quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como Melhorar sua Qualidade de Vida


-









Vinte dicas para melhorar a sua qualidade de vida ...e para se manter querido(a) : (em qualquer idade, mas, especialmente nas mais avançadas)

1ª - Poupe um pouco para se manter independente financeiramente.
Não precisa ser muito. Não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior na velhice, que pode até não acontecer.
O idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo que precisa e mais coisas só lhe darão trabalho. Hora de aproveitar !

2ª Pare de se preocupar com a situação financeira de filhos, netos, sobrinhos e afilhados. O que é deles está bem reservado para que eles busquem. Não se sinta culpado em não dar mais e em gastar um pouco consigo mesmo. Provavelmente você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e ainda uma educação melhor que a sua. A responsabilidade agora é deles. Não seja só o arrimo de família, desfrute com você o pouco que lhe resta.

3ª - Escreva para você uma rotina saudável e cumpra-a ! Cumpra-a ! Chega de desculpas! Faça caminhadas às tardes, ginástica moderada e alimente-se bem. Chega também de regimes! É hora de se fortalecer afinal, e não de querer estar no corpo dos seus 20 anos.

4ª - Tenha a sua própria condução até quando não houver perigo, principalmente para os outros.

5ª - Nada de estresse por tão pouco. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

6ª - Não fume. Beba bem e moderadamente. Descubra que compartilhar uma massa e um bom vinho é sempre uma alegria entre amigos.

7ª - Procure ter também amigos mais jovens, pois eles serão a garantia de companhia, atualização, eventual socorro ágil e uma boa presença no seu velório. kakaka...

8ª - Namore. Se o amor não te trouxer problemas, rejuvenesce.

9ª - Esteja sempre limpo(a) e belo(a).
Dois banhos diários, pelo menos. Troque de roupa todos os dias. Seja vaidoso(a). Freqüente o salão de beleza, o dentista e, mesmo em casa, esteja pronto(a) e cheiroso(a) para abraçar alguem. Já que você não é mais tão bonito(a), mostre-se sempre muito bem cuidado(a), a qualquer momento.

10ª - Esqueça de vez tristezas do passado e lembre-se dos bons momentos. Perdoe. Voce não precisa conviver com o perdoado, mas perdoe de coração e volte a cultivar o bom humor. Será um alívio para você. Aliás, pare de ler o que possa lhe deprimir.

11ª - Leia bons livros, veja somente programas úteis, responda e-mails e ligue para os amigos. Ligar para alguem para dar os "parabéns" tem o seu lugar.

12ª - Respeite a opinião dos jovens. Como você há trinta anos, certos ou errados, eles querem ser ouvidos. Aprenda a ouvir e a ensinar sem estresse. Era tudo que você queria dos seus pais, certo?

13ª - Seja o dono da sua casa e lembre-se de que lá você é quem manda.
Não caia na besteira de morar com filhos ou netos. Não seja hóspede, principalmente no que é seu. Só aceite isso quando o fim estiver bem próximo.
Sobre morar, uma boa idéia é tentar, com um(a) ou dois(duas) amigos(as)
sabidamente bem-humorados(as) e de bons habitos, montar uma casa-comunidade tipo aquelas dos tempos "hippies". Só que agora o conforto é imprescindível: cada um(a) com o seu quarto e o seu banheiro. Você e eles(as) estaõ no período do ronco e da flatulência, certo ?
Essa solução pode ser econômica, pois vocês poderão dividir a empregada e outras despesas, alem de segurança e boa companhia.
Um bom asilo bem escolhido pode ser divertido e você irá conviver com a turma da sua geração.

14ª - Cultive um "hobby"- seja cozinhar entre amigos, dançar, criar cachorro, cuidar de plantas, desenhar, artesanar, jogar baralho, ou colecionar algo. Junte-se a mais cinco amigos(as) e organizem mensalmente um chá ou uma rodada de pizza, em cada uma das casas do grupo. Serão dois encontros por ano em cada uma das casas. Sai barato para todos e fortalecem as amizades que valem a pena.

15ª - Va ao teatro, restaurantes, cinemas, ou seja lá onde fôr.
Afinal você pagará meia-entrada, deverá ter condução de graça e preferência na fila. Se puder, viaje. Dê preferência às excursões, pois além de mais acessíveis, podem ser financiadas e são ótimas oportunidades de conhecer pessoas. Aceite convites de batizado, formatura, casamento ou missa de sétimo dia. O importante é ter de se arrumar e sair de casa.

16ª - Fale pouco e sempre de você, somente. Deixe que seu amigo(a) fale sobre ele(a) ou nem fale. Ouça mais e lembre-se que o seu passado só interessa a você mesmo. A não ser que voce esteja pagando a um terapeuta para ouvir e analisar, se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja brevíssimo e procure falar de coisas boas e engraçadas. Pare de se lamentar, afinal! Melhore o seu astral! É agora ou nunca!

17ª - Fale baixo e não critique. Converse, não cause "climas". Ah, avalie sempre sua audição. Nada mais desagradável do que uma conversa cheia de "o quê?,hein?,o quê?, hein? o quê ?, hein?"...
Dores e descontentamentos com o próximo poderão estar mais presentes nas suas conversas. Não permita. Não os torne mais problemáticos do que são falando sobre eles e sobre os defeitos alheios. Já é hora de sublimar essas coisas ou será tarde demais.

18ª - Seja membro de um clube, uma ONG ou defenda alguma idéia e colabore com entidades que fazem o bem. Abrace uma causa e tenha participação ativa. Faça-se útil.

19ª - Não vire carola, implorando a Deus o tempo todo e o dia todo. Perdoe, perdoe, perdoe e tenha a certeza de que Deus é amor e não castigo. Afinal, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.

20ª - Ria muito, ria de tudo, busque o riso. Você já é um felizardo se teve essa vida longa. Tenha a certeza de que a morte será somente um retorno, assim como a sua vida foi mais uma etapa requisitada por você.

*adaptação do texto de Nicolau Amaral, empresario da area de comunicação

Um comentário:

  1. Gostei do que vi por aqui. Se puder visite o meu blog. Um abraço!
    http://pensamentosduneto.blogspot.com/

    ResponderExcluir