quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Reflexão Sobre a Vida


Santa Madre Teresa de Calcutá
São suas estas palavras

"Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo!

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil assim mesmo!

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo!

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo!

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo!

Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo!

O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem assim mesmo!

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo!

Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus.
Nunca foi entre você e as outras pessoas!"

Pense Nisso hoje!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gosto pela vida


"Devemos ter gosto pela vida, o que significa apreciar toda a sua exuberância e saber que existe uma única vida sob incontáveis formas. Conhecer essa vida significa saber que o poder está no momento presente, que eu sou ela, que você é ela, que tudo isto é ela e ela é tudo o que existe.

Um poeta indiano, Rabindranath Tagore disse: “o mesmo rio da vida que corre pelo mundo corre constantemente pelas minhas veias e baila ao som de sua própria música.

É a mesma vida que grita de alegria, perfurando a terra com incontáveis lâminas de relva, e explode em agitadas ondas de flores”. Ele chamou a isso “o palpitar das eras dançando em meu sangue neste exato momento”. Ter gosto pela vida é entrar em contato com essa dança.

É enfrentar o que vem pela frente com despreocupação e liberdade. O desconhecido é o campo de todas as possibilidades que existe em cada instante. Nele encontramos liberdade, vamos além dos condicionamentos do passado e muito além da prisão do espaço e do tempo.

Como disse Don Juan a Carlos Castañeda: “Não importa qual seja nosso destino específico, desde que o enfrentemos com o máximo de abandono”. Isso é desprendimento. Isso é alegria. Isso é liberdade, gosto pela vida."

(Texto de Deepak Chopra, do livro "Criando Prosperidade")

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESSÊNCIA DA AMIZADE

Minhas netas, Marina, Lara e Bianca.
Amor incondicional de primas!

Minhas queridas netas, Laís e Lara.
Amor incondicional de irmãs!

"Uma verdadeira amizade se desenvolve a partir do afeto humano, não do dinheiro ou do poder. É claro que, graças ao nosso poder ou fortuna, mais pessoas nos abordam com grandes sorrisos e presentes. Mas, no fundo esses não são verdadeiros amigos; são amigos da nossa fortuna ou do nosso poder. Enquanto perdurar a fortuna, essas pessoas continuarão a abordar-nos com freqüência. Porém, no momento em que nossa sorte diminuir, elas já não estarão mais por perto. Com esse tipo de amigo, ninguém fará um esforço sincero para nos ajudar se precisarmos. Essa é a realidade.
"A verdadeira amizade humana tem como base o afeto humano, não importa qual seja nossa posição. Portanto, quanto mais nos interessarmos pelo bem estar e pelos direitos dos outros, mais seremos um amigo autêntico. Quanto mais formos abertos e sinceros, mais benefícios acabaremos recebendo. Quem se esquece dos outros, ou não se importa com eles, acaba agindo em prejuízo próprio".

(texto de Dalai Lama no livro "O Livro da Sabedoria")