quinta-feira, 28 de abril de 2016

MEUS 72 ANOS

HOJE, 28 DE ABRIL DE 2016, ESTOU COMPLETANDO 72 ANOS DE IDADE, COM AS GRAÇAS DO SENHOR DO BONFIM E AS BENÇÃOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA!
Imagem de Nossa Senhora Aparecida

ENVELHECER É O PREÇO QUE A GENTE PAGA PARA CONTINUAR VIVO! É isso: Não tem outra opção. Só não envelhece quem morre! 

Graças ao novo estilo de vida que adotei há quase oito anos, quando parei de ingerir quaisquer espécies de bebidas alcoólicas e comecei a fazer atividades físicas, mais especificamente corrida de rua, minha vida mudou radicalmente para melhor

Não tem segredo: Correr faz bem para a saúde!

"É a ciência que diz: você dorme melhor, perde peso, afasta as doenças e fica mais esperto.

Correr é a atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento – não existe desculpa para não sair para correr. Esteja você com pouca roupa, esteja todo encapotado, encare como outro desafio. É uma atividade para climas imprevisíveis.

Quando você faz exercícios leves e moderados, libera endorfinas naturais que trazem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de naturalmente deixarem você feliz.

Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha; além disso, as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar.



É possível reduzir os sinais de envelhecimento correndo regularmente. O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo em que expulsa as toxinas prejudiciais. Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada.

Para correr você não precisa de manual de instruções. Se você é capaz de andar é capaz de correr. Esse período que você dedica diariamente aos exercícios é um dos pontos principais do seu dia, esteja ele vagamente anotado na sua agenda mental, esteja programado no seu smartphone. Isso ajuda a organizar todas as outras tarefas e também proporciona tempo para pensar na agenda do dia.

Não existe jeito melhor de conhecer uma nova cidade que correr pelas ruas. Além de dar a você uma noção do lugar, irá energizá-lo após a corrida, zerar seu relógio biológico para qualquer fuso e proporcionar a chance de observa os habitantes locais.

Enquanto corre, um adulto utiliza dez vezes mais oxigênio do que precisaria se estivesse sentado na frente da TV pelo mesmo período. Com o tempo, o hábito de correr vai fortalecendo o sistema cardiovascular e permitindo que o coração e os pulmões trabalhem melhor, mandando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço.

A corrida tonifica os músculos dos glúteos e das coxas mais rápido que qualquer outro exercício – espreme o corpo até sair toda gordura em excesso. Ademais, correr protege seu coração e pode diminuir até pela metade o risco de doenças coronárias.

Um grupo de corrida é ótimo para fazer amigos. Está comprovado que pessoas que têm mais amigos reduzem em mais de 60% o risco de morrer, pois sua pressão sanguínea é menor, e o sistema imunológico, mais forte.



A corrida é uma das poucas atividades que você pode fazer juntamente com toda a sua família, já que não requer aptidões nem habilidades e assim lhe permite passar mais tempo com as pessoas que você ama.

Alguns esportes têm um limite de idade após o qual as pessoas se aposentam. A corrida não - pode ser feita aos 70, 80, 90....

A corrida é sua terapia. Não há jeito melhor de fugir das pressões e do estresse que calçar os tênis e simplesmente sair para correr. É só você e a rua – tempo para organizar a vida, solucionar questões e, invariavelmente, terminar o exercício sentindo-se melhor que quando começou.

Enfim, correr é de graça. Tudo o que você precisa é um par de tênis, shorts e camiseta".

Texto adaptado da reportagem – 47 Motivos para Amar a Corrida – Revista Runner’s World – edição de abril 2010.


sexta-feira, 15 de abril de 2016

VEJA O LADO BOM DA VIDA







Até o coração dos otimistas é mais forte. Carregar aquela certeza de que tudo vai dar errado faz mal, dizem especialistas. Pessimismo em excesso também dificulta a vida social e impede realizações. Se você está no time dos que tendem ao negativo, comece a pensar no caminho inverso. Acredite, isso é possível.

O pessimista, às vezes, pode confundir-se com uma pessoa cautelosa, prudente, e até mesmo, realista. Porém, essas qualidades não são características de quem vive de mal com a vida. Para a psicóloga e membro do Conselho de Psicologia do Rio de Janeiro, Noeli Godoy, trata-se de conceitos totalmente diferentes. “O pessimismo emperra todo e qualquer projeto pessoal. Muitos confundem pessimismo com realismo ou cautela. Realismo, cautela, prudência são virtudes dos que são empreendedores, portanto, otimistas. Os pessimistas, por sua vez, tendem a se isolar, a não mais acreditar em si e no próximo. Param no tempo e no espaço, perpetuando o sofrimento”, explica ela.

Pensar somente em coisas desagradáveis, negar o lado positivo e viver reclamando de tudo tem consequências também para a saúde. Uma recente pesquisa realizada pela Columbia University Medical Center, mostra que o coração dos otimistas é mais resistente a doenças cardíacas.

“O pessimismo é fonte de paralisia, tristeza, angústia. As pessoas tendem a se isolar, a não mais acreditar em si e no próximo. Param no tempo e no espaço, perpetuando o sofrimento. E à a medida que o pessimismo se acentua, perde-se a esperança de realizar novas ações, podendo acarretar em sintomas depressivos e de pânico, medo de tudo e de todos”, ressalta a psicóloga.

Até mesmo nas situações mais adversas, é possível ver o lado positivo, garante ela. Situações de perda, de rompimento ou de profunda tristeza podem ajudar a conviver melhor com as dificuldades. “Quando cultivamos a capacidade do aprendizado em toda e qualquer circunstância da nossa vida. Não quer dizer que não vamos sofrer, quer dizer que podemos enxergar para além das dores, do sofrimento. Assim desenvolveremos a capacidade de criar novas possibilidades para lidar com as dificuldades. O pensamento positivo traz boas energias que nos ajudarão quando alguma adversidade se apresentar”, aconselha Godoy.

Quer saber a quantas anda o seu pessimismo? Faça uma experiência. Ao fim do dia, relembre os acontecimentos e saiba quais foram mais marcantes na sua memória. Se você só consegue se lembrar do que deu errado, aprenda como ver o lado bom da vida a partir das dicas elaboradas pela psicóloga Noeli Godoy.

Cinco maneiras de deixar o pessimismo de lado


1. Sempre procure tirar aprendizado das adversidades. É o aprendizado que nos fortalece e possibilita criar linhas de fuga daquilo que nos oprime e impede de caminhar;

2. Acredite no seu potencial. Somos capazes de enfrentar nossas dores com realismo e esperança. É nosso potencial que nos impulsiona a seguir em frente e nos mantêm de cabeça erguida;

3. Sorria, apesar das dificuldades. O sorriso tem a propriedade de espantar os males, o mau humor. Não estamos cegos para a realidade, mas sorrimos na esperança de dias melhores. Andar triste e cabisbaixo não resolve nossos problemas. O sorriso é bálsamo e fortificante;

4. Procure relaxar. Não tome decisão alguma se estiver preocupado (a) ou aborrecido (a). Decisões tomadas com este espírito não costumam funcionar. Reflita, pare e pense um pouco mais. Depois, decida como continuar a caminhada;

5. Renove sempre as esperanças. E nunca deixe de sonhar e acreditar, por mais difícil que pareça. Como bem diz o ditado: "A esperança é a última que morre!".

Por Maria Fernanda Schardong.
Fonte: WWW.maisde50.com.br