domingo, 27 de setembro de 2009

Primeiro Compreender

Procurar primeiro compreender é um hábito poderoso. Ao fazer isso você passa realmente a entender a fundo as outras pessoas. Conta com informações precisas para refletir, chega com rapidez ao fundo dos problemas e dá às pessoas o ar psicológico de que elas precisam, de modo que possam trabalhar eficazmente, em conjunto com você.

Primeiro compreender é uma abordagem “de dentro para fora”. Quanto mais você entende as pessoas em profundidade, mais gosta delas, mais respeito sente por elas.

Tocar a alma de outro ser humano é pisar em solo sagrado. E você pode praticar este hábito agora mesmo. Na próxima vez em que for se comunicar com alguém, deixe de lado sua autobiografia e procure entender de verdade a outra pessoa.

Mesmo quando as pessoas não querem revelar seus problemas, você pode ser empático, pode perceber o que se passa no coração delas, pode sentir a mágoa e ajudar.
Você pode dizer algo como “você parece meio pra baixo hoje”. Talvez a pessoa lhe responda... mas não faz mal, você demonstrou compreensão e respeito.

Não force. Tenha respeito. As pessoas não precisam se confessar verbalmente antes que você empatize com elas. Você pode ser empático o tempo inteiro com seu comportamento. Pode ter discernimento, sensibilidade, consciência de que é possível viver fora de sua autobiografia quando necessário.

Procure primeiro compreender. Antes que os problemas apareçam, antes de avaliar e prescrever, antes de mostrar suas próprias idéias, procure compreender. Este é um hábito poderoso de interdependência eficaz.

Quando procuramos compreender real e profundamente os outros seres humanos, abrimos as portas para soluções criativas. Nossas diferenças não formam mais obstáculos para a comunicação e o progresso, ao invés disso, tornam-se auxiliares da sinergia.

(texto adaptado do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covye).

Nenhum comentário:

Postar um comentário