segunda-feira, 7 de setembro de 2015

ENGORDEI !


2015
NÃO tem jeito! Se não “fechar a boca” engorda, principalmente quem vive em constante luta com a balança, com é o meu caso. Já fui obeso, quando atingi os três dígitos, tendo somente 1,67 m de altura. Agora estou “apenas” acima do peso, carregando meus desconfortáveis 83 kg.
2014
2013
2012

O problema é que tenho negligenciado, sempre com a desculpa de que “posso comer um pouquinho mais”, pois treinei pesado e mereço. Assim, sempre me “premio” com um chocolate e/ou uma comidinha gostosa! Não pode! Essa atitude está me parecendo a que tinha quando era dominado pelo vício do álcool, do qual me libertei há quase sete anos. Sempre achava que podia parar quando quisesse. Não era bem assim.

Eu gosto de comer. Festas, viagens, encontro com amigos, visitas aos filhos,  é sempre motivo para abusar da comida. Nunca deixo de treinar, pelo contrário, treino até mais quando estou viajando, mas não me controlo no café da manhã dos hotéis, nos restaurantes e, sobretudo, nas casas dos filhos e amigos.

O reflexo disso é que tenho piorado meu desempenho nas corridas e mais de uma vez já ouvi do público o incentivo carinhoso – “vamos gordinho”! No final de uma prova fui abordado por um participante para me parabenizar e dizer que estava impressionado com minha “performance”, apesar do excesso de peso, pouco comum entre corredores!

Cheguei à conclusão de que por mais força de vontade e determinação que a gente tenha, não está imune a momentos/períodos de fraqueza. É difícil, mormente para quem já está acima dos setenta anos, deixar de se perguntar: será que vale a pena não fazer o que estou com vontade agora?

Eu estou passando por isso. Quero emagrecer, mas não estou fazendo o que tenho de fazer: comer menos!

Vida que segue. Esta semana eu recomeço e desta vez vou conseguir, afinal, não será a primeira vez. Vou buscar novamente meu sub-80 dentro de 30 dias para correr a Meia Maratona Farol a Farol mais leve, no dia 04/10/2015.  Prometo!



7 comentários:

  1. Ê, meu amigo! Essa história de compensação pra quem corre é comum demais!
    E entendo perfeitamente tudo o que vc falou.
    Acho que o importante é se sentir bem e, se vc não está se sentindo, boca fechada, queime uns quilinhos e depois é tentar manter.
    O difícil é fechar a boca, né Zé Amâncio? rsrsrsr
    Eu que o diga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga Lia Campos! Fechar a boca não é bom, mas correr pesado é pior! Vou à luta em busca de meu sub-80! Um abraço.

      Excluir
  2. Isso aí, querido amigo! Para perder peso e até manter, precisa ser assertivo nas escolhas diárias. Conte comigo!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, querido amigo! Para perder peso e até manter, precisa ser assertivo nas escolhas diárias. Conte comigo!

    ResponderExcluir
  4. Amâncio peso não é problema desde que ele não esteja atrapalhando.
    Porém se vc está se sentido incomodado ai é melhor procurar uma nutricionista.
    Ou fuja das festas e comemorações...risoss.
    Quem mandou vc ser muito popular.

    Estou torcendo.
    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo Osmir,
      Infelizmente peso é problema e atrapalha sim! Você é um privilegiado, pois pelo que vejo não tem esse problema, certamente em função de muita disciplina. Procurar nutricionista no momento não é o caso. Eu preciso é "tomar vergonha"! rs rs. Quanto a fugir de festas e comemorações, você sabe que é difícil, pois significa praticamente se isolar, pois hoje o que mais se faz neste mundo é comer e beber! O incentivo dos amigos é muito bom! Muito obrigado por sua torcida. Um grande abraço.

      Excluir