis, de todos os credos.
É o servir da espontaneidade, da lealdade, de saber ouvir as partes em conflito e a final desenvolver a solução adequada.
À medida que escrevo vou rememorando fatos e atitudes que marcaram para sempre o meu relacionamento com o ex-presidente Calazans.
Nos contatos pessoais, seja na Direção Geral ou em encontros regionais, era visível o acesso fácil, direto e franco que o Dr. CALAZANS proporcionava.
Mais do que isso, pontificava sua capacidade de resolução dos problemas suscitados sempre que possível imediatamente.
Quando estive à frente da agência de Juazeiro do Norte, pude sentir de perto o seu largo prestígio junto às lideranças regionais traduzido na efetividade de duas reuniões da então bem sucedida SUDENE, prestigiadas por todos os governadores do NE e Norte de MG e pelo próprio então Ministro do Interior.
No ato da inauguração da agência do Distrito Federal, onde estive presente, o Dr. Calazans viu-se prestigiado pelas mais relevantes figuras da República, dentre elas o então Vice-presidente Aureliano Chaves, o Presidente da Câmara dos Deputados Nelson Marquezan, os ministros Andreazza e Galveas, dentre outras personalidades.
E o que dizer da majestosa inauguração do EDIRB, edifício Raul Barbosa e do CAGV-Centro Administrativo Getúlio Vargas?
Foi um monumental desfile de autoridades da República, de lideranças políticas e empresariais do País máxime do Nordeste.
Ressalto. Não fosse o respeito ao sigilo bancário ou à preservação da identidade das pessoas envolvidas, narraria um conjunto de fatos que testemunhei ou deles fui parte, nos quais sempre se fez notar o estilo coerente, sóbrio e sobretudo humano do Dr. Calazans para atingir o resultado adequado, sem resvalar pela inconsequência ou pedantismo.
Foi além de homem simples, um gestor descomplicado, bastante ágil e determinado.
A par disso, sua contribuição ao BNB, ao BB e outras empresas às quais tenha prestado sua valiosa contribuição, deu-se de forma aberta, inclusiva e cercada de bons propósitos.
Descanse em paz, Dr. Camilo.
PAULO AFONSO L. RIBEIRO
OAB-CE nº.7.298"
"De: Antonio Oliveira <dubrei@yahoo.com.br>
Data: 13 de fevereiro de 2012 21:43
Assunto: Re: Fwd: NOTA DE PESAR - Falecimento do Dr. Camillo Calazans
Para mim, considero como o maior e melhor presidente do BNB, entre todos....qdo ele assumiu a presidência do BNB, nossa instituição não tinha cem agências espalhadas pelo Nordeste....Ele dobrou a rede de agências e ainda deixou um plano de expansão ousado e que nenhum outro teve a coragem de levar à frente - atingir 400 agências...hoje, depois de 27 anos de sua saída para o BB, acredito que o Banco não tenha 200 agências...É muito pouco para uma empresa como o BNB atender bem todo nordeste, norte de minas e parte do espírito santo...Ou o BNB cresce ou ele desaparece, no máximo, em dez anos.
Quem foi gerente naquela época, não deve ter esquecido o valor e o carinho que Dr. Camilo dedicava a nós...."
Parabéns Amâncio pelo artigo e também lavou a alma mostrando as qualidades Dr. CALAZANS.
ResponderExcluirDeus tem um lugar especial para ele no Céu.
Abraços.
Esse foi um exemplo de profissional e ser humano
ResponderExcluir