http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2013/09/maratona-da-bahia-por-jose-amancio/
Maratona da Bahia
SALVADOR é sem sombra de dúvida uma linda cidade e possui uma orla marítima simplesmente maravilhosa, mas faltava enfeitar sua paisagem numa manhã de domingo com o encanto de uma maratona, a rainha das corridas de rua. Não falta mais, pois neste 1º de setembro de 2013 foi realizada a MARATONA CAIXA DA BAHIA.
O Grupo Salvador Pró-Maratona, encabeçado pelo ultramaratonista ROBERTO RIBEIRO DA ENCARNAÇÃO foi efetivamente o maior responsável pelo retorno dessa modalidade de corrida para nossa cidade, pois foi através de suas ações que foi possível sensibilizar os organizadores sobre a viabilidade do evento, que deixou de ser realizado desde o ano de 1985.
Não participei da prova por não me encontrar preparado ainda, mas efetivamente “vesti a camisa”, inclusive fiz minha inscrição, pois me engajei ao grupo e envidei esforços para que esse sonho se concretizasse.
Assim, resolvi fazer este texto com as palavras de quem realmente é maratonista e abri aspas para eles, a começar pelo campeão e ultramaratonista Roberto da Encarnação, na foto com o número 479.
“Veio enfim o dia da maratona e a festa não poderia ter sido melhor. Desde a largada, era visível a emoção que envolvia toda a comunidade corredora. Confirmando nossa teoria de que já estava mais do que na hora de termos a oportunidade de correr a rainha das provas em casa, muita gente ali estava prestes a partir para seus primeiros 42,2k. A emoção, porém, não era privilégio apenas dos estreantes, confesso que mesmo depois de tantas maratonas o sentimento dessa vez tinha um tom especialmente diferente de tudo que já vivi. Mesmo afirmando a todo momento que se trata de uma vitória coletiva, fui hoje muitas vezes parabenizado pela chegada da prova ao estado e não custa nada dizer mais uma vez: quem acreditou na ideia é tão importante quanto quem a concebeu!”. Roberto Ribeiro da Encarnação – ultramaratonista
“Valeu a pena a nossa batalha para conseguimos uma maratona em Salvador. Foi show, o sol castigou um pouco, mas a recompensa é válida, agora podemos encher a boca e nos orgulhar por que nós temos uma maratona oficial na Bahia. Obrigado meu Deus por conseguir completar mais uma prova”. Gilberto Bonfim da Silva – maratonista.
“Missão cumprida, sonho realizado! Enfim a primeira maratona em casa. O sol fez a parte dele com a competência de um rei. Não foi fácil, nem um pouco, mas também se o fosse, que graça teria? Depois de 04h41minh de prova, cruzei minha linha de chegada explodindo de tanta felicidade”. Sandrinha Grisi – Ultramaratonista
“O que percebi foi que a vontade dos participantes foi o principal para escrever na história das corridas na Bahia este evento que é muito importante para todos que aqui vivem e amam este esporte. Acredito que ano que vem a tendência é que se tenha um maior número de participantes. Foi um dia muito especial onde presenciamos a conquista de amigos e, principalmente, pelo fechamento com chave de ouro de um projeto que foi a realização de uma maratona aqui em Salvador”. Samuel Moreira – maratonista.
“A primeira em casa! Apesar de ter corrido já 74 maratonas em cinco continentes, sempre senti que faltava aquela mais importante, mais sentimental, mais emocional. Era como se minha consciência desejasse uma, apenas uma, para guardar no mais recôndito esconderijo da mente, a fim de que um dia a usasse prazerosamente como a mais bela reminiscência. E eis que chegou este dia: a primeira Maratona da Bahia (dizem que houve outras, mas não tive conhecimento). Correr uma maratona em minha própria casa foi um prazer realmente inenarrável. O belo percurso, ouvindo o barulho incessante das ondas, o burburinho dos banhistas ali ao lado, os infalíveis “babas” de domingo por toda a orla. E para não fugir à regra, o sol surgiu brilhante, forte, causticante. Mas todo sacrifício é válido, quando a alegria de estar em casa é grandiosa. Além disso, devo agradecer e reconhecer que a organização desta maratona não deixou nada a desejar a outras grandes provas pelo Brasil afora. Finalmente, vamos torcer com vigor para que muitas outras maratonas surjam nos anos vindouros. E que a Bahia entre com méritos no calendário oficial de maratonas do Brasil !!” Ney Caires – maratonista
A Maratona da Bahia, a partir de agora, está inserida no calendário nacional e certamente será a mais concorrida do Norte/Nordeste.
Álbum de fotos:
Detalhe: Roberto da Encarnação, "voando"!
Jefferson Pataro e Roberto da Encarnação, idealizadores do grupo Salvador Pro-Maratona.
Abaixo: Ângela, eu, Deja, Roberto, Cristiano, Chico, João Paulo, Suely e Everton
Abaixo: Ângela, eu, Deja, Roberto, Cristiano, Chico, João Paulo, Suely e Everton
..Ana Alice e Roberto
Ivan, César, eu e Everton
João Paulo, eu e Ronald Silva
Gil e Ana Alice
Samuel Moreira
"Super Homem"! e Fabiano
Galera do Sport Run Club: Raymundo Maltez, Danielmo, Katia Maltez, Robério, Julia, Fabiano, Aex, Carol, Angela, Alzenir e ..
Casal Antônio Fraga e Patrícia, Julia, eu Carol, Katinha, Roberio, Alzenir e Ângela
José Barros Amorim e Everaldo Pereira dos Santos
Ultramaratonista Jefferson Pataro
Largada da Maratona
Jefferson Pataro (à direita, de branco)
Carol (de rosa, nr 54)
Largada do Super Homem!
Aceno de Dart Andrade, que ajudou na hidratação dos amigos.
Largada dos 5 e 10 km
Com Danielmo e Adelia
Com Arioste, símbolo de alegria em nossa orla
Chegada do campeão Ronaldo
Chegada de Pataro
Chegada de Gil
Chegada de Joel
Chegada de Deja
Maratonistas Carlinhos e Chico
Joel, Admilson e Van
Maratonista Cristiano
Maratonista Prof. Ângela Pelosi
Pódio feminino, com Graciete no topo
Pódio masculino, com Ronaldo em 1º
Pódio da faixa de João Paulo, que ficou em 2º
Campeão Ronaldo, treinando no "Pinicão", na companhia de Valdir
José Amâncio Neto - Bancário aposentado de Salvador (BA), começou a correr em 2009 para manter a saúde e fazer novos amigos. Além deste blog, é autor do blog Corredor da Terceira Idade. Fale com o José Amâncio:TWITTER ou FACEBOOK
- Sandrinha Grisi · Trabalha na empresa SEFAZ/BA
Perfeito meu amigo José Amâncio Neto. A felicidade de todos nós é simplesmente indescritível. Nossas palavras até que tentam mas não conseguem traduzir com fidelidade a alegria e a felicidade de termos a nossa tão sonhada e merecida MARATONA EM CASA. Em casa, na nossa casa, na Bahia, em Salvador, na TERRA DA FELICIDADE. Aguardando ansiosa a próxima edição. E que venha pra ser recebida igualmente de braços abertos por todos nós e por tantos outros que se farão maratonistas em nossa casa. Abraços de PARABÉNS a todos especificamente ao mentor da ideiaRoberto Ribeiro DA Encarnacao.
Cleber De Jesus Figueiredo · Professor na empresa Ifbaiano
Parabéns José José Amâncio Neto pela publicação, Saudações.
Fábio Namiuti · Seguindo · Quem mais comentou · Colunista na empresa Revista Em Forma
Parabéns a todos que lutaram por essa conquista. Espero um dia ter a oportunidade de participar.
Beth Guedes · Universidade Federal da Bahia - UFBA
Parabéns pela excelente reportagem meu amigo, traduz o sentimento de todos que presenciou a felicidade de quem estava lá registrando a realização de um sonho que foi essa maratona, nossa homenagem a todos que acreditaram e foram em busca desse sonho e desse ideal, que ele perdure e prospere!!
José Fernandes Neto · Seguir · Ufba
Parabéns a todos envolvidos neste evento.
Debora Marielli B. Diniz · Gerência Comercial na empresa Instituto Cardio Pulmonar
Meu amigo de alguns sábados, exemplo de vida, obrigada por nos emocionar relembrando esse momento historico para nossa terrinha e pra nós corredores. Um dia quem sabe coloco no meu curriculo uma maratona...abraçãooooooo!!!!! Arthur Borelli · Coordenador de novos negócios na empresa Seekr
Matéria sensacional José Amâncio Neto! Esta energia é incrível