segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

MARATONA DE CARNAVAL - ULTRAMARATONA CONTRA O CÂNCER!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e atividades ao ar livre
Foto feita por Roberto da Encarnação


Correr 42,195 km em cinco etapas não parece ser tarefas das mais difíceis, mas no meu caso, que estou voltando a correr aos poucos, depois de me submeter a um tratamento doloroso contra o câncer de boca que me atingiu, teve um sabor especial de vitória!
Como não sou adepto de participar da folia carnavalesca, nos dias do evento sempre preferi treinar e, simbolicamente, fazia uma maratona. Este ano, por conta do problema de saúde ao qual me referi acima, pensei que não ia ser possível, mas graças a Deus consegui e, na verdade, sem muito sacrifício. Nas fotos abaixo, a sequencia dos dias de treino.
Iniciei na sexta-feira, dia 09, correndo 7 km na Praça Ana Lúcia Magalhães e adjacências. Vesti a camiseta do evento – 3º Serjão Run, realizado em 06/05/2017 na Praia do Forte e foi o último que participei antes de iniciar meu tratamento, em 09/05/2017. Naquele dia, os amigos presentes me fizeram uma homenagem especial, que me levou às lágrimas. Fizeram um círculo de mãos dadas, me colocaram no centro, e cada um proferiu uma frase de incentivo para mim. Depois, por iniciativa da amiga Nilzete Pena, me presentearam com um lindo crucifixo. Foi um momento mágico.
O segundo dia foi um pouco mais puxado, pois corri 12 km no trecho Jd de Alá/terceira ponte/Jd Alá. Foi a primeira vez que corri essa distância, depois de minha volta. Surpreendentemente me senti muito bem e concluí sem maiores dificuldades. Vesti a camiseta do “Free Runners”, um grupo de amigos do qual participo, que durante todo o meu tratamento me apoiaram e incentivaram. Para mim foi muito importante.
No terceiro dia,  corri 7 km no Parque da Cidade. Vesti a camisa do Projeto Carcará by FFF, que me foi presenteada pela amiga paulista Fernanda Ferraresi Fernandes.  Esse Projeto, por ela idealizado, fez sucesso há quatro anos, incentivando as pessoas a perder peso. Na época, pesava 84 kg e consegui uma redução de 4 kg, o que me permitiu dizer que cheguei a um “sub-80 de peso”. FFF também escrevia em um blog no Jornal Corrida e fomos apresentados virtualmente por Roberta Palma, proprietária do Jornal. A conheço pessoalmente, pois participamos da 1ª NUTRIRUN SOLIDÁRIA, em abril de 2013 aqui em Salvador e em abril de 2014, nos encontramos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, aonde fui agradecer as bênçãos recebidas e comemorar meu aniversário de 70 anos.
Por ironia, quando estava fazendo o tratamento de radioterapia, minha maior preocupação era não perder muito peso. Para iniciar as sessões, é feita uma máscara moldada no rosto, com o objetivo de direcionar a radiação para o exato local do tumor. Então, se a pessoa emagrece muito, a máscara fica folgada e é necessário fazer outra, atrasando as aplicações! Foi uma luta hercúlea, pois fiquei com a boca totalmente ferida e para me alimentar era muito sofrido. Mas, reunindo todas as minhas forças e me apegando com Deus e Todas as Nossas Senhoras, consegui atravessar o período crítico, ingerindo só comida líquida e pastosa e tendo que anestesiar a boca com Xilocaína nas horas das refeições. Com efeito, perdi somente oito quilos dos 82 que tinha quando iniciei o tratamento e não foi preciso fazer outra máscara!

O percurso escolhido para o quarto dia da “maratona”, foi do Jd de Alá/Quartel de Amaralina/Jd de Alá, num total de 9 km. Não foi uma boa escolha, já que o mesmo está muito degradado, num descaso total do Poder Público! Usei a camisa do Grupo 
Corredores de Salvador, do qual também faço parte e recebi todo incentivo e orações dos amigos durante meus piores momentos de sofrimento.

Nos dias anteriores de treino, eu sempre contei com a companhia de alguns amigos (Eliana Macedo, Cristiane Silveira, Everaldo Pereira dos Santos, Socorro Bezerra), mas foi no último que me fizeram uma grata surpresa, com a presença de muitos deles. O responsável por essa adesão foi o amigo ultramaratonista 
Roberto Ribeiro da Encarnação, um dos maiores incentivadores do esporte (corrida) em nossa cidade. Foi uma festa! Escolhi a camisa com a inscrição FELIZ CORRENDO, pois realmente a corrida me faz feliz e quando estava imóvel recebendo as aplicações de radioterapia e quimioterapia, rezava e pedia a Deus que me permitisse voltar a correr. Esta camisa foi presente da amiga paulista Eliete Sobral, autora do site felizcorrendo.com . Nossa amizade surgiu virtualmente pelo fato de sermos blogueiros e apaixonados por corrida, mas tivemos oportunidade de nos encontrar pessoalmente já por duas vezes, sendo uma em São Paulo quando fui participar da 88ª São Silvestre em 31/12/2012 e outra vez aqui em Salvador quando ela e seu esposo Jesus Pinheiro vieram a passeio e não perdemos  a oportunidade de fazermos um treininho! Temos ainda em comum o fato de sermos devotos de Nossa Senhora Aparecida, que certamente intercedeu por minha cura!
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre


Concluí a “maratona”, mas o tratamento de câncer é uma ultramaratona, sem data exata para terminar! Não se pode dizer que essa doença foi vencida, antes de um tempo mínimo de acompanhamento de cinco anos!



No meu caso, o exame PET/CT, realizado 60 dias após a última aplicação de radioterapia, constatou que o tumor foi debelado, graças a Deus! Foi nesse período de espera para fazer o exame que entrei em depressão, o que no nosso jargão de corredores posso dizer que “quebrei”, pois é realmente muito desgastante a expectativa de saber se o tratamento surtiu efeito ou não.



Não sei o quanto a paixão pela corrida de rua me ajudou e está me ajudando na luta contra o câncer! Só sei que, assim como nas provas que fiz, mesmo nas mais difíceis, como a 

Corrida Cidade de Aracaju, que foi meu desafio em 2013, nunca pensei em desistir! Assim, o que posso dizer é que estou de volta às corridas e isto me torna muito feliz!!!

Até breve...

Sexta-feira (09/02/2018)
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
Sábado (10/02/2018)
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, shorts, sapatos e atividades ao ar livre
Domingo (11/02/2018)
Segunda-feira (12/02/2018)





Terça-feira (13/02/2018)

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza
Jornalista Patrícia Abreu, Apresentadora do BARecord
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, shorts, oceano e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre

Tales, Jacilene e Cézar Augusto


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, oceano, nuvem, céu e atividades ao ar livre
Amaralina
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, nuvem, oceano, barba, atividades ao ar livre e água
Roque Bilitário
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, nuvem, oceano, atividades ao ar livre e natureza
Everaldo, Albertina Bilitário, Almir Benevides e Socorro Bezerra


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre























Guilherme Góis, Beth Guedes, Gilka Bastos e Ailton Carvalho


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, nuvem, sapatos, atividades ao ar livre e natureza

Everaldo Pereira, Albertina Bilitário e Socorro Bezerra
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza
Patrícia Abreu e Katia Maltez
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, shorts, céu e atividades ao ar livre
Joelson, Antônio Alves, Ana Alice...
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre





bA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, shorts, sapatos e atividades ao ar livre
Jd de Alá

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
Aeroclube


A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Ana Alice, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
Jd de Alá
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, shorts e atividades ao ar livre




5 comentários:

  1. Exemplo de fé e determinação, o senhor é instrumento de Deus, Amâncio. Parabéns pela força e pela coragem. Muito obrigada por mostrar que é possível. Que Deus continue abençoando sua vida e sua família.

    ResponderExcluir
  2. E como sempre, meu amigo, vc segue sendo exemplo para todos nós.
    Você não ""quebrou" hora nenhuma​, toda corrida longa eh constituída de altos e baixos, as vezes estamos 'morrendo"" com 4 h de provas, e depois com o dobro de tempo ou mais naquela mesma prova estamos voando como se houvessemos começado a correr naquele instante, o importante eh saber passar pelos momentos difíceis, não desistir, e então o corpo será contagiado pela mente, como um corredor forte, vc fez e está fazendo isso com maestria, o que impressiona, alegria e como disse lá em cima, serve de modelo para todos nós, ... Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Você é o nosso exemplo aniga querido e um momento de grande emoção que eu vivi foi te acompanhar no treino de dunas que mostrou o retorno do guerreiro e retornava aos poucos a corrida... Vamos que vamos campeac!

    ResponderExcluir
  4. Você José Amâncio e um exemplo pra todos nós pra nunca desistir pra nossos objetivos não podemos deixar nada nos atrapalhar quem anda com Deus nunca está sozinho um abraço campeão!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Amâncio! Vc é um guerreiro! Muita saúde!! E parabéns pelas conquistas!!

    ResponderExcluir