sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REESCREVENDO MINHA HISTÓRIA

MINHAS PARTICIPAÇÕES NA CORRIDA SAGRADA, DE 2010 A 2016

 1ª -2010
 2ª - 2011
 3ª - 2012
 4ª - 2013
 5ª - 2014
 6ª - 2015
7ª - 2016

APÓS COMPLETAR 65 anos e ingressar oficialmente naquela que é chamada de terceira idade, tive a felicidade de descobrir na corrida de rua uma maneira excepcional de renovar meu gosto pela vida e, sobretudo, uma ferramenta para melhorar minha saúde.

O que parecia impossível, no meu caso se tornou realidade. Até o ano de 2008 eu era viciado em bebida alcoólica e meu peso corporal chegou a ultrapassar os três dígitos. Fazia regimes, mas não conseguia manter o peso, por causa do uso abusivo da bebida.

Fiz então o que todo viciado deveria fazer: procurei ajuda médica. Usei medicamentos por apenas três meses e parei de beber totalmente no dia 11 de outubro de 2008. Comecei uma reeducação alimentar e emagreci 18 kg, mas tinha receio de não conseguir manter.

Como deve ocorrer com todas as pessoas que largam um vício, sentia um vazio muito grande e não tinha sequer vontade de me encontrar com meus amigos. Foi aí que comecei a intensificar minhas atividades físicas. Além de caminhadas, que já fazia regularmente, passei a fazer hidroginástica e também me matriculei numa academia.

Desde então, senti que minha vida começava a tomar um novo rumo. Mantive o peso de 82 kg, meu sono melhorou, as dores no corpo sumiram, inclusive uma tendinite no ombro, que me maltratava há anos. Enfim, RENASCI.

A corrida entrou em minha vida quase um ano depois, em setembro de 2009. Já tinha feito novos amigos na hidroginástica e na academia, mas a sensação que ainda faltava algo persistia. Na época, as corridas de rua começavam a despontar em Salvador, minha cidade, levando ao surgimento de algumas assessorias esportivas e clubes de treinamento. Inspirado em um amigo, ingressei num deles.

A partir daí, reescrevi minha história. Com orientação profissional, comecei a correr paulatinamente, aumentando a intensidade aos poucos, de acordo com meu condicionamento. Apaixonei-me pela corrida e diria que foi “amor à primeira vista”, pois, com menos de três meses já estava decidido a fazer minha primeira prova oficial. 

Para a estreia, escolhi a Corrida Sagrada, que acontece anualmente na 1ª quinta-feira, depois do dia de reis, 
o mesmo dia da famosa Lavagem do Bonfim. O percurso é de 6.8 km e vai da Igreja da Conceição da Praia até à colina sagrada do Bonfim. Treinei com afinco e no dia 14 de janeiro de 2010, com o tempo de 45 minutos, ingressei oficialmente no mundo das corridas. Agradeci ao senhor do Bonfim a benção que me foi concedida e fiz o propósito de continuar participando todos os anos. Neste ano, minha sétima participação, fiz a prova no tempo de 41 minutos.

Correr não é fácil. Não é sem razão que muitas pessoas desistem antes de completar três meses de treinamento. O segredo é persistência, determinação, regularidade, motivação e fixação de objetivos.


Hoje já participei de 70 provas de corrida de rua, inclusive uma de 25 km, 07 Meias maratonas, a São Silvestre, várias de 10 km e outras de menores distância  e posso garantir que: CORREDOR NÃO TEM IDADE!



11 comentários:

  1. Sua estória é inspiração pura
    Quantas vezes a usei para motivar pessoas exatamente com este mote: corredor não tem idade.
    Bom saber que temos outras coisas em comum, dei meus primeiros
    num mês de setembro, dia 16, e estreei no Bonfim. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sua estória é inspiração pura
    Quantas vezes a usei para motivar pessoas exatamente com este mote: corredor não tem idade.
    Bom saber que temos outras coisas em comum, dei meus primeiros
    num mês de setembro, dia 16, e estreei no Bonfim. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo incentivo campeão! Você é um excepcional atleta e lhe admiro muito. Guardadas as devidas proporções , temos só esses dois fatos em comum, pois sua trajetória é fantástica!

    ResponderExcluir
  4. Sr José Amâncio, não sabe o.orgulho que tenho de ser sua.amiga e conhecer essa sua história linda. Meu amigo, siga em frente sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sr José Amâncio, não sabe o.orgulho que tenho de ser sua.amiga e conhecer essa sua história linda. Meu amigo, siga em frente sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo carinho e incentivo, querida amiga Eliete! A corrida me proporcionou isso também: conhecer pessoas maravilhosas como você e seu esposo Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, querido Amâncio. História para ler e refletir. Obrigada por ser exemplo!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, querido Amâncio. História para ler e refletir. Obrigada por ser exemplo!

    ResponderExcluir
  9. Amâncio Parabéns, Parabéns. Somos exemplos mas...
    Eu gostaria de ajudar mais pessoas que sofrem devido um desiquilíbrio.
    Devido a teimosia muitos atletas continuam com pernas fracas em relação ao peso.
    Querem correr sem reforçar os joelhos, pernas, pés...etc.
    Eu diria que alem da teimosia tem também a ignorância.
    Correr não é fácil. O corpo sofre muito impacto. São pancadas e mais pancadas nos pés, joelhos, fêmur...etc.
    Hidroginástica é a solução mas nem todos tem acesso fácil.
    Quem sabe um dia surja um aparelho auxiliar para aliviar o peso dos obesos. As crianças usam o andador. Seria uma solução adaptar o andador.

    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Osmir! Muito obrigado. É bom servir de exemplo. Nossa força de vontade tem nos ajudado. Pois é: correr não é fácil mesmo! Mas nós estamos no caminho certo. Um forte abraço.

      Excluir