sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REESCREVENDO MINHA HISTÓRIA

MINHAS PARTICIPAÇÕES NA CORRIDA SAGRADA, DE 2010 A 2016

 1ª -2010
 2ª - 2011
 3ª - 2012
 4ª - 2013
 5ª - 2014
 6ª - 2015
7ª - 2016

APÓS COMPLETAR 65 anos e ingressar oficialmente naquela que é chamada de terceira idade, tive a felicidade de descobrir na corrida de rua uma maneira excepcional de renovar meu gosto pela vida e, sobretudo, uma ferramenta para melhorar minha saúde.

O que parecia impossível, no meu caso se tornou realidade. Até o ano de 2008 eu era viciado em bebida alcoólica e meu peso corporal chegou a ultrapassar os três dígitos. Fazia regimes, mas não conseguia manter o peso, por causa do uso abusivo da bebida.

Fiz então o que todo viciado deveria fazer: procurei ajuda médica. Usei medicamentos por apenas três meses e parei de beber totalmente no dia 11 de outubro de 2008. Comecei uma reeducação alimentar e emagreci 18 kg, mas tinha receio de não conseguir manter.

Como deve ocorrer com todas as pessoas que largam um vício, sentia um vazio muito grande e não tinha sequer vontade de me encontrar com meus amigos. Foi aí que comecei a intensificar minhas atividades físicas. Além de caminhadas, que já fazia regularmente, passei a fazer hidroginástica e também me matriculei numa academia.

Desde então, senti que minha vida começava a tomar um novo rumo. Mantive o peso de 82 kg, meu sono melhorou, as dores no corpo sumiram, inclusive uma tendinite no ombro, que me maltratava há anos. Enfim, RENASCI.

A corrida entrou em minha vida quase um ano depois, em setembro de 2009. Já tinha feito novos amigos na hidroginástica e na academia, mas a sensação que ainda faltava algo persistia. Na época, as corridas de rua começavam a despontar em Salvador, minha cidade, levando ao surgimento de algumas assessorias esportivas e clubes de treinamento. Inspirado em um amigo, ingressei num deles.

A partir daí, reescrevi minha história. Com orientação profissional, comecei a correr paulatinamente, aumentando a intensidade aos poucos, de acordo com meu condicionamento. Apaixonei-me pela corrida e diria que foi “amor à primeira vista”, pois, com menos de três meses já estava decidido a fazer minha primeira prova oficial. 

Para a estreia, escolhi a Corrida Sagrada, que acontece anualmente na 1ª quinta-feira, depois do dia de reis, 
o mesmo dia da famosa Lavagem do Bonfim. O percurso é de 6.8 km e vai da Igreja da Conceição da Praia até à colina sagrada do Bonfim. Treinei com afinco e no dia 14 de janeiro de 2010, com o tempo de 45 minutos, ingressei oficialmente no mundo das corridas. Agradeci ao senhor do Bonfim a benção que me foi concedida e fiz o propósito de continuar participando todos os anos. Neste ano, minha sétima participação, fiz a prova no tempo de 41 minutos.

Correr não é fácil. Não é sem razão que muitas pessoas desistem antes de completar três meses de treinamento. O segredo é persistência, determinação, regularidade, motivação e fixação de objetivos.


Hoje já participei de 70 provas de corrida de rua, inclusive uma de 25 km, 07 Meias maratonas, a São Silvestre, várias de 10 km e outras de menores distância  e posso garantir que: CORREDOR NÃO TEM IDADE!



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

MATURIDADE




Autora: Ivone Boechat
1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: "estou velho". Velho é coisa enguiçada. "Idade não é pretexto para ninguém ficar velho".




2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Não fique remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros.




3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, da sua esposa, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos, dos amigos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!




4 – Coma e beba com moderação; durma o suficiente. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica; nem baixinha; seja agradável!




5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize só o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta.




6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar.




7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente.

Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.



8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo 8 copos de água por dia e 15min de banho de sol é indispensável.




9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou dar todas as suas bugigangas?




10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service ou numa festa de casamento, falar de boca cheia é insuportável.




11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinha.




12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer, serve qualquer coisa ganhando ou gastando (se tiver), dinheiro.




13 - Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.




14 - Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!




15 - Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição.




16 - Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei... Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.




17 - Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados..


.

18 - Não seja uma sogra ou sogro chato. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.




19 - Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder "estou levando a vida como Deus quer"; "a vida é dura"; "estou vencendo a dureza"; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.




20 - A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.




Ivone Boechat é consultora e conferencista brasileira sobre aprendizagem, comportamento, educação, família e inteligência emocional. Tem vários livros publicados e promove palestras, cursos e treinamento em todo o território nacional e no exterior.