Não há nada mais importante em nossas vidas do que a Saúde. Sem saúde não somos absolutamente nada. Dessa forma, a busca pela saúde deve ser constante e uma boa maneira é praticando corrida.
De acordo com novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, uma corrida leve é menos cansativa e mais eficiente para os músculos do que a caminhada.
Para os cientistas, correr cerca de dois metros por segundo estimula músculos no corpo. . "Os músculos não trabalham de forma tão eficaz quando são usados em caminhadas, então o corpo prefere correr para conservar energia e aumentar a eficiência do exercício".
CORRER FAZ BEM - É a ciência que diz: você dorme melhor, perde peso, afasta as doenças e fica mais esperto. Se é capaz de andar, é capaz de correr.
Quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, são tudo o que você precisa para reduzir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose quando tiver mais idade, de acordo com a National Osteoporosis Society, do Reino Unido.
"Quando você faz exercícios leves a moderados, libera endorfinas naturais que traduzem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de literalmente deixarem você feliz", afirma Andrew McCulloch, presidente da Mental Health Foundation, fundação norte-americana para a saúde mental.
É possível reduzir os sinais do envelhecimento correndo regularmente. "O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo que expulsa as toxinas prejudiciais", diz o médico britânico Christopher Payne. "Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada."
"Os exercícios moderados ativam mais as células do sistema imunológico, de forma que estejam prontas para combater as infecções", diz Cath Collin, diretora do setor de nutrição do Hospital St. George, em Londres.
Um estudo da Universidade Cornell (EUA) concluiu que os corredores têm vigor sexual de homens dois a cinco anos mais jovens. Já as corredoras atrasam a menopausa por tempo semelhante. Enquanto isso, pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas por semana têm risco de impotência 30% menor que os que fazem pouco ou nenhum exercício.
A corrida pode substituir dependências prejudiciais, como o fumo, o alcoolismo ou o excesso de apetite, diz William Glasser, autor do livro Positive Addiction ("Vício positivo", sem edição em português). Resultado: você se torna uma pessoa mais feliz, mais saudável, com um tipo de vício que só acrescenta coisas boas.
Enquanto corre, um adulto utiliza dez vezes mais oxigênio do que precisaria se estivesse sentado na frente da TV pelo mesmo período. Com o tempo, o hábito de correr vai fortalecendo o sistema cardiovascular e permitindo que o coração e os pulmões trabalhem melhor, mandando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço.
Estudos da Universidade Purdue (EUA) mostraram que o hábito de correr pode diminuir pela metade o risco de doenças coronárias.
"A corrida tonifica os músculos dos glúteos e das coxas mais rápido que qualquer outro exercício - espreme o corpo até sair toda a gordura em excesso", diz o médico James Fleming, autor de Beat Cellulite Forever ("Acabe com a celulite para sempre").
Alguns esportes têm um limite de idade após o qual se penduram as chuteiras. A corrida não, pode ser feita aos 70, 80, 90...
A corrida é sua terapia. Não há jeito melhor de fugir das pressões e do estresse que calçar os tênis e simplesmente sair para correr. É só você e a rua - tempo para organizar a vida, solucionar questões e, invariavelmente, terminar o exercício sentindo-se melhor do que quando começou.
A corrida de hoje pode mudar sua vida. E o melhor, é de graça. Tudo o que você precisa é um par de tênis, shorts e camiseta.
Texto adaptado
Parabéns Amâncio.
ResponderExcluirMais uma medalha para a coleção.
Agora ninguém segura mais o Amâncio.
Estamos no caminho certo. Correr é saúde.
Saúde é o que interessa o resto não tem pressa.
abraços.
Osmir
É isto mesmo meu caro Osmir. Na nossa idade, a saúde vem em primeiro lugar. Somos uns privilegiados por termos descoberto as maravilhas da corrida ainda gozando saúde e podendo praticá-la. Graças a Deus. Um abração.
Excluir