segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vá devagar


Aprenda a planejar menos e ganhe mais liberdade para o que realmente faz diferença


Quanto mais o relógio avança, mais os ponteiros indicam que as horas podem não ser suficientes para tantas tarefas programadas para o dia, a semana, o mês, o ano. Escravos do tempo, esquecemos, muitas vezes, do que é essencial. O criador do blog Zenhabits, Leo Babauta, percebeu, há tempos, que a vida tem variáveis que fogem ao nosso controle. Está tudo certo para um determinado evento e, eis que uma reviravolta acontece. Aceitar o imponderável, mais que sinal de acomodação, significa sabedoria.

Segundo Babauta, se não é possível traçar o mapa do nosso futuro, alterar o mau humor do chefe, controlar o tráfego, evitar as dores do amigo ou as frustrações dos filhos, é possível, sim, tirar boas lições. Melhor que isso, passar adiante uma mensagem positiva. Afinal, o céu não é cinza todos os dias.

O lema de Babauta é a frugalidade. E com o blog ZenHabits, ele busca semear a simplicidade em meio ao caos cotidiano em que muitas vezes transformamos nossas vidas. Encontrar a felicidade pode estar em desenvolver a capacidade de criar algo que surpreenda a nós mesmos. Qualquer um pode.

O conteúdo de Babauta está disponível para quem quiser ler. Escritor, tem como foco a saúde, a simplicidade e a adequação, motivação e inspiração, a vida familiar, a felicidade. Casado, pai de seis filhos, mora em São Francisco e leva uma vida, como ele diz, frugal.

Planejar é preciso. Mas se deixar escravizar por metas e não considerar as pedras que podem surgir no meio do caminho é abrir espaço para a frustração. Nem todos os planos dão certto, ele avisa. Quanto mais expectativas, mais chance de desapontamentos, mais estresse.

O que fazer, então? Qual a alternativa para que os desejos sejam satisfeitos? Existe um passo-a-passo, uma receita? O que Babauta diz é "ao planejar menos, você ganha mais liberdade e vive melhor. Com o foco no presente, a vida tende a ser vivida ao máximo!

A seguir, você vai ler os conselhos sobre o que deve e o que não deve fazer para não desperdiçar o seu presente. Afinal, a vida é muito mais valiosa do que muitas vezes pressupomos.


1. Não planeje tanto

Esteja aberto ao que a vida pode oferecer. Sim, é preciso pagar as contas, marcar encontros com os amigos, encontrar e dar apoio à família, fazer alguma reserva em dinheiro, cuidar da casa. Cultive o bem estar.

2. Não se preocupe tanto com o futuro.

Será que algo ruim acontece? Existem coisas chegando que temos de prever e preparar-se para? Claro, se houver um furacão enorme vindo em sua direção, você provavelmente deve ficar pronto. Mas por outro lado, basta perceber que o futuro é imprevisível, e se preocupar com isso é um desperdício de tempo. Concentre-se no agora, e você sempre será capaz de lidar com o que vem.

3. Não crie expectativas.

Esperar que as pessoas reajam do modo como você considera correto, é quase certo que você terá problemas. Esqueça resultados imediatos. Sem muitas expectativas, você vive mais tranquilo. Entenda que as pessoas são diferentes, mesmo que pareçam egoístas, estranhas ou agressivas. Cabe a você se proteger. Não tente entender as formas de agir dos outros. Descubra a sua melhor aitude.

4. Não faça escândalo.

Se as coisas vão mal, não exagere nas reações. Explosões fora de proporção causam danos, inclusive, à saúde. Tente manter o autocontrole.

5. Não crie soluções para problemas que não existem.

Espere os acontecimentos. Antecipar os problemas é perda de tempo e energia.

6. Esteja sempre aberto.

Que tal experimentar um dia sem fazer plano algum, apenas para ver o que acontece? Pode parecer assustador, pela sensação de insegurança e falta de controle. O controle, na verdade, é uma falsa sensação. Portanto, abra-se para o novo, para os movimentos que a vida oferece espontaneamente. Pense em criar algo novo, em debruçar-se sobre um projeto. Você pode descobrir-se apaixonado por algo antes impensável.

7. Entenda que a vida acontece e temos de reagir.

Mas ao invés de exagerar, podemos reagir com calma, tomar medidas necessárias, corrigir problemas, e seguir em frente sem ele estragar o nosso dia. Aceite o que acontece. Pode não ser o que você considera ideal, mas é o que a vida lhe deu, o que resultou de suas ações em um mundo de imprevisibilidades. E seja feliz.

Fonte: site WWW.maisde50.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário