sábado, 7 de agosto de 2010

CORRER FAZ BEM


A imagem pode conter: José Amâncio Neto, sorrindo, em pé e sapatos



A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre





É a ciência que diz: você dorme melhor, perde peso, afasta as doenças e fica mais esperto.

Eu sou exemplo. Comecei a correr há nove anos e posso garantir que minha vida mudou para melhor. O que parecia impossível hoje é uma realidade. Já consegui correr 25 km da prova Cidade de Aracaju , 15 km da São Silvestre e já fiz sete meias maratonas, além de muitas outras de 15, 10, 8 e 5 km, num total de 77 corridas oficiais e 82 medalhas.  Para mim, que estou com 73 anos (se Deus quiser farei 74 no próximo mês) e pesava 100 kg, (hoje estou com 76, após um tratamento difícil de um câncer de boca) é algo extraordinário.

Minha primeira grande vitória foi a perda de peso, pois agora estou pesando somente 76 kg. Aliás, esta não foi minha grande vitória. A maior de todas foi deixar o vício do álcool. Tornei-me mais feliz, mais saudável e com um tipo de vício que só acrescenta coisas boas.

"Correr é a atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento – não existe desculpa para não sair para correr. Esteja você com pouca roupa, esteja todo encapotado, encare como outro desafio. É uma atividade para climas imprevisíveis.

Quando você faz exercícios leves e moderados, libera endorfinas naturais que trazem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de naturalmente deixarem você feliz.

Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha; além disso, as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar.

É possível reduzir os sinais de envelhecimento correndo regularmente. O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo em que expulsa as toxinas prejudiciais. Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada.

Para correr você não precisa de manual de instruções. Se você é capaz de andar é capaz de correr. Esse período que você dedica diariamente aos exercícios é um dos pontos principais do seu dia, esteja ele vagamente anotado na sua agenda mental, esteja programado no seu smartphone. Isso ajuda a organizar todas as outras tarefas e também proporciona tempo para pensar na agenda do dia.

Não existe jeito melhor de conhecer uma nova cidade que correr pelas ruas. Além de dar a você uma noção do lugar, irá energizá-lo após a corrida, zerar seu relógio biológico para qualquer fuso e proporcionar a chance de observa os habitantes locais.

Enquanto corre, um adulto utiliza dez vezes mais oxigênio do que precisaria se estivesse sentado na frente da TV pelo mesmo período. Com o tempo, o hábito de correr vai fortalecendo o sistema cardiovascular e permitindo que o coração e os pulmões trabalhem melhor, mandando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço.

A corrida tonifica os músculos dos glúteos e das coxas mais rápido que qualquer outro exercício – espreme o corpo até sair toda gordura em excesso. Ademais, correr protege seu coração e pode diminuir até pela metade o risco de doenças coronárias.

Um grupo de corrida é ótimo para fazer amigos. Está comprovado que pessoas que têm mais amigos reduzem em mais de 60% o risco de morrer, pois sua pressão sanguínea é menor, e o sistema imunológico, mais forte.

A corrida é uma das poucas atividades que você pode fazer juntamente com toda a sua família, já que não requer aptidões nem habilidades e assim lhe permite passar mais tempo com as pessoas que você ama.

Alguns esportes têm um limite de idade após o qual as pessoas se aposentam. A corrida não - pode ser feita aos 70, 80, 90....

A corrida é sua terapia. Não há jeito melhor de fugir das pressões e do estresse que calçar os tênis e simplesmente sair para correr. É só você e a rua – tempo para organizar a vida, solucionar questões e, invariavelmente, terminar o exercício sentindo-se melhor que quando começou.

Enfim, correr é de graça. Tudo o que você precisa é um par de tênis, shorts e camiseta".

Texto adaptado da reportagem – 47 Motivos para Amar a Corrida – Revista Runner’s World – edição de abril 2010.

Postagem editada em 13 de março de 2018

9 comentários:

  1. Ontem, 08/08/2010, dia dos pais, a corrida me causou mais um prazer imenso. Fiz o percurso de 10 km do Circuito das Estações Adidas, 2ª etapa de Salvador, em 1h3m29s. Fantástico para minhas condições. Se não bastasse, ainda fui sorteado com uma linda bicicleta e tive o prazer imenso de subir ao pódio para recebê-la. Valeu muito a pena!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a adaptação do texto. Excelente! Parabéns Jose Amâncio. E ainda mais por ter ganho a bicicleta que você relata logo nos comentários acima, com certeza ela era para ser sua.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coragem de mudar o estilo de vida! Pq parece fácil começar a correr, mas o período inicial de adaptação não é. É muito dolorido e cansativo. Mas quando persistimos a sensação da conquista é muito boa, conquista de cada quilômetro.

    Espero encontrá-lo neste novo ano em muitas corridas.

    Eu queria tanto ganhar essa bicicleta, mas tenho certeza que ela foi para boas mão!

    Feliz Natal e Feliz 2012 para você e toda a sua família.
    Nos vemos em 2012

    ResponderExcluir
  4. Quero chegar a 10k de 2da a 6ta, hoje estou em 6k estou aumentando 1k por mes, para março d 2014 chego la, estava com 90 kilos hoje 82, vç me motivou mais ah to cm 55 anos

    ResponderExcluir
  5. ja estou correndo 10k (fev.2014) levo 80 minutos devagar mas pouco a pouco farei mais rapido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo está dado, o resto é paciência,disciplina e tempo. Parabéns e sucesso!

      Excluir
  6. Muito bom Amâncio! Você é um grande exemplo para mim e tanta gente Brasil a fora. Todos querem chegar nessa idade com essa disposição! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em tê-lo como amigo��, pois é um exemplo�� a ser seguido. Enquanto muitos vivem reclamando, nós corredores vivemos comemorando.
    Que sejamos eternos protagonistas das nossas batalhas e das nossas vitòrias.
    Adorei o texto, forte abraço!

    ResponderExcluir