segunda-feira, 17 de agosto de 2015

HISTÓRIA DE UM MARATONISTA




No mundo das corridas, existe muitas histórias de pessoas que com determinação e persistência conseguiram realizar o sonho de correr uma maratona. 

O jovem Douglas Cerqueira é uma delas. Eis sua história, contada por ele mesmo:

"Um dia desses comecei a correr...

E comecei depois de ter ido assistir uma prova! Ela aconteceu a noite e fiquei encantado com a energia das pessoas, as cores e as luzes na largada! Nunca fui das baladas e nem da vida noturna e naquele momento percebi que havia uma alternativa viável para a minha filosofia de vida! Decidi naquele momento que ia correr e assim iniciei dando os primeiros passos... Difíceis... Inseguros... Mas com a certeza de que a frente haviam territórios para serem conquistados!

Era Maio de 2013 e no final deste mesmo mês fiz minha primeira prova de 5K! Tímido... Ainda gordinho... Completei a prova! Naquele dia não cabia em mim de tanta felicidade por ter chegado! Nunca esqueço um amigo que passou por mim como uma flecha durante a prova e me fez pensar que eu nunca chegaria naquele nível! Será?

Os meses passavam e meu objetivo passou a ser completar uma prova de 10K! Como era difícil passar dos 5K! Eu fiz várias provas de 5K, de 6K e até de 8K... Mas não conseguia acreditar que seria capaz de correr 10 quilômetros! Chegou o dia da prova e minha insegurança era enorme... Novamente estava eu ali tímido, menos gordinho, mas com todas as dúvidas do mundo nas minhas costas! Havia muita expectativa e isso aumentava o peso da responsabilidade... Completar em menos de uma hora? Seria possível? Sim! Completei em 59 minutos e minha alegria tomou todo o lugar do medo e nesse dia entendi que eu era capaz de me superar!

O ano de 2014 começou e eu pensava... Daqui para frente só corro 10K, num misto de orgulho e alegria por atingir um patamar impensável até então para mim... Mas no final de Fevereiro comecei a pensar que desafios maiores seriam possíveis... Uma Meia Maratona? Será? Isso é para os atletas, pensava eu! Não tenho biotipo para isso! Não sou capaz... Na minha vida levo tudo muito a sério e sou um estrategista nato! Sempre planejo os mínimos detalhes! Quem me conhece, sabe disso... E foi então que eu chamei meu técnico e disse... Quero tentar!

O mês de Março começou e a esta altura eu já estava com o foco total na Nutrição, na Academia e com a máxima expectativa pelos treinos que estavam por vir! Perdi 31 Kg na minha trajetória e isso não acontece sem dedicação e planejamento! Os treinos para 21K começaram e eu olhava com descrença para esta possibilidade! Como poderá um menino gordinho, que começou a correr outro dia, correr 21K??? Improvável! Mas nessa época conheci meus atuais companheiros de corrida e neles encontrei pessoas normais! Sim... Normais!!! Foi uma quebra considerável de paradigmas, pois para mim apenas "atletas" conseguem estes grandes feitos e eu era simplesmente o "Menino Gordinho"... Mas me empenhei e em três meses... Sim... Três meses! Eu estava correndo 21K e realizei minha primeira prova no início de Junho. Lembro de uma frase que escutei ao final... "Agora sim... 21K é coisa para homens e não para meninos"! Naquele dia realmente eu deixei de ser menino... Ao menos para as corridas!

E a partir daí foram sucessivas provas de 21K... Foram oito até o momento! Fui melhorando o meu tempo a cada prova e passando a admirar este esporte que transforma meninos em homens! 2014 se encerrou assim e me parecia que finalmente eu havia conquistado o "maior lugar no pódio"... Não havia mais a conquistar! Eu havia atingido a "zona alvo"!!! O lugar onde eu queria e deveria estar por toda a minha vida! Risos...

Mas 2015 começou! E naturalmente que neste momento fazemos os nosso planos... Traçamos os nossos objetivos! E como já disse, sou um estrategista! Fiz meus planos para todas as áreas da minha vida e comecei a refletir sobre quais seriam estes planos para o universo da corrida! Maratona??? Nunca! Nem pensar! "Não é saudável", "Faz mal ao coração"... Eu não ouvia nada de bom sobre ela e de fato, não parecia estar alinhada aos meus objetivos pessoais! Melhor deixar para lá, né? Pois é... Nem sempre é assim...

Demorei para decidir! Passei mais de um mês pensando! Decidi fazer e não fazer pelo menos umas dez vezes e talvez possa dizer que não decidi até hoje se deveria mesmo fazer... Risos...

Mas eu fiz!

Claro que não foi assim sem organização! Fui a um Cardiologista especialista em atletas! Será que eu podia expor meu coração a esse desafio? Tudo certo! Nutricionista! Tudo programado, apesar dela não ter gostado nem um pouco da idéia! Entrei na Yoga! Depois no Pilates! E então na Natação... E para correr... Eu nadava, pedalava, malhava, fazia Yoga,  Pilates, fazia a dieta rigorosamente! Nada acontece por acaso e eu era o menino... Ops... Homem Gordinho... Ops... Já não era gordinho há muito tempo... Era um atleta... Amador é verdade, mas com muito foco e determinação para alcançar os meus objetivos!

Mas...

Eu desisti! Sim... Os longões eram muito pesados e o cansaço extenuante! Desisti e disse a todos que faria isso! Mas não consegui! Meu técnico me chamou e disse: "Calma"! Risos... Ele não é de muitas palavras, mas sempre usa as palavras certas! E eu continuei treinando para a Maratona, sem saber se de fato a faria! Como já disse, até hoje não decidi se farei o que já fiz! Risos...

Mas faltando um mês eu olhei para dentro de mim e me desafiei! Disse a mim mesmo que faria a Maratona e que nunca mais repetiria o feito! Fiz os treinos... Esmerei-me ainda mais na dieta e nas atividades paralelas e no dia... Eu fiz! Completei a Maratona com uma certa tranquilidade, em relação ao que eu imaginava! Tudo aconteceu de maneira perfeita! Clima, Dieta, Preparação... Todas estavam alinhadas no dia e ao chegar repeti as palavras: "Nunca mais eu faço isso!".

Será?

Vocês já se perguntaram quanto tempo dura o "Nunca"? Eu já e cheguei a seguinte conclusão:

Depende!

No caso da Maratona ele demorou uns 15 minutos... Risos... Pois é! Ano que vem pretendo repetir a dose, mas a Maratona me fez entender algo muito maior! Não há limite para o ser humano se desafiar e nem mesmo um patamar definitivo onde atingimos a nossa estabilidade! Na verdade, eles até existem, mas dependem dos objetivos pessoais de cada um e do momento de vida que estamos vivendo! Não há melhor ou pior! Há apenas o adequado para cada um, conforme o seu próprio momento!

Que venham os próximos desafios!"



2 comentários:

  1. Parabéns Douglas, é muito bom nos espelhar em pessoas como você, gente como a gente que se desafiam, focam e superam os obstáculos. Que venham os novos desafios.
    Muito bom Amâncio ter tido seu relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cassia, histórias inspiradoras como a de Douglas, eu tenho o maior prazer em divulgar!

      Excluir